Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Thiago Carleto passa por cirurgia no joelho esquerdo


Lateral que assumiu posição de liderança no Botafogo deve voltar em 30 dias



Thiago Carleto se machucou diante do Vitória, no Estádio Nilton Santos, há uma semana - Marcos Tristão / Agência O Globo


Um dos destaques do Botafogo na temporada, Thiago Carleto passou ontem pela manhã por uma artroscopia no joelho esquerdo. A cirurgia foi considerada bem sucedida e a expectativa é que o lateral-esquerdo volte aos campos em 30 dias, embora o departamento médico do clube evite falar em tempo de recuperação. O jogador se machucou na partida contra o Vitória, há uma semana, no Nílton Santos.

Aos 26 anos, Carleto já tem um longo histórico de lesões graves e intervenções cirúrgicas. Em 2010, quando estava no São Paulo, ele passou por uma cirurgia no joelho esquerdo. Três anos depois, também pelo clube paulista, ele rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e passou por nova operação. Em 2014, quando atuava pelo Avaí, passou por uma cirurgia no joelho direito.

Contratado para repôr a saída de Júlio César e Júnior César, que fizeram um Brasileiro desastroso pelo Botafogo em 2014, quando o clube foi rebaixado à Série B, Carleto chegou cercado de desconfiança, mas tem tido bom rendimento. Apesar de ser jovem, ele assumiu uma posição de liderança no grupo, e se saiu bem.

Com um chute forte, ele é um dos batedores oficiais de falta no time, tendo marcado dois gols na temporada, ambos no Carioca. Na partida em que se machucou, contra o Vitória, ele deu ainda uma assistência para gol de Willian Arão, em lançamento da intermediária.

Sem Carleto, o reserva imediato Pedro Rosa ganha espaço no clube. O jogador de 24 foi contratado após ir bem no Carioca pelo Volta Redonda e está em sua primeira passagem por um clube grande. Além dele, René Simões tem no grupo o jovem Jean, de 20 anos, que veio das divisões de base.


POR O GLOBO

Escola René Simões: notas altas, meta de passes e atenção com o apito


Como um professor, treinador do Bota avalia atuações individuais e coletiva do grupo, estabelece número ideal para dominar partida e fala sobre métodos da arbitragem




Para uma boa escola é preciso bons professores, que cobram dos estudantes, estabelecem metas e avaliam seus desempenhos durante o ano. No comando do Botafogo, René Simões assume o papel de professor. Atento aos mínimos detalhes de cada aluno do elenco, é responsável por orientar a equipe antes de cada confronto e avaliar as atuações.

Por ora, os jogadores do Alvinegro, líder e invicto na Série B do Brasileiro, até estariam passando de ano com René. Mas René é rigoroso na avaliação coletiva. Mesmo com a vitória diante do Paraná, a nota do grupo caiu em relação aos jogos anteriores.

- Temos detalhes individuais, vão dizer que é escolinha, mas tudo bem (risos). As notas individuais dos jogadores têm subido, mas a nota coletiva caiu um pouco nesse jogo. O desempenho do time caiu um pouco, mas não tanto por causa do gol no final, o que mostra que é uma equipe que não desiste nunca - avaliou.

Professor René e seus alunos: orientação para notas altas nos treinos do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Para dar nota máxima à turma, René Simões espera um maior número de passes no decorrer dos jogos. O ideal, na concepção do comandante, são 600 toques na bola durante os 90 minutos.

- Enquanto a minha equipe não chegar a 600 passes no jogo, vou dizer que não chegou no ideal. Chegar nesse número nessa divisão temos que estar jogando muito, porque é difícil, a pegada é muito forte, mas quero chegar lá. Chegamos a 428 contra o CRB, mas não vai ser fácil. O número de gols continua alto, fazendo em todos os jogos, o que é muito bom. Estamos com a segunda defesa menos vazada, ataque mais positivo, estamos no caminho - disse.

As notas individuais dos jogadores têm subido, mas a nota coletiva caiu um pouco nesse jogo".
René Simões

Para que não continue perdendo jogadores por causa do excesso de cartões, a aula desta quinta-feira foi especificamente sobre os métodos adotados pela arbitragem. William Arão foi expulso contra o Paraná por reclamação, mesmo motivo do amarelo recebido pelo goleiro Renan. René fez questão de destacar que o propósito dos árbitros é correto, mas alertou os donos do apito para o aspecto disciplinar do jogo com relação aos lances mais intensos.

- Nós tivemos os instrutores da Federação do Rio de Janeiro trabalhando com a gente essa questão de arbitragem. Sou totalmente favorável, principalmente ao tempo de bola. O Gilberto teve uma jogada que era dele, mas se jogou em cima da bola e o árbitro deu falta. Maravilha, isso é um hábito do jogador brasileiro, simula quando está sem uma jogada. Sou favorável a que se puna quando tem as reclamações, mas eu acho que a parte técnica não se pode esquecer. O que vimos foram jogadas violentas de ambas as partes que não foram punidas. É isso que a gente pede que tomem cuidado - falou.

A próxima prova do Botafogo é diante do Mogi Mirim, nesta sexta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pela 6ª rodada da Série B do Brasileirão.


Por Igor Rodrigues*Rio de Janeiro*Estagiário, sob supervisão de Jessica Mello.


Com ambições distintas, Botafogo e Mogi Mirim fazem duelo de extremos


Na tentativa de manter a invencibilidade na Série B do Campeonato Brasileiro, líder encara o lanterna às 21h50 desta sexta-feira, no Estádio Nilton Santos





Montagem de capa do GE
O roteiro do Botafogo na Série B do Campeonato Brasileiro é de animar a torcida. Confiante em um caminho sem problemas para retornar ao grupo de elite do futebol brasileiro, o Alvinegro encara o Mogi Mirim, que ainda não sabe o que é vencer na competição. A partida acontece nesta sexta-feira, às 21h50, no Estádio Nilton Santos, onde mantém aproveitamento de 100% nos 12 jogos da temporada.

O time do Rio de Janeiro aparece no topo da tabela de classificação após quatro vitórias e um empate. A equipe do treinador René Simões só perdeu pontos para o Atlético-GO, fora de casa. A campanha tem números expressivos: nove gols marcados - melhor ataque da competição - e apenas dois sofridos - segunda melhor defesa. Sem Jefferson, Arão e Carleto, o Botafogo aposta em Daniel Carvalho e a dupla de ataque Pimpão e Bill.

Ainda sem vencer (dois empates e três derrotas), o Mogi Mirim é o lanterna da Série B com apenas dois pontos em 15 pontos disputados, alcançando somente 13,3% de aproveitamento nas primeiras cinco rodadas. Na terça-feira, na estreia do técnico Ailton Silva, substituto de Edinho Nascimento, filho de Pelé, o Sapo perdeu do Boa Esporte, por 2 a 0, em casa. A ordem do presidente Rivaldo Ferreira é incomodar o líder da Série B e pelo menos arrancar um ponto como visitante para iniciar a reação e fugir das últimas colocações.

Paulo Henrique de Melo Salmazio apita o jogo, auxiliado por Sérgio Alexandre da Silva e Cícero Alessandro de Souza, todos do Mato Grosso do Sul. O SporTV mostra o jogo para todo país, menos para o estado do Rio de Janeiro. O Premiere e o PFC HD transmitem a partida. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.




Botafogo: René Simões será obrigado a promover mudanças em relação ao time que iniciou a partida contra o Paraná. Daniel Carvalho, poupado na terça-feira, retorna na vaga de Diego Jardel, que aparece como opção para a vaga de Elvis, preservado do treino desta quinta por desgaste acumulado. Sem Carleto, lesionado, e Arão, suspenso, Pedro Rosa e Camacho começam. A mudança mais significativa é no setor defensivo. Roger Carvalho foi testado ao lado de Renan Fonseca, enquanto Giaretta ganhou o lugar de Marcelo Mattos. O Botafogo deve começar com a seguinte formação: Renan; Gilberto, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Pedro Rosa; Diego Giaretta (Marcelo Mattos), Camacho, Elvis (Diego Jardel) e Daniel Carvalho; Rodrigo Pimpão e Bill. .

Mogi Mirim: Ailton Silva não conta com três titulares, suspensos, para o confronto: o lateral-direito Edson Ratinho, o zagueiro Fábio Sanches e o meia Vitinho. As opções são Valdir ou Biel na lateral, Alex Moraes na defesa e Léo Bartholo ou Romarinho no meio de campo. O treinador, porém, faz mistérios em duas posições. O Sapo deve começar com Daniel; Valdir (Biel), Alex Moraes, Wagner e Leonardo; Magal, Hygor, Léo Bartholo (Romarinho) e Élvis; Geovane e Junior Juazeiro.




Botafogo: a serviço da seleção brasileira, Jefferson desfalca o Alvinegro. Carleto, com lesão no joelho esquerdo, Sassá, vetado pelo preparador físico Ednilson Sena, e Willian Arão, expulso contra o Paraná, completam a lista dos jogadores que não estarão à disposição de René Simões..

Mogi Mirim: Edson Ratinho, Fábio Sanches e Vitinho (suspensos), Mauro e Romildinho (lesionados) e Bruno Arrabal (ainda sem contrato no BID).



Botafogo: Diego Giaretta, Marcelo Mattos e Thiago Carleto.

Mogi-Mirim: Geovane e Magal.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE