Páginas

domingo, 21 de maio de 2023

Análise: Botafogo domina Fluminense e se coloca como candidato ao título



Com seis vitórias em sete partidas, Glorioso se impôs com autoridade sobre o rival e adversário direto pela taça do Brasileirão



O Botafogo teve mais uma atuação dominante e venceu um candidato ao título dentro do estádio Nilton Santos. A vítima da vez foi o Fluminense, rival local e um dos times colocados como favorito em todas as competições até aqui, por 1 a 0, gol do zagueiro Victor Cuesta.





Botafogo 1 x 0 Fluminense | Melhores momentos - 7ª rodada do Campeonato Brasileiro


O que se viu no Niltão foi uma atuação que reafirma o Botafogo como um dos candidatos ao título brasileiro. Tomando o "teorema de Guardiola" como parâmetro, em que o técnico do Manchester City diz que o título "se perde nas oito primeiras rodadas e se ganha nas oito últimas", o Glorioso vem dando um ótimo primeiro passo.




Essa é a sexta vitória alvinegra em sete rodadas disputadas, o que garante a liderança do Campeonato Brasileiro com 18 pontos, três a mais que o Palmeiras, segundo colocado. A última vitória, a mais significativa delas. Os comandados de Luís Castro fizeram um jogo de absoluta imposição contra o Fluminense.


Assim como fez contra o Atlético-MG, o Glorioso soube controlar a partida sem ter a bola, alternando pressão média e alta para dificultar o jogo do rival. Em nenhum momento, foi empurrado dentro do campo de defesa ou minimamente ameaçado.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo provoca Fluminense nas redes: "Bot assistente"

+ Atuações do Botafogo: Cuesta anula Cano, faz gol da vitória e leva a maior nota





Gol, Cuesta, Botafogo — Foto: André Durão/ge



Castro apostou em um meio-campo mais leve e de mais qualidade no passe, com Tchê Tchê, Gabriel Pires e Eduardo. Com pontas de força e velocidade em Luís Henrique e Júnior Santos, conseguiu congestionar as laterais do campo e forçar o adversário a jogar por dentro. No lado esquerdo da defesa, que o Tricolor gosta mais de explorar, Marçal anulou Jhon Arias, um dos destaques do tricolor.


O primeiro tempo foi travado de poucas oportunidades. Mas o segundo foi de um absoluto domínio. Se aproveitando de uma mudança do adversário, com a saída de um meia para a entrada de um atacante, o Botafogo passou a ter ainda mais controle, ampliou a posse de bola, empurrou o Fluminense para o campo de defesa e amassou até fazer o gol com Victor Cuesta.


O placar final foi 1 a 0, mas poderia ter sido mais. Basta ver a diferença em número de finalizações. Foram 21 do Alvinegro contra somente três do Fluminense. Na direção do gol, 7 a 1 para o Glorioso.


Lucas Perri, um dos melhores goleiros do Campeonato Brasileiro até aqui, se tornou um mero espectador do domínio que seus companheiros exerciam. Para não dizer que não houve problemas, um erro coletivo quase custou dois pontos que seriam absolutamente injustos.


Após disputa de bola na entrada da área, ela sobrou para Lelê que dividiu com Perri e ficou com o gol livre para fazer, mas perdeu de forma inacreditável. O erro incrível do camisa 99 tricolor, no entanto, fez justiça a um jogo que o Botafogo a todo momento mereceu vencer.




"Vamos nos permitir: Segue o líder", celebra Pedro Dep | A Voz da Torcida. (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/vamos-nos-permitir-segue-o-lider-celebra-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11635166.ghtml)


A defesa sólida, o meio-campo adaptável e o ataque veloz são algumas das principais características de um Botafogo que a cada semana se solidifica como uma das potências desse Brasileirão e um candidato forte sim ao título.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: GE/Por Giba Perez — Rio de Janeiro