Páginas

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Botafogo faz primeiro treino no Engenhão e esboça time do Carioca


Técnico Eduardo Hungaro comanda treino tático com provável formação que enfrenta o Resende, pela estreia da equipe no Estadual, no próximo dia 18



Eduardo Hungaro participa ativamente do
trabalho tático do Botafogo (Foto: Thales Soares)
O Botafogo realizou na tarde desta quarta-feira seu primeiro treino no Engenhão em 2014 mostrando qual deverá ser a equipe que estreia no Campeonato Carioca. Sob forte calor no campo anexo do estádio, o técnico Eduardo Hungaro comandou uma atividade tática na qual esboçou a formação que enfrenta o Resende, no dia 18, às 19h30m, em Volta Redonda.


Vestida de azul, a equipe titular treinou com a seguinte formação: Renan, Lucas, Dankler, André Bahia e Lima; Fabiano, Dedé, Anderson, Gegê e Octávio; Sassá.


O técnico do Botafogo mostrou muita vibração em campo. Gritou durante todo o tempo, exigindo movimentação intensa e rapidez na transição, assim como marcação forte na saída de bola do adversário.


Em General Severiano, os jogadores que se preparam para a disputa da Taça Libertadores tiveram mais uma sessão de treinos físicos. Um grupo trabalhou no campo e outro fez uma atividade na piscina do clube.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Aírton e Rodrigo Souto aparecem pela primeira vez no campo pelo Botafogo


Caras novas do elenco alvinegro, volantes iniciam pré-temporada em General Severiano antes mesmo da apresentação oficial




A quarta-feira começou com novidades no Botafogo. No primeiro treino do dia, Aírton e Rodrigo Souto apareceram no campo pela primeira vez pelo novo clube. A dupla de volantes iniciou sua preparação para a temporada com um trabalho físico no gramado de General Severiano.

Rodrigo Souto e Aírton ainda não foram apresentados oficialmente, mas já realizaram exames e outros procedimentos burocráticos. Ambos assinaram contrato até o fim deste ano. 

Aírton e Rodrigo Souto começaram a treinar com o elenco alvinegro (Foto: Gustavo Rotstein)

Com contrato em vigor com o Benfica, Aírton precisou da liberação do clube português para ser emprestado ao Botafogo. O volante já havia feito os exames médicos no início da semana, no Rio de Janeiro, mas a assinatura do contrato acabou sendo adiada por causa da morte do ex-jogador Eusébio, que acabou por paralisar as atividades administrativas do Benfica.

Aírton tem 23 anos e viveu seu melhor momento em 2009, quando foi campeão brasileiro pelo Flamengo. Vendido para o Benfica, não conseguiu se firmar e voltou ao clube carioca. Em seguida, foi repassado ao Internacional e, agora, chega ao Botafogo.

Já a contratação de Rodrigo Souto representa a concretização de um antigo desejo da atual diretoria. O jogador é amigo do presidente Maurício Asssumpção das areias de Copacabana, e o irmão do volante, Ney Souto, é diretor das divisões de base do Botafogo. O jogador esteve perto de ser contratado em 2010, quando defendia o Santos, mas acabou por se transferir para o São Paulo.

Rodrigo Souto, que despontou no Vasco, atuou pelo Náutico até o início de setembro do ano passado, quando se transferiu para o Figueirense e ajudou na campanha de acesso à Série A. O volante havia passado dois anos no Jubilo Iwata, do Japão, antes de voltar ao Brasil para defender o clube pernambucano.

Com a chegada da dupla, o Botafogo chega a oito volantes no elenco. Agora estão à disposição do técnico Eduardo Hungaro Rodrigo Souto, Aírton, Renato, Marcelo Mattos, Gabriel, Fabiano, Dedé e Sidnei.

Enquanto os novos contratados correram em volta do campo, os demais atletas deram continuidade ao intenso trabalho físico sob forte calor. O primeiro grupo a aparecer no campo foi o que iniciará a disputa da Libertadores. Em seguida, os atletas que começarão o Campeonato Carioca estiveram no gramado de General Severiano. À tarde ocorrerá a primeira sessão de treinamentos do ano no Engenhão.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Botafogo pode fechar com Kleber acordo semelhante ao de Fla e Elano


Jogador chegaria a General Severiano emprestado com metade do salário pago pelo clube gaúcho. Alvinegro mantém confiança em ter Forlán com valores viáveis



Kleber seria emprestado por um ano ao
Botafogo (Foto: Editoria de Arte)
Empenhado em fazer uma campanha de destaque na Libertadores, o Botafogo está em busca de um atacante de área com experiência. Mesmo ainda interessado em Forlán, do Internacional, o clube tem negociações avançadas com outro nome para assumir a função de homem-gol da equipe de Eduardo Hungaro. Kleber Gladiador, do arquirrival Grêmio, está próximo de vestir a camisa alvinegra, numa transferência que deve ser fechada nos mesmos moldes da selada entre Elano e Flamengo na última terça-feira.

O Botafogo deve fechar com o Grêmio um acordo para a contratação de Kleber por empréstimo de um ano. Os dois clubes dividirão o salário do jogador neste período. Em General Severiano, a avaliação é de que faltam detalhes para a negociação ser sacramentada, já que existe o desejo do clube gaúcho de aliviar sua folha salarial.

Primeiro desejo da diretoria, Forlán, entretanto, não é dado como um caso perdido. Mas acredita-se, no Botafogo, que seja um pouco mais complicado. O salário não seria necessariamente um problema, já que o que o uruguaio recebe no Internacional (cerca de R$ 1 milhão) tem incluídos outros pagamentos, como luvas e custo da rescisão com seu ex-clube. Assim, o Alvinegro pagaria um salário dentro da suas possibilidades ao melhor jogador da última Copa do Mundo.

Mas Forlán ainda tem contrato com o Internacional até 2015, e o rompimento com o Colorado pode não ser simples, o que favorece a opção por Kleber. Mas no Botafogo há quem não descarte que seja possível contratar os dois jogadores. De qualquer maneira, o uruguaio teria encaminhado um projeto de atuar no futebol dos Estados Unidos após a Copa do Mundo deste ano.

Em General Severiano, acredita-se que para a chegada de um desses atacantes não seja necessária a saída de Dória, Rafael Marques ou Lodeiro, jogadores do elenco mais assediados por outros clubes. Isso porque é provável que Renato e/ou Marcelo Mattos sejam negociados (os também volantes Aírton e Bolatti estão apalavrados), o que abriria espaço para a contratação de um atacante com custo mais alto. O Botafogo também está perto de concluir a negociação para ter Neilton, do Santos.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro