Páginas

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Com gol antológico de Neto Baiano, Sport bate o Bota na Ilha do Retiro


Atacante surpreende goleiro estreante com chute quase do meio de campo, decide a partida e põe o Leão no G-4. Sem reação, Alvinegro vai mal


Foram 90 minutos de futebol e um lance de brilho. Entre tantos erros e transpiração, apenas uma jogada genial de Neto Baiano foi capaz de levantar a torcida e decidir a partida na noite desta quarta-feira, na Ilha do Retiro. O Botafogo foi vítima do centroavante e, com um futebol pouco produtivo, acabou derrotado por 1 a 0 pelo Sport. Nem mesmo a presença de jogadores renomados como Emerson Sheik e Carlos Alberto, desta vez, ofuscou o brilho do camisa 9.

O resultado deixa, provisoriamente, o Leão na segunda posição da tabela do Brasileirão, com 17 pontos. Na próxima rodada, o desafio é contra o Goiás, domingo, no Serra Dourada. Já o Glorioso, que ensaiava a recuperação antes da interrupção para a Copa do Mundo, estaciona nos nove pontos e torce para manter a momentânea 13ª posição na tabela de classificação. O próximo compromisso alvinegro será no sábado, contra o Coritiba, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Neto Baiano comemora o golaço do Sport contra Botafogo (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)
O início do duelo em Recife mostrou um equilíbrio que, mesmo com variações, seria mantido durante todo o tempo. Mais incisivo, porém, o Sport colocou Andrey para trabalhar. O jovem goleiro estreava pelos profissionais e vivia a expectativa de um grande desempenho para comemorar seu aniversário nesta quinta. Um vacilo no posicionamento pôs tudo a perder, quando, aos 43, Neto Baiano o encobriu quase do meio de campo e marcou um golaço.

As mudanças no segundo tempo não surtiram efeito prático na postura. Principalmente no caso do Botafogo, Vagner Mancini saiu frustrado por não evitar que sua equipe, com até quatro meias na parte final, fosse refém de lançamentos longos. Na tentativa de uma pressão desordenada, os cariocas cederam espaços e o duelo ficou mais aberto. Só que nenhum dos lados teve a competência de balançar a rede. Já na beira dos acréscimos, Carlos Alberto desperdiçou a melhor oportunidade de empatar o jogo em uma cabeçada na pequena área. A bola foi para fora.

Bolívar tenta o combate para cima do perigoso Neto Baiano (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco 
Press)

Por GloboEsporte.com Recife

Rogério terá ajuda de dois amigos no Botafogo para se adaptar ao clube



Desembarque Rogerio, Botafogo (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Rogério deve ser anunciado como novo
reforço do Bota nos próximos dias
(Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Prestes a ser anunciado oficialmente como novo reforço do Botafogo, o atacante Rogério contará com o apoio de dois amigos que fez no Náutico para se adaptar ao Alvinegro: o técnico Vagner Mancini e o volante Rodrigo Souto.

- Já trabalhei com o Mancini, que é uma excelente pessoa e me ajudou muito nessa negociacão com o Botafogo. O Rodrigo Souto trabalhou comigo no Náutico e é um excelente jogador. Tenho uma amizade forte com ele - revelou Rogério.

Mancini conheceu Rogério na temporada 2013, quando ficou pouco mais de dois meses no comando do Timbu. Neste período, também conheceu Rodrigo Souto, que havia acabado de retornar do Japão, onde ficou por dois anos no Jubilo Iwata.
Para ser anunciado oficialmente como reforço, Rogério depende da aprovação nos ex


Luiz Gustavo Moreira - LANCENET! 

Mancini garante Bota melhor na volta, apesar de dificuldades na preparação


Técnico lamenta algumas adversidades durante o período da Copa, mas acredita que o aproveitamento será melhor do que nas primeiras nove rodadas




Depois de um período de folga e de muitos treinos durante a realização da Copa do Mundo, o Botafogo volta a campo nesta quarta-feira, contra o Sport, no Recife. A confiança do técnico Vagner Mancini é de que o time mostrará evolução e terá um desempenho melhor do que o mostrado nas primeiras nove rodadas, quando conseguiu nove pontos.

Vagner Mancini no treino do Bota. Técnico espera evolução do time na volta ao Brasileiro (Foto: Vitor Silva/SS Press)
Apesar de o planejamento feito pela comissão técnica não ter sido inteiramente colocado em prática, Mancini espera melhoras na parte física, técnica e tática. O sonho é conseguir uma boa sequência e poder brigar na parte de cima da tabela.

- Talvez não tenha sido o ideal, não estávamos em nossa casa (o Engenhão segue em obras), e a locomoção para treinos em dois períodos ficou difícil. Mas chegamos a 90% de tudo que pensávamos em fazer. O Cefan tentou nos atender ao máximo, e fica nosso agradecimento. Acho que o time teve um ganho bem grande em todos os aspectos, estamos mais fortes do que antes. Com certeza a segunda parte do Brasileiro vai ser melhor do que a primeira. Uma arrancada nos faria sonhar com a parte de cima da tabela. Hoje podemos exigir mais dos jogadores, tanto de entrega quanto de futebol - analisou.

Um dos problemas durante a preparação foi o cancelamento de um amistoso com o Botafogo-PB porque os jogadores se recusaram a viajar por causa do atraso dos salários. Vagner Mancini reconheceu que foi prejudicial e disse que esta adversidade fora do campo não pode desviar a atenção dos atletas.

- Atrapalhou sim, não tem como fugir desse problema. Isso nos assombra, tem sido o que gera desconforto no elenco. Estamos tentando fazer com que entendam que, embora estejam no direito deles, precisamos treinar e jogar. A diretoria está em busca de solução e eu não posso deixar meus jogadores caírem o nível de concentração porque isso se reflete nos jogos.

Durante a Copa do Mundo, Mancini teve a oportunidade de assistir aos jogos e fazer observações. Ele disse que deseja colocar em prática algumas coisas no Botafogo e deixar o time mais "moderno".

- Vi muita coisa na Copa, mas nem tanto no aspecto tático. A maioria das seleções jogou em um esquema parecido e em bloco, com campo reduzido. As marcações foram eficazes, e os times utilizaram os contra-ataques como armas. Foi uma experiência de futebol moderno. Estou tentando fazer isso no Botafogo, encurtando os espaços. Foi uma Copa com muitos gols, grandes goleiros e futebol cada vez mais veloz.

O Alvinegro é o 13º colocado do Brasileiro com nove pontos.

Por Fred Huber Rio de Janeiro