Páginas

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Na posse, Carlos Eduardo fala em transparência e "anos difíceis" no Bota


Durante cerimônia oficial, presidente afirma ainda não ter visto a "cor de nenhum centavo" no clube, mas se mostra esperançoso e festeja permanência de Jefferson




Presidente Carlos Eduardo Pereira foi empossado oficialmente
na noite desta segunda-feira no Botafogo (Foto: Sofia Miranda)
A cerimônia de posse do presidente Carlos Eduardo Pereira aconteceu nesta segunda-feira, na sede do Botafogo, em General Severiano. O mandatário foi eleito no fim de novembro, ao fim da gestão de Maurício Assumpção, e comandará o clube no triênio 2015/2016/2017. Em seu discurso, ele frisou que o trabalho da diretoria será feito com transparência e que nenhum dirigente levará vantagens próprias durante seu mandato.

- Infelizmente, o estrago nas contas do clube é maior do que poderíamos imaginar. As receitas serão poucas e ainda precisaremos de novos recursos. Vamos trabalhar duro. Ainda não vimos a cor de nenhum centavo no Botafogo. Estamos aguardando a liberação de alguns recursos. Nossa gestão se sustentará nos seguintes pilares: equilíbrio fiscal, transparência nas atividades, com todos os quadros do clube e com as outras chapas que concorreram nas eleições. Reitero que nenhum dirigente levará qualquer tipo de vantagem durante essa gestão. Não deixaremos impunes as pessoas que se beneficiaram - disse Carlos Eduardo Pereira.

Em seu discurso, o dirigente afirmou ainda que os próximos três anos podem ser os mais difíceis da história do Alvinegro, mas ressaltou a seriedade no trabalho da nova diretoria e a esperança por tempos melhores.

- Eu confesso que estou muito emocionado. É uma responsabilidade muito grande daqui para frente. É muito diferente, para quem usou esse microfone como oposicionista, hoje falar como um presidente eleito. É bacana. É muito bom ver General Severiano cheio de alegria e esperança. Acredito que voltará a ser assim. É muito especial para mim, que terei o privilégio de servir o nosso clube pelos três próximos anos, talvez os mais difíceis do Botafogo - afirmou.

Antônio Lopes e René Simões acompanharam a cerimônia de posse de Carlos Eduardo (Foto: Sofia Miranda)

O presidente disse que as medidas tomadas até agora podem parecer lentas, mas citou que há restrições e comemorou o acerto com Jefferson, que renovou até o fim de 2017.

- O mais importante é que a diretoria do clube não vem fazendo promessas levianas. Às vezes, somos criticados por parecermos lentos, mas fazemos as coisas de acordo com a nossa realidade. Tivemos na última sexta-feira o privilégio da permanência do Jefferson, nosso ídolo, goleiro titular da seleção brasileira. A negociação foi dura, mas chegamos a um bom termo - avaliou.

Os seguintes nomes assinaram o livro do Conselho Deliberativo durante a cerimônia de posse do novo presidente do Botafogo: Jorge Aurelio Domingues (presidente do Conselho Deliberativo), Anderson de Carvalho Simões (vice administrativo), Bernardo Santoro Pinto Machado (vice de finanças), Alvaro Costa de Paulo Antunes (vice de patrimônio), Domingos Fleury (vice jurídico), Antonio Carlos Mantuano (vice de futebol), Antonio Carlos Azevedo (vice de remo), Alexandre Brites (vice de esportes gerais), Marcio Padilha (vice social e de comunicação), Luis Fernando Carvalho dos Santos (vice executivo) e Nelson Muffarej (vice geral).


Por Sofia Miranda*Rio de Janeiro/GE
*Estagiária, sob supervisão de Jessica Mello.

Com juras de amor, Jefferson se reapresenta: "Sempre foi a prioridade"


Goleiro diz que ideia era permanecer no Alvinegro, elogia diretoria e torcida e se diz pronto para levar o clube de volta à Série A: "Sei do tamanho da responsabilidade"




Jefferson, em entrevista coletiva do Botafogo (Foto: Marcelo Baltar)
Após o imbróglio que envolveu sua renovação de contrato, Jefferson se apresentou ao clube, nesta segunda-feira, com juras de amor e promessa de muita luta para levar o Alvinegro de volta à elite do futebol brasileiro. Depois de uma manhã intensa de exames médicos em uma clínica em Niterói, o goleiro se uniu ao grupo no Cetaf, em Várzea das Moças, onde o elenco permanecerá até o dia 25.

- É um casamento que deu certo. Hoje, sou um torcedor do Botafogo. Eu me sinto assim nos treinos, nos jogos... Nas ruas, o carinho é sensacional.

Durante o reencontro, Jefferson admitiu que teve proposta do Santos, mas garantiu que nunca ter pensado deixar o Botafogo. O goleiro disse que todo o impasse poderia ter sido resolvido no fim do ano passado e reiterou seu desejo de encerrar a carreira no clube.

- Chegaram algumas propostas. Teve o interesse do Santos. Mas a diretoria do Santos foi respeitosa e entendeu a minha decisão. Sempre tive o Botafogo como prioridade. Nunca pensei deixar o clube, já que tinha contrato até o fim do ano. Tenho o pensamento de encerrar a carreira no Botafogo.

Além do carinho pelo torcedor, Jefferson ainda colocou sua renovação de contrato até 2017 nas contas da nova diretoria e do técnico René Simões.

- Depois que eu vi que as pessoas são sérias, têm caráter e são profissionais, tomei a minha decisão. O René também foi um cara fundamental. Tivemos três ligações e é um cara que estou admirando muito. Ele me disse que está chamando jogadores que estão querendo vencer. Jogadores que vão vestir a camisa.

Único remanescente da campanha do Botafogo na Série B em 2003, o goleiro garantiu saber o tamanho da responsabilidade do grupo e frisou que todos no clube devem estar prontos para assumi-la.

- Sabemos que a Série B é diferente. Nesse ano, a responsabilidade aumenta. Sei do tamanho da minha responsabilidade, mas cada um aqui vai ter que assumir a sua.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA COLETIVA

Desejo de ficar no Botafogo

Só vou ratificar o que tinha falado. Minha intenção sempre foi de permanecer, conquistar títulos e fazer história. Tenho a meta de chegar a 500 jogos, não para passar o Manga ou ninguém, é uma meta pessoal. É um clube pelo qual tenho total carinho e sempre deixei claro que queria ficar no Botafogo. Muita gente falou que eu poderia sair na Justiça. Mas nunca pensei em fazer isso. Não é minha conduta. Sempre prezei a conversa para chegar a um acordo. Depois que conversamos a coisa foi normalizada.

Confiança em boa temporada

Sempre quis ficar e encerrar a carreira aqui. Aconteceram coisas no passado que me deixaram triste. Mas sou grato ao clube. Jogar Série B, Série A... é o Botafogo. Torcida agora vai agora estar mais com a gente. Botafogo é grande e vai estar somente de passagem pela Série B. Ano que vem vai estar na Série A.

Outras propostas

Chegaram algumas propostas, houve o interesse do Santos, que foi respeitoso porque entendeu minha decisão e em nenhum momento passou à frente do Botafogo. Esperou definir minha situação, mas eu sempre tive o Botafogo como prioridade. Se logo que acabasse o Brasileiro eu sentasse com a diretoria, teria sido mais simples. Mas o mês de dezembro foi corrido para todos. Entendi a situação da diretoria. Situação do Botafogo é delicada, ela estava há poucos dias no Botafogo e não podia dar uma resposta concreta. Eu queria passar as férias mais tranquilo, mas não fiquei chateado. Agradeço à diretoria, porque foi uma decisão louvável.

Jefferson realiza exames médicos (Foto: Reprodução / Instagram)
Novo elenco e disputa da Série B

É um começo com novos jogadores, tentamos quebrar o gelo. São jogadores que chegam para ajudar. São jogadores com experiência e juventude. Esperamos nos entrosar rápido e buscar as vitórias. Tem que entender a competição. Saber onde vai jogar, saber que muitos são campos pequenos e que temos de matar os jogos no Engenhão. Se for tirando o pezinho vai ficar difícil. Tem que estar preparado.

Seleção Brasileira x Série B

Não entrei em contato com a Seleção porque respeito a decisão do Dunga. Ele disse que não importa série A ou B. Joga quem estiver em bom nível. Ninguém tem cadeira cativa na Seleção. Respeito a decisão que o Dunga venha a tomar, mas preciso priorizar algumas coisas, e cheguei à Seleção por causa do Botafogo. Então acho que não vai mudar nada agora.

Carinho pelo Botafogo


Foi um casamento que deu certo. Sou um torcedor do Botafogo hoje, amo muito o clube. Eu me sinto em casa aqui. Fico até meio tímido de falar. É inexplicável. As palavras da diretoria de cumprir com os compromissos foram importantes. Quem esteve aqui ano passado viveu algo que nunca tinha vivido. Fiquei ferido, mas tenho confiança nas pessoas que estão aqui. São sérias e têm caráter. Às vezes paro para pensar, é responsabilidade grande e boa de ser peça fundamental no Botafogo, mas nesse momento não penso nessa questão de ídolo. Jogador que pensa nisso começa a ficar vaidoso e acaba estragando. Quando pensa em ajudar, as coisas funcionam. Carinho é importante mas esses números passam longe da minha cabeça.

O Jefferson não vai bater falta, pênalti e não vai fazer gol. Talvez minha liderança dentro de campo seja maior, mas cada um tem sua responsabilidade"
Autor

Campanha do clube para manter Jefferson

Não vou trazer para mim essa responsabilidade porque fico numa zona de desconforto. Não gostaria de estar com o salário em dia se os outros não estiverem. Se o clube usar minha imagem em prol do Botafogo, tudo bem.

Segunda Série B pelo Botafogo

Em 2003 era jovem, estava despontando no futebol brasileiro. Sabemos que a Série B é mais pegada. Esse ano a minha "responsa" aumenta, mas quero deixar claro que vou fazer o que sempre fiz. Cada um tem sua responsabilidade. O Jefferson não vai bater falta, pênalti e não vai fazer gol. Talvez minha liderança dentro de campo seja maior, mas cada um tem sua responsabilidade.

Angústia da renovação durante as férias

Diretoria entrou em conto com meu empresário porque a primeira proposta não foi bem explicada. Queríamos conversar. Minha ideia era sentar com o Botafogo depois do último jogo. Passei as férias com a cabeça de ficar no Botafogo. Foram três dias fundamentais para a renovação. Conversei com minha esposa e tivemos a certeza de que seria a melhor decisão. Sou tranquilo, em paz e tudo foi conduzido da melhor maneira possível.

René Simões

O René foi fundamental. Ele intercedeu a meu respeito junto à diretoria e me ligou dizendo que estava chamando jogadores que querem vencer, que vão buscar seu espaço no futebol. O Botafogo vai começar do zero fora de campo, mas a história e a força da camisa continuam as mesmas. É pegar esses jogadores, embalar na história do Botafogo e vamos voltar.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Niterói (RJ)/GE

Negociação evolui, e Botafogo encaminha acerto com Pimentinha


Atacante será emprestado pelo Sampaio Corrêa por um ano e sem custos para o Alvinegro. Clube terá de pagar apenas o salário do “Messi do Nordeste”.




Pimentinha recebeu o apelido de "Messi do Nordeste"
por sua velocidade e habilidade (Foto: De Jesus/O Estado)
O Botafogo está muito próximo de acertar com seu 12º reforço para a temporada. O atacante Pimentinha, do Sampaio Corrêa, deve acertar até o final do time com o Alvinegro. O jogador chegará sem custos, e o Botafogo terá de pagar apenas o salário do atleta.

Os direitos econômicos e federativos de Pimentinha pertencem 50% ao Sampaio Corrêa e outros 50% a um grupo de investidores. Ele está vinculado, atualmente, ao São Caetano, mas foi emprestado ao Sampaio até o fim de 2015. De acordo com o presidente do clube maranhense, a ideia é aproveitar a visibilidade do futebol carioca para valorizar o atleta e lucrar com uma futura negociação. O atacante, que recebe um dos maiores salários do Sampaio - cujo teto é de R$ 25 mil - chega ao Botafogo por empréstimo até o fim da temporada.

Pimentinha se reapresentou ao Sampaio Corrêa no início da semana passada com dores na coxa. No entanto, segundo o clube maranhense, o problema foi tratado, e o atacante está liberado pelo departamento médico.

Pimentinha, de 27 anos, ainda está em São Luís. Por conta de sua velocidade e habilidade, ele foi apelidado de “Messi do Nordeste” pela torcida do clube maranhense.

Até o momento, o Botafogo contratou os zagueiros Roger Carvalho, Alisson, Diego Giaretta e Renan Fonseca, o lateral Carletto, o volante Willian Arão, os meias Elvis e Diego Jardel, além dos atacantes Rodrigo Pimpão, Bill e Tássio.

Por Eduardo Souza, Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Preparador físico elogia jogadores: "Quase todos me surpreenderam"


Marcello Campello, que promete intensificar o trabalho durante a pré-temporada, afirma que atletas se apresentaram com o condicionamento em dia




Marcello Campello afirma que trabalho será facilitado pela boa
forma apresentada pelos jogadores (Foto: Gustavo Rotstein)
O Botafogo iniciou sua pré-temporada na manhã desta segunda-feira, em Várzea das Moças, Niterói. Os jogadores foram para o campo e, como acontece nos primeiros meses do ano, a preparação física é intensificada para compensar o período de férias.

Marcello Campello, preparador físico da equipe, gostou do que viu. Ele elogiou as condições dos atletas, que de uma maneira geral, demonstraram condicionamento em dia, apesar da inatividade durante o recesso.

- Quase todos me surpreenderam. O jogador brasileiro está mais profissional e consciente da importância da parte física. Quase todos se apresentaram em boa forma. Isso já adianta bem o trabalho. É claro que alguns sobressaem pela força.

Campello disse ainda que a hora de exigir mais dos jogadores é agora, durante a pré-temporada, principalmente, devido ao calendário apertado.

- Estamos intensificando agora, porque depois não teremos muito tempo. As tabelas do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil não vão permitir. Por isso, a intensidade agora.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Niterói, RJ/GE

Bota realiza primeiro treino em Niterói. Jefferson faz exames e não participa


Além da parte física, jogadores realizam atividade tática sob o comando de René Simões. Goleiro se reapresenta, mas vai à clínica para avaliação médica




Botafogo iniciou a preparação em Várzea das Moças na manhã
desta segunda-feira (Foto: Marcelo Baltar/GloboEsporte.com)
Ainda sem Jefferson, o Botafogo realizou, na manhã desta segunda-feira, seu primeiro treino no Centro de Formação de Atletas (Cefat), em Várzea das Moças, Niterói. No local, o técnico René Simões comandou uma intensa atividade tática, priorizando saídas de bola, cruzamentos e finalizações.

O treino, que durou cerca de duas horas, teve como destaque os atacantes. Especialmente o grandalhão Tássio, que mostrou estar com a pontaria afiada. O técnico René Simões, mais uma vez, foi muito participativo, gritou bastante e orientou seus jogadores em todos os momentos.

Reintegrado ao grupo após renovar contrato até o fim de 2017, Jefferson seguiu direto para uma clínica em Niterói para realizar exames clínicos. O goleiro deve pintar em campo à tarde e provavelmente falará com a imprensa ainda nesta segunda-feira.

Além do goleiro, Sassá, Murilo, Régis e Willian Arão também não treinaram e fizeram exames clínicos. O último foi contratado no sábado por empréstimo junto ao Corinthians. O volante disputou a Série B passada pelo Atlético-GO. Cidinho, como vem acontecendo neste início de pré-temporada, treinou à parte. Ele está em fase final de recuperação de uma lesão.

O Botafogo volta a treinar na tarde desta segunda-feira. A atividade está marcada para 16h30. O time permanece no CT de Várzea das Moças até 25 de janeiro. No dia 31, o Alvinegro estreia no Campeonato Carioca contra o Boavista, no reencontro com o Engenhão.

Por Gustavo Rotstein e Marcelo Baltar Niterói, RJ/GE

Botafogo espera Pimentinha e negocia com meia e volante para fechar elenco



Divulgação/Boa Esporte

Os primeiros dias de trabalho do Botafogo foram intensos e de muitas novidades. Até agora, a diretoria já contratou 11 reforços para a temporada e negocia com um meia e um volante para fechar o elenco. Além dessas duas posições, o Alvinegro espera a chegada do atacante Pimentinha nessa semana, quando fará exames e, se tudo der certo, se juntará ao elenco para a pré-temporada, que terá continuidade em Várzea das Moças a partir desta segunda-feira.

O meia que interessa ao Botafogo é Tomás, do Boa Esporte. O apoiador teve bom desempenho na última Série B do Campeonato Brasileiro, onde marcou 15 gols. Com apenas 22 anos, o apoiador foi alvo de São Paulo e Corinthians, que não levaram o negócio à frente. Ele pertence ao J. Malucelli, do Paraná, e disputou a segunda divisão por empréstimo. O clube paranaense vê com bons olhos uma transferência para o Alvinegro, mas ainda negocia com o atleta.

O Botafogo mantém cautela sobre a negociação. Isso tem sido atitude padrão do departamento de futebol Alvinegro, que sequer anunciou no site oficial a contratação de alguns jogadores como Rodrigo Pimpão, por exemplo, que já treina desde quinta-feira em General Severiano. É o caso de Pimentinha, que tem acerto verbal com a diretoria e passará por exames médicos.

Alguns detalhes ainda precisam ser definidas, mas Tomás tem situação encaminhada para defender o Botafogo. O apoiador é um dos nomes que interessam, mas o único para essa posição que negocia. Isso porque a diretoria está otimista e espera um desfecho positivo. O Alvinegro tem pressa e espera fechar o elenco o quanto antes. O time estreia no Campeonato Carioca no dia primeiro de fevereiro, quando receberá o Boavista, no Engenhão.

"O Tomás fez uma grande Série B e está animado com a possibilidade de defender o Botafogo, um grande clube e que vai se recuperar dessa situação. Ele iniciou a pré-temporada com o J. Malucelli para manter a forma e já chegaria em forma. Outros times também querem ele, mas vejo a situação se encaminhando para ele jogar no Botafogo. Acho que teremos novidade nessa semana", disse o empresário do atleta, Nenê Fonseca ao UOL Esporte.

Para a posição de volante, o Botafogo já contratou Willian Arão, formado no Corinthians e que esteve no grupo campeão do mundo. Além dele, o Alvinegro negocia com Charles, que defendeu o Cruzeiro por muito tempo, mas está parado há um ano. Com características mais ofensivas, o jogador agrada a diretoria e está dentro da realidade financeira do clube.

"O Botafogo já contratou 13 jogadores. Alguns ainda não foram anunciados. Isso é mérito do Antonio Lopes, que está com uma energia muito grande. Ele não gastou R$ 1 sequer até o momento. Não sei como fez isso, perguntem a ele. Ele está com uma paixão, uma energia. Já está estabelecido financeiramente, mas quis esse desafio. Estou feliz com tudo isso", disse o técnico René Simões à Rádio Globo.

Até agora o Botafogo contratou os zagueiro Roger Carvalho, Alisson, Renan Fonseca e Diego Giaretta; o lateral esquerdo Thiago Carleto; o volante Willian Arão; os meias Diego Jardel e Élvis; e os atacantes Bill, Rodrigo Pimpão e Tássio. Pimentinha ainda fará exames, mas já tem acerto verbal. Tomás e Charles negociam e, se assinarem contrato, fecharão o elenco do Alvinegro. Pelo menos por enquanto.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Quebra-cabeça de René: técnico começa a montar o novo Botafogo


Com o elenco reformulado, treinador inicia nesta semana a montagem da equipe. Com Jefferson como referência, restante do time começa praticamente do zero



Após a folga de domingo, o Botafogo inicia nesta segunda-feira a pré-temporada em Várzea das Moças-RJ. Depois da reapresentação do elenco, na última quinta-feira, foram três dias de treinos no Rio de Janeiro voltados para a parte física. Contato com bola foi pouco, e René não deu pistas do time titular. No início dessa semana, o treinador vai arregaçar as mangas e começar a esboçar a equipe que pretende levar a campo na estreia no Campeonato Carioca, contra o Boavista. 

Botafogo de René Simões será um time muito modificado em relação ao de 2014 (Foto: Editoria de Arte)
Com tantas caras novas em um elenco completamente reformulado, René terá de começar a montar um time praticamente da estaca zero. A exceção é no gol. Com contrato renovado até 2017, Jefferson não é somente titular absoluto, como também a maior referência do grupo.

Na posição, a principal disputa será pelo status de reserva imediato. Como Jefferson desfalcará o time em vários jogos por conta de compromissos com a seleção brasileira, a segunda opção de René Simões para o gol terá oportunidade de jogar com certa frequência. Renan, que estava sem espaço com Vagner Mancini, Andrey, que terminou 2014 como segunda opção, e Hélton Leite disputam a vaga de segundo goleiro.

Os 11 reforços do Botafogo:

Alisson, Diego Giaretta, Roger Carvalho, Renan Fonseca, Carleto, Willian Arão, Diego Jardel, Elvis, Bill, Pimpão e Tássio.

Nas laterais, Gilberto e Thiago Carleto despontam como favoritos. O primeiro retorna de empréstimo ao Internacional e disputa posição na direita com Régis. O segundo, recém-contratado, vai brigar por uma vaga na esquerda com Lima e Jean (promovido da base).

A zaga talvez seja o setor com maior indefinição. Com quatro contratações, a briga está aberta: chegaram Alisson (Paraná), Renan Fonseca (Santa Cruz), Diego Giaretta (Atlético-GO) e Roger Carvalho (Vitória). A tendência é que saia a dupla titular dos reforços. No entanto, René ainda conta com Dankler - que terminou o ano como titular, mas não goza da confiança da torcida - e os jovens Igor Rabelo e Matheus Menezes.

A chegada de Willian Arão por empréstimo do Corinthians deve fazer a diretoria alvinegra encerrar a busca por um volante ofensivo. Indicado por René Simões, o volante chega ao clube com moral, mas terá de disputar posição com dois remanescentes: Airton e Marcelo Mattos. Além deles, o treinador ainda tem os jovens Fabiano, Sidney, Andreazzi e Lucas Zen para a posição.

A armação é o setor mais carente, e o Botafogo ainda busca reforçar a posição. Até o momento, o clube trouxe Elvis e Diego Jardel. A negociação com Guilherme Camacho esfriou. Gegê segue no clube, enquanto Cidinho está em fase final de recuperação de uma lesão.

Elogiado por Antonio Lopes, Bill surge como provável camisa 9
do Botafogo no Campeonato Carioca (Foto: Marcelo Baltar)
O ataque foi outro setor bastante reforçado. Chegaram Bill, Rodrigo Pimpão e o grandalhão Tássio. Os três se juntam a Jobson e Murilo - remanescentes de 2014 -, e a Henrique e Sassá, que voltam de empréstimo de Bahia e Náutico, respectivamente. Pimentinha, do Sampaio Corrêa, ainda deve chegar.

Autor de 24 gols no passado pelo Ceará, Bill chega com status de titular e deve iniciar a temporada como o centroavante de René Simões. Rodrigo Pimpão, que marcou 13 gols na Série B pelo América-RN, desponta como favorito para atuar ao lado dele. Ele terá, no entanto, a concorrência de Jobson. O polêmico atacante, que teve problemas com René Simões no Bahia, precisa provar que seus dribles e gols são maiores e mais importantes do que eventuais confusões extra-campo.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE