Páginas

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Botafogo aposta em paciência para desenvolver jovens promessas contratadas; veja números



Clube apostou em jogadores de potencial na América do Sul e evita expor em excesso para não prejudicar o desenvolvimento



O Botafogo foi ao mercado em 2023 claramente apostando em um modelo de projeto no futebol e de negócio: trazer jovens jogadores com potencial técnico para agregar ao time e, posteriormente, dar retorno financeiro ao clube.



Xodó da torcida, Segovinha é o novo camisa dez do Botafogo (https://ge.globo.com/video/xodo-da-torcida-segovinha-e-o-novo-camisa-dez-do-botafogo-11875159.ghtml)


Dos 12 jogadores contratados em 2023, seis tem 23 anos ou menos, sendo cinco deles estrangeiros: Matías Segovia, Diego Hernandez, Diego Abreu, Valentín Adamo, Mateo Ponte, Carlos Alberto. Cercados de expectativa por parte dos torcedores, todos eles vêm tendo poucos minutos no time principal.


A ideia do clube como um todo é desenvolver esses jogadores com calma pensando mais no elenco a médio prazo, especialmente os que vieram de outro país, e isso fica claro nos contratos feitos. Destes seis, apenas Carlos Alberto e Abreu assinaram por um ano, ambos vindo por empréstimo com opção de compra.


O meia Matías Segovia é quem mais jogou entre todos. O jovem paraguaio, que tem contrato até abril de 2025, tem um total de 904 minutos jogados nas 22 partidas que entrou em campo com a camisa alvinegra, média de 41 por jogo, e apenas uma assistência.


Primeiro dos seis a chegar ao clube, Carlos Alberto é quem mais contribuiu com participações diretas em gols. Contando Carioca, Brasileirão, Sul-Americana e Copa do Brasil, o atacante marcou quatro vezes e deu uma assistência nos 604 minutos de jogo que teve. Foram 24 partidas até aqui, só em uma jogou os 90.


Mais jovem dos seis, ao lado de Mateo Ponte, Diego Abreu foi contratado para iniciar o processo de adaptação no time sub-20, ainda no começo da temporada. Na base, são 269 minutos em sete partidas com quatro gols marcados.


Mais recentes adições do elenco, o trio de uruguaios Mateo Ponte, Valentín Adamo e Diego Hernandez vem treinando com o elenco de Bruno Lage, mas ainda têm minutos dosados e são tratados com bastante cuidado pelo treinador, que falou sobre a utilização dos jovens após o empate com o Defensa y Justicia na Sul-Americana.


- Nós temos muitos jogadores chegando com potencial e temos que gerir. Qualquer um deles, com 20 anos, estamos a viver com muito bom, mas temos que ter pessoas com experiência para ter capacidade de suportar a ansiedade que vem de fora - destacou o português.


Esse é o projeto do Botafogo. Amanhã eles serão os jogadores de experiência. Às vezes entendo a ansiedade, e não pressão, porque isso sempre tem em uma equipe grande, mas isso faz parte de estar nesse ambiente.
— Bruno Lage


Dos três, Adamo ainda não fez a estreia com a camisa alvinegra. Hernandez, que está no clube desde junho, jogou apenas 136 minutos em quatro partidas que foi chamado pelo treinador e Ponte somente 66 nos dois jogos que teve oportunidade.




Matías Segovinha, Segovinha, e Diego Hernandez comemoram a vitória sobre o Bahia — Foto: Vitor Silva/Botafogo



De folga durante a pausa para a Data Fifa, o Botafogo, líder com 51 pontos, se reapresenta nesta sexta-feira (08) para iniciar a preparação de olho no confronto com o Atlético-MG pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro