Páginas

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Desesperado pela vitória, Botafogo recebe o Figueirense em São Januário


Glorioso precisa de resultado positivo para seguir com chances de permanecer na Série A




Apresentação - Campeonato Brasileiro: Botafogo x Figueirense
Botafogo recebe o Figueirense nesta quarta-feira
Num jogo que promete ser emocionante, o Botafogo recebe o Figueirense, na noite desta quarta-feira, às 19h30, em São Januário, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso precisa desesperadamente da vitória para seguir com chances reais de permanecer na Série A. Atualmente, o Alvinegro é apenas o 18º na tabela, com 33 pontos. Já os catarinenses buscam um resultado positivo no Rio para diminuir ainda mais os riscos de rebaixamento, que já são pequenos.

Curiosamente, os três jogadores de ataque do Botafogo escalado para esta partida - Bruno Corrêa, Jobson e Murilo - não marcaram nenhum gol neste Campeonato Brasileiro. Se quiser seguir na Série A do Brasileirão, o Glorioso vai precisar que o trio funcione desta vez.

Bruno Corrêa entra no lugar de Carlos Alberto, com dores musculares. Dessa forma, o Alvinegro vai a campo com três volantes e três homens de frente.

O lateral-esquerdo Junior Cesar está de volta ao time titular. Ele cumpriu suspensão automática na última rodada, na derrota para o Fluminense, sábado passado, no Maracanã.

A situação do Botafogo é tão complicada que nem mesmo uma vitória será capaz de tirar o time da zona de rebaixamento. No entanto, ela é fundamental para que a equipe siga com chances de escapar da degola.

FIGUEIRENSE VAI EM BUSCA DE PONTOS

O técnico Argel Fucks comandou um treinamento na manhã desta terça-feira, nas Laranjeiras, e fez um teste no time titular, escalando o meia Felipe  no lugar do meia-atacante Cleiton. Depois, o treinador voltou com o titular, o que mostra que esta é a sua única dúvida para o jogo diante do Botafogo. Argel contará coma volta do zagueiro Thiago Heleno e do meia Marco Antonio, que cumpriram  suspensão contra o Atlético-MG. Em compensação, Jefferson tem de cumprir suspensão e, com isso, Marquinho Pedroso assume o lugar na lateral direita.

Jefferson, apesar de suspenso, viajou com o grupo para o Rio e participou do rachão. Ele lamentou o cartão que levou diante do Galo, mas acredita que o grupo se sairá bem e levará para casa os pontos que vão manter o Figueira longe da zona de rebaixamento.

- Foi mais infelicidade do árbitro do que minha. O rival deixou o corpo na malandragem e  ele deu um amarelo. Mas isso faz parte do futebol, e o atleta tem de conviver com isso. Eu acredito que o elenco fará uma boa apresentação diante do Botafogo - disse o lateral.

BOTAFOGO X FIGUEIRENSE

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 
19/11/2014 - 19h30
Árbitro: 
Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: 
Jose Antônio Chaves Franco Filho (RS) e José Eduardo Calza (RS)

Botafogo
: Jefferson, Régis, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel e Bolatti; Jobson, Murilo e Bruno Corrêa. Téc: Vagner Mancini.

Figueirense
: Tiago Volpi, William Cordeiro, Marquinho, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Dener, França, Marco Antonio e Felipe (Clayton); Pablo e Marcão.Téc: Argel Fucks.


Leia mais no LANCENET!

Bolatti e Bruno Corrêa são novidades do Botafogo contra o Figueirense


Volante e atacante treinam entre os titulares nesta terça-feira, véspera de partida pelo Campeonato Brasileiro



Bolatti conversa com Zeballos durante treino desta
sexta-feira, no Engenhão (Foto: Satiro Sodré/SS Press)
O Botafogo realizou na tarde desta terça-feira seu último treino antes da partida contra o Figueirense e, como tem sido rotina, Vagner Mancini realizou mudanças na equipe, a maioria delas motivada por lesões. Sem Carlos Alberto e Andreazzi, machucados, o treinador optou por Bolatti e Bruno Corrêa, na atividade comandada no campo principal do Engenhão.

Dessa forma, o Alvinegro treinou com a seguinte formação: Jefferson, Régis, Dankler, André Bahia e Junior Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Bolatti e Murilo; Jobson e Bruno Corrêa.

Durante a atividade, Vagner Mancini cobrou movimentação e recomposição do sistema defensivo. Murilo, que contra o Fluminense atuou no ataque, ao lado de Jobson, desta vez participou mais do meio-campo, levando a bola aos homens de frente.

Com lesões musculares, Carlos Alberto e Andreazzi podem voltar contra a Chapecoense, neste domingo. Junior Cesar retorna à equipe após cumprir suspensão na última rodada. O meia Ramírez não fica disponível por estar a serviço da seleção do Peru.

O Botafogo recebe o Figueirense nesta quarta-feira, em São Januário, às 19h30, de Brasília. O Alvinegro carioca, com 33 pontos, precisa vencer para seguir na busca para escapar do rebaixamento.


Por Gustavo Rotstein e Sofia Miranda*Rio de Janeiro*Estagiária, sob a supervisão de Fred Gomes

Patrocinador diz querer manter acordo e critica administração do Botafogo


Dono da Guaraviton afirmou que, independentemente da permanência na Série A, intenção é renovar vínculo com o clube. Ele ainda disse que crise é resultado de má gestão





Sergio Landal, Neville Proa e Ayrton Mandarino - Botafogo (Foto: Vitor Silva/ SSPress)
Neville Proa entre os diretores Sergio Landau e
Ayrton Mandarino (Foto: Vitor Silva/SSPress)
De acordo com o empresário Neville Proa, dono da Viton 44, detentora das marcas Guaraviton e Carioquinha, ambas patrocinadoras do Botafogo, a intenção é renovar o vínculo com o clube independentemente de o time ser ou não rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo ele, as conversas para a prorrogação do contrato já se iniciaram, porém, ainda não houve um acerto. Botafoguense, Neville se disse muito chateado pela situação atual do Glorioso e não poupou críticas à administração alvinegra.

- Estamos caminhando para acertar todos os detalhes (da renovação do contrato). Não tem nada definido, o problema não é nosso, o problema está dentro do Botafogo. Estou profundamente magoado por esta série de problemas com o Botafogo, mas acredito que alguém irá levantar o clube para que ele volte a caminhar normalmente. O Botafogo é o Botafogo na Série A ou Série B, isso faz parte da má administração, este que é o grande negócio. Infelizmente, faz parte da má administração e estas consequências ocorrem em qualquer clube brasileiro - afirmou Neville, em entrevista à Rádio Brasil, nesta terça-feira.

Patrocinadora do Botafogo desde 2011, a Viton 44 iniciou o ano de 2014 com boa exposição, pois o clube estava disputando a Copa Libertadores da América. Segundo Neville Proa, há outros clubes do Rio de Janeiro interessados em ter a marca dele exposta em suas camisas - a Viton também patrocina o Flamengo. Porém, de acordo com o empresário, tudo dependerá da definição com a diretoria alvinegra.

- Não vou dizer que sim nem que não. Tem muita gente nos procurando aqui. Só temos uma negociação realizada que é com o Maracanã. Estamos aguardando. Está difícil este ano. Exclui. Está tudo muito difícil, principalmente pela situação do Botafogo - disse Neville.

A campanha frustrante do Botafogo no Campeonato Brasileiro não abala a confiança do empresário, que disse acreditar ainda na permanência do time na Série A.

- Esse é o futebol brasileiro, você está bem no início e mal no fim. O futebol brasileiro é cheio de altos e baixos. Estamos tentando modificar esta situação, aguardamos melhores dias. Acreditarei até aonde der. Se não der mais matematicamente, temos que jogar as cartas fora. Mas enquanto der, temos que torcer - disse Neville.

Além de ser patrocinador master do Botafogo, em 2014 a Viton 44 expandiu sua área de atuação. A empresa foi a patrocinadora do Campeonato Carioca, porém, segundo Neville, o contrato com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) não será renovado. Segundo o empresário, o investimento não foi uma boa escolha devido a curta duração do Estadual. O único patrocínio para 2015 acertado pela empresa, de acordo com o mandatário, é com o Maracanã. A Viton também conversa com o Flamengo para uma possível renovação para o ano que vem.

Bota faz plantão médico, mas fica sem Carlos Alberto e Andreazzi na quarta


Clube faz hora extra no domingo na tentativa de recuperar jogadores para a partida contra o Figueirense, mas apenas Jobson melhora. Meia dos juniores é relacionado




Jobson foi o único que se recuperou após o plantão
médico do Bota no domingo (Foto: Gustavo Rotstein)
Ao contrário do que normalmente acontece após os jogos nos sábados, o departamento médico do Botafogo funcionou no último domingo, em regime de plantão. Tudo para que Vagner Mancini não tivesse mais problemas para escalar a equipe na partida contra o Figueirense. No entanto, na lista dos 19 convocados, distribuída internamente na última segunda-feira, não constavam os nomes de Carlos Alberto e Andreazzi. Assim, o volante e o meia estão fora do jogo desta quarta, em São Januário. Nesta terça o técnico vai comandar mais um treinamento, sempre havendo possibilidade de mudanças.

Carlos Alberto jogou no sacrifício contra o Fluminense, no último sábado, já que passou toda a semana em tratamento por causa de uma lesão na coxa esquerda. No domingo, o meia realizou fora do clube uma sessão de câmara hiperbárica, máquina que acelera a recuperação muscular utilizando uma grande concentração de oxigênio, aumentando a circulação de sangue e, assim, otimizando a cicatrização dos tecidos musculares lesionados. Além disso, um exame apontou que o camisa 19 corria o risco de sofrer uma lesão muscular e, por isso, será preparado para enfrentar o Chapecoense, domingo.

Jogadores como Jobson e Adreazzi movimentaram o plantão do departamento médico no último domingo, já que deixaram o clássico com dores musculares. Jobson, que jogou contra o Fluminense mesmo tendo sofrido um estiramento na coxa esquerda, teve melhora e foi incluído na relação de atletas que enfrentam o Figueirense. Já o volante, que se machucou durante o clássico, foi cortado da partida desta quarta-feira.

Na lista dos 19 relacionados há uma novidade. O meia Leandro, dos juniores, terá sua primeira oportunidade de estar entre os profissionais. O jogador de 18 anos, que treinou com a equipe na última segunda-feira, foi incluído por Vagner Mancini, que está carente de jogadores de armação.

O Botafogo também terá novamente Junior Cesar, que cumpriu suspensão automática. O volante Airton, outro suspenso, estará disponível somente contra o Santos. Ele foi punido sob acusação de ter pisado na cabeça de Alexandre Pato em partida contra o São Paulo.

Confira os 19 relacionados para o jogo contra o Figueirense:

Goleiros: Jefferson e Andrey
Laterais: Régis e Junior Cesar
Zagueiros: André Bahia, Dankler e Igor Rabello
Volantes: Marcelo Mattos, Gabriel, Sidney, Bolatti e Fabiano
Meias: Gegê, Zeballos e Leandro
Atacantes: Jobson, Murilo, Yuri Mamute e Bruno Corrêa


Por Gustavo Rotstein e Sofia Miranda*Rio de Janeiro* Estagiária, sob a supervisão de Gustavo Rotstein.