Páginas

domingo, 28 de agosto de 2016

Nove jogos em quatro semanas: vai começar a maratona do Botafogo


Glorioso terá média de um jogo a cada três dias entre esta segunda-feira e o fim do mês de setembro. Apesar do desgaste, jogadores gostam e Jair Ventura confia no elenco que tem


Condição física dos jogadores do Botafogo terá grande teste nesta sequência (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


As próximas quatro semanas do Botafogo serão de uma rotina ininterrupta de jogos, viagens, pouco descanso e poucos treinos. Jogos, viagens, pouco descanso, poucos treinos e... assim sucessivamente. Entre esta segunda-feira, dia 29 de agosto, até o dia 25 de setembro, a equipe vai passar por uma verdadeira maratona. A média é de um jogo a cada três jogos, aproximadamente. Duelos pela Copa do Brasil e pelo Campeonato Brasileiro, como o desta segunda, contra o Atlético-PR. Apesar do desgaste, o volante Bruno Silva garante estar preparado para o desafio que virá pela frente.

- Eu gosto. Nós, jogadores, sempre gostamos de estar jogando. É só nós nos cuidarmos, nos recuperarmos e fazermos o que gostamos. Mas para os treinadores, normalmente, é ruim - brinca o meio-campista.

Realmente, Jair Ventura sabe que a sequência de jogos pode ser decisiva para os rumos da equipe na temporada. Principalmente pela possibilidade de perder jogadores suspensos, lesionados ou desgastados em jogos difíceis. Mesmo assim, ele acredita no elenco que comanda.

- Não só por isso, mas pelo longo campeonato que é o Brasileiro. Quando todos estiverem preparados, teremos melhores resultados. Não é que se nós tivermos a semana de trabalho, vamos vencer sempre. Mas podemos passar melhor nossas ideias. Isso vai acabar um pouco agora, vamos trabalhar mais na sala. Mas é a realidade do futebol brasileiro - analisa o treinador.

Por outro lado, o Botafogo passa pelo primeiro grande tormento no calendário nesta temporada. E só passa porque precisou ter o jogo contra o Grêmio adiado para que fosse mantido na Arena Botafogo. O duelo contra o Tricolor Gaúcho será o terceiro da série, que ainda terá o Fluminense, no feriado de 7 de setembro; o Santos, no dia 14; o Vitória, dia 18 e o América-MG, dia 25. Entre estes jogos, o Cruzeiro aparecerá três vezes: nesta quinta-feira, pela Copa do Brasil; no dia 11 de setembro, pelo Brasileiro; e no dia 21 de setembro, novamente pela Copa do Brasil.

- Acho que não atrapalha. Em setembro todo mundo já está bem condicionado. fisicamente para suportar isso tudo - acredita Bruno Silva.

MARATONA ALVINEGRA

29/8 - Atlético-PR
1/9 - Cruzeiro (Copa do Brasil)
4/9 - Grêmio
7/9 - Fluminense
11/9 - Cruzeiro (Brasileiro
14/9 - Santos
18/9 - Vitória
21/9 - Cruzeiro (Copa do Brasil)
25/9 - América-MG

Seis dias depois:
1/10 - Corinthians


Fonte: Lancenet/Felippe Rocha/Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo x grama sintética: jogadores trocam informações e montam manual


Escorregões, tempo de bola, força no passe... Maioria dos titulares viverá experiência inédita na segunda-feira, na Arena da Baixada, e se prepara para tirar desafio de letra



Amostra da grama utilizada na troca de piso
 da Arena da Baixada no começo do ano
 (Foto: Arquivo pessoal)
O próximo adversário do Botafogo no Campeonato Brasileiro é o Atlético-PR, mas o campo de grama sintética da Arena da Baixada também está sendo encarado como um oponente que o time vai precisar superar. O gramado artificial foi inaugurado no início da temporada, e para a maioria dos alvinegros será uma experiência inédita ter que jogar com este tipo de tapete. Durante a semana, o clube bem que procurou no Rio de Janeiro um local com condições e dimensões parecidas para uma adaptação prévia, mas não encontrou. O jeito foi buscar e compartilhar informações para montar uma espécie de "manual de orientações" entre eles.


Escorregões, tempo de bola, força no passe... As dicas e avisos já foram repassados para o grupo tirar de letra o desafio na noite desta segunda-feira, às 20h (de Brasília), em Curitiba. E o GloboEsporte.com ouviu um titular de cada setor do time alvinegro para saber suas opiniões, precauções e expectativas para a partida. Confira o que cada um disse abaixo:


Sidão: O pessoal até pediu para molhar o campo antes do treino (sexta-feira) para que a bola ficasse mais rápida e pudesse simular um pouco o que acontece lá no jogo. Mas a grama sintética lá é diferente de tudo o que a gente já viu aí. Parece que é bem diferente, a informação que temos é essa.



Renan Fonseca: Um gramado diferente do que estamos costumados a jogar e treinar, uma dificuldade a mais. Mas temos de estar preparados para jogar em campo molhado, seco, mais pesado, de arena... O mais importante disso tudo é o espírito da equipe, que vem numa crescente boa, para sair com um bom resultado de lá.



Diogo Barbosa: Joguei em grama sintética no Brasileiro do ano passado pelo Goiás. Um campo em que a bola ganha mais velocidade, mais escorregadio e isso dificulta para quem não está acostumado. Mas temos que passar por cima de todas essas adversidades e buscar os pontos nesse jogo que vai ser muito difícil, pois o Atlético-PR jogando dentro da Arena é sempre um time difícil de enfrentar.



Bruno Silva: Nunca joguei num campo sintético, será uma experiência nova. Já conversei com alguns jogadores que atuaram lá e falaram que é um pouco diferente. A bola fica mais rápida, no passe você tem que ter cuidado para não colocar muita força. Na hora de mudar de direção acho que escorrega mais, essas coisas. No aquecimento a gente tenta se adaptar logo, não pode ser desculpa, não.



Camilo: Nunca tive essa experiência jogando profissionalmente em grama sintética. Só quando era mais novo, nas férias, jogava muito. Claro que a gente pode sentir um pouco de dificuldade no início, mas temos que nos adaptarmos o mais rápido possível ao gramado. A gente espera um jogo difícil, o Atlético-PR é forte em casa.



Neilton:
A bola corre mais, né? Fica mais rápida, o campo escorregadio. Já joguei lá, mas foi com grama normal. Com grama sintética ainda não joguei, não tive essa experiência, mas a gente vai preparado para que não possa escorregar.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro