Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

Fahel vive tarde de 'vilão' em Salvador e Bahia passa pelo Botafogo




Tricolor leva a melhor por 2 a 0 e segue como líder do segundo turno do Brasileirão; Botafogo vê diferença para a zona da Libertadores crescer para sete pontos



Márcio Azevedo - Bahia x Botafogo (Foto: Romildo de Jesus)
Márcio Azevedo teve atuação apagada, bem como
todo o time do Botafogo (Foto: Romildo de Jesus)
Quando Fahel deixou o Botafogo em 2011, teve torcedor alvinegro falando que era chegada a hora de nunca mais sofrer com ele. Ledo engano. Brincadeiras à parte, o volante voltou aos holofotes por marcar o gol que fez o Bahia sair na frente no triunfo por 2 a 0 diante do Glorioso, neste domingo, em Pituaçu. Hélder completou a contagem.

Para aumentar ainda mais o lado "vilão" de Fahel, vale lembrar que o mesmo jogador já havia sido responsável por atrapalhar os planos do Botafogo em 2011, também em duelo em Pituaçu. Em 10 de julho do ano passado, o volante marcou o gol de empate do Tricolor baiano em confronto que terminou 1 a 1.

Ao perder fora de casa, o Botafogo completou o quarto jogo seguido sem vencer no Brasileirão (com três empates e uma derrota) e estacionou nos 40 pontos, sete atrás do Vasco, quarto colocado. Já o Bahia segue como líder do returno, ao lado do Fluminense, com 17 pontos no período. Agora com 34 pontos, o Tricolor de Aço está cada vez mais longe da zona de rebaixamento.

ASSOMBRAÇÃO JÁ CONHECIDA

Apesar de o Botafogo estar acima do Bahia na classificação, o Glorioso foi pressionado na parte inicial do primeiro tempo por um rival recheado de caras conhecidas do torcedor alvinegro. Ironia do destino sofrer com jogadores que não deixaram muita saudade. Danny Morais, Zé Roberto e Fahel... Os três jogaram bem na etapa inicial, mas o último nome da lista virou o maior carrasco.

Fahel, volante, agora curiosamente com a camisa 7 do Bahia, atuou de 2009 a 2011 pelo Botafogo. No Glorioso, foi vaiado pela torcida durante três anos. Neste domingo, ganhou mais um motivo para não ser muito querido pelos alvinegros. Aos 18 minutos, ao aproveitar falha de marcação de Fábio Ferreira após cobrança de escanteio, ele cabeceou firme e abriu o placar.

Ao Botafogo, faltou pontaria para apagar toda essa história de "fantasmas do passado". Principalmente nos últimos minutos do primeiro tempo, o Glorioso abusou das chances perdidas. Aos 44, Andrezinho alçou bola que cruzou toda a frente do gol adversário, mas ninguém apareceu para desviar. Um minuto depois, Lodeiro, livre de marcação na área, cabeceou para fora.

ALVINEGRO SEM ENCAIXE

A segunda etapa começou morna e sem um dos velhos conhecidos do Botafogo, pois o meia Zé Roberto foi substituído por Lulinha no intervalo ao sentir dores na região lombar. Já aos 16 minutos, Fahel deixou campo por conta de dor no tornozelo e deu lugar para o lateral-direito Fabinho. Saiu com o dever cumprido.

Sem encaixe no setor ofensivo, o técnico Oswaldo de Oliveira lançou as peças ofensivas que tinha no banco. Primeiramente, tirou o volante Jadson e promoveu a entrada do meia Vitor Júnior. Em seguida, o meia Lodeiro foi sacado e o atacante Rafael Marques entrou em campo. Porém nada fez o Botafogo se encontrar e apresentar perigo ao goleiro Marcelo Lomba.

Mais efetivo, o Bahia deu números finais ao duelo aos 40 minutos do segundo tempo. Hélder driblou Jefferson e empurrou para a rede. Na última cartada, no fim do jogo, o atacante Bruno Mendes entrou no lugar de Seedorf, porém já era tarde. Fahel riu por último.

PRÓXIMOS JOGOS

Na rodada seguinte, o Botafogo vai encarar o Fluminense, líder do campeonato, em clássico no sábado, no Engenhão. Já o Bahia vai enfrentar o Flamengo, na quinta-feira, em partida também no Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA

BAHIA 2 X 0 BOTAFOGO

Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)
Data-Hora: 30/9/2012 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Rogério Lima da Rocha (SE) e Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL)
Renda e público: R$ 512.715,00 / 22.708 pagantes
Cartões amarelos: Titi (BAH); Fábio Ferreira (BOT)
Cartões vermelhos: -
Gols:
 Fahel 17'/1ºT (1-0) e Hélder 40'/2ºT (2-0)

BAHIA: Marcelo Lomba, Neto, Danny Morais, Titi e Jussandro; Fahel (Fabinho 16'/2ºT), Diones, Hélder e Zé Roberto (Lulinha - Intervalo); Gabriel (Kleberson 33'/2ºT) e Elias - Técnico: Jorginho.

BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Jadson (Vitor Júnior 18'/2ºT), Lodeiro (Rafael Marques 25'/2ºT), Seedorf (Bruno Mendes 41'/2ºT) e Andrezinho; Elkeson - Técnico: Oswaldo de Oliveira.


Leia mais no LANCENET!

Jefferson planeja jogar a Copa do Mundo como jogador do Botafogo



Goleiro não esconde expectativa pela proximidade do Mundial no Brasil


Jefferson - Botafogo (Foto: Bruno de Lima)
Jefferson é goleiro da Seleção
desde 2010 (Foto: Bruno de Lima)
Titular no Botafogo desde 2009, na Seleção desde 2010 e a partir de então nome constante na lista do técnico Mano Menezes, Jefferson se vê completamente valorizado e não pensa em deixar o Glorioso.

– Em 2009, o Botafogo confiou em mim. Agradeço muito pelo que o clube vem fazendo por mim, agradeço pelo respeito da diretoria. No momento que vivo, com a faixa de capitão e o respeito do grupo, não tem como pensar em sair. Só se fosse algo muito bom em primeiro lugar para o Botafogo – disse Jefferson, que está ciente da importância de ser um dos líderes do atual elenco alvinegro.

– Acabo cobrando sempre, mas no limite.  Quando foi colocada a faixa de capitão para mim, ninguém questionou isso – destacou.

SEM PESO POR GOLEIRO DO MARACANAZO

Na última Copa do Mundo no Brasil, em 1950, o goleiro Barbosa defendeu a meta nacional e ficou marcado pelo vice mundial contra o Uruguai. Negro como o antigo arqueiro, Jefferson reconhece a importância do personagem, mas evita se comparar com ele.

– É minha história que estou fazendo na Seleção. Claro que tem a repercussão pelo Barbosa, mas não tem nada a ver com os dias de hoje – comentou Jefferson, com a cabeça cada vez mais próxima da disputa do Mundial:
– A cada convocação, fico na expectativa, mas sigo tranquilo.

BATE-BOLA

Jefferson
Em entrevista exclusiva ao LANCENET!

Qual é o segredo para a boa campanha do Botafogo fora de casa?
É se impor. Não estamos recuando por causa de torcida, de um time. Estamos impondo nosso ritmo de jogo. Mesmo fora do Rio, procuramos ir para frente. E isso é positivo.

Como avalia o fato de que até a garotada tem mostrado personalidade nos jogos fora?
Eles já têm experiência própria. Oswaldo coloca jogadores que têm personalidade, isso é fundamental. Temos de dar alguma moldada, um puxão de orelha às vezes, orientar no posicionamento. Eles têm gás, às vezes correm errado. No demais, eles têm nos ajudado muito.

Como você tem visto a sua evolução ao longo dos últimos anos?
Estou provando que estou no caminho certo. Quando cheguei na Seleção, era o quarto goleiro.


Alexandre Braz e Vinícius Perazzini - Rio de Janeiro (RJ)Leia mais no LANCENET!



Destaques do returno, Bahia e Botafogo tentam manter boa fase


Baianos têm a melhor campanha da fase final do Brasileirão, com 14 pontos, ao lado do Fluminense. Cariocas somaram 12 pontos em sete jogos

Seedorf no desembarque do Botafogo em Salvador (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Bahia e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio de Pituaçu, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar da campanha dos dois times ser distinta, com os baianos em 15º, com 31 pontos, e os cariocas em sexto, com 40, ambos têm em comum o bom desempenho no segundo turno da competição nacional.

Nas sete rodadas do returno, o Bahia somou 14 pontos, com 66,6% de aproveitamento, fazendo a melhor campanha ao lado do Fluminense, líder do campeonato. Logo atrás vem o Botafogo, com 12 pontos ganhos dos 21 disputados e 57% de aproveitamento. No entanto, os dois times perderam pontos na última rodada. Enquanto o Tricolor foi derrotado pelo Inter, fora de casa, por 3 a 1, o Glorioso empatou em casa com o Corinthians por 2 a 2.

Agora a missão do Bahia é mostrar que a derrota para o Internacional não passou de um hiato na campanha da equipe no segundo turno. Os sete jogos da equipe no returno coincidem com a chegada do técnico Jorginho, que perdeu apenas um – exatamente na última rodada. No restante, foram quatro triunfos e dois empates. O Tricolor tem ainda a oportunidade de dar fim a um jejum de 12 anos sem bater o Botafogo em Brasileiros. O último triunfo baiano foi em 2000, por 2 a 0. De lá para cá, foram mais cinco jogos, com três vitórias do Glorioso e dois empates.

Para o Botafogo, as lembranças do último confronto com o Bahia são as melhores. Na apresentação de Seedorf, o time venceu por 3 a 0 em uma de suas exibições mais destacadas no Campeonato Brasileiro. Além disso, vem de seis jogos de invencibilidade na competição, a segunda maior em curso - a primeira no momento é da Ponte Preta, de oito partidas.

A TV Globo transmite para Globo para RJ, MG (menos Ituiutaba e Uberlândia), ES, Curitiba (PR), BA (menos Salvador), RN, AL, CE, PB, SE, MA, DF, PA, AM, RO, AC e RR. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere transmite o jogo para o todo o Brasil.




Bahia: sem o artilheiro da equipe na competição, o técnico Jorginho ainda não decidiu quem será o substituto de Souza para a partida deste domingo. Certos são os retornos de Neto na lateral e de Zé Roberto. Assim, o Bahia deve entrar em campo com Marcelo Lomba; Neto, Titi, Danny Morais e Jussandro; Fahel, Hélder e Diones; Zé Roberto, Gabriel e Elias (Cláudio Pitbull)

Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira vai conseguir repetir o time que empatou em 2 a 2 com o Corinthians, domingo passado, no Engenhão. Será a terceira escalação que será utilizada por ele em mais de um jogo no Brasileiro. Com isso, a formação deve ser a seguinte: Jefferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Jadson, Seedorf, Andrezinho e Fellype Gabriel; Elkeson



Bahia: o artilheiro do Tricolor na temporada, Souza, vai ficar fora do jogo por causa de uma lesão muscular na coxa. O atacante Jones se machucou em um treino na semana passada e ainda está em recuperação. Outro que desfalca o Bahia é o atacante Júnior, com uma inflamação no púbis. Ávine faz um trabalho de fortalecimento muscular e continua fora da equipe.

Botafogo: os zagueiros Antônio Carlos, com um estiramento na coxa direita, e Brinner, com um problema na coxa esquerda, estão vetados. Marcelo Mattos, submetido a uma cirurgia no púbis, e Renato, em fase final de recuperação de uma lesão na coxa esquerda, também estão fora. Lucas Zen, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo, só volta em 2013.


Bahia: Cláudio Pitbull, Danny Morais, Elias, Gabriel, Kleberson e Lulinha

Botafogo: Andrezinho, Dória, Gabriel, Jefferson, Lennon, Lucas e Vítor Júnior



Heber Roberto Lopes (Fifa/PR) apita a partida, auxiliado por Fábio Pereira (TO) e Bruno Boschilia (PR). Heber Roberto Lopes arbitrou 13 jogos no Brasileirão, marcou 511 faltas (média de 39,3 por jogo), aplicou 53 amarelos (média de 4,1 por jogo), quatro vermelhos (média de 0,31 por jogo) e um pênalti (média de 0,08 por jogo). O campeonato tem média de 5,05 amarelos, 0,28 vermelho, 36,6 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos baianos e três dos cariocas na Série A deste ano: Figueirense 1 x 1 Bahia, pela sexta rodada, Náutico 3 x 2 Botafogo, pela quarta rodada, Corinthians 1 x 3 Botafogo, pela oitava rodada, e Portuguesa 1 x 1 Botafogo, pela 16ª rodada.


Bahia: Neto volta a ser titular do Bahia depois de cumprir suspensão automática, pelo terceiro cartão amarelo, na derrota para o Internacional. O lateral-direito tem se destacado como uma opção ofensiva para o Bahia de Jorginho. Além dos cruzamentos e jogadas pela lateral, o jogador é também uma forte arma nas bolas paradas.

Botafogo: carrasco do Bahia, Elkeson marcou um golaço na vitória por 3 a 0 no primeiro turno, na apresentação de Seedorf. Ele passou em branco nos dois últimos jogos que disputou no Brasileiro e lidera a artilharia do time na competição, com oito gols.



Jorginho, técnico do Bahia: “O importante é pontuar sempre. Se estiver sempre pontuando, dá uma chance maior de sair da dificuldade em que estamos. Foi isso que trabalhamos durante toda a semana. Temos que sempre somar o maior número de pontos possível”.

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Nós temos jogado bem sempre em confrontos importantes fora de casa. Vai ser um confronto difícil com o Bahia, mas estamos nos preparando para reassumir uma situação de vencedor no campeonato na fase final até o dia 2 de dezembro".



* Na história do Campeonato Brasileiro, Bahia e Botafogo se enfrentaram 13 vezes em Salvador, 12 delas na Fonte Nova e a última ano passado em Pituaçu. Nesses 13 jogos na capital baiana, cada equipe venceu 4 vezes e houve 5 empates. Nos gols marcados, vantagem baiana com 12 contra 10 do Bota.

* Há 21 anos (ou 13 jogos) não acontece um empate sem gols entre Botafogo e Bahia pelo Campeonato Brasileiro. O último foi em 1991 quando as duas equipes empataram na Fonte Nova diante de mais de 45 mil espectadores.

* No Brasileirão do ano passado, Bahia e Botafogo empataram seus dois confrontos. No dia 10/07 em Pituaçu, Elkeson e Fahel marcaram os gols do empate por 1x1. No returno, em São Januário (08/10), empate por 2x2, gols de Alex e Caio para o Bota e Souza (2) para o Bahia.

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.







No dia 7 de julho deste ano, o Botafogo venceu o Bahia por 3 a 0, no Engenhão, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Cidinho marcou duas vezes para os alvinegros, ainda no primeiro tempo. Aos dois minutos da etapa final, Elkeson fechou o placar com um golaço, liquidando a fatura.

Por GLOBOESPORTE.COMSalvador