Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Mudanças de Oswaldo surpreendem até os jogadores do Botafogo

Zagueiro Brinner diz que esperava troca apenas de peças para o confronto com o Figueirense, sábado, às 21h (de Brasília), no Engenhão



Brinner treino Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Brinner se disse surpreso com mudanças no time
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
A opção do técnico Oswaldo de Oliveira em mudar o sistema de jogo do Botafogo do 4-5-1 para o 4-4-2 surpreendeu até mesmo os jogadores. Com a lesão de Lucas Zen, que rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo, e a suspensão de Antônio Carlos pelo terceiro cartão amarelo, a expectativa era de que apenas essas peças fossem trocadas para o confronto com o Figueirense, sábado, às 21h (de Brasília), no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro.

Na mudança tática, Oswaldo tornou o time mais ofensivo, optando apenas por Renato como volante de ofício e colocando Elkeson e Rafael Marques no ataque. Ele ainda promoveu uma alteração técnica na escalação, deixando Vítor Júnior fora do time titular para escalar Fellype Gabriel.

- Não esperávamos por isso. Mas essa mudança deixará o time com bastante força para atacar e defender. Vamos para campo fazer o que ele pediu e disputar um bom jogo - afirmou o zagueiro Brinner, substituto de Antônio Carlos.

Antes de iniciar o treinamento tático, Oswaldo conversou durante longos minutos com os 11 titulares, preocupado em arrumar o time na base do papo pela falta de tempo para treinamento. Os próprios jogadores se reuniram em campo depois da atividade, em alguns grupos, para acertar o posicionamento em campo.

- Acho que o time já era ofensivo antes. O que muda agora é ter dois atacantes na frente. Mas esse esquema é bastante sólido. O Renato é técnico, mas tem poder de marcação. Seedorf ajuda e Fellype também. Não vai nos complicar. Ainda temos dois laterais que marcam bastante - comentou Brinner.

Nos últimos quatro jogos, o Botafogo empatou dois e perdeu dois. Além disso, vive um jejum de três jogos sem fazer gols. O time está na oitava colocação, com 17 pontos.

Por Thales Soares Rio de Janeiro  

Com novo esquema tático, Botafogo recebe Figueirense

Glorioso passa para o 4-4-2 em partida diante dos catarinenses, que vêm desfalcados e na última posição do Brasileiro


Apresentação Botafogo x FigueirensePela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Figueirense se enfrentam neste sábado à noite, no Engenhão, a partir das 21h. A partida marca o encontro entre duas equipes que vivem situação bem distinta na competição.
O Botafogo, em 8º lugar, tenta voltar ao G4 depois de várias rodadas entre os primeiros. No entanto, o Alvinegro está há quatro rodadas sem ganhar. Já o Figueira vem de mal a pior no campeonato. Lanterna, com oito pontos, ainda não conseguiu ganhar nenhuma de suas partidas fora de casa.

BOTAFOGO: MUDANÇA NO ESQUEMA
Para o jogo diante do Figueira, o Alvinegro virá com uma mudança sensível em seu sistema tático: do 4-2-3-1 para o 4-4-2. Sem fazer gols há três partidas, o técnico Oswaldo de Oliveira pôs em prática a alteração que já desejava na equipe. No ataque, serão escalados juntos Elkeson e Rafael Marques.
Outra variação está no meio-campo: o meia Vitor Júnior foi barrado, começará o jogo no banco de reservas. Com isso, a meia-cancha alvinegra será escalada em formato de losango, com Renato fazendo o papel de único volante, Fellype Gabriel e Seedorf mais abertos nas pontas, e Andrezinho centralizado como o homem de armação.
O Glorioso também terá dois desfalques para o jogo. O zagueiro Antônio Carlos e o volante Lucas Zen levaram o terceiro amarelo contra o Vasco e estão suspensos. Para Zen, no entanto, a parada será bem maior: na mesma partida, o camisa 5 rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e deve perder todo o restante da temporada.
O zagueiro Brinner, que herdará a vaga de Antônio Carlos na equipe titular, ficou surpreso com a adoção do 4-4-2. No entanto, o defensor afirmou que o time terá mais dinamismo tanto no ataque quanto na defesa e aguarda uma boa exibição do Botafogo neste sábado à noite:
- A mudança era inesperada. Achávamos que era só as peças que o Oswaldo ia mexer. Mas agora teremos bastante gente pra atacar e defender. Temos que entrar decididos para ajudar e fazer nosso melhor.

