Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Enderson evita ambiente 'tranquilo' no Botafogo na busca pela Série A: 'Precisamos continuar trabalhando'


Treinador do Alvinegro comemorou bom momento na Série B do Brasileirão, mas afirmou que clima no elenco é de manter a tranquilidade e os pés no chão





Enderson Moreira é o treinador do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Terceira posição, 100% de aproveitamento no returno e seis pontos de vantagem no G4: o Botafogo vive um ambiente positivo na Série B do Brasileirão, mas o clima interno é de que isso fique apenas no papel. Em entrevista à "BotafogoTV" nesta segunda-feira, Enderson Moreira confessou que o clima não pode ser de tranquilidade.


+ Botafogo: com dívida de R$ 50 milhões, CEO visa Nilton Santos além do futebol para atrair naming rights


– O campeonato é muito difícil. As pessoas têm uma noção de que a gente vai chegar agora e ser tudo tranquilo, mas não vai. Devemos passar por algumas dificuldades ainda, talvez algum momento com resultados não tão positivos, temos que estar preparados para isso. Vai ser bom se pudermos adiar isso o máximo possível - afirmou o treinador do Botafogo.


O técnico mantém os pés no chão. Entende que o Alvinegro passa por uma boa fase e vive resultados positivos, mas que ainda vive dificuldades em algumas partidas no Campeonato Brasileiro.

– É uma competição muito igual, os jogos têm mostrado isso. Em algum momento até conseguimos abrir uma vantagem, mas sempre com alguma dificuldade. Precisamos nos manter concentrados e ter noção de que a competição é difícil, temos condições de manter essa sequência positiva, mas precisamos continuar trabalhando - completou.





MAIS DECLARAÇÕES DE ENDERSON MOREIRA

Atuação contra o Náutico

– Em linhas gerais, acho que criamos muitas situações mas não foi um jogo que mostramos um nível de organização que costumamos fazer. Em certo momento a partida ficou muito lá e cá, com muitas transições. É algo que precisamos controlar. O que fica de muito positivo é o poder de reação. Sair perdendo em casa e ter a tranquilidade de buscar a virada.


Elenco unido

– Temos uma preparação do grupo. Não sabemos quem será o jogador decisivo na última rodada, às vezes será um atleta que quase não teve oportunidade durante o ano. Todos precisam estar preparados, temos uma atenção especial a todos, principalmente aqueles que não estão jogando com tanta sequência.


Partida contra o CSA, na próxima quinta-feira

– Jogo difícil. Time que mudou recentemente de treinador, um treinador que já conhecia (o elenco), o Mozart já participou do CSA. É uma equipe qualificada com bons atletas, é nos preparar ao máximo para mais uma batalha.



Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Rafael comenta previsão de estreia pelo Botafogo e admite: 'Parece que virei criança de novo'


Lateral-direito foi o convidado da Botafogo TV para a partida entre Botafogo e Náutico, válida pela 24ª rodada da Série B do Brasileirão





Rafael é o novo camisa 7 do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



Na tarde do último sábado, Rafael falou sobre a previsão da estreia com a camisa do Alvinegro Carioca. Em entrevista à Botafogo TV, o lateral destacou que não gosta de criar expectativas, mas, à princípio, já deve estar apto depois do próximo domingo.


> Marcelo, do Real Madrid, interage com o Botafogo em rede social


- Estou há três meses sem jogar, mas já comecei essa semana treinando duro, segunda-feira já faço dois turnos, treino de manhã e à tarde. Quando eu me senti bem, junto com o Enderson, a gente vai ver a melhor data. Mas, acho que, talvez, quem sabe, aí domingo que vem já posso estar no banco, a gente não sabe. Não vamos deixar expectativa (risos), mas, a princípio, depois de domingo que vem, eu vou estar apto - contou.



> Botafogo joga na quinta-feira! Veja a tabela da Série B



Rafael também deixou um recado para a torcida. O novo camisa 7 do Botafogo afirmou que está mais ansioso do que os torcedores pela estreia, garantiu que dará o máximo em todos os jogos e ainda admitiu que sente ter voltado a ser criança.

- A torcida já sabe, eu vou dar meu máximo em todo jogo, buscar sempre ajudar o time dentro ou fora de campo, onde quer que seja. Não vejo a hora de estrear. Estou mais ansioso que eles. Recebo muita mensagem do pessoal me perguntando que dia que vou estrear, mas podem ter certeza que estou mais ansioso do que vocês. Ansioso demais. Eu falei isso na coletiva e é real, parece que eu virei criança de novo - disse.


E MAIS:
Análise: Botafogo mostra poder de reação e reafirma força do grupo
Rafael comemora virada do Botafogo e brinca com Navarro
Auxiliar enaltece o grupo do Botafogo, mas mantém os pés no chão



Veja mais declarações de Rafael à Botafogo TV:


VOLTA AO BOTAFOGO:

- Queria um desafio, eu sou botafoguense, todo mundo já está sabendo. Acho que a motivação, a motivação para jogar. Eu cumpri uma promessa também. Prometi que voltaria para o Botafogo e busco sempre cumprir com o que eu falo.


FUSTAL:

- Joguei futsal no Botafogo. O futsal me ajudou muito. Comecei no campo com cinco anos, mas depois fui para o futsal com oito anos. Tecnicamente, o futsal ajuda muito, espaço mais curto, tem que pensar mais rápido, velocidade de reação... acho que me ajudou muito.


Fonte: LANCE!Rio de Janeiro (RJ)

Com 23 atletas com contratos até o fim de 2021, Botafogo começa a planejar renovações


Departamento de futebol aguarda orçamento para entrar de vez no planejamento da próxima temporada, mas já mapeia atletas que podem permanecer, além de olhar para o mercado



Com o Botafogo embalado na Série B do Campeonato Brasileiro, o departamento de futebol age fora das quatro linhas já pensando no planejamento para a temporada 2022. Mesmo sem a certeza do acesso, que parece mais palpável a cada rodada, a diretoria começa a definir prioridades e a pensar na montagem do elenco.


+ Análise: peças encaixam, e Botafogo desenvolve hábito da vitória



Assim como fez com Chay, que teve contrato estendido até 2024, e vem tentando com Rafael Navarro, os dirigentes já fizeram algumas reuniões para definir as prioridades do atual elenco alvinegro. A princípio, o Botafogo está listando os jogadores que deseja manter para o próximo ano e que podem contribuir tanto na Série B quanto na primeira divisão. A partir daí, o clube pretende se reunir com alguns já nas próximas semanas.


+ A jornada de Chay


A prioridade até então era a manutenção de Rafael Navarro, mas questões financeiras afastaram o centroavante da permanência. Ele tem contrato até dezembro de 2021 e já prometeu ficar no Botafogo pelo menos até o fim da temporada. O clube vê dificuldade na renovação, mas ainda não jogou a toalha e espera poder convencer o jovem de 21 anos a estender o vínculo.





Artilheiro do time na Série B, Navarro ainda não chegou a acordo por renovação — Foto: Alexandre Durão/ge


O planejamento para a temporada 2020 passava pelo objetivo único de voltar à Série A do Brasileirão. O diretor de futebol Eduardo Freeland teve a missão de garimpar o mercado em busca de nomes que se encaixassem no perfil financeiro e esportivo. A avaliação atual é que o trabalho foi positivo.


A pressa e a necessidade de "tampar buracos" fez com que a diretoria cometesse equívocos, mas as peças passaram a encaixar, e a produtividade aumentou, principalmente após a chegada de Enderson Moreira, que liderou o time rumo ao G-4, com 10 vitórias em 12 jogos. O crescimento de alguns jogadores contribuiu para a boa fase e chama a atenção do clube para as possíveis renovações.


Isso porque 23 atletas têm contrato até dezembro de 2021, o que bate com a proposta do Botafogo lá atrás, de fechar vínculos curtos e baseados em performance. O novo modelo dos contratos, inclusive, é um acerto do departamento de futebol. Com metas pessoais a serem batidas, os jogadores encontram uma motivação a mais para entregar nas quatro linhas.


Os novos contratos seguirão a mesma linha e serão condicionados não somente à performance, mas também à divisão que o time disputará em 2022. É o que acontece com o vínculo de Chay, por exemplo. Em caso de acesso à Série A, o meia-atacante, sensação do Botafogo, ganha um aumento.




Eduardo Freeland, diretor de futebol do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Após listar as renovações, o clube passará a olhar para fora de General Severiano em busca de oportunidades interessantes no mercado. Jogadores com perfil tanto de Série A ou B e com potencial para crescer serão mapeados, como aconteceu recentemente com Fernandão. O centroavante era visto como peça interessante para a temporada 2022, mas não houve consenso interno para a contratação.


Todo o planejamento, porém, depende ainda do orçamento que o departamento de futebol terá à disposição para o próximo ano. Com os números em mãos, os dirigentes terão uma leitura mais exata de como poderão agir.




Destaque no Botafogo, Chay supera dificuldades e é homenageado pela torcida com música (https://globoplay.globo.com/v/9872511/)


Veja abaixo os tempos de contrato dos jogadores do Botafogo:

Goleiros

Diego Loureiro: 31/05/2024
Douglas Borges: 31/12/2021
Gatito Fernandez: 31/12/2021
Igo Gabriel: 31/12/2021


Zagueiros

Kanu: 31/12/2022
Gilvan: 31/12/2021
Joel Carli: 31/12/2022
Lucas Mezenga: 31/12/2021


Laterais

Daniel Borges: 31/12/2021
Jonathan: 31/12/2021
Rafael: 31/12/2023
Jonathan Silva: 30/06/2022
Guilherme Santos: 31/12/2021
Hugo: 31/12/2021
Carlinhos: 31/12/2021


Meias

Barreto: 31/12/2021
Kayque: 31/12/2021
Luis Oyama: 31/12/2021
Matheus Frizzo: 31/12/2021
Romildo: 31/12/2023
Pedro Castro: 31/12/2021
Ricardinho: 31/12/2021
Cesinha: 31/12/2021
Luiz Henrique: 31/12/2021
Marco Antonio: 31/12/2021


Atacantes

Chay: 31/12/2024
Diego Gonçalves: 30/06/2023
Ênio: 31/12/2023
Felipe Ferreira: 31/12/2022
Ronald: 31/05/2023
Vitinho: 31/11/2021
Warley: 31/12/2021
Matheus Nascimento: 30/06/2023
Rafael Navarro: 31/12/2021
Rafael Moura: 31/12/2021


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️


Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro