Páginas

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A maré está virando? Botafogo tem boas notícias no treino de quarta-feira


Volantes Marcelo Mattos e Fabiano treinaram com bola no campo principal do Engenhão




Treino do Botafogo - Marcelo Mattos (Foto: Rossana Fraga/LANCE!Press)
Volante pode retornar ao time na reta final do
Brasileiro (Foto: Rossana Fraga/LANCE!Press)

Os volantes Marcelo Mattos e Fabiano treinaram normalmente com bola na tarde desta quarta-feira. A atividade foi novamente realizada no campo principal do Engenhão. Como a dupla treinou normalmente com bola, há expectativa de que eles sejam relacionados em breve.

O camisa 5 se recupera de uma cirurgia no quadril, realizada em maio. Com complicações na cicatrização da intervenção cirúrgica, ele ficou um longo tempo afastado dos trabalhos no gramado. Já o volante revelado pela base alvinegra está recuperado de uma lesão na coxa direita.

O zagueiro André Bahia, que se recupera de uma lesão na coxa esquerda, fez novamente um trabalho específico no campo e volta a treinar normalmente com o restante do elenco nesta quinta. A tendência é de que ele esteja em condições de enfrentar o Fluminense, no sábado.

O meia-atacante Murilo sofreu uma fratura no punho direito na partida contra o Atlético-PR, mas não está impedido de jogar e também deve enfrentar o Tricolor.

Dentro do gramado, o atacante Maikon treinou bem e fez dois belos gols. O volante Lucas Zen também se destacou com um belo gol.


Paulo Victor Reis - LANCENET!

Ex-presidente do Bota, Montenegro diz: "Chegamos ao fundo do poço"


Carlos Augusto Montenegro comenta trabalho de Mancini, acha difícil a permanência de Jefferson no clube e diz que Assumpção decretou a queda ao demitir quarteto



A proximidade das eleições, marcadas para o dia 25 de novembro, parece esquentar ainda mais o clima no Botafogo. Sem participar diretamente do pleito, o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro se mostra muito insatisfeito com o mandato de Maurício Assumpção.

Demonstrando discreto apoio à chapa "Por amor ao Botafogo", de Carlos Thiago Cesário Alvim, que há seis anos é vice de comunicação do clube, Montenegro admite não ter visto até agora nenhum plano para fazer com que o Botafogo sobreviva, repudia a situação atual do clube e prega uma reforma total.

- Não tem jeito, vamos ter que começar do zero. Essa paixão pelo Botafogo faz com que a gente não consiga virar as costas. Sei que tem gente se virando para levantar dinheiro (para pagar dívida relativa à negociação de Elkeson com o Guangzhou Evergrande, da China, e, assim, evitar uma punição da Fifa que tiraria seis pontos no Brasileirão), mas não vou me mexer dessa vez, porque me sinto um pouco palhaço. É uma coisa que dá nojo. Nós chegamos ao fundo do poço - declarou Montenegro à Rádio Brasil.

Montenegro acha difícil a permanência de Jefferson no Bota para 2015 (Foto: Agência Globo)

Não temos condições de pagar o Jefferson. Começar de novo é começar de novo"
Montenegro



Sobre a administração de Maurício Asssumpção, o ex-presidente se diz triste. Apesar de elogiar o ano de 2013, Montenegro critica o amadorismo do atual presidente e cita até falta de amor ao clube. Para o presidente do Ibope, a demissão do quarteto formado por Emerson Sheik, Bolívar, Julio Cesar e Edilson foi o gota d'água para o afundamento do Botafogo.

- Ele decretou a ida a Segunda Divisão ali. Os que ficaram perderam o interesse, os que saíram estão fazendo falta. O Jefferson foi quem liderou a revolta dos jogadores, foi quem falou com a imprensa e pegou pesado com a diretoria, mas ficou. Ficou porque ele (Maurício Assumpção) é idiota, mas não é idiota de tal grau, sabe que é o único ídolo, de seleção brasileira... e foi até um ato de covardia. Uma decisão esdrúxula, idiota e covarde.

Ídolo da torcida, Jefferson tem o reconhecimento de Montenegro. O ex-presidente admite a importância de se ter um goleiro de Seleção no clube. O maior medo da torcida alvinegra, porém, pode se tornar realidade. Por questões financeiras e pelo clima estabelecido durante o ano de 2014, Montenegro acha improvável a permanência do camisa 1 em 2015.

Acho Mancini um bom técnico, que não pode ser analisado por esse ano"
Montenegro

- Não temos condições de pagá-lo. Começar de novo é começar de novo. Ele já tem 33, 34 anos, mais dois, três de futebol. Tem que ter uma conversa séria dizendo que o clube não tem dinheiro. Confesso que não sei. Pelo lado de torcedor, é triste perder um goleiro de seleção, mas no lado da razão, acho que o Botafogo não vai ter condições de ter um jogador de quase 400 mil.

O treinador Vagner Mancini não ficou fora das palavras do ex-presidente. Montenegro defendeu o técnico alvinegro, destacou o papel multifuncional do treinador e disse que ele não recebeu condições necessárias para exercer um bom trabalho.

- Acho até que o Mancini foi tudo no Botafogo, menos técnico. Não conseguiu repetir o time nenhuma vez. Time muito nervoso, recebendo muitos cartões, toda hora um ia embora. Ele deve estar tendo papel de analista, conversando com os jogadores, ele não tem como treinar nada. Não sabe com quem contar, quem o presidente vai mandar embora amanhã. Acho ele um bom técnico, que não pode ser analisado por esse ano.


Por GloboEspote.comRio de Janeiro/GE

Cavalieri, Borges e mais 47 reforços "de graça" para seu clube em 2015



Diego Cavalieri diz não ter recebido oferta do Inter Ricardo Nogueira/Folha Imagem

O mercado do futebol brasileiro estará repleto de oportunidades no fim desta temporada. E oportunidades de baixíssimo custo: há pelo menos 49 atletas que pertencem a clubes da Série A que têm contratos apenas até o dia 31 de dezembro de 2014, e todos eles já podem negociar propostas com outros clubes. Do goleiro Diego Cavalieri, do Fluminense, ao atacante Borges, do Cruzeiro, a maior parte dos nomes pode ser interessante para diversos times do primeiro escalão.

Alguns dos atletas que têm contrato até o fim do ano ainda deve renovar com os clubes atuais. Mas a parcela dos que permanecerão é pequena diante das inúmeras possibilidades de contratação "de graça" que se abrem a outros clubes. "De graça" porque ao contratar um atleta sem contrato, o clube comprador não tem de pagar pela rescisão, não indeniza o clube vendedor, porque não há mais contrato de trabalho. Só paga luvas de contrato e salários ao atleta.

Promoção botafoguense

Satiro Sodré/SS Press


O Botafogo terá papel importante na movimentação de mercado do futebol brasileiro. Dos 49 jogadores listados pelo UOL Esporte, 13 pertencem ao clube carioca. De uma dupla estrangeira de atacantes a jogadores contestados, há oportunidades para todos os gostos.

O único botafoguense que tem contrato até o fim de 2014 e ainda deve renovar contrato para 2015 é o zagueiro André Bahia. Há outros cinco atletas que dependem das eleições no clube para ficar: o meia Carlos Alberto, o lateral esquerdo Junior Cesar, o volante argentino Mario Bolatti, o atacante paraguaio Pablo Zeballos e o atacante Wallyson.

Devem deixar o clube sem dificuldades o atacante Bruno Corrêa, o lateral direito Edilson, o atacante Argentino Tanque Ferreyra, o volante Rodrigo Souto e o meia Ronny. O zagueiro Bolívar ainda consta como contratado do clube, mas estará livre no fim do ano.

Órfãos da Unimed

Agência Photocamera


O Fluminense é o segundo clube com maior número de jogadores da equipe profissional que têm contrato até 31 de dezembro. Parte deles discute renovação, mas não deverá permanecer pela decisão da Unimed, principal patrocinadora do clube, que reduzirá os investimentos a partir de 2015.

O nome mais importante é obviamente o goleiro Diego Cavalieri, que há pouco era visto como alternativa para a seleção brasileira. Ele negocia com o clube, mas observa o mercado. A diretoria do São Paulo, por exemplo, que descarta o atleta, relata que um agente já ofereceu Cavalieri como reforço para 2015.

