Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Lodeiro brilha, Botafogo atropela o Audax e encosta no líder Vasco


Uruguaio faz um gol e participa de outros dois na vitória por 4 a 0. Bolívar marca pela terceira vez em quatro partidas na Taça Guanabara


o nome do jogo

Lodeiro
O uruguaio teve sua primeira atuação convincente no Carioca. Aliou garra, presente em outros jogos, à eficiência ofensiva. Fez um gol e participou de dois.


alçapão

Seedorf
O holandês, que enfrentou o Flu, conheceu pela primeira vez um estádio acanhado no estadual. Moca Bonita, com gramado ruim, recebeu 1.154 pagantes.

deu errado

Audax
Vinha de duas vitórias e um empate, mas derrapou feio. Nem a presença de medalhões - Eller, Bonfim, Andrade e Nélio - deu tranquilidade ao time.




Pressionado por dois empates consecutivos, o Botafogo assumiu uma postura diferente e foi muito mais eficiente na tarde desta quarta-feira, no triunfo por 4 a 0 sobre o Audax (confira os gols), em Moça Bonita, pela quarta rodada da Taça Guanabara. O embalo teve o brilho de Lodeiro, que fez um golaço e ainda participou de outros dois. Fellype Gabriel, Bruno Mendes e Bolívar completaram a melhor apresentação do time no ano.

A superioridade foi reconhecida pela própria torcida, que deu trégua na briga com o técnico Oswaldo de Oliveira e cantou músicas especiais para Vitinho, definindo-o como melhor do que o Neymar, e Bolívar, com a letra que foi de Dodô: "Uh, tá maneiro, o Bolívar é artilheiro".

O Botafogo pulou para a vice-liderança do Grupo A, com oito pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Friburguense, que tem seis e enfrenta o Fluminense às 22h. O líder é o Vasco, que tem nove e pega o Flamengo nesta quinta. O Madureira, que bateu o Macaé por 2 a 1, também soma oito pontos, mas leva a pior no critério de saldo de gols. O Audax tem sete pontos no Grupo B, assim como Fluminense e Flamengo, mas ocupa o terceiro lugar.

O meia Andrezinho afirmou que o modo como a vitória saiu foi o mais importante.

- Acho que precisamos de uma vitória dessas, convencer da forma que convencemos. O espírito é esse, marcação forte, não diminuir o ritmo. Agora precisamos da vitória em Macaé para selar uma classificação que vimos lutando muito - resumiu.

A partida contra o Macaé será às 19h30m de domingo, no Moacyrzão. O Audax enfrenta o Madureira um dia antes, às 17h, em Conselheiro Galvão.

Lodeiro comemora seu gol sobre o Audax (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
Muitos erros e embalo com Lodeiro

O Botafogo, que na semana passada empatou com o Bangu, voltou a Moça Bonita e encontrou um campo aparentemente mais castigado, mas com a grama mais baixa - o que, segundo Oswaldo de Oliveira, facilitou o jogo. O duelo, no entanto, começou truncado, com erros e jogadas ríspidas. A marcação alvinegra era falha, e o Audax assustava, como em chute de longe de Andrade, que Jefferson espalmou, e em erro de saída do goleiro, mais tarde, salvo por Bolívar.

Aos poucos, porém, pelos pés de Lodeiro as chances começaram a pintar claramente para o Botafogo. Aos 21 minutos, ele abriu o placar com uma bomba de fora da área que achou o ângulo direito. Com mais qualidade, o Glorioso se impôs e aproveitou para ampliar, aos 34: Lodeiro roubou a bola e tocou para Fellype Gabriel concluir em batida cruzada. A partir daí, o mandante já tropeçava nas falhas do gramado e protagonizava lances bizarros.

Banho de bola alvinegro


O técnico Maurício Barbieri tentou mudar o panorama do jogo com a entrada do atacante Ivan Junior na vaga do meia Hyuri, um dos mais participativos, sempre pelo lado direito. E, por necessidade, trocou o goleiro Douglas Leite, lesionado, por Rafael. Mas logo recebeu um balde de água fria com o terceiro gol. Lodeiro deu passe para Vitinho, que arriscou já de dentro da área. Após rebatida da defesa, Bruno Mendes desencantou na temporada.

Seedorf estreou no acanhado estádio de Moça Bonita: entrou no segundo tempo (Foto: Satiro Sodré / Agif)
Sem reação, o time de São João de Meriti se desorganizou de vez e abriu caminho para a goleada. Bolívar anotou o seu, ratificando a fama de zagueiro-artilheiro: são três gols em quatro rodadas. A trama ensaiada foi semelhante à da estreia, contra o Duque - bola levantada na área, desvio na altura da primeira trave e conclusão. O placar poderia ter sido maior: o Botafogo acertou a trave em dois lances no mesmo ataque, com Vitinho, em jogada individual, e Andrezinho, da meia-lua. Ainda teve um gol anulado - Vitinho estava impedido - e a ilustre presença de Seedorf, que entrou aos 26.

Num período em que o Audax esteve perto de reduzir o placar e desperdiçou pelo menos duas oportunidades, devido ao relaxamento do visitante, o holandês assumiu a batuta e distribuiu passes açucarados em sua primeira tarde no acanhado estádio da Zona Oeste carioca. Mas Jadson, na principal chance, enrolou-se todo. E o próprio camisa 10, aos 38, dominou na área, enganou o zagueiro, mas errou o alvo por pouco.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Em Moça Bonita, Bota encara Audax de olho na zona de classificação


Equipes, que fazem seu primeiro duelo na história, estão em terceiro lugar em seus grupos e desejam a vitória nesta quarta para tentar subir na tabela



Vitinho é a novidade no time titular
 do Botafogo
(Foto: Fábio Castro/Agif)
O Botafogo volta ao estádio de Moça Bonita nesta quarta-feira, às 17h (de Brasília), desta vez para enfrentar o Audax. Na segunda rodada, neste mesmo palco, o Alvinegro empatou em 0 a 0 com o Bangu e a torcida hostilizou o técnico Oswaldo de Oliveira, que apontou o gramado irregular como uma das causas do rendimento ruim das equipes. A partida é importante para as pretensões de classificação do Glorioso, que está em terceiro lugar no Grupo A da Taça Guanabara, com cinco pontos, atrás de Vasco, que tem nove, e Friburguense, que está com seis.

O Audax também está em terceiro lugar no seu grupo, o B, mas tem com os mesmos sete pontos dos times que estão acima, Fluminense e Flamengo. Será o primeiro confronto da história entre os clubes. A equipe de São João de Meriti faz sua primeira participação na elite do futebol carioca e tem alguns nomes conhecidos, como os ex-vascaínos Fabiano Eller, Andrade e Anderson, e o ex-flamenguista Nélio.

Ainda não será nesta quarta-feira que Seedorf fará seu primeiro jogo como titular em 2013. Em busca da melhor forma física, o camisa 10 alvinegro ficará como opção no banco de reservas, assim como o lateral Lucas. Vitinho será a única modificação no time que empatou por 1 a 1 com o Fluminense na última rodada.

O árbitro deste duelo será Grazianni Maciel Rocha, que terá como auxiliares Rodrigo Figueiredo Henrique e Carlos Henrique Alves de Lima. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite para todo do Brasil.



Audax: o técnico Maurício Barbieri deve mandar a campo a mesma equipe que venceu o Friburguense no último domingo (3 a 2): Douglas Leite, Adriano, Anderson Luis, Fabiano Eller e Romário; Andrade, André e Nélio; Hyuri, Wellington e Denilson.

Botafogo: o treinador Oswaldo de Oliveira não fez mistério e divulgou quais serão os titulares nesta quarta. A grande novidade é Vitinho, que entra no lugar de Jadson. Seedorf e Lucas, ainda fora das melhores condições físicas, seguem como opções no banco. O Bota entra em campo com: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Lodeiro, Andrezinho e Vitinho; Bruno Mendes.

Audax: a equipe de São João de Meriti não tem desfalques para o duelo contra o Botafogo.

Botafogo: Renato, com uma lesão na coxa esquerda, segue no departamento médico. Gabriel e Lucas Zen, recuperados de contusão, estão entregues à preparação física.

Audax: um dos principais reforços da equipe para o Carioca, o meia Leandro Bonfim, ex-Vasco e Fluminense, deve fazer sua estreia no duelo com o Botafogo.

Botafogo: uma das principais esperanças das divisões de base alvinegra, o meia-atacante Vitinho, de 19 anos, terá a primeira oportunidade como titular. Destaque nos últimos treinos, ele fez um trabalho de fortalecimento muscular e está se sentindo mais bem preparado para jogar.


Nélio, meia do Audax: “Não tem muito segredo. O Botafogo é um bom time, tem sistema de jogo há algum tempo, mas acho que a gente tem tudo para fazer uma boa partida. Não sei se vamos ganhar, mas tenho certeza de que vamos fazer um bom jogo. Se a gente esperar muito, não vamos conseguir muita coisa. Tem que jogar de igual para igual. Vamos buscar o resultado, sim".

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Lá (Moça Bonita) é a praça do Audax, estão jogando lá. É um adversário qualificado e tem jogadores que conhecemos, como o Fabiano Eller, o Andrade, o Anderson... É uma equipe que tem aparecido bem, tido uma boa evolução e está com sete pontos. Não é um time desconhecido, desqualificado".



* O Botafogo não vence uma partida em Moça Bonita há 12 anos (ou seis jogos). A última vez foi no dia 15 de abril de 2001, pelo Carioca, contra o Madureira: 3 a 2. Nas outros seis jogos, foram cinco empates - 1 a 1 com o Bangu, em 2002; 1 a 1 com o Bangu, no Rio-SP de 2002; 0 a 0 com o Nova Iguaçu, no Carioca de 2012; 1 a 1 com o Bangu, no Carioca de 2012; 0 a 0 com o Bangu, no Carioca de 2013 - e uma derrota, o 1 a 2 contra o Bangu, no Carioca de 2003.

* O Audax garantiu sua vaga na elite do Carioca pela primeira vez na história depois de conquistar o vice-campeonato da Série B em 2012. A equipe terminou a fase decisiva da competição com 44 pontos ganhos (13 vitórias, cinco empates e quatro derrotas), dois a menos do que o campeão Quissamã.

* A última vez que o Campeonato Carioca não foi vencido por um dos quatro grandes foi há 47 anos, em 1966, quando o Bangu ficou com a taça. Na oportunidade, o Alvirrubro derrotou o Flamengo na decisão por 3 a 0, no Maracanã, em partida que terminou com nove jogadores expulsos.

* Nos últimos 48 jogos diante dos pequenos, o Botafogo venceu 37 vezes e teve 11 empates.

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro