Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2018

Com defesa arrumada, Botafogo despacha o Flamengo e vai forte para o embate contra o Vasco





Agora é decisão! Ingressos à venda para BOTAFOGO x Vasco, jogo de domingo, às 16h, no Estádio Nilton Santos!


Depois de vencer o Flamengo por 1 a 0 na quarta-feira, numa noite gloriosa no Maraca, o Botafogo conheceu ontem o seu adversário na busca pelo título do Campeonato Carioca.

Também no Maracanã, o Vasco bateu o Fluminense por 3 a 2 definindo a classificação no último minuto dos acréscimos da partida. O empate beneficiava o time tricolor.

Botafogo e Vasco fazem uma final inusitada, já que deixaram no caminho os eleitos pela mídia: Flamengo, campeão da Taça Guanabara e Fluminense, campeão da Taça Rio.

A primeira partida da decisão está marcada para às 16h de domingo, (01) no Estádio Nilton Santos, enquanto a segunda será disputada no Maracanã, no domingo seguinte (08), sem vantagens para nenhum dos postulantes ao título. Sócios Sou Botafogo terão benefícios como check-in e desconto.
Vamos jogar juntos! Acesse: www.botafogo.com.br


Marcado pela baixa presença de público, pelo baixo nível das arbitragens e pelo regulamento estapafúrdio, o Estadual 2018 que se arrasta desde a metade de janeiro, teve nos clássicos finais, a sua redenção. Vimos jogos emocionantes, cheios de alternativas táticas e com placares volumosos que agradaram às torcidas. Só na Taça Rio tivemos um 3 a 2 do Vasco sobre o Botafogo (fase de grupos), um 3 a 2 do Bota devolvendo placar (semifinal) e o 3 a 0 do Fluminense contra o próprio Botafogo, na final do turno. Ontem, já pela semifinal do Campeonato, outro 3 a 2, dessa vez do Vasco sobre o Fluminense, resultado que classificou o time cruzmaltino.


NOITE GLORIOSA! Aos 38 minutos do primeiro tempo, 
Luiz Fernando faz o gol que leva o Botafogo à decisão 
do Campeonato Carioca! (@FoxSportsBrasil)
Pelo lado do Botafogo, vamos ao confronto de fim de semana revigorados pela vitória cristalina sobre o rival rubro-negro, favoritíssimo à conquista (diziam eles!). Chegar a uma final é bom, mas com vitória sobre eles é melhor ainda.

Cedendo aos reclamos da torcida, Alberto Valentim reconduziu o zagueiro Carli à condição de titular da equipe. Com a mexida, acertou o posicionamento do sistema defensivo que havia se tornado um pesadelo tal o número de gols tomados na competição. Muito em decorrência de uma marcação frouxa dos zagueiros assim como da deficiência no posicionamento nas bolas altas sobre a área. Basta lembrar o último confronto contra o Vasco quando levamos dois gols de bola parada no intervalo de 10 minutos ou contra o próprio Fluminense quando a nossa defesa foi envolvida facilmente pelo adversário.

Para o técnico, o jogo valendo vaga contra o Flamengo seria o mais importante de sua carreira, e vencemos. Vencemos porque fomos mais eficientes na proposta de jogo. Partindo de uma postura defensiva sólida, tivemos uma razoável articulação pelo meio com Renatinho e fomos precisos nas poucas chances de gol que apareceram.... mais »




Muito mais que bola aérea: Jefferson define Carli como "exemplo" no Botafogo


Postura no período em que esteve barrado é exaltada pelo goleiro: "Cara que saiu, perdeu a posição, continuou treinando, respeitou seus companheiros e não abriu a boca"




A notícia de que Carli voltaria à zaga alvinegra no duelo contra o Flamengo animou a torcida do Botafogo, principalmente após erros no jogo aéreo. Principal referência e grande ídolo dentro do atual grupo, Jefferson tratou o argentino como muito mais do que um zagueiro especialista em bolas pelo alto.


Chamado de xerife por vários companheiros e capitão durante o período de lesão do goleiro, o jogador de 31 anos, um dos destaques e líder de desarmes na vitória sobre o Rubro-Negro (com cinco, ao lado de Marcinho), mostrou-se ainda mais importante no momento em que foi barrado e ficou fora de nove partidas de forma consecutiva. Pelo menos na visão de Jefferson.


A postura de não reclamar durante o período de ausência do time titular e o comportamento nos treinamentos e concentrações reafirmaram sua condição de líder na visão de outra voz ativa do grupo botafoguense.



Carli foi bem na marcação, pelo alto e soube cozinhar o jogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


- As pessoas falam que a gente ia ganhar com Carli na bola aérea. Não é só bola aérea. Joga firme tanto por cima quanto por baixo. É um cara que nos ajudou muito, não só nesse jogo, mas vem nos ajudando demais.



- É um exemplo. Cara que saiu, perdeu a posição, continuou treinando, respeitou seus companheiros e não abriu a boca. Isso no futebol é raro. A gente tem que respeitar e dar crédito a um jogador como esse. Voltou com mérito. Esse tipo de jogador tem meu respeito - emendou o goleiro.


Carli ajudou orientando bastante seus companheiros em campo contra o Flamengo, posicionou-se o tempo inteiro diante do juiz Marcelo de Lima Henrique e soube esfriar o jogo quando o rival indicava reagir.


- Temos jogadores jovens, mas os experientes foram fundamentais nos bastidores para reerguer esse grupo. Carli é muito importante, é um líder e principalmente nas bolas aéreas. O futebol precisa dessa mescla, jovens e experientes. Carli é um deles. Jogador experiente, joga firme, joga duro. Chega firme, comanda e tem sua liderança.


Com tantos jovens, Marcinho, Rabello, Moisés e Luiz Fernando são exemplos, o repaginado time do Botafogo cresceu com vozes de peso dentro de campo. E Jefferson sentiu o reconhecimento dos colegas ao puxar a corrente antes da vitória sobre o Fla.


- Pude ajudar com liderança, até os jogadores falaram comigo: "A gente quer que você fale mesmo na roda". Esse reconhecimento é legal, é bacana. Em campo, pude fazer boas defesas para ajudar o Botafogo - concluiu Jefferson, encerrando os comentários sobre a importância dos cascudos alvinegros.


Falante nos treinamentos e exigindo que seus companheiros não percam divididas em campo - contra o Fla, não perdeu nenhuma, por exemplo - Carli se reergueu para seguir sua trajetória no Botafogo de cabeça erguida. Desde 2016, são 82 jogos com a camisa alvinegra, e a possibilidade de saída que se desenhava parece distante. O gringo da principal referência alvinegra, dos colegas e da torcida.


Fonte: GE/Por Fred Gomes, Rio de Janeiro