Na mesma situação estão o volante colombiano Edwin Valencia, o meia Chiquinho e o volante Diguinho. O zagueiro Fabrício deve ser dispensado, e o lateral esquerdo Carlinhos já definiu que não ficará para a próxima temporada. O goleiro Felipe, ex-Santos, depende da definição de Cavalieri, companheiro de posição, para discutir renovação.

Órfãos de Luxemburgo?

Gilvan de Souza / Flamengo


O lateral direito e capitão Leo Moura tem contrato apenas até o fim do ano. Mas sua renovação é dada como certa. Essa é a mesma situação do zagueiro Marcelo.

Porém, há outros cinco atletas que podem ou não ficar no clube para 2015, e só devem ter chance de permanência em caso de manutenção de Vanderlei Luxemburgo como técnico. É o caso do zagueiro Chicão, dos laterais esquerdos Anderson Pico e João Paulo, do volante Márcio Araújo e do atacante Nixon.

Palmeirenses que não funcionaram

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação


Na escala dos clubes que contribuem para o mercado agitado no fim do ano, o Palmeiras vem logo abaixo dos cariocas da Série A. São cinco jogadores com fim de contrato, que ficarão livres. E três deles foram contratados como reforços no início de 2014.

Os uruguaios Mauricio Victorino, zagueiro, e Sebastian Eguren, volante, deixarão o clube. Estarão no mercado assim que o Brasileirão acabar. Outro caso é do atacante Diogo, ex-Portuguesa. Esse não tem saída garantida, e ainda existe possibilidade de permanecer.

Uma dupla que já estava no Palmeiras deve sair: o experiente volante Wendel, que jogou como lateral direito em alguns momentos da temporada, e o lateral esquerdo Juninho.

Santos de qual presidente?

Assessoria de Imprensa do Santos/Vitor Pajaro


O Santos depende da eleição presidencial para definir quais serão os contratos prolongados no fim do ano. O pleito no clube acontece no dia 6 de dezembro, um dia antes da última rodada do Brasileirão, e servirá para definir o que fazer com os atletas que tem contrato apenas até o dia 31.

O goleiro Vladimir, o zagueiro Neto, o experiente volante Renato e os jovens atacantes Jorge Eduardo e Givanildo.

Um herói, um jovem e dois marcadores no Galo

Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG


Não há protagonistas do Atlético-MG em fim de contrato. Mas há jogadores úteis. Último herói do Galo nos últimos tempos, o zagueiro Edcarlos tem vínculo até o fim do ano e pode deixar o clube.

Jogador que se destacou no primeiro semestre de 2013, na campanha que rendeu o título da Copa Libertadores, o volante Leandro Donizete também poderá ficar livre. É o caso do veterano Josué, também, que teve passagem vitoriosa pelo São Paulo, porém discreta em Minas Gerais.

O jovem lateral esquerdo Eron, utilizado em algumas partidas do Brasileirão, fecha a lista.

Ídolo pode ir embora do Internacional

Jefferson Bernardes/Agência Preview


O zagueiro Índio, de 39 anos, pode estar fazendo sua última temporada pelo Internacional. Nesta temporada ele participou de pouquíssimos jogos pelo clube e, mesmo assim, teve o vínculo renovado por seis meses em junho. No primeiro semestre, rejeitava a aposentadoria em 2015. Se não renovar, pode reforçar outro clube.

Outras opções oriundas do Internacional são os jovens Alan Ruschel, lateral esquerdo, e Gladestony, volante.

Volante campeão e artilheiro do Cruzeiro

Washington Alves/Textual


O volante Henrique, titular da equipe treinada por Marcelo Oliveria, tem contrato até o fim do ano. Se depender de sua regularidade em campo, a tendência é que ele renove com o clube mineiro. No entanto, isso ainda não aconteceu.

Outro jogador na situação, e que provavelmente ficará livre, é o atacante Borges, que coleciona histórias vitoriosas no Brasileirão. Longe da briga com Marcelo Moreno e Julio Baptista pela titularidade, ele deve deixar o clube no fim do ano.

Goleiros corintianos

Cauê Diniz/Divulgação




Eles já foram titulares do Corinthians, mas devem encerrar os vínculos com o clube que os formou nesse fim de ano. Emprestado ao Náutico, Julio Cesar pode ficar livre. Opção entre os reservas, Danilo Fernandes também.

Zé Roberto busca clube para jogar

Terceiro Tempo


Aos 40 anos, o meia Zé Roberto ainda quer jogar por mais uma temporada. Recentemente, ele afirmou que procuraria destino para atuar em 2015 caso não tivesse a renovação com o Grêmio concretizada. Ainda capaz de jogar em bom nível, apesar de certa irregularidade, vira opção para clubes do Brasil.

Do UOL, em São Paulo

Bota tenta pagar por Elkeson, mas luta para receber por Arévalo e F. Gabriel


Alvinegro acionou Fifa por alegar ter direito a R$ 2,4 milhões de transferência de volante uruguaio que deixou o clube em 2011




Arévalo em ação pelo Botafogo em 2011: clube diz ter direito
 a R$ 2,4 milhões de transferência do volante do Tijuana
 para o Palermo (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)
O Botafogo corre contra o tempo para conseguir os R$ 800 mil necessários para pagar até sexta-feira uma dívida relativa à negociação de Elkesonpara o Guangzhou Evergrande, da China, e, assim, evitar uma punição da Fifa que lhe tiraria seis pontos no Campeonato Brasileiro. Mas ao mesmo tempo, o clube luta para receber quantias de situações semelhantes que poderiam facilmente resolver o problema se talvez houvesse o mesmo rigor da entidade internacional em benefício do clube alvinegro na transferência de atletas como as de Fellype Gabriel e até do volanteArévalo Ríos.

O caso do jogador uruguaio chama a atenção pela demora na decisão final das entidades internacionais. Em 2012, Arévalo foi cedido pelo Botafogo ao Tijuana, do México. No acordo, ficou estabelecido que o Alvinegro teria direito a 25% de uma futura transação envolvendo o jogador. Um ano depois, Arévalo foi vendido pelos mexicanos ao Palermo, da Itália, por € 3 milhões (cerca de R$ 9,5 milhões, no câmbio atual), o que renderia ao Botafogo € 750 mil (quase R$ 2,4 milhões). Depois de buscar a quantia diretamente com o Tijuana, sem sucesso, o Alvinegro acionou a Fifa, que deve anunciar a decisão no primeiro semestre de 2015. Mas como possivelmente o clube perdedor recorrerá à Corte Arbitral do Esporte, o caso terá seu fim em 2016.

SAIBA MAIS
Blog Bastidores FC: Por dívida de R$ 800 mil, Botafogo pode perder 6 pontos no Brasileiro

Em relação a Fellype Gabriel, o Botafogo ainda tem a receber US$ 323 mil (cerca de R$ 826 mil, também no câmbio atual), referentes à segunda parcela a ser paga pelo Al Sharjah, dos Emirados Árabes, que comprou os direitos do jogador em 2013. Por enquanto, o âmbito das conversas ainda é entre os clubes, e o Botafogo aguarda uma resposta até o fim de novembro. Caso não seja resolvido, o clube vai acionar a Fifa para receber a quantia. Na semana passada, o advogado Eduardo Carlezzo, contratado pelo Alvinegro, esteve em Dubai em busca de um acordo com o Al Sharjah.

Enquanto é cobrado da Fifa para cumprir o “mecanismo de solidariedade” - que dá ao Vitória o direito de receber do Guangzhou pela transferência de Elkeson -, o Botafogo também tem a receber do Vasco por conta do mesmo princípio. Como clube formador de Fellipe Bastos, o clube tem direito a € 18,5 mil (R$ 59 mil) pela venda do volante ao Vasco pelo Benfica, de Portugal, em 2012. O Botafogo está perto de um acordo com os vascaínos para receber a quantia.

Também responsável por defender o Botafogo no caso Elkeson, Eduardo Carlezzo explica que a intimação da Fifa tratou-se de uma “infeliz coincidência”, segundo suas palavras, em meio ao complicado momento do clube, dentro e fora de campo.

- A decisão da Fifa em relação ao Elkeson é de agosto de 2013. Então, nós conseguimos ganhar um tempo enorme para trabalhar o caso e buscar alternativas até que não fosse mais possível adiar o pagamento. Então não se pode dizer que a Fifa teve critérios diferentes em relação ao caso do Arévalo, por exemplo - explicou Carlezzo.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE