Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Botafogo intensifica negociações para manter elenco




Com boas chances de garantir uma vaga na próxima Copa Libertadores, o Botafogo já vem trabalhando com o pensamento em ter uma base forte para a próxima temporada. Na visão do departamento de futebol e do presidente Carlos Eduardo Pereira isso passa logicamente pela manutenção da maior parte dos atletas que estão tendo participação importante na arrancada conduzida pelo técnico Jair Ventura. Portanto, a ordem é renovar os contratos dos atletas com vínculo perto do fim e até mesmo prorrogar alguns contratos que vencem no próximo ano, o que dificultaria a saída de jogadores com mercado.

O clube acertou recentemente a renovação de contrato, por mais um ano, do lateral-direito Luis Ricardo, entregue ao departamento médico por conta de uma lesão na perna direita. O zagueiro argentino Joel Carli também teve o compromisso prorrogado até 2018, pois chegou a receber sondagens de alguns clubes do futebol brasileiro.

Novo acordo salarial para Camilo deve evitar assédio de clubes na janela de 2017 (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


O último a acertar a renovação de contrato foi o zagueiro Emerson Silva, que na tarde da última sexta-feira chegou a um acordo com o diretor de futebol Antônio Lopes e essa semana assinará compromisso por mais uma temporada. O atleta, de 33 anos, é a principal opção no banco de reservas, no caso da ausência de Joel Carli ou de Emerson Santos, os atletas considerados principais no setor. O goleiro Sidão é outro que será procurado nos próximos dias, pois tem seus direitos federativos ligados ao Audax até maio do próximo ano e o Botafogo pretende comprar os direitos federativos.

A diretoria também se prepara para sofrer o assédio de clubes interessados em jogadores com contrato de longa duração. O volante Aírton, com vínculo até dezembro de 2017, e o meia Camilo, com compromisso até maio de 2018, estão recebendo sondagens de outros clubes e o Botafogo tenta negociar um reajuste salarial que aumentaria o tempo de duração de contrato e o valor de uma multa rescisória.

O clube, porém, terá problema em duas negociações. Dificilmente vai conseguir renovar o empréstimo do lateral-esquerdo Victor Luís, que tem os direitos federativos ligados ao Palmeiras, que pretende contar com o jogador em 2017. Diogo Barbosa, com vínculo até dezembro, quer renovar, mas seus direitos são ligados a grupos de empresários que já está negociando com outros clubes. O Botafogo, porém, tem a prioridade para cobrir qualquer proposta e se arma financeiramente para isso.

A diretoria ainda estuda, em conjunto com Jair Ventura, para dispensar alguns jogadores que não agradaram na atual temporada e que não vão permanecer em 2017. Casos, por exemplo, dos meias Gervásio Núñez e Damián Lizio e dos atacantes Geovani Maranhão e Anderson Aquino.

Dentro de campo o elenco se reapresentou nesta segunda-feira para um trabalho regenerativo. Nesta terça-feira pela manhã começa a preparação para o duelo contra o Coritiba, no próximo sábado, às 18h30(de Brasília), na Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Gazeta Press - Rio de Janeiro, RJ

Com Airton recuperado, Botafogo se reapresenta após dois dias de folga


Volante treina normalmente e está à disposição de Jair Ventura para a partida contra o Coritiba, no sábado. Diogo Barbosa segue transição e corre para voltar à equipe



Airton está recuperado das dores na
 coxa esquerda e volta ao time no sábado
 (Foto: Divulgação / Botafogo)
O fim de semana foi de folga para recarregar as baterias, mas a segunda-feira foi dia de pegar pesado. Após dois dias, os jogadores Botafogo se reapresentaram em General Severiano e tiveram uma tarde intensa de trabalhos físicos. A boa notícia ficou por conta de Airton. Recuperado, o volante treinou normalmente e deve voltar sábado, contra o Coritiba.


Desfalque contra o Santa Cruz, o volante participou normalmente do treino com o restante do elenco e está à disposição de Jair Ventura. Quem também tem chances de reaparecer é Diogo Barbosa. Em fase final de recuperação de uma torção no tornozelo direito, o lateral está entregue à preparação física, foi a campo, mas seu retorno no sábado ainda é incerto.


Eliminados na semana passado da Copa do Brasil sub-20, alguns jogadores que estão em transição da base participaram do treino. Marcinho, Marcelo, Bochecha e Matheus Fernandes se juntaram a Yuri, relacionado nos dois últimos jogos por Jair Ventura.


Nesta terça-feira, Jair Ventura deve começar a esboçar a equipe para a partida de sábado, contra o Coritiba, na Arena Botafogo. O treino será pela manhã, no Estádio Nilton Santos. Com 53 pontos, o time é o quinto colocado e tem 85% de chances de se classificar para a Libertadores, de acordo com o matemático Tristão Garcia.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar/Rio de Janeiro

Volantes no acelerador: sexteto do Bota participa de 1/4 dos gols em 2016


Entre finalizações e assistências, jogadores de marcação alvinegros são diretamente responsáveis por 19 das 74 bolas na rede. Apenas Airton ainda não ajudou no quesito






No futebol, negócio de colocar a bola na rede é especialidade de atacante. Os meias até que foram tomando esse gostinho também; os zagueiros, vira e mexe, deixam a sua marca na bola parada; os laterais dão sempre muitas assistências... Mas e os volantes? Os jogadores que têm a função mais de marcador são tratados como os "patinhos feios" do esporte no Brasil. Quanto mais homens de contenção há no time, mais os seus torcedores reclamam e criticam os seus treinadores. Porém, não é que as coisas no Botafogo têm sido diferentes em 2016?


Bruno Silva e Dudu Cearense: volantes
do Bota estão com a bola toda
(Foto: Vitor Silva / SSPress / Botafogo)
O torcedor não é muito fã deles, mas dos pés dos seis volantes do elenco profissional, entre finalizações e assistências, saíram 19 dos 74 gols do Botafogo na temporada (pouco mais de 1/4 do total). Bruno Silva já marcou quatro vezes; Lindoso e Fernandes vêm logo atrás com três cada um; e Dudu Cearense e Diérson já fizeram o seu primeiro gol com a camisa alvinegra. Apenas Airton ainda não desencantou. E o repertório tem sido variado: foram sete finalizações na grande área, um chute de longa distância, duas cabeçadas e dois pênaltis (veja o vídeo acima).


A formação que o Botafogo mais utilizou na temporada é com três volantes. Foi com ela que Ricardo Gomes encontrou o maior equilíbrio tático, e Jair Ventura aperfeiçoou. O atual treinador chegou a implementar uma tática diferente com dois laterais esquerdos, sendo um improvisado como meia, mas retomou a trinca desde a lesão de Diogo Barbosa. Muitos torcedores reclamaram, mas os resultados continuaram a aparecer.


– Fruto da qualidade dos jogadores e da forma de jogar, independentemente da posição. A leitura de jogo, a estratégia da partida, a forma tática também... Isso ajudou muito a equipe – analisou Dudu Cearense, que vem sendo o 12º jogador da equipe e marcou o gol da vitória por 3 a 2 sobre o Atlético-MG na Arena Botafogo, há uma semana.




Quando o assunto é assistências, apenas três dos seis já mostraram suas veias de garçom. O recordista é Lindoso, com quatro passes para gol, sendo dois para Neilton no Brasileiro, um para Emerson Silva na Copa do Brasil, e outro para Luís Henrique no Carioca. Bruno Silva também já serviu dois companheiros: Leandrinho e Neilton, ambos pela Série A. E Fernandes deu o passe para o primeiro gol de Camilo com a camisa do Botafogo (veja o vídeo acima).

Olha o lançamento! Lindoso é quem
 mais se destaca de volante-garçom
 (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
– Nessa história de três volantes se criou uma fama de time defensivo, a verdade é que não é isso. Pelo contrário, hoje muitos meias estão descendo para jogar como segundo volante, isso prova que os volantes estão tendo muita qualidade para estarem chegando na frente. Nosso caso não é diferente. Claro que a forte marcação acaba ajudando o Camilo ali, a gente dá um suporte para ele, procura enchê-lo de bola porque ele é o armador. Mas também acontece da gente fazer um rodízio quando está muito difícil de entrar na defesa adversária: ele vem mais embaixo buscar a bola, e eu ou o Bruno nos posicionamos mais à frente. Essa formação vem ajudando bastante, temos o papel de tanto defender quanto atacar. Isso vem sendo importante – explicou Lindoso, que lidera o quesito de ajuda ao ataque entre os volantes somando gols e assistências.


Os volantes alvinegros estão com a bola toda e prometem continuar servindo a galera lá da frente, que lidera a artilharia do time em 2016: Sassá é o goleador com 13 gols, seguido de Neilton, com 12. Após dois dias de folga, o elenco do Botafogo se reapresenta na tarde desta segunda-feira, em General Severiano. A equipe de Jair volta a campo no sábado contra o Coritiba, às 18h30 (de Brasília), na Arena, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro