Páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Bota vê atraso, mas RioUrbe garante entrega do Engenhão dentro do prazo


Depois de descrença do presidente alvinegro, empresa responsável pela fiscalização das obras do Estádio Nilton Santos reitera previsão inicial para até 31 de julho de 2015



A discussão acerca do fim das obras no Estádio Nilton Santos parece estar longe de terminar. Durante o anúncio de parcerias na terça-feira, Carlos Eduardo Pereira, presidente do Botafogo, afirmou que o prazo dado pela Prefeitura do Rio de Janeiro – 31 de julho de 2015 – dificilmente seria cumprido. Nesta quinta, porém, a RioUrbe, responsável pela fiscalização das obras no estádio, divulgou uma nota reiterando a data como limite para a entrega da capacidade máxima do Engenhão, que é de 45 mil lugares. 



Engenhão ainda passa por obra na cobertura e nos acessos fora do estádio (Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo)
O local ainda passa por obras na cobertura, arquibancadas superiores e nos acessos pelo lado de fora. A empresa destaca que a obra funciona todos os dias da semana em dois turnos. No dia 30 de abril de 2015, o Consórcio Engenhão já havia liberado aproximadamente 32 mil assentos. No momento, o Botafogo conta com um laudo do Corpo de Bombeiros que permite a presença de 25 mil pessoas por partida.

Por conta das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, o Estádio Nilton Santos será entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COI) após a Série B. Por sua vez, o estádio só retornará ao clube após as competições, em agosto do próximo ano. Com isso, o presidente estuda locais para mandar os jogos da equipe, sendo o Caio Martins uma das opções.

Confira a íntegra da nota da RioUrbe:

"A RioUrbe informa que as obras de reforma do Estádio Olímpico João Havelange serão finalizadas em julho de 2015, quando acontece a reabertura total do Engenhão. No momento o Consórcio Engenhão, responsável pela obra, finaliza a instalação das treliças metálicas para a calibragem da cobertura. Atualmente a obra funciona sete dias por semana com turnos diurno e noturno que somam mais de 800 trabalhadores.

Vale ressaltar que o prazo para liberação da capacidade máxima do Engenhão - 45 mil lugares -, está previsto para até 31 de julho de 2015. Desde o dia 30/04 o Consórcio liberou ao Botafogo 32.347 assentos, ou seja, quase 75% da capacidade total do estádio".

Por Igor Rodrigues* e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Preparador pede, e René não leva Sassá para o jogo contra o Mogi Mirim


Recuperado de um entorse no pé esquerdo, atacante do Botafogo é vetado por Ednilson Sena para o compromisso diante do lanterna da Série B do Brasileirão




Sassá não teve boa notícia nessa quinta-feira. Presente no treinamento no campo anexo do Estádio Nilton Santos, o atacante participou normalmente da atividade com os companheiros, mas não será relacionado para a partida contra o Mogi Mirim, nesta sexta, às 21h50, no Engenhão, válida pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Recuperado de uma entorse no pé esquerdo, o jogador não ficará à disposição de René Simões por um pedido do preparador físico Ednilson Sena.

- O Ednilson (Sena) fez um treinamento com ele (Sassá) ontem e achou que ele afogou muito cedo. Embora esteja liberado, já fez a parte da fisioterapia e transição, por um pedido não vai ser relacionado. Se fosse um jogo decisivo e eu precisasse ter o jogador, ele estaria no banco para atuar 20, talvez 30 minutos. Como não é um jogo decisivo, atendi o pedido para que ele possa fazer mais três trabalhos e estar de volta no próximo jogo – destacou René Simões.

Mesmo participando normalmente do treino, Sassá ficará fora do jogo contra o Mogi Mirim (Foto: Marcelo Baltar)

Sassá é apenas um dos problemas do treinador para a partida. Com uma lesão no joelho esquerdo, Thiago Carleto terá que passar por uma cirurgia e não trabalha com o grupo. Suspenso, o volante William Arão abre espaço para Guilherme Camacho.

Ainda invicto, o Botafogo lidera a Série B do Brasileiro com 13 pontos – quatro vitórias e um empate. O Alvinegro tem o melhor ataque da competição, com nove bolas na rede, e a segunda melhor defesa, com apenas dois gols sofridos.

Por Igor Rodrigues*Rio de Janeiro/GE

René faz mistério sobre Mattos e "comemora" pressão na liderança


Treinador do Botafogo destaca cansaço do volante, elogia partidas de Diego Giaretta na função durante o Carioca e sonha com topo da tabela até o fim da Série B



René Simões confirmou quase o time todo do Botafogo para a partida contra o Mogi Mirim, nesta sexta-feira. Assegurou o retorno de Daniel Carvalho, cravou Camacho na vaga do suspenso Arão e dissertou sobre vários assuntos referentes ao Botafogo. Porém, quando questionado sobre a ausência de Marcelo Mattos no treinamento, o treinador afirmou que foi uma medida preventiva, mas destacou o cansaço do volante no jogo contra o Paraná e não deu garantias de titularidade diante do Mogi Mirim.

René Simões disse que pressão pela liderança "está ótima", e torce para seguir assim (Foto: Igor Rodrigues)

No treino, René chegou a testar Diego Giaretta como cabeça de área, deixando Roger Carvalho ao lado de Renan Fonseca na zaga. Giaretta, inclusive, já atuou na função durante o Campeonato Carioca e recebeu elogios.

- O Giaretta é um jogador que a gente vai pensar sempre ele ali (como volante). Fez os jogos semifinais do Carioca e foi muito bem naquela posição. O Roger (Carvalho) voltando, é uma possibilidade. Com essa intensidade dos jogos, o Marcelo Mattos não está mantendo uma regularidade, achei que acabou o jogo muito cansado, não era para menos. Passamos um sufoco muito grande no segundo tempo.

Mesmo com ajustes no time no meio da competição e desfalques consideráveis – caso do lateral-esquerdo Carleto, fora de combate por tempo indeterminado -, o Botafogo lidera a Série B com 13 pontos, ainda invicto (quatro vitórias e um empate). Como esperado, o Alvinegro ganhou rótulo de "time a ser batido", pressão que agrada René.

- Adoro esse tipo de pressão. Difícil é a pressão lá embaixo, quando você não ganhou de ninguém ainda e está na zona de rebaixamento. Vocês não imaginam que pressão é essa. Essa de cima eu quero ter sempre, estar liderando o campeonato, invicto. Tomara que vá assim até a 38ª rodada, com pressão. Está ótimo.

Nesta sexta-feira, o Botafogo encara o lanterna Mogi Mirim, nesta sexta-feira, às 21h50, no Estádio Nilton Santos, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.


Por Igor Rodrigues*Rio de Janeiro*Estagiário/GE