Páginas

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Bota consegue liberação de verba na Justiça e paga um mês de salário


Depósito evita que o débito chegue a três meses. No próximo dia 8, jogadores poderiam pedir a rescisão contratual




AMaurício Assumpção, presidente Botafogo. Verba conseguida na
Justiça alivia situação do clube (Foto: Satiro Sodré)
O Botafogo conseguiu amenizar a insatisfação interna em meio à sua crise financeira. Um despacho da juíza da 37ª Vara da Justiça do Trabalho determinou o depósito de R$ 2 milhões em juízo para o pagamento de salários de jogadores e funcionários. A decisão foi conseguida através do Sindicato dos empregados de clubes do estado do Rio de Janeiro (Sindeclubes). O elenco, que está de folga nesta segunda-feira, recebeu apenas o pagamento referente ao que está na carteira da trabalho (CLT) - ainda falta o previsto como direito de imagem.

O valor foi tirado de uma parte do pagamento relativo a direitos de transmissão, que inicialmente seria penhorado para cobrir dívidas fiscais. No entanto, a decisão judicial tem como base do Código Civil, que determina prioridade no pagamento de salários em relação a dívidas tributárias.

O pagamento já é suficiente para evitar que no próximo dia 8 o Botafogo completasse três meses de atraso (quinto dia útil do mês), o que permitiria ações dos atletas na Justiça pedindo o fim do vínculo com o clube.

Enquanto isso, o Botafogo se movimenta para retornar ao Ato Trabalhista e fugir das penhoras. O clube também acompanha com atenção a tramitação no Congresso do projeto de parcelamento da dívida dos clubes de futebol.

Por Fred Huber GloboEsporte.com

Sem folga, Carlos Alberto se prepara para estrear no próximo sábado


Técnico Vagner Mancini diz que conta com recém-chegado meia já para o duelo com o Criciúma, no Maracanã: "Neste momento não posso dispensar a força de ninguém"



Carlos Alberto se coloca à disposição de Mancini para jogar
contra o Criciúma, no próximo sábado (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
No domingo, o Botafogo perdeu por 1 a 0 para o Bahia, na Arena Fonte Nova, e segue sem vencer no Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, uma das esperanças de melhora da equipe, o meia Carlos Alberto, permaneceu no Rio de Janeiro para dar seguimento a um planejamento de treinos intensivos. Mesmo ainda sem ter sido regularizado, o intuito é que ele já esteja à disposição do técnico Vagner Mancini no sábado, quando o Alvinegro enfrentará o Criciúma, no Maracanã.

- Acredito que possa contar com ele, sim. Carlos Alberto se colocou à disposição e acredito que também estará regularizado. Quer jogar, e neste momento não posso dispensar a força de ninguém, ainda mais um que tem o potencial para entrar e ajudar. E não só no aspecto técnico, também no emocional - disse Mancini.

Nesta segunda-feira, o elenco alvinegro está de folga, mas Carlos Alberto estará em campo para tentar acelerar o processo de recondicionamento físico. O jogador, que ficou por apenas três meses no Goiás, havia sido reintegrado ao time esmeraldino na última semana depois de cerca de dez dias inativo para se recuperar de uma virose.

Carlos Alberto se colocou à disposição e acredito que também estará regularizado. Quer jogar, e neste momento não posso dispensar a força de ninguém, ainda mais um que tem o potencial para entrar e ajudar. E não só no aspecto técnico, também no emocional"
Vagner Mancini, técnico do Botafogo

A estreia de Carlos Alberto já na próxima rodada pode ser ainda mais importante caso Lodeiro não possa jogar. O uruguaio deixou o campo ainda no primeiro tempo da derrota para o Bahia depois de levar uma pancada no joelho direito. O departamento médico está otimista, mas ele será reavaliado durante a semana.

O setor de criação é visto como a principal carência do time neste momento, e Carlos Alberto poderá ajudar a equipe. Mancini acredita que tanto Emerson quanto Zeballos têm ficado sobrecarregados porque precisam recuar muito para buscar a bola.

- Ainda não temos este atleta específico para criação. O Emerson e o Zeballos diversas vezes tiveram que voltar para tentar armar e ficaram sobrecarregados. Ao longo do jogo, isso desgasta. É uma fase de ajustes e, infelizmente, temos que fazer isso durante o campeonato. Vamos tentar tirar o máximo de cada um para sairmos desta situação.

A contratação de Carlos Alberto dividiu a opinião dos alvinegros. Em enquete realizada pelo GloboEsporte.com, 53% (4.118 votos) não aprovaram o investimento no meia, que há seis anos defendeu o clube.

O Botafogo é o penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro, com apenas um ponto ganho em três rodadas.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro