Páginas

sábado, 17 de janeiro de 2015

Mattos mantém a confiança depois do jogo-treino: "Temos que ter paciência"


Volante aponta parte física como grande dificuldade na derrota para o Gonçalense, mas elogia pré-temporada e diz que em 10 dias time estará "na ponta dos cascos"





Marcelo Mattos: tranquilidade após derrota, otimismo para
o restante da temporada 2015 (Foto: Gustavo Rotstein)
O primeiro teste de René Simões frente ao Botafogo terminou em vitória por 1 a 0 do Gonçalense, neste sábado, em Várzea das Moças. Mas o resultado não desanimou o elenco alvinegro. Segundo Marcelo Mattos, a melhora do time acontecerá gradativamente. Ele apontou a parte física como a grande dificuldade na derrota deste fim de semana, mas acredita que em 10 dias o grupo esteja em sua melhor forma.

– Nós sentimos muita dificuldade, principalmente na parte física. Quando você está bem fisicamente, acaba desempenhando um bom trabalho taticamente. Nós sofremos com o calor. Com o passar dos dias vamos melhorar. Acredito que dentro de 10 dias estaremos na ponta dos cascos. A cada partida, vamos melhorar. Estamos fazendo uma ótima pré-temporada. É a melhor das últimas que fiz. Tenho certeza de que vai dar resultado. Pode ter certeza que o Botafogo vai vencer muitas partidas com base na parte física – explicou o volante.

Marcelo Mattos foi um dos que, logo no início do jogo-treino, mostrou muita disposição em campo. O volante elogiou a postura do novo grupo alvinegro e pediu paciência com os recém-chegados.

– São jogadores que estão com muita vontade, muita disposição, vontade de participar desse novo desafio de colocar o Botafogo de volta na Primeira Divisão. São só oito, nove dias de treinamento, temos que ter paciência. É apenas o começo.

Por fim, Mattos agradeceu a presença da torcida, que ocupou quase toda a arquibancada no Cefat, debaixo de sol forte, para assistir ao teste com o Gonçalense. Ele garantiu aos alvinegros que o time jogará em alto nível durante a temporada de 2015.

– Acho que esse ano nós precisamos muito do carinho do torcedor do Botafogo, do apoio dele. Hoje, aqui no amistoso, vimos essa torcida aí... Uma parte ficou no sol. Isso é vontade dos torcedores de apoiar esses novos jogadores, uma equipe muito modificada. Tenho certeza de que vamos dar alegria esse ano. O Botafogo vai jogar em alto nível, com muita competitividade dentro de campo.

Os jogadores terão o domingo de folga e retornam ao centro de treinamento segunda-feira. Na quarta, a equipe realiza um novo jogo-treino contra o Barra Mansa.


Por Gustavo Rotstein e Sofia Miranda*Niterói/GE

Botafogo perde para o Gonçalense, mas ganha carinho da torcida


Público comparece ao CEFAT e mostra solidariedade ao elenco alvinegro apesar do placar de 1 a 0 em jogo-treino com time da Segunda Divisão carioca




Marcelo Mattos começou como titular, mas foi substituído por René
Simões em teste do Botafogo em Niterói (Foto: Gustavo Rotstein)
Se a presença em bom número e a empolgação durante os 90 minutos forem as mesmas durante todo o ano, o Botafogo estará fortalecido para voltar à elite do Brasileirão. Mas apesar do ambiente positivo, o Alvinegro perdeu por 1 a 0 o jogo-treino contra o Gonçalense, da Segunda Divisão carioca, realizado neste sábado, no CEFAT, em Várzea das Moças, Niterói (RJ), onde a equipe faz a pré-temporada. O time considerado titular atuou nos primeiros 30 minutos, e o gol sofrido, marcado por Raí, ocorreu aos 25 minutos da segunda etapa.

O técnico René Simões lançou a seguinte equipe: Jefferson, Gilberto, Roger Carvalho, Alisson e Carleto; Marcelo Mattos, Airton e Elvis; Sassá, Rodrigo Pimpão e Bill. O goleiro da seleção brasileira deixou o campo aos 30 minutos do primeiro tempo, mas permaneceu à beira do gramado acompanhando o treinamento. Chamou a atenção a Estrela Solitária em sua cabeça.

O jogo-treino começou com forte marcação dos dois lados pouca construção de jogadas. O Botafogo mostrou-se inicialmente frágil no lado esquerdo de sua defesa e com poucas opções de ataque. Mas a situação melhorou depois que René Simões trocou o posicionamento de Sassá e Rodrigo Pimpão. Quando foi para o lado direito, Pimpão deu trabalho nas tabelas com Gilberto.

Com o passar do tempo, as trocas foram ocorrendo e, com a falta de entrosamento, o Botafogo passou a ser cada vez menos incisivo na frente. As chances ocorreram em lances isolados com Bill, Murilo, Henrique e Jobson, que teve boas chances de marcar nos 25 minutos em que atuou.

Sem ter sido muito ameaçado ao longo do segundo tempo, o Botafogo sofreu seu gol numa bola aérea. Aos 25 minutos do segundo tempo, Raí desviou de cabeça uma bola originada de uma cobrança de falta.

Apesar do gol sofrido, a torcida do Botafogo seguiu apoiando a equipe. Da tribuna do CEFAT, o presidente Carlos Eduardo Pereira também transmitiu seu incentivo, citando o nome de muitos atletas. Do elenco que realiza a pré-temporada, apenas o goleiro Andrey, o meia Cidinho e o volante Andreazzi não atuaram. Eles estão machucados. O zagueiro Dankler e atacante André Luis estavam à disposição, mas não foram usados pelo René.

Por Gustavo Rotstein e Sofia Miranda Rio de Janeiro/GE

Novo Botafogo faz jogo-treino contra o Gonçalense neste sábado


Técnico René Simões terá primeira chance de observar elenco alvinegro em atividade em Niterói, às 16h30


Comandado por Jefferson, Botafogo enfrenta o Gonçalense
 em jogo-treino neste sábado (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Depois de um ano de 2014 para ser esquecido, o Botafogo encara a atual temporada como um recomeço. Dentro de campo, a primeira amostra será neste sábado, quando a equipe disputa um jogo-treino contra o Gonçalense, equipe da Segunda Divisão do Campeonato Carioca. A atividade começa às 16h30 e ocorrerá no CEFAT, em Várzea das Moças, Niterói (RJ), local da pré-temporada.

O jogo-treino será aberto ao público, que poderá entrar mediante doação de um quilo de alimento. No entanto, o local estará sujeito a lotação, havendo o controle da quantidade de pessoas no CEFAT.

Após alguns treinos táticos na primeira semana de pré-temporada, o técnico René Simões optou por começar o jogo-treino com a seguinte formação: Jefferson, Gilberto, Roger Carvalho, Alisson e Carleto; Marcelo Mattos, Airton e Elvis; Sassá, Rodrigo Pimpão e Bill. Desta equipe, somente três são remanescentes de 2014: o goleiro e a dupla de volantes. Sassá foi emprestado ao Náutico após o estadual do ano passado.

No entanto, René Simões garante que ainda não tem decidido o time que enfrenta o Boavista, pela primeira rodada do Campeonato Carioca, daqui a duas semanas. Por isso, deixa claro que pretende observar no jogo-treino todos os atletas do elenco.

- A única promessa que fiz foi que a torcida veria um time que ninguém lutaria tanto quanto o Botafogo. E o trabalho tem sido muito forte - afirmou o técnico.

Após o Gonçalense, o Botafogo terá outros dois testes até a estreia no Campeonato Carioca. Na próxima quarta-feira o time disputa um novo jogo-treino contra o Barra Mansa e no sábado, dia 24, enfrenta o Shandog Luneng, da China, em amistoso no Engenhão com portões fechados.


Por Gustavo Rotstein e Sofia Miranda*Niterói, RJ*GE

Botafogo projeta time com 'quadrado mágico' que marcou 48 gols na Série B


Bill chega com fama de homem-gol, mas terá companhia de outros artilheiros no Botafogo


Vitor Silva / SSPress


A cada dia o Botafogo vai se moldando e ganhando uma nova forma. Para 2015, a principal missão será recolocar o time na elite do futebol brasileiro. Para isso, o técnico René Simões aposta em jogadores experientes na Série B. Quatro jogadores chamam atenção por terem brilhada em seus times na última temporada: juntos, Bill, Rodrigo Pimpão, Tomás e Pimentinha marcaram 48 gols na competição e chegam ao Alvinegro com status de titular.

Bill e Rodrigo Pimpão já comprovaram o status e têm treinado diariamente entre os titulares do Botafogo. Tomás foi contratado na última quinta e ainda não se juntou aos companheiros. Caso parecido com Pimentinha, que ainda define alguns detalhes, mas está próximo do acerto. O treinador já conta com a dupla de apoiadores e começa a fazer esboço com eles.

"Olha quantos gols na Série B. Estão acostumados. Esse foi um fator preponderante para as contratações. Eu e Lopes conversamos sobre isso. Teoricamente, está tudo legal. A única promessa que fiz foi que ninguém ia lutar tanto quanto nós", disse o técnico René Simões.

Prova disso é que durante a pré-temporada, a posição de meio de campo é a que mais tem sofrido alterações. Diego Jardel, Gegê, Elvis e até mesmo Murilo recuado já receberam oportunidades. Ao que tudo indica, a posição está guardada para Pimentinha e Tomas. O último, inclusive, é visto com grande esperança pela comissão técnica.

E a esperança se justifica. Na última Série B, Tomas foi o grande destaque do Boa Esporte, que fez campanha mediana. O apoiador, por outro lado, brilhou ao marcar 15 gols na competição. O Botafogo agiu e chegou a um acordo com o J. Malucelli, detentor dos direitos econômicos do atleta, que será testado em um time grande pela primeira vez na carreira.

Situação parecida vive Pimentinha. Ele despertou o interesse após bom desempenho diante do Vasco. O veloz atacante tem como prioridade as assistências, mas mesmo assim mostrou que sabe balançar as redes, o que ocorrem em oito oportunidades na Série B.

Mas é Bill quem chega com a missão de ser o homem-gol. O atacante balançou as redes 46 na última temporada – dez deles na Série B. isso fez com que ele fosse ultrapassado pelo seu companheiro de ataque no Botafogo, Rodrigo Pimpão, que renasceu no América-RN com 15 gols.

O primeiro grande desafio do Botafogo na temporada será no dia 24, quando medirá forças com Shandong Luneng, time da China treinado por Cuca, no Engenhão. O jogo será com os portões fechados já que há muito entulho no entorno do estádio. A estreia oficial do Alvinegro ocorrerá no dia primeiro de fevereiro, diante do Boavista, pelo Campeonato Carioca.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro