Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Queda flagrante: números explicam fraco desempenho do Botafogo nas últimas rodadas


Time teve desempenho muito ruim nas estatísticas das últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Trio Lodeiro, Seedorf e Rafael Marques amarga jejum de gols



Lodeiro e Seedorf (FOTO: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
Lodeiro e Seedorf tiveram queda de
 rendimento nas últimas rodadas
(FOTO: Alexandre Loureiro/LANCE!Press)
As três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro afetaram os, até então, bons números do time alvinegro. Só para se ter uma ideia, na última partida, contra a Ponte Preta, o Botafogo errou 58 passes, recorde negativo da equipe na competição. O ataque, antes inquestionável, fez apenas um gol nos últimos três jogos. A pergunta, então, paira no ar: o que fez o Glorioso cair tão drasticamente de rendimento?

O técnico Oswaldo de Oliveira já declarou que a oscilação no Brasileiro é algo normal. Mas vale lembrar que o treinador lamentou a falta de
tempo para preparar o time, em razão do curto intervalo entre as partidas. Com a desgastante rotina de dois jogos por semana, os titulares costumam fazer apenas exercícios regenerativos na academia.

O fraco desempenho do setor ofensivo nos últimos jogos pode ser explicado pela queda de produção de alguns dos principais jogadores do time. Seedorf, Lodeiro e Rafael Marques passam por um longo jejum de gols. O último a marcar foi o atacante, no dia 5/9, na vitória sobre o Coritiba, por 3 a 1, no Maracanã.

Sem procurar culpados, o craque Seedorf acredita que a má fase do Botafogo faz parte da competição. O camisa 10 reforçou o rótulo de “equilibrado” ao Campeonato Brasileiro.

- Temos consciência de que os últimos jogos não foram os melhores. Todo mundo está perdendo de todo mundo. O único time tranquilo é o Cruzeiro. Todos perdem, empatam, vencem. Esse é o Campeonato Brasileiro - disse o holandês, que ainda deu a receita para o Alvinegro voltar a vencer na competição:]

- Temos que voltar a fazer o que estávamos fazendo. Vamos tentar somar pontos jogo a jogo.

Contra o Fluminense, nesta quarta-feira, às 21h, no Maracanã, o Alvinegro tem a chance de apagar a má impressão deixada nos últimos jogos. Os números são frios, mas não mentem.


Leia mais no LANCENET! 

Com números e momentos opostos, Flu e Bota medem forças no Maraca



Alvinegro tem superioridade em pontos e classificação, mas vive crise, enquanto Tricolor está em ascensão e tenta confirmar sua boa fase




Nove pontos separam Botafogo e Fluminense na tabela do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro ocupa a terceira colocação, enquanto o Tricolor está na oitava, após namorar com a zona de rebaixamento. Mas a frieza dos números não traduz o momento vivido pelos rivais, que se enfrentam na noite desta quarta-feira, às 21h (de Brasília), no Maracanã. Enquanto nas Laranjeiras os jogadores voltaram a sorrir após sete jogos sem perder, em General Severiano já são três derrotas consecutivas no campeonato e um clima de cobrança que estava no rival até outro dia.

Para seguir embalado em busca da posição do Botafogo, Vanderlei Luxemburgo promoveu mudanças no Fluminense. O treinador barrou Rhayner, que vinha sendo titular, e lançou Felipe no meio ao lado de Wagner, que retorna de lesão. O clássico é encarado com muita seridade já que a vitória, além de manter o time em um bom momento, faz com que o clube possa finalmente abandonar o papo de lutar contra rebaixamento e quem sabe sonhar com o G-4.

O Botafogo joga para encerrar a sua pior série de jogos desde outubro do ano passado, quando ficou sete sem vencer. Já são quatro no momento, incluindo o empate em 1 a 1 com o Flamengo, pela Copa do Brasil. No Brasileiro, são três derrotas seguidas que derrubaram o time do segundo lugar. A preocupação é de manter a vantagem para os rivais que estão fora da zona de classificação para a Taça Libertadores no momento. Sério, Seedorf fez questão de alertar os rivais e garantir que a má fase tem data para acabar: esta quarta.

O PremiereFC 1 exibe o jogo, que será acompanhado pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real.


Fluminense: Luxemburgo não fez mistério e confirmou mudanças no time titular. Sem Bruno e Igor Julião, suspensos, Rafinha será improvisado na lateral direita. No meio, mais mudanças: Felipe e Wagner voltam ao time titular. Diguinho e Rhayner foram barrados. O Fluminense entra em campo com: Diego Cavalieri, Rafinha, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Felipe e Wagner; Biro Biro e Rafael Sobis.

Botafogo: o técnico Oswaldo de Oliveira vai carregar até o último momento o mistério sobre o substituto de Hyuri, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ele pode usar um atacante e manter o sistema ou colocar um meia e recuar Rafael Marques. O time vai a campo com Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Rafael Marques; Henrique (Octávio).

Fluminense: Bruno e Igor Julião cumprem suspensão. Além da dupla, são cinco jogadores lesionados: Digão, Fred, Marcelinho, Valencia e Wellington Silva.

Botafogo: Renato está recuperado de uma lesão na coxa esquerda, mas ainda não deve ficar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira. Lucas (fratura no tornozelo esquerdo), Elias (coxa esquerda) e Cidinho trabalham com a preparação física e seguem fora. Hyuri está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.


Fluminense: Biro Biro, Diego Cavalieri, Diguinho, Edinho, Felipe, Fred, Gum, Rafael Sobis, Rafinha e Rhayner

Botafogo: Bolívar, Edilson, Elias, Gabriel, Lucas, Renan e Seedorf


Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) apita o jogo, auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP). O árbitro trabalhou em sete partidas neste Brasileiro, inclusive Botafogo x Goiás e Botafogo x São Paulo. Sandro Ricci aplicou 4,9 cartões amarelos em média e dois vermelhos (média de 0,3). Ainda marcou média de 36,1 faltas por jogo e assinalou três pênaltis (média de 0,4). O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,5 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.


Fluminense: com uma série invicta de sete jogos (4 vitórias e três empates), o Tricolor Carioca vive seu melhor momento no Brasileirão. E para tentar mais um triunfo no clássico contra o Botafogo, nesta quarta-feira, é bom os jogadores controlarem os ânimos. O time aparece em terceiro no ranking de cartões vermelhos na competição até o aqui, com seis no total.

Botafogo: ao contrário do rival, o alvinegro vive seu pior momento dentro do campeonato com três derrotas consecutivas. Em busca da recuperação, os comandados do técnico Oswaldo de Oliveira terão que melhorar um problema crônico da equipe para bater o Fluminense: o passe. Com média de 37 passes errados por partida, o time é o pior no fundamento dentro do Brasileirão.


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro