Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Bota tenta identificar falhas e voltar ao rumo: 'Hora de falar menos'


Lateral Julio Cesar diz que vários motivos contribuíram para queda de rendimento. Sem 'gordura', time terá decisões pela frente



Oswaldo de Oliveira e o auxiliar Luiz
 Alberto no treino Botafogo
(Foto: Satiro Sodre / SSPress)
Depois da derrota para o Goiás por 1 a 0, domingo, no Serra Dourada, e do risco de sair do G-4 na próxima rodada, o alerta está de vez ligado no Botafogo. O objetivo agora é encontrar os motivos da queda de rendimento da equipe no segundo turno e combatê-los para a equipe voltar ao rumo.

O lateral-esquerdo Julio Cesar disse que o momento é falar pouco e produzir muito dentro de campo. Ele, no entanto, não acredita que há motivos para desespero, já que a equipe está a apenas dois pontos do segundo colocado, o Atlético-PR.

- São vários fatores que contribuíram. A derrota para o Cruzeiro, a saída de jogadores, maratona de jogos... mas acho que todos times têm problemas. Estamos sem gordura, mas também próximos dos primeiros colocados. A hora é de falar menos e voltar a vencer os jogos.

Por causa da perda desta "gordura", Julio Cesar acredita que todas as partidas desta reta final serão decisivos. Apesar disso, disse que não é o momento de se preocupar com resultados de outros jogos.

- Agora, todos os jogos são decisão. Nosso intuito é conseguir a vitória sobre o Inter e esquecer os adversários. Vamos focar em nós, ainda estamos no G-4, não dependemos de ninguém. Todos estão de olho nas três primeiras posições e na vaga direta.

Sobre uma das possíveis causas da queda de rendimento, a saída de jogadores importantes como Fellype Gabriel, Andrezinho, Jadson e Vitinho, Julio Cesar concordou que eles fazem muita falta. O lateral, porém, disse que os substitutos também fizeram um bom papel.

- claro que fazem falta, mas não é só por causa disso. O time continuou bem, mas ter mais opções é sempre melhor. Alguns jogadores tiveram chance de entrar e foram bem. Mas acho que esta queda é normal, acontece com todos. Vamos achar uma maneira de atuar bem novamente e vencer os jogos.

O Botafogo é o quarto colocado com 53 pontos, e, no domingo, enfrenta o Internacional em Caxias do Sul.

Por Fred HuberRio de Janeiro

Henrique enaltece preparação do Botafogo para pegar o Inter


Atacante deve ser mantido no banco de reservas, no jogo contra o Colorado



Henrique não espera jogo fácil
(Foto: Alexandre Loureiro/ LANCE!Press)
Na luta para se manter no G4 do Brasileiro, o atacante Henrique já sabe a pedreira que o Botafogo enfrentará em Caxias do Sul (RS), domingo, contra o Internacional. Quarto colocado do Campeonato Brasileiro com 53 pontos, o Botafogo precisa vencer para ganhar mais tranquilidade na luta por uma vaga na Libertadores do próximo ano, já que o Goiás, quinto colocado, logo atrás do Glorioso, está com 52.

Segundo o jogador, o time vem trabalhando forte durante a semana e precisa entrar ligado, mesmo que a fase do Colorado não seja boa:

- Sabemos que não será uma partida fácil, pois o Internacional busca aumentar sua pontuação, mas nós queremos permanecer no G4. Tivemos treinos fortes esses dois dias e continuaremos assim até o fim da semana - disse o camisa 9, que tem recebido algumas oportunidades durante os jogos do Alvinegro no Brasileirão.

Elias segue como titular no ataque do Glorioso contra o Inter. Já Henrique deve ficar como opção no banco de reservas.

LANCEPRESS!

De olho na Libertadores, Botafogo se ocupa das renovações de contrato


Atualmente titulares, Edílson, Bolívar e Elias são alguns jogadores com vínculo até o fim do temporada. Clube ainda terá que administrar a volta de emprestados



Bolívar espera resolver sua situação antes
 do fim do Brasileiro (Foto: Thales Soares)
Além da luta por uma vaga na Taça Libertadores, o Botafogo precisa começar a planejar o ano que vem. Do atual elenco, seis jogadores terminam seus vínculos no dia 31 de dezembro, entre eles três titulares: Edílson, Bolívar e Elias. Completam a lista os zagueiros André Bahia e Rodrigo Defendi e o atacante Bruno Mendes.

Contratados em janeiro, Edílson, que se tornou titular depois das lesões de Lucas e Gilberto, e Bolívar, dono da posição desde sua chegada, são os casos mais simples. Ambos são livres e não há necessidade de negociação com clubes. As duas frentes já foram abertas, mas ainda não há um acordo.

- Minha vontade é permanecer por tudo que me aconteceu no Botafogo esse ano, pelo carinho que a torcida passa para mim, pois nunca houve desconfiança. Fiz uma bela temporada, assim como todo o time vem fazendo. A gente já teve uma conversa e há detalhes que demoram por causa da burocracia. Mas quero resolver isso antes de terminar o Brasileiro para disputar a Libertadores do ano que vem - disse Bolívar, de 33 anos.

Com relação a Elias, o Botafogo vai precisar negociar com o Resende. Há uma cláusula de compra de percentual dos direitos econômicos do jogador antes do término do contrato. Outro facilitador é o fato de Alberto Macedo, que comandava o futebol do Resende, ser vice-presidente jurídico do Botafogo.

O zagueiro André Bahia também tem chances de permanecer. Em seu contrato já existe uma possibilidade de prorrogação. Já Rodrigo Defendi dará adeus ao Botafogo no fim do ano.

Mesmo caminho do zagueiro deve ser trilhado pelo atacante Bruno Mendes, que está emprestado ao Botafogo até o fim do ano. Depois de resolver pendências judiciais com seus antigos empresários, ele acertou a rescisão de seu vínculo com o Macaé, que iria até 2017, mas que só será validade ao fim do empréstimo ao Botafogo.

Por outro lado, o clube precisará administrar jogadores que voltam de empréstimos. Entre eles, os zagueiros Brinner (Paraná) e Fábio Ferreira (Criciúma) e o lateral-direito Lennon (Atlético-GO), que já atuaram no Botafogo sob o comando do técnico Oswaldo de Oliveira.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Com dores musculares, Lodeiro não participa de treino do Botafogo


Seedorf também não treinou e ficou na academia, mas não tem problema físico algum



Lodeiro não treinou com bola nesta quarta
-feira (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Com dores musculares, Lodeiro foi poupado do treino com bola do Botafogo, no campo anexo do Engenhão, na manhã desta quarta-feira. Na quinta-feira o uruguaio deve treinar normalmente. Apesar disso, o apoiador não enfrentará o Internacional, no domingo, já que estará com a seleção uruguaia, que disputa a respesscagem contra a Jordânia, na busca por uma vaga na Copa do Mundo de 2014. Seedorf também não participou das atividades em campo, ficando na academia.

Recuperado da pancada nas costas - sofrida no treino da última sexta-feira - que o tirou do jogo contra o Goiás, o volante Renato treinou normalmente e deve estar liberado para a próxima partida do time, contra o Internacional, domingo, às 17h, em Caxias do Sul, no Estádio Centenário.

Sem os dois estrangeiros e com elenco dividido em três grupos, o técnico Oswaldo de Oliveira comandou um treino técnico em que foram utilizados quatro balizas. Esse treinamento é feito para aprimorar o toque de bola e marcação da equipe. Em mais uma semana decisiva para as pretenções do time na temporada, o trabalho desta manhã contou com algumas divididas duras entre os jogadores.

Com 53 pontos, o Botafogo é o quarto colocado na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O time luta para se manter no G4 e garantir vaga na Copa Libertadores da América de 2014.


Alexandre Braz - Lancenet