Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Erison garante vontade de ficar no Botafogo, exalta torcida e elogia Luís Castro: 'Sinistro'


Atacante é o artilheiro do time no ano, com 13 gols, e ainda falou sobre a relação com John Textor, investidor do clube





Erison é o artilheiro do Botafogo na temporada com 13 gols em 20 jogos (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



O Botafogo está se movimentando para renovar contratos e planejar a janela de transferências do meio do ano. Depois de acertar com Kanu o novo vínculo, o Alvinegro tem outras prioridades. Uma delas é o atacante Erison, xodó da torcida e artilheiro do time em 2022 e que tem apenas 10% dos direitos vinculados ao clube. John Textor já manifestou a vontade de melhorar o contrato do atleta, que, em entrevista ao "Charla Podcast", garantiu querer permanecer.


- Quero muito ficar no Botafogo. Me identifiquei muito com a torcida, tenho vontade. Mas não depende só de mim. Essa parte deixo com as pessoas que trabalham comigo e o clube. Nem me intrometo, só quero jogar. Meu empresário fala "só treina e joga". Não tem coisa melhor. Imagina quantos jogadores queriam estar aqui no Botafogo, quantas crianças queriam ser jogador de futebol? Eu vi o que passei no começo de tudo, lutava para caramba, recebi vários “não”. Cheguei aqui hoje e quero me dedicar para sempre estar em alto nível e ajudar o Botafogo. Sou grato demais ao Botafogo. Isso tudo foi em muito pouco tempo, quase quatro meses. Eu esperava que iria fazer um grande campeonato, mas desse jeito, eu não esperava - disse.

- Ele (Textor) já falou algumas coisas comigo, me parabenizou no jogo do Fluminense que fiz dois gols, falou da comemoração. Mas eu não entendi né (risos). Tem um tradutor do lado dele. Vou começar a fazer inglês, quando tá falando eu só cutuco o Rafa e o Klaus. Igual o Niko (Hämäläinen). As vezes dou bom dia e só. Algumas coisas que quero resenhar peço para os caras falarem. A gente vê que o Textor está muito feliz. Foi girar bandeira, a torcida ama isso aí. Dá para ver que tem carinho. Ele é uma figura, está sempre sorrindo e brincando.


​Erison se destacou pelo Botafogo no Campeonato Carioca e mesmo com a mudança de treinador após a chegada de Luís Castro se manteve como destaque. São 13 gols em 20 jogos e a vice-artilharia do Brasileirão. O atacante exaltou o trabalho feito pelo treinador português no Alvinegro.

- É muito sinistro. Baita profissional, tiro o chapéu. Ajuda todo mundo, o que tem para falar já fala na hora, não fica guardando. Cobra todos os dias a gente. Fala que não podemos nos acomodar, queremos mais. Acredito muito no trabalho dele e da comissão. Recebemos perguntas sobre onde o Botafogo quer ficar, eu quero buscar título, estar no G4, não quero só me manter na Série A. Quero sempre o melhor. Ele cobra muito meu posicionamento na frente, pede para fazer infiltração, buscar a bola, me movimentar. Duas vezes na semana ele me pega para fazer treino, trabalho de passe, finalização, virada de corpo, cruzamento. Está me ajudando muito. São caras do bem que eu só tenho coisas boas a falar. Ele é inteligente demais. O que ele pede dá certo. O espírito é de vencedor. Ele fala que temos que jogar em qualquer estádio do mundo e contra qualquer time para ganhar. Cobra muito de sermos verdadeiros, honestos, de estarmos unidos.



Nascido em Cosmópolis, interior de São Paulo, próximo a Campinas, Erison jogou no XV de Piracicaba já com 18 anos e, assim, não teve a formação nas categorias de base. Ele começou sendo lateral-esquerdo, mas logo assumiu a vaga de centroavante. Uma das características marcantes é a comemoração feita após ganhar o apelido de "El Toro". O atacante falou sobre a escolha pela celebração e ainda elogiou a torcida do Botafogo.

- Foi a torcida do Fogão. Eles que me deram esse apelido. Eu abracei e montamos uma comemoração. Começou em um jogo contra o Madureira. Peguei a bola, saí arrancando e depois começaram a me chamar de "touro", "tanque", depois chegaram a um acordo sobre o apelido e eu abracei. Já estávamos pensando em montar uma comemoração diferente. Falei que tinha uma na cabeça, a raspada do touro e voadora na bandeira. E fizemos isso. Primeira vez foi contra o Vasco no Maranhão. No começo os caras ficavam colocando pilha, mas depois foram acostumando, agora só chamam de touro - disse.

- Que torcida sensacional. É de arrepiar. Senti muito esse carinho desde o início. Tem algumas críticas, sempre alguém falando mal. Mas sempre coloquei na minha cabeça que tinha que dar o meu melhor. Eu vinha trabalhando, os torcedores vinham ajudando, todo jogo apoiando. Agora toda partida eles começam a gritar, já fico como? (risos). É muito bom. O primeiro jogo contra o Corinthians entramos com fogos, a camisa descendo, falei "que torcida é essa". Não só em casa, mas fora a torcida vai em peso. Contra o Flamengo mesmo, estádio lotado, só a gente fazendo barulho - completou.

 Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo defende sequência invicta contra o Coritiba para voltar ao G4 do Campeonato Brasileiro


No histórico do confronto, o retrospecto é favorável ao Glorioso, que não perde para o Coxa há quase oito anos. Último revés aconteceu em 2014, também no Couto Pereira





Botafogo derrotou o Coritiba dentro e fora de casa na última edição da Série B, em 2021 (Reprodução/Coritiba)



Após o empate com o América-MG, o Botafogo perdeu a chance de dormir na liderança, mas segue bem perto da ponta da tabela - dois pontos atrás do Corinthians. No domingo, a equipe volta a campo, às 16h, para medir forças contra o Coritiba, no Couto Pereira, pela 8ª rodada do Brasileirão. No histórico do confronto, o retrospecto é favorável ao Glorioso, que não perde para o Coxa há quase oito anos.


+ Botafogo ultrapassa Fluminense: saiba os clubes do Brasil com mais sócios-torcedores





Melhores momentos: América-MG 1 x 1 Botafogo (Brasileirão)



Dos últimos vinte duelos contra a equipe paranaense, o Botafogo obteve doze triunfos, com cinco empates e apenas três derrotas. O último revés aconteceu no dia 22 de outubro de 2014, também no Alto da Glória. Em campo, Alex e o camaronês Joel marcaram os gols da vitória.


No confronto citado, os cariocas eram comandados pelo técnico Vágner Mancini, e ocupavam a penúltima colocação. Foram a campo: Jefferson, Régis, Dankler, André Bahia e Júnior César; Gabriel, Airton e Ramírez; Rogério, Jobson e Wallyson. Uma realidade bem distante da atual e que o torcedor prefere esquecer.


Nesses quase oito anos, foram oito confrontos, sendo dois deles na Série B 2021. O time de General Severiano mudou com Enderson Moreira e ergueu a taça no fim do campeonato. O Coxa, por sua vez, terminou a campanha na terceira colocação sob o comando do paraguaio Gustavo Morínigo, que está no clube desde janeiro de 2021.

O último confronto também aconteceu no Couto Pereira, em agosto do ano passado. Na época, o Botafogo necessitava dos três pontos para dormir no G4 e o conquistou. Com gol de Rafael Navarro, os cariocas entraram e permaneceram na zona de acesso à elite do futebol brasileiro.


Além dessa vitória, o Glorioso triunfou em outros dois duelos em solo paranaense. Em 2017, a vitória foi por 3 a 2 com gols de João Paulo, Guilherme e Roger. Três anos depois, Pedro Raul balançou a rede em duas oportunidades, enquanto Neilton descontou para o time comandado por Pachequinho.


Confira o retrospecto recente do confronto

27/08/2021 - Coritiba 0 x 1 Botafogo - Couto Pereira - Série B
05/06/2021 - Botafogo 2 x 0 Coritiba - Nilton Santos - Série B
19/12/2020 - Coritiba 1 x 2 Botafogo - Couto Pereira - Brasileirão
02/09/2020 - Botafogo 0 x 0 Coritiba - Nilton Santos - Brasileirão
24/09/2017 - Coritiba 2 x 3 Botafogo - Couto Pereira - Brasileirão
11/06/2017 - Botafogo 2 x 2 Coritiba - Nilton Santos - Brasileirão
29/10/2016 - Botafogo 0 x 0 Coritiba - Ilha - Brasileirão
09/07/2016 - Coritiba 0 x 0 Botafogo - Couto Pereira - Brasileirão
22/10/2014 - Coritiba 2 x 0 Botafogo - Couto Pereira - Brasileirão





Fonte: LANCE!Rio de Janeiro (RJ)

Torcida do Botafogo escala time com Chay, três volantes e Victor Sá com Erison no ataque



Presente em 4.840 escalações, Gatito Fernández foi o jogador mais escalado, seguido de Erison (4.779) e Cuesta (4.651)




Para os torcedores do Botafogo que votaram no VC Escala da última quarta-feira, o time ideal para Luís Castro colocar em campo contra o Coritiba é: Gatito Fernández; Saravia, Kanu, Cuesta e Daniel Borges; Oyama, Tchê Tchê, Patrick de Paula e Chay; Victor Sá e Erison.


O jogador mais votado pelos alvinegros foi o goleiro Gatito Fernández. O ídolo paraguaio foi considerado titular em 4.840 times, o que representa 99,45% das escalações (Douglas Borges aparece em 15 escalações e Diego Loureiro 12). Completam o pódio o centro 
Presente em 4.840 escalações, Gatito Fernández foi o jogador mais escalado, seg 
 uido de Erison (4.779) e Cuesta (4.651)

 avante e artilheiro Erison (4.779) e o zagueiro argentino Victor Cuesta (4.651).




