Páginas

domingo, 20 de setembro de 2020

Após empate do Botafogo, Autuori ressalta mudanças na equipe: "Tem que ter coragem"


Glorioso empata com o Santos na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro e treinador lembra que não tem em mãos "um grupo tão grande em quantidade"




O Botafogo empatou com o Santos por 0 a 0 neste domingo, no estádio Nilton Santos. A partida foi válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Paulo Autuori ressaltou as mudanças na equipe, que não contou com Bruno Nazário, lesionado, e teve de poupar o japonês Honda, por conta da sequência de jogos.


- Para mim não é surpresa. Equipe que entrou é a primeira vez que jogou junto. No primeiro tempo tivemos possibilidades de finalização. No segundo tempo perdemos um pouco, o que é normal. O Santos tem uma equipe trabalhada há um tempo. Tem que fazer essas coisas com coragem e sem receios. Porque temos que pensar que não temos um grupo tão grande em quantidade. Se não tivermos confiança nos jogadores que vão entrar vamos estar sempre receosos. Aqui não tem medo. Fizemos um jogo razoável no geral. Na segunda parte, deixamos de ter o poder ofensivo.



Paulo Autuori, Botafogo x Santos — Foto: André Durão / ge



Veja outros temas abordados na coletiva:

Pontos conquistados x Performance da equipe


- Temos que fazer uma análise bem equilibrada, todos os jogos entramos com objetivo de ganhar. Em alguns fizemos por ganhar e deixamos escapar no final. E outros que não fomos eficientes para sair com a vitória. Mas acho que não tem nada a ver relação de pontos e performance da equipe, acho que a ideia sempre é desenvolver um trabalho com objetivo de dar sustentação. Tanto dentro quanto fora do campo. Eu tenho perfeita noção disso, mas quando decidi estar aqui, fiz isso sabendo que ia ter dificuldade. Isso já está até passando o tempo estabelecido, mas faço isso para que o próximo treinador possa usufruir do trabalho. Nós perdemos alguns jogadores ao longo do campeonato, saída do Cícero, Luiz Fernando, Danilo... Foram quatro saídas. De experiência em Série A, temos o Gatito, Victor Luis e Marcelo. Os demais ou vieram de fora, caso de Kalou, Honda, Forster. Ou eram Série B ou subiram do Sub-20. Essas coisas são muito claras. Volto a frisar: frutos disso não sou eu quem vai tirar proveito.


Meio-campistas


- Para mim, existe uma coisa muito clara quando você define maneira de jogar com duas linhas de quatro. Esses homens por fora têm que ter característica ofensiva, só isso. Na hora que a gente perde a bola, eles têm que compor o meio-campo. Já usamos isso nos amistosos antes do Brasileiro. Não vejo motivo para surpresa. Eles têm características ofensivas, mas têm capacidade de perfeitamente compor o meio.



Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: em sétimo empate no Campeonato Brasileiro, Gatito salva mais uma vez


Goleiro é o principal jogador em mais uma noite sem brilho do time; Fernando recebe a pior nota


Gatito Fernández [GOL] - Se o time não vai bem na frente, atrás não tem do que reclamar. Apesar de uma falha em cobrança de escanteio, o goleiro paraguaio defendeu quase tudo que chegou no gol alvinegro. Nota: 7,5


Rentería [VOL] - Em estreia como titular, o volante colombiano fez boa proteção à defesa alvinegra e mostrou bom toque de bola. Menos criativo que Caio Alexandre, mostrou mais pegada do que o companheiro de meio de campo. Nota: 6,5


Fernando [LAD] - O lateral-direito não era titular do time do Botafogo desde a última rodada da Taça Rio, mas não conseguiu mostrar bom futebol. As principais investidas do Santos foram por aquele lado e o camisa 22 sofreu para marcar o ataque adversário. Saiu aos 30 do segundo tempo com cãibras. Nota: 5,0



Gatito foi o melhor em campo pelo Botafogo — Foto: Ivan Storti/Santos FC



Confira todas as notas


Gatito [GOL] - 7,5

Fernando [LAD] - 5,0

(Barrandeguy [LAD] - Sem nota)

Marcelo Benevenuto [ZAG] - 6,5

Kanu [ZAG] - 6,0

Victor Luís [LAE] - 5,5

(Hugo [LAE] - Sem nota)

Rentería [VOL] - 6,5

Caio Alexandre [VOL] - 6,5

(Rafael Forster [ZAG] - Sem nota)

Rhuan [ATA] - 5,5

Davi Araújo [ATA] - 6,0

(Honda [VOL] - Sem nota)

Matheus Babi [ATA] - 6,0

Kalou [ATA] - 5,5



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo sonda Cesinha, campeão da Copinha pelo Internacional


Meio-campista pertence ao Três Passos, clube que possui boa relação com o Alvinegro, e não deve permanecer no Colorado; atleta é desejo antigo do Glorioso




Cesinha com o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Divulgação)


O Botafogo monitora a situação de um jogador que há muito tempo está na lista de alvos do clube. Trata-se de Cesinha, meio-campista de 19 anos que atualmente está emprestado ao Internacional, mas pertence ao Três Passos Atlético Clube (TAC), do Rio Grande do Sul, equipe de boa relação com o Alvinegro nos bastidores. A informação foi publicada primeiramente pelo jornalista Lucas Collar e confirmada pelo LANCE!.


Cesinha está emprestado ao Internacional até dezembro. O Colorado tem uma opção de compra, mas até agora não deu indícios que vai exercê-la. O próprio jogador, por não ter recebido chances na categoria profissional com Eduardo Coudet, também pensa em uma mudança de ares para seguir a carreira. O Botafogo sondou a situação do jogador junto ao TAC.


O meio-campista foi campeão da última Copa São Paulo de Futebol júnior e capitão do Internacional na conquista sobre o Grêmio. O sucesso, contudo, não subiu de categoria: Cesinha não entrou em campo pelo time profissional da equipe gaúcha.


E MAIS:
Botafogo finaliza preparação para enfrentar Santos; veja provável time
Entre decisões, Botafogo foca no retorno de vitórias no Brasileirão
Presidente do Botafogo, sobre volta do público: 'Precisa contemplar os clubes sob os mesmos critérios'
Botafogo: por precaução, Bruno Nazário não enfrenta o Santos


A boa relação entre Botafogo e TAC pode pesar para um desfecho positivo ao Alvinegro em relação a Cesinha. O clube gaúcho detém os direitos de Luís Henrique, um dos principais jogadores do time carioca, e outros atletas que estão na equipe sub-20 do Glorioso.


Se o Internacional realmente não expressar a opção de compra até dezembro, o destino mais provável é o Botafogo. O clube de General Severiano fez um contato oficial junto ao TAC manifestando o interesse no jogador, tanto para compor a equipe sub-20 e participar do profissional, comandado por Paulo Autuori. A decisão, agora, passa pelos times gaúchos.


Cesinha é um desejo antigo do Botafogo. Em 2017, quando o Alvinegro iniciou a parceria com o TAC, o meio-campista foi um dos primeiros jogadores monitorados pelo departamento de base do clube, mas ele já havia fechado com o Internacional. Desde então, o Alvinegro monitora a situação do camisa 10 em busca de trazê-lo ao Rio de Janeiro.


Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)