Páginas

domingo, 9 de outubro de 2016

Jair exalta risco e revela insistência por Bruno Silva: "Não estava para viajar"


Técnico do Botafogo conta que volante quase não jogou por causa de incômodo na coxa, mas fez teste no vestiário, foi a campo e fez o gol da vitória sobre o Figueirense








O herói do Botafogo na vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense quase não foi a campo neste domingo. Após o jogo, o técnico Jair Ventura revelou que Bruno Silva sequer iria viajar, devido a um incômodo no músculo posterior da coxa, mas a insistência do treinador prevaleceu. A premonição estava certa: foi do volante, que teve de fazer teste no vestiário, o gol do triunfo que deixa o Glorioso a um ponto do G-6 do Campeonato Brasileiro(confira no vídeo acima).


Jair Ventura durante a partida contra
 o Figueirense (Foto: GIL GUZZO/
ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO)
- O Bruno, o que esse cara corre. Ele não estava nem para viajar, tinha incômodo no posterior da coxa. Falou: "Professor, não dá para mim.". Falei: "Vamos, a gente faz o teste no vestiário." Ele se sentiu bem, foi e acabou ajudando a gente com essa vitória importantíssima fora de casa - contou o treinador.


Para Jair Ventura, o Botafogo foi premiado pelo risco que assumiu no segundo tempo. Após uma etapa inicial muito truncada, os times se abriram e criaram mais chances de gol. O treinador apostou nisso e saiu vitorioso.


- Jogo de poucas oportunidades, truncado, de muita disputa. O segundo tempo foi mais aberto, as linhas mais distantes, criamos muitas situações pelo meio, para os dois lados. Até o auxiliar falou: "Jair, ficou aberto." Falei: "Está bom. Na vida tem que correr risco." Fomos coroados faltando dois minutos. Vamos trabalhar jogo a jogo, com os pés no chão - completou o treinador.


Confira outros tópicos da entrevista coletiva:

Ataque

No sistema de jogo do Botafogo hoje eu cobro muito de todos os atacantes, é um desgaste muito grande e por vezes eles não conseguem suportar um jogo inteiro. Não gostam de sair, mas tenho que pensar no Botafogo. A ideia foi colocar dois jogadores descansados para ganhar força ofensiva, eles entraram muito bem e surtiram efeito. É muito gratificante quando a gente usa o banco, sempre falo que todos são importantes, quem entra pode ser decisivo como foi hoje. O Dudu deu um passe longo, achou o Pimpão que deu o passe. Foi um gol com a participação de quase todos que entraram. Mostra a força do grupo. Vocês nunca vão me ver após uma derrota falar que o responsável foi um ou dois, a mesma coisa quando ganha.

Dois jogos em casa

Tenho certeza que essa vitória fora traz a nossa torcida para esse jogo em casa. A torcida vem nos ajudando bastante, mas aquela obrigação de ganhar todos os jogos é difícil. Jogamos contra o lanterna e falaram isso, é até falta de respeito, do outro lado há profissionais como os que estão aqui. Todos os jogos são difíceis. Lógico que jogando em casa com a torcida empurrando ajuda bastante.

Visitante indigesto

É trabalho, a gente entra em cada partida do Botafogo com uma estratégia definida. Não é a mesma, vai a cada jogo. Quando o resultado acontece, a estratégia deu certo. Mas contra o Atlético-PR, por exemplo, jogamos muito bem, até o treinador adversário falou que não merecíamos perder, mesmo assim as pessoas criticam. Mas isso faz parte do futebol. A gente fica feliz por ter dado certo hoje.

Já pode falar em Libertadores?

Ainda não, falta mais uma vitória.

Papo no intervalo

A gente conversou muito, os pontos que nós tínhamos que melhorar, cabe aos treinador achar um buraco (na defesa adversária). Fomos efetivos nas poucas oportunidades. Foi um jogo muito truncado, e todos agora vão ser assim nesta reta final.

Sassá titular na quarta?

Vamos estudar, ver se ele está 100%. Eu trabalho com todo departamento médico do Botafogo, fisiologia... Vamos estudar a real forma dos Sassá. Espero que sim (esteja em condições de iniciar), sempre bom poder contar com todos.

Festa da torcida

Foi maravilhosa a recepção que tivemos hoje aqui. Torcida gritando, apoiando, parecia que estávamos jogando em casa. O Botafogo é um clube gigante, com torcida no mundo inteiro, e ter uma recepção dessa dá um gás a mais, é muito gostoso. Aproveito para convocar toda a torcida para a nossa Arena, nossa casa, teremos um jogo dificílimo e ela vai ser o nosso 12º jogador. Vamos jogar juntos.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Florianópolis, Santa Catarina

Gol nos acréscimos contra o Figueira coloca Botafogo colado no G6


Bruno Silva faz gol salvador, deixa Fogão vivo na briga pela Liberta e afunda o Figueirense



Figueirense x Botafogo (Foto: Cristiano Andujar/AGIF/Lancepress!)

O Botafogo arrancou, nos acréscimos do segundo tempo, uma importante vitória no Campeonato Brasileiro neste domingo. Aos 46 minutos, Bruno Silva garantiu o 1 a 0 sobre o Figueirense, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Com o resultado, o Fogão subiu para 44 pontos e assumiu o sétimo lugar. Está agora apenas dois atrás do Fluminense, quinto, e a um do Atlético-PR, sexto. O G6, que garante classificação na Libertadores de 2017, é logo ali. Já o Figueira segue em 18º, com apenas 31.

Até o gol, o duelo entre os alvinegros era ruim. Os primeiros 45 minutos foram de transpiração, entrega, divididas e plena superioridade dos setores defensivos. Os goleiros Gatito Fernandez e Sidão foram meros espectadores. E um mísero lance, aos 43 minutos, levou perigo. Após uma bola levantada para a área, Vinícius Tanque finalizou por cima da meta catarinense. Um prenúncio de jogo mais emocionante na segunda etapa.




Os técnicos não mexeram de imediato. O Figueirense apostou na bola aérea com Rafael Moura. As duas primeiras tentativas do He-Man não chegaram a assustar. Na terceira, aos 14 minutos, ele ficou sem marcação, na pequena área, mas errou a finalização de primeira. Um gol perdido daqueles!

Jair Ventura então trocou a dupla de ataque, colocando Sassá e Pimpão em campo. Mais velocidade, mas nada de concluir a gol. Uma rara boa oportunidade aconteceu num chute de longe de Alemão, aos 30 minutos. Gatito espalmou para escanteio. Aos 43, o goleiro dividiu uma bola com Sassá, na pequena área. Naquele momento o Figueirense parecia exausto, com o Botafogo mais presente no ataque. E foi premiado com o gol de Bruno Silva, aos 46, concluindo de primeira o cruzamento de Pimpão.

Os dois times voltarão a jogar já na quarta-feira. Às 19h30, o Figueirense, cada vez mais desesperado, enfrentará o Coritiba, no Estádio Couto Pereira. Já às 21h45, o Botafogo receberá o Internacional, na Ilha do Governador, no Rio. E poderá dormir no G6.

FICHA TÉCNICA

FIGUEIRENSE 0 X 1 BOTAFOGO
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data-hora: 9/10/2016, às 17 horas
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO/Fifa)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO/Fifa) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Renda/Público: 172.575,00 / 12.325 pagantes.

Cartões amarelos: Rodrigo Lindoso (Botafogo), Josa e Rafael Silva (Figueirense)
Cartão vermelho: Não houve.

GOL: Bruno Silva (46'/2ºT)

FIGUEIRENSE: Gatito Fernandez, Ayrton, Werley, Bruno Alves e Pará; Josa, Elvis (Everton Santos, 12'/2ºT), Renato (Ortega, 38'/2ºT) e Dodô; Lins (Rafael Silva, 14'/2ºT) e Rafael Moura -Técnico: Marquinhos Santos.

BOTAFOGO: Sidão, Alemão, Carli, Emerson e Victor Luís; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso (Dudu Cearense, 41'/2ºT) e Camilo; Neilton (Rodrigo Pimpão, 18'/2ºT) e Vinícius Tanque (Sassá, 18'/2ºT) - Técnico: Jair Ventura.


Fonte: Lancenet/Daniel Bortoletto/Rio de Janeiro (RJ)

Sassá, G-6... 5 motivos para empurrar Bota contra Figueirense e retrospecto


Time não vence jogo há três anos, mas volta de artilheiro, motivação por Libertadores, rival no Z-4, zaga menos vazada e desempenho de visitante com Jair animam torcida



O Figueirense é uma pedra no sapato do Botafogo? É. Afinal, tem o dobro de vitórias no retrospecto geral do confronto (16 a 8, além de nove empates), não perde um duelo há três anos e tem sido um carrasco em mata-mata na Copa do Brasil. Jogar no Orlando Scarpelli é pedreira? Sim. Tanto que a última vitória foi no dia 24 de outubro de 2012, um 2 a 0 com gols de Bruno Mendes e Seedorf. Encarar um adversário da zona de rebaixamento é complicado? Sem dúvida, basta lembrar da recente derrota para o lanterna América-MG. Mas calma lá, torcedor, não jogue a toalha. Ganhar lá também não é um bicho de sete cabeças. E o GloboEsporte.com mostra cinco motivos para acreditar em um resultado positivo às 17h (de Brasília) deste domingo.


VOLTA DE SASSÁ
Recuperado, Sassá remonta a dupla de sucesso com Neilton no Orlando Scarpelli (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Depois de quatro rodadas, o artilheiro alvinegro está de volta. Recuperado de uma lesão na coxa direita, o atacante retorna como esperança de gols em um ataque que vinha balançando pouco as redes sem ele: foram três nos últimos cinco jogos, entre Brasileiro e Copa do Brasil. Ele vai remontar a dupla que deu certo ao lado de Neilton e na briga pela artilharia da Série A, já que seus concorrentes não se distanciaram enquanto esteve fora: com 10, ele só está atrás de Gabriel Jesus, do Palmeiras, e de Robinho, do Atlético-MG.


G-6 PERTINHO
Bota tem um jogo a menos que os seis primeiros clubes à sua frente e pode ficar a 1 ponto do G-6 (Foto: Reprodução)


O foco do Botafogo, e o discurso oficial, continua sendo escapar do rebaixamento, por mais distante que ele esteja do Z-4. Mas é inegável que o aumento no número de vagas para a Taça Libertadores de 2017 via Campeonato Brasileiro aumentou, e muito, a motivação dos jogadores. São 8 pontos à frente da zona da degola e apenas quatro do G-6, isso com um jogo a menos que os concorrentes mais próximos. Se vencer o Figueirense, a diferença cai para 1. E aí, amigo, com as próximas duas rodadas no Rio a Arena vai ficar pequena.


VISITANTE INDIGESTO

Chefe de olho: sob o comando de Jair Ventura, Botafogo tem 60% como visitante (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)

Três das quatro vitórias do Botafogo neste Brasileirão foram conquistadas com Jair Ventura. Sob o comando do treinador, o Alvinegro fez 1 a 0 no São Paulo no Morumbi, 2 a 0 sobre o Cruzeiro no Mineirão e 1 a 0 em cima do Vitória no Barradão. Então por que não crer em três pontos no Orlando Scarpelli? O time que embalou no segundo turno virou um verdadeiro visitante indigesto, com três vitórias em cinco jogos e 60% de aproveitamento.


RIVAL PRESSIONADO

Scarpelli deve receber bom público para duelo decisivo para o Figueirense em relação ao Z-4 (Foto: Gustavo Rotstein)

Derrotar o Figueirense em sua casa é algo complicado e só aconteceu quatro vezes em 27 partidas nesta temporada: foram três pelo Campeonato Catarinense, para Inter de Lages, Criciúma e Joinville, e só uma no Brasileiro: para o Cruzeiro. A diretoria aumentou o bicho por vitórias, a torcida promete encher o Orlando Sacrpelli, e o time pode sair do Z-4 se ganhar. Mas o efeito caldeirão também pode jogar contra se o Botafogo souber cozinhar o jogo e empurrar a pressão para o outro lado. As vaias são o que há de pior em desestabilizar os jogadores.


MELHOR DEFESA

Provável escalação contra o Figueirense tem voltas de Airton, Sassá e da formação de três volantes (Foto: Arte Esporte)

Pense em um time que sofre poucos gols. Esse é o Botafogo de Jair Ventura, que tem a melhor defesa do segundo turno do Campeonato Brasileiro: o time foi vazado apenas três vezes em 10 jogos, desempenho muito melhor do que a segunda melhor defesa do returno, que pertence ao líder Palmeiras e vice-líder Flamengo, ambos com sete. Para ajudar na proteção à zaga, Airton está de volta após cumprir suspensão, e a equipe volta a ter três volantes com a ausência de Diogo Barbosa. Como Bruno Silva não treinou no sábado, Dudu Cearense pode ser novidade.


FIGUEIRENSE X BOTAFOGO

Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Data e horário: domingo, 17h (horário de Brasília)
Escalação provável: Sidão, Alemão, Carli, Emerson e Victor; Airton, Bruno Silva (Dudu Cearense), Lindoso e Camilo; Neilton e Sassá
Desfalques: Diogo Barbosa, Jefferson, Luis Ricardo e Saulo (DM)
Pendurados: Bruno Silva, Carli, Sassá, Sidão, Dudu Cearense, Anderson Aquino, Fernandes, Renan Fonseca e Rodrigo Pimpão
Transmissão: Premiere (com André Lino e Paulinho Criciúma) e Rádio Globo AM 1220 e CBN FM 92,5 (com Edson Mauro e Dé)
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO) apita a partida e será auxiliado por Bruno Raphael Pires (GO) e Fabiano da Silva Ramires (ES)


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Florianópolis