Escalação ideal do Botafogo para os torcedores — Foto: ge


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!



Se ouvir a torcida e mandar a campo esses jogadores, será a 10ª escalação diferente do técnico português em 10 partidas. Essa formação atende o que o torcedor tem sentido falta nos últimos jogos, de um meia mais criativo e que ajude nas construções das jogadas. Apesar de contar com os três volantes, Chay poderia fazer essa função.


Por mais que essa formação não tenha jogado ainda, o ge levou em consideração a posição de Chay na estreia de Castro - derrota para o Corinthians por 3 a 1 - para imaginar como seria a formação tática do Botafogo. Naquele jogo, apesar da derrota, foi possível observar que Saravia subia bastante ao ataque, trazendo o camisa 14 um pouco mais para dentro, de onde se sente mais confortável para armar as jogadas.





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!




Textor projeta nome de impacto para o Botafogo: "Um meio-campo deve ser o grande investimento", afirma Thayuan Leiras (https://ge.globo.com/video/textor-projeta-nome-de-impacto-para-o-botafogo-um-meio-campo-deve-ser-o-grande-investimento-afirma-thayuan-leiras-10608173.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo


Ainda não se sabe qual o time que Luís Castro mandará a campo, mas o Botafogo volta a jogar no próximo domingo, contra o Coritiba, às 16h (de Brasília), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, no Couto Pereira. O Bota está em quinto, com um gol a menos de saldo do que o Atlético-MG, quarto colocado e dois pontos atrás do líder Corinthians. O Coritiba tem 10 pontos e está em oitavo.





O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Artilheiro do elenco do Botafogo, Erison teve assistência de sete companheiros em oito gols



Atacante alvinegro balançou as redes adversárias 13 vezes e se tornou o jogador com mais gols em todo o grupo mesmo com apenas 20 partidas






Confira os gols de Erison pelo Botafogo que tiveram assistências (https://ge.globo.com/video/confira-os-gols-de-erison-pelo-botafogo-que-tiveram-assistencias-10605943.ghtml)



No último sábado, Erison se isolou como principal goleador em todo o elenco do Botafogo com 13 gols marcados em apenas 20 jogos. Em entrevista após o jogo, disse que as redes balançadas não são apenas mérito dele e fez questão de dividir com o restante da equipe.


O ge achou interessante a afirmação do atacante e foi buscar o maior contribuinte para os gols de Erison e a conclusão foi de que dos 13 gols, oito tiveram assistências e sete de jogadores diferentes. Veja todos no vídeo acima.



O líder dessa lista é Chay. O meia, um dos destaques da equipe na campanha do ano passado, foi o único jogador a ter mais de um passe para gol do artilheiro alvinegro - e foi justamente na mesma partida (o 2 a 1 em cima do Fluminense, na partida de volta da semifinal do Carioca). O restante foi feito por jogadores diferentes: Diego Gonçalves, Kayque, Luiz Fernando, Daniel Borges, Cuesta e Lucas Fernandes.



+ Jogador com mais gols no elenco do Botafogo, Erison encosta na artilharia do Brasileirão





Erison com a tradicional comemoração em um dos gols marcados pelo Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Botafogo e Erison iniciam conversas para negociar renovação de contrato


Além dos oito gols marcados com assistências, três foram marcados em cobranças de pênalti e dois após rebatidas de passe (um contra o Volta Redonda e o da vitória em cima do Flamengo, pela quinta rodada do Brasileirão). Os dados são de João Guerra, da equipe do Espião Estatístico, do ge.


O trabalho em equipe também tem relação com a construção da jogada. Se levarmos isso em consideração, podemos contar com seis jogadas que tiveram passes para assistência. Nesse quesito os líderes são Raí e Juninho, com dois cada. Além deles, Kayque e Daniel Borges tiveram participam para construir as jogadas de gols alvinegros.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!




Textor projeta nome de impacto para o Botafogo: "Um meio-campo deve ser o grande investimento", afirma Thayuan Leiras (https://ge.globo.com/video/textor-projeta-nome-de-impacto-para-o-botafogo-um-meio-campo-deve-ser-o-grande-investimento-afirma-thayuan-leiras-10608173.ghtml)






Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!



Curiosidades sobre gols de Erison:

Doze dos 13 gols foram de dentro da área. Apenas contra o Flamengo foi finalizado de fora;
Foram seis gols com a perna esquerda, três com a perna direita e quatro de cabeça;
Dos 13 gols, quatro tiveram origem em lances de bola aérea (dois cruzamentos, uma falta levantada e um escanteio).


Provavelmente com Erison em campo, o Botafogo volta a campo no próximo domingo. O time de Luís Castro enfrenta o Coritiba, às 16h (de Brasília), no Couto Pereira, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Bota está na quinta colocação, com 12 pontos em sete jogos, tem um gol a menos de saldo que o Atlético-MG, quarto colocado, e está a dois pontos do líder Corinthians.


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro