Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Jefferson valoriza lado profissional e fala em ficar: 'Só saio se Bota quiser'


De olho na Copa do Mundo de 2014, goleiro vem recebendo sondagens do exterior, mas diz que precisa ser para um clube do mesmo patamar para cima



Jefferson mantém cautela ao falar sobre o
futuro (Foto: Thales Soares)
Mesmo sem jogar, Jefferson ganhou ainda mais valor de mercado depois de sua participação na conquista da Copa das Confederações. Ele foi um dos três goleiros convocados para a competição, ficou no banco e voltou ao Botafogo nesta segunda-feira consciente de que vem sendo alvo de sondagens de clubes europeus, como Roma, da Itália, e Machester United. No entanto, ainda não houve uma proposta oficial pelo jogador.

O Botafogo aguarda, assim como seus representantes. Na Itália, o empresário Alessandro Alberti vem sendo o contato principal para negociações. Um dos entraves é o fato de Jefferson não ter passaporte comunitário. Com isso, teria que entrar na lista de estrangeiros, limitando a contratação de outros reforços.

- Fico feliz pela procura. As manifestações aconteceram pelo ótimo trabalho que venho fazendo no Botafogo. Muito jogadores queriam estar no Botafogo. Na seleção brasileira, é um clube respeitado pelo qual muitos torcem - disse o goleiro.

Por enquanto, Jefferson segue com o discurso de que só aceita sair do Botafogo se a proposta for boa e tiver a chance de continuar jogando. Assim, acredita que terá mais oportunidades de se manter no grupo de convocados para a disputa da Copa do Mundo de 2014.
Se for para sair, tem que ser uma equipe do mesmo patamar para cima. Só saio se o Botafogo quiser e precisar por questão de caixa"
Jefferson

- Muitos jogadores visam o lado financeiro e outros, o profissional. Estou muito feliz aqui, pela minha valorização e não penso em nada além do lado profissional e na Copa do Mundo de 2014. Se for para sair, tem que ser uma equipe do mesmo patamar para cima. Só saio se o Botafogo quiser e precisar por questão de caixa - comentou.

Mesmo depois de ficar a serviço da seleção brasileira por mais de um mês, Jefferson estará em campo quarta-feira para enfrentar o Figueirense, pela terceira fase da Copa do Brasil, em Volta Redonda. Domingo, em Recife, o time joga com o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Consórcio Engenhão anuncia cronograma das obras no estádio


Procedimentos para corrigir os problemas na cobertura começam nesta segunda-feira e têm previsão de 18 meses para serem concluídos



Cobertura do Engenhão passará por obras
(Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
Vinte dias depois de o prefeito Eduardo Paes ter decretado no Diário Oficial o início das obras para reparo na cobertura do Engenhão, o consórcio que leva o nome do estádio anunciou o início do procedimento. Nesta segunda-feira, oficialmente, começou a correr o prazo de 18 meses estabelecido na divulgação do relatório elaborado pela comissão especial instaurada pela Prefeitura do Rio, e que hoje conta com a presença do vice-presidente de futebol do Botafogo, Chico Fonseca.

O Engenhão está interditado desde o dia 26 de março por não apresentar os requisitos mínimos de segurança para o público. Um relatório da empresa alemã SBP determinou que ventos acima de 63 km/h poderiam derrubar a cobertura do estádio, que foi inaugurado em 2007.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Bota tenta repor perdas importantes, mas parte financeira complica


Fellype Gabriel e Andrezinho deixaram o clube durante a parada para a Copa das Confederações. Oswaldo diz que diretoria está correndo atrás



Oswaldo de Oliveira diz que saídas não vão mudar
o esquema (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
O Botafogo perdeu dois de seus principais jogadores de meio de campo durante a paralisação do Brasileiro para a Copa das Confederações, Fellype Gabriel eAndrezinho. O primeiro foi para o Sharjah FC, dos Emirados Árabes, e o segundo para o chinês Tianjin Teda. O técnico Oswaldo de Oliveira disse que a diretoria está em busca de peças de reposição, mas a crise financeira tem limitado as ações.

O comandante alvinegro afirmou que, mesmo no caso de os reforços não chegarem, o Bota pode continuar competitivo com o que já tem em seu plantel.

- Nós temos tentado sim. É difícil conseguir porque a parte financeira não pode ser mais exigida. Na medida do possível, temos tentado, procurado. Se não for viável, vamos com o que nós temos. São perdas difíceis de serem supridas, mas ninguém é plenamente insubstituível. Tenho certeza de que vamos conseguir - avisou.

Apesar da perda de jogadores, Oswaldo não dá indícios de que pensa em mudar seu esquema tático. Ele pretende encontrar dentro do elenco atletas que possam se adaptar ao que ele deseja. No sábado, no jogo-treino com o Audax, em Moça Bonita (empate em 1 a 1), por exemplo, Rafael Marques foi escalado aberto pelas pontas e Sassá ficou centralizado na frente.

- Não vai mudar o esquema. A característica de jogador a gente procura adaptar, orientar. Vamos buscar isso. Mesmo no ano passado, com o Fellype machucado, fizemos várias partidas sem ele e vencemos a maioria delas. É uma questão de a equipe criar suas alternativas.

Depois do domingo de folga, o Botafogo volta a treinar na tarde desta segunda-feira, no campo anexo do Engenhão. Quarta-feira, em Volta Redonda, a equipe enfrenta o Figueirense pela Copa do Brasil. No domingo, o clássico com o Fluminense, na Arena Pernambuco, marca o reinício do Brasileiro para o Glorioso, que está em terceiro lugar na tabela de classificação.

Por Fred HuberRio de Janeiro

Gegê, Octávio e Jeferson: da base para reserva imediata nos profissionais

Com a venda de Fellype Gabriel aos Emirados Árabes e a provável saída de Andrezinho, jogadores da base alvinegra são, agora, as primeiras opções no banco de reserva



Gege, Octavio e Jeferson - Botafogo
Gegê, Octavio e Jeferson são as
apostas do Bota na temporada
A saída de Fellype Gabriel e a provável de Andrezinho fizeram com que o volante Renato fosse promovido ao time titular do Botafogo. Assim, os reservas imediatos dos jogadores de meio de campo são três atletas que vieram das categorias de base: Gegê, Octávio e Jeferson.

O primeiro a subir aos profissionais foi o canhoto Jeferson, no início desse ano. Natural de Piracicaba, interior de São Paulo, o camisa 30 faturou enquanto esteve na base a Copa São Paulo de futebol júnior, em 2010, e o Campeonato Carioca de juniores, em 2011.

Além de Jeferson, Gegê também se integrou ao elenco principal no começo da temporada. Cearense, o camisa 34 alvinegro, esteve nos juniores, faturou vários títulos. Sendo o principal deles a Spax Cup, em 2012, por ter sido uma conquista internacional. Canhoto, já atuou como titular esse ano, na partida contra o Volta Redonda, válida pela última rodada da Taça Rio.

Último do trio a subir, o carioca Octávio apareceu nos treinos dos profissionais em abril. Chamado as pressas para ocupar a vaga do também jovem Cidinho, que operou o joelho direito e dificilmente voltará aos gramados em 2013, o meia, assim como Gegê, foi relacionado pela o duelo contra o Volta Redonda e entrou em campo aos 34 minutos de segundo tempo. Sua principal conquista na base foi o título da Spax Cup, em 2012. 

Experiência em conquistas e habilidade os jovens têm. Basta agora terem oportunidade de mostrarem isso, algo que está cada vez mais próximo de ser realizado.


Leia mais no LANCENET!