Páginas

domingo, 3 de novembro de 2013

Goiás marca no fim, vence o Botafogo no Serra Dourada e se aproxima do G4


Time goiano venceu os alvinegros neste domingo por 1 a 0, no duelo pela 32ª rodada do Brasileirão e coloca pressão na equipe carioca por uma vaga na Copa Libertadores




Seedorf no duelo com o Goiás,
 no Serra Dourada
(Foto: Carlos Costa/ LANCE!Press)
O Botafogo até se esforçou, Jefferson fez grande defesas, mas Eduardo Sasha, aos 42 minutos do segundo tempo, fez o gol da vitória do Goiás, no confronto na tarde deste domingo, no Serra Dourada, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Botafogo caiu para a terceira posição da tabela de classificação da competição. Já o Goiás, sobe e chega aos 52, ficando na quinta posição. Agora, o time goiano se aproxima do G4 e coloca pressão nos alviengros na luta por uma vaga na Copa Libertadores da América do ano que vem.

No próximo domingo, o Glorioso viaja até Caxias do Sul, e no Estádio Centenário, enfrenta o Internacional. Já o Goiás, tem dois compromissos no Rio de Janeiro nesta semana. Na quarta-feira, às 21h50, o Esmeraldino enfrenta o Flamengo na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil. Já no sábado, às 21h, as duas equipes se enfrentam no mesmo estádio pelo Campeonato Brasileiro.

EQUILÍBRIO NO PRIMEIRO TEMPO


As maiores preocupações do Botafogo durante a semana, o forte calor e as dimensões do campo do Serra Dourada, as maiores do país, foram, desde o início do jogo, uma dificuldade para o Botafogo. O Goiás, que não contou com a presença massiva da sua torcida e do seu principal jogador - Walter -, teve boas chances para abrir o marcador, mas parou na boa forma de Jefferson.

Apesar de ter jogado no meio de semana pela Copa do Brasil, enquanto o Botafogo, apenas treinava para o confronto deste domingo, os donos da casa, bem fisicamente, davam trabalho aos alvinegros. A principal chance dos cariocas veio através de Elias. Após boa jogada, o atacante foi derrubado pelo goleiro Renan, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Rafael Marques, na sequência, teve chance de marcar, mas Renan defendeu. Os alvinegros reclamaram muito de pênalti no início da jogada.

GOIÁS VOLTA MELHOR E CHEGA AO GOL


Se o primeiro tempo foi equilibrado, o mesmo não se pode dizer do segundo. Aproveitando-se do fato de jogar em casa e do desgaste físico, além dos constantes erros de passes do Botafogo, o Goiás tomou conta do segundo tempo. Enderson Moreira fez uma modificação no intervalo que deu resultado. A entrada de Wellington Júnior no lugar de Júnior Viçosa.

Apesar de dominar as ações ofensivas da partida, o Goiás parou nas grandes defesas de Jefferson, que provou mais uma vez porque é goleiro da Seleção Brasileira, capitão e uma das referências do elenco alvinegro. Sem força no meio-campo, Oswaldo tirou Seedorf do jogo. Lodeiro entrou, mas não modificou o panorama do jogo. Hyuri e Lucas Zen também foram alternativas na etapa final. Mas pouco produziram.


No fim, aos 42 minutos, William Matheus fez grande jogada pela esquerda, a defesa do Botafogo falhou e Sasha - de cabeça, fez o gol da vitória do Goiás. Aí, já era tarde demais para o Botafogo tentar alguma reação.


FICHA TÉCNICA:

GOIÁS 1 X 0 BOTAFOGO

Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data/Horário: 3/11/2013 – 17h (de Brasília)
Público/Renda: Presentes:10.817/ Pagantes:9.295/ Renda: R$ 203.205
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa/PE)
Auxiliares: Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Clovis Amaral da Silva (PE)
Cartões Amarelos: Rodrigo (GOI), Amaral (GOI), Eduardo Sasha (GOI)
Cartões Vermelhos: não houve

GOLS: Eduardo Sasha, aos 42 minutos do segundo tempo.

GOIÁS: Renan, Vítor, Rodrigo, Ernando e William Matheus; Amaral, David, Eduardo Sasha, Hugo (Thiago Mendes 24'/2ºT) e Roni (Wellinton Junior 13'/2ºT); Júnior Viçosa (Léo Bonatini/intervalo).Técnico: Enderson Moreira.

BOTAFOGO: Jefferson, Edílson, Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Lucas Zen 32'/2ºT) e Gabriel; Gegê (Hyuri 25'/2ºT), Seedorf (Lodeiro 17'/2ºT) e Rafael Marques; Elias. Técnico:Oswaldo de Oliveira.

Libertadores no horizonte: Botafogo encara o Goiás, que não terá Walter


Separadas por apenas quatro pontos na tabela, equipes se enfrentam com a meta de darem mais um passo na busca pela vaga no torneio continental




Goiás e Botafogo estão separados por quatro pontos na tabela do Brasileiro, mas estão juntos no sonho de conquistar uma das vagas para a Libertadores do ano que vem. O Alvinegro, segundo colocado com 53 pontos, é quem está bem na briga, e espera um bom resultado no duelo deste domingo, às 17h (de Brasília), no Serra Dourada, para seguir no caminho do sucesso. O Esmeraldino, quinto lugar, com 49 pontos, tenta fazer valer sua força em casa e se animar para a semifinal da Copa do Brasil. Na quarta, o time perdeu para o Flamengo por 2 a 1.

Se o Goiás não terá Walter, seu principal jogador e que está no departamento médico, o Bota tem quase força máxima, com exceção de Dória, suspenso. Oswaldo de Oliveira deixará novamente o meia Lodeiro, destaque do primeiro semestre, no banco de reservas.

Embora tenha poupado jogadores e vencido o Náutico na última rodada do Brasileirão, o Goiás não repetirá a receita neste domingo. A ausência de Walter é o grande problema para o técnico Enderson Moreira, já que, sem o astro, o Verdão só venceu justamente o Timbu nesta edição da Série A. O Esmeraldino espera superar o problema para derrotar o Botafogo e se aproximar ainda mais do G-4.

A Rede Globo transmite o jogo para RJ, RS, SC, ES, GO (menos Goiânia), TO, MS, MT, BA (Salvador), AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. A partida será exibida ao vivo para todo o Brasil no PremiereFC 4. O GLOBOESPORTE.COM transmite o jogo em Tempo Real e com vídeos exclusivos.


Goiás: Enderson Moreira conta com o importante retorno do volante Amaral, que não enfrentou o Flamengo na última quarta-feira – estava suspenso na Copa do Brasil. O capitão esmeraldino volta na vaga de Thiago Mendes e deve ser a única novidade. Walter segue em tratamento. Júnior Viçosa e Welinton Júnior disputam a posição. O Goiás entra em campo com Renan; Vítor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Amaral, David, Eduardo Sasha, Hugo e Roni; Júnior Viçosa (Welinton Júnior).

Botafogo: a grande novidade da equipe alvinegra para esta partida será a volta de Elias, que ficou ausente nas quatro últimas rodadas por causa de uma lesão na coxa esquerda. Na zaga, André Bahia será o substituto de Dória, suspenso. O Glorioso deve entrar em campo com: Jefferson, Edilson, Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Gegê, Seedorf e Rafael Marques; Elias.


Goiás: com lesão muscular na coxa direita, Walter segue em tratamento intensivo para enfrentar o Flamengo na próxima quarta, pela Copa do Brasil. O volante Leandro tem lesão no joelho.

Botafogo: além de Dória, suspenso, Oswaldo de Oliveira não poderá contar com Lucas e Cidinho. Ambos já deixaram o departamento médico, mas estão em processo de recondicionamento físico depois de se recuperarem de cirurgia.


Goiás: Dudu Cearense, Hugo, Renan, Roni e Thiago Mendes.

Botafogo: Elias, Gilberto, Henrique, Lodeiro, Lucas, Marcelo Mattos, Rafael Marques e Seedorf.


Sandro Meira Ricci (PE) apita o jogo, auxiliado por Márcia Bezerra Lopes (RO) e Clovis Amaral da Silva (PE). O árbitro atuou em 12 partidas deste Brasileiro, inclusive o empate por 1 a 1 entre as duas equipes no primeiro turno, em Brasília. Ele tem média de 4,9 cartões amarelos e já exibiu o cartão vermelho em sete oportunidades. Ricci já deu quatro pênaltis e marca em média 35,3 faltas por jogo. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,29 cartão vermelho por jogo. Além disso, 67 pênaltis já foram assinalados e a média de faltas é de 34,7.


Goiás: o Esmeraldino tem ampla vantagem no confronto em Brasileirões quando é mandante. Em 16 jogos, foram nove vitórias do Goiás, três do Botafogo e quatro empates, com 34 gols do Goiás e 18 do Botafogo. Nos últimos 11 confrontos com mando do Goiás, o time da casa perdeu apenas um (em 2009), empatou quatro e venceu seis. Neste ano, a defesa do Goiás é a sexta que menos sofreu finalizações (348) e a oitava que menos permitiu finalizações certas aos adversários (130). Tem o sétimo melhor índice de finalizações sofridas que entraram em seu gol (9,5%). Seu goleiro é o oitavo que mais defesas difíceis fez (52), empatado com o do Botafogo. No ataque, o Goiás é a sétima equipe que mais conseguiu finalizações certas (391), mas tem o nono pior índice de finalizações que viraram gol (10%). É o nono ataque que mais fez gols (40).

Botafogo: o Botafogo é a quarta equipe que mais sofreu finalizações (409) e finalizações certas (158) no Brasileirão, mas curiosamente tem o quarto melhor índice de finalizações sofridas que entraram em seu gol (8,3%). Seu goleiro é o oitavo que mais defesas difíceis fez (52), empatado com o do Goiás. No ataque, o Botafogo é o segundo time que mais finalizou em gol (452) e o terceiro que mais conseguiu finalizações certas (160), mas seu índice de finalizações que viraram gol é o nono pior, assim como o do adversário (10%). Só que o Botafogo tem o quarto ataque que mais gols marcou (45).

Fonte Globoesporte.com