FIGUEIRA SEM O TRIO OFENSIVO
A maré realmente não está boa para o Figueirense. Na última posição do Campeonato Brasileiro, a equipe enfrenta o Botafogo desfalcada do seu trio de ataque. Caio e Julio Cesar estão suspensos e o uruguaio Loco Abreu fica de fora por força de contrato.
Assim, o técnico Hélio dos Anjos teve que mudar o esquema de jogo - retornando ao 4-4-2 - e improvisar o meia Roni ao lado de Aloísio no ataque. Almir será o responsável pela criação das jogadas. A boa notícia é que o zagueiro Fred está de volta e poderá jogar.
- O Almir deve trabalhar na aproximação das jogadas, dando liberdade para o Roni atuar como meia-atacante. Quero o Aloísio como jogador infiltrado. São três jogadores bastante interessantes - disse Hélio dos Anjos.
O Figueirense está há 11 jogos sem vencer. A única vitória conquistada pela equipe no Brasileirão veio na primeira rodada, contra o Náutico. De lá para cá, foram cinco empates e seis derrotas.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FIGUEIRENSE
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 28/7/2012, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Assistentes: Altemir Haussmann (Fifa-RS) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Renato, Fellype Gabriel, Seedorf e Andrezinho; Elkeson e Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
FIGUEIRENSE: Ricardo; Pablo, Fred, Anderson Conceição e Guilherme Santos; Jackson, Túlio, Doriva e Almir; Roni e Aloísio. Técnico: Hélio dos Anjos.

Leia mais no LANCENET! 

Oswaldo faz mudança radical no Bota para enfrentar o Figueirens

 
Técnico escala apenas Renato como volante, barra Vítor Júnior e forma uma dupla de ataque com Elkeson e Rafael Marques
Rafael Marques no treino do Botafogo (Foto: Marcos Trisão / Ag. O Globo)
Rafael Marques deve ganhar vaga no time titular do
Botafogo (Foto: Marcos Trisão / Ag. O Globo)


Os quatro jogos sem vitória e o jejum de gols nos últimos três fizeram o técnico Oswaldo de Oliveira promover uma mudança radical no time do Botafogo. Pelo menos, no treinamento desta sexta-feira, na véspera do jogo contra o Figueirense, no Engenhão, foi o que ele sinalizou ao escalar Rafael Marques no ataque ao lado de Elkeson e sacar Vítor Júnior.

Oswaldo ficou um longo tempo no meio do campo anexo do Engenhão conversando com os prováveis titulares para o jogo de sábado, às 21h (de Brasília), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, os outros jogadores trabalhavam finalizações.


O treinador já havia comentado, depois da derrota para o Vasco, que poderia escalar uma dupla de ataque. Nesse caso, ele terá Elkeson e Rafael Marques na frente. No meio, o time contará com quatro jogadores, com Renato como primeiro volante, Fellype Gabriel pela direita, Seedorf pela esquerda, e Andrezinho no meio, formando um losango.


Na defesa, com a suspensão de Antônio Carlos pelo terceiro cartão amarelo, Oswaldo escalou Brinner mais uma vez. Além da mudança técnica e tática, ele precisou mexer no time com a ausência de Lucas Zen, que rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo.


Por Thales Soares Rio de Janeiro

Nova dupla de ataque do Botafogo busca entrosamento até na entrevista

 
Elkeson e Rafael Marques concedem coletiva lado a lado na expectativa pelo primeiro jogo juntos como titulares, neste sábado, contra o Figueirense

O Botafogo entrará em campo pela primeira vez com a dupla de ataque formada por Elkeson e Rafael Marques, neste sábado, contra o Figueirense, às 21h no Engenhão. Eles terão a missão de encerrar o jejum do time de três jogos sem fazer gols e, consequentemente, buscar a vitória depois de duas derrotas seguidas, para Grêmio e Vasco.

Elkeson treino Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Elkeson e Rafael Marques no treino do Botafogo desta sexta-feira (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)       
 
A dupla atuou junta no treinamento desta sexta-feira, no campo anexo do Engenhão, e na busca por entrosamento sentaram lado a lado na sala de entrevistas. O técnico Oswaldo de Oliveira começou com um trabalho tático em três quartos do campo e depois passou para um coletivo. Ele escalou um meio-campo ofensivo, com Renato, Seedorf, Fellype Gabriel e Andrezinho.

- Vamos jogar na frente, procurando prender os laterais e os zagueiros do adversário. Não podemos ficar tímidos para fazer as jogadas. Nos últimos jogos, não fizemos tantas e só faremos gols se finalizarmos bastante. A gente precisa da vitória e, com dois atacantes, as chances de gol vão aparecer mais - disse Rafael Marques, que disputou apenas três jogos pelo Botafogo, um deles como titular.

Depois de fazer três gols nos jogos contra Bahia e Corinthians, quando o Botadogo conseguiu duas vitórias seguidas, Elkeson parou e não conseguiu mais ter exibições como aquelas. Agora, espera se recuperar junto com o time, garantindo estar cada vez mais adaptado à nova função, já que é meia de origem.

- Nesses últimos jogos, não conseguimos o resultado em função da marcação forte do adversário. Agora, com o Rafael Marques, isso vai me ajudar bastante para que procure finalizar mais. Quando um se movimentar, o outro vai centralizar mais. Com o decorrer dos jogos, vamos nos entrosar mais. Quero me aprimorar para ajudar a equipe - comentou Elkeson.

Com as mudanças feitas por Oswaldo, a lesão de Lucas Zen, que rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo, e a suspensão de Antônio Carlos pelo terceiro cartão amarelo, o Botafogo entrará em campo com Jefferson, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Renato, Seedorf, Fellype Gabriel e Andrezinho; Elkeson e Rafael Marques.
 
Por Thales Soares Rio de Janeiro


Opinião do torcedor: Ser botafoguense...






Ser botafoguense é mais que amar um clube. Amar um clube, simplesmente, é coisa de pessoas comuns como existem milhões por ai e o verdadeiro botafoguense não é um ser comum. É dotado da resistência necessária para suportar tudo e um bocado de adversidades, as naturais e as forjadas.

Ser botafoguense é estar acima de tudo mesmo nos momentos de baixa. É ser uma estrela brilhante até em dias nublados.

Ser botafoguense é ter brilho próprio e saber que nasceu para ser invejado assim como o Botafogo o é por toda a mídia do Brasil. O Glorioso é odiado pelos sucessores daqueles que, por vários anos, foram humilhados dentro de campo pelos craques que por aqui passaram e outros aqui criados.

Por isso botafoguense, saiba que você é um predestinado às grandes glórias e glórias para serem grandes não precisam ser muitas, mas sim conquistadas com brilhantismo e superação. Por isso vale a pena sofrer e esperar um pouco porque mais vale um título ganho dentro de campo do que fora dele.


Por José Luiz Brito/BotafogoDePrimeira

Montagem de Felip@odf/BotafogoDePrimeira

O efeito Lodeiro



 Nicolás Lodeiro apresentado no Botafogo (Foto: Divulgação / BFR)Desde que foi anunciado pelo Botafogo como reforço para o segundo semestre, período em que o clube ainda têm pela frente duas chances de chegar a uma disputa de Libertadores, que o meia Lodeiro vem ocupando fartos espaços nas redes sociais, rivalizando até mesmo com o campeão de mídia, Seedorf.

Como exemplo disso, reproduzo os comentários de dois amigos virtuais sobre o tema. O primeiro deles, de AlexandreKnüpferopinando sobre a possibilidade de o jogador ser o substituto natural de Herrera, hipótese levantada por seu interlocutor: "Não chega a ser um Fellype Gabriel na questão “canela de vidro”, mas desde a última Copa do Mundo não teve uma sequência muito longa no Ajax. Como o período de treinos lá e, principalmente, o calendário é mais espaçado, fica o receio. Quem sabe respirar os ares da América do Sul novamente não reaviva o menino e ele recupera o 100% de sua forma física?
Já o comentário de Ednaldo Ribeiro Santos EDrsantedo blog Superfogo é mais otimista quanto às possibilidades técnicas do atleta contratado. Veja a matéria postada sob o título CURRÍCULO VITAE em http://superfogo.blogspot.com/2012/07/curriculo-vitae.html?spref=twNela o amigo blogueiro faz uma análise crua e muito pertinente do atual elenco alvinegro. 

Veja o que ele disse sobre o candidato a "astro alvinegro": “LODEIRO, meia de 23 anos URUGUAIO, canhoto, movimenta-se em todo campo, passes rápidos e precisos, andou pelo AJAX da HOLANDA, esse sim um baita de um reforço, será sem duvidas ídolo do BOTAFOGO”.

Essa repercussão acontece muito em função da expectativa criada em torno da chegada do jovem meia, tanto por sua reconhecida capacidade técnica, ontem comprovada na estreia da seleção uruguaia no torneiro olímpico, como pela carência de bons jogadores em nosso elenco atual, pra lá de capenga.


Nosso “craque” entrou no segundo tempo e mudou literalmente o panorama da partida. Deu volume de jogo ao Uruguai com assistências rápidas e precisas. Imprimiu um ritmo diferenciado na saída de bola que contribuiu para que a Celeste virasse o placar no início da etapa complementar. Lodeiro corou sua destacada atuação com o gol da vitória de 2 a 1 em cima da esforçada seleção dos Emirados Árabes Unidos. A próxima oportunidade de vê-lo em ação é contra o Senegal, no próximo domingo.

Os alvinegros que torceram por Lodeiro nessa partida ficaram com água na boca, sonhando com o que ele possa fazer quando chegar ao Glorioso, hoje um time sem inspiração. Precisamos de jogadores diferenciados, capazes de dar um "sacode" no grupo, dentro de campo, como fez o uruguaio defendendo sua seleção. Se assim fizer, torna-se “ídolo” rapidinho tal a carência por bom futebol e resultados. A torcida ainda está ressentida com a perda dos “ídolos latinos” El Loco e Herrera que saíram pela total falta de interesse do treinador em mantê-los no elenco.

Hoje tudo são expectativas e sonhos que ainda podem sofrer um revés antes de se concretizarem. A presença onipotente do professor Oswaldo que, do alto de sua incômoda prepotência, é bem capaz, depois da chegada de Lodeiro ao Brasil e mesmo saindo de uma competição de alto nível, colocá-lo de quarentena por uma pretensa adaptação.

Resta a todos nós, pobres mortais, aguardar os acontecimentos até o fim das olimpíadas. Arriba Lodeiro!

Felip@odf/BotafogoDePrimeira