Páginas

domingo, 1 de março de 2015

No aniversário do Rio, Bota vence o Fla e se isola na liderança do Carioca


No dia dos 450 anos do Rio, Tomas sela vitória do Alvinegro (1 a 0) com gol em que a bola bateu na trave e nas costas de Paulo Victor antes de entrar


O domingo foi de comemoração no Rio de Janeiro, que completou 450 anos. No Maracanã, torcedores de Botafogo e Flamengo fizeram uma bela festa. Mas, no fim, foi o Alvinegro que colocou a cereja no bolo e teve ainda mais motivos para festejar. Com gol de Tomas - a bola bateu na trave e nas costas de Paulo Victor antes de parar no fundo da rede, aos 37 minutos do segundo tempo -, o time de General Severiano selou a vitória por 1 a 0. Com o resultado, o time se isolou na liderança do Campeonato Carioca, com 19 pontos. O Rubro-Negro, com 14, caiu para a 4 ª colocação. Caso o Fluminense vença o Resende, ainda neste domingo, ultrapassará o Fla.

O Rubro-Negro volta a campo sábado, quando enfrentará o Friburguense, no Maracanã. Já o Alvinegro terá um novo clássico pela frente, domingo, com o Fluminense.

Festa alvinegra: jogadores do Botafogo comemoram diante dos desolados rubro-negros (Foto: André Durão)
O Flamengo, que teve Léo Moura em seu último jogo oficial pelo clube, começou com maior volume de jogo, buscando o ataque, mas sem conseguir finalizar com perigo. Na primeira chance, Gabriel chutou na rede pelo lado de fora. O Botafogo tinha dificuldade para articular as jogadas e, por vezes, se viu preso no setor defensivo. Jefferson apareceu bem quando o Rubro-Negro conseguiu chegar. Marcelo Cirino foi a principal alternativa do time de Vanderlei Luxemburgo. Já o Alvinegro conseguiu equilibrar as ações a partir dos 30 minutos, melhorou com a entrada de Sassá na vaga de Diego Jardel, teve finalizações, mas o primeiro tempo terminou sem gol, porém, com o Fla superior.

O segundo tempo começou movimentado. O Flamengo logo chegou ao ataque; o Botafogo respondeu bem, mas Paulo Victor evitou o gol. Na arquibancada, torcidas animadas. Aos 25, Diego Giaretta cabeceou para trás e quase fez contra. Jefferson, sempre seguro, evitou. Mas, no ataque, o Alvinegro foi mais objetivo e chegou perto de fazer 1 a 0, com bela cobrança de falta de Thiago Carleto na trave. Aos 37, enfim, motivos para o torcedor botafoguense festejar. Tomas arriscou de fora da área, a bola bateu na trave, voltou nas costas de Paulo Victor, e acabou no fundo da rede. Festa alvinegra no aniversário do Rio.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Com bomba de Thomas, Bota vence o Fla no aniversário do Rio


Meia acerta um chute violento, a bola ainda bate em Paulo Victor antes de entrar, e dá a vitória ao Botafogo. Alvinegro chega aos 19 pontos e se isola na liderança do Carioca








Domingo de sol, um lindo dia. Não podia ser diferente no aniversário do Rio de Janeiro. Parabéns, Cidade Maravilhosa! Não é sempre que se completa 450 anos. Para deixar o dia ainda mais animado, futebol no maior palco do mundo, o Maracanã. Em campo, Botafogo e Flamengo, pelo Campeonato Carioca. O espetáculo não foi assim, digamos, à altura da beleza do Rio. Menos mal que na arquibancada a festa foi insuperável.

Festa que começou vermelha e preta, com a torcida do Flamengo “engolindo’ a do Botafogo. Mas, no fim, a tal festa foi em preto e branco. Um gol apenas, sorte dos alvinegros e azar de quem até então era o paredão rubro-negro. No segundo tempo, um chute de fora da área de Tomas Bastos, Paulo Victor fez golpe de vista (?), a bola explodiu na trave e bateu no goleiro antes de entrar. Vibração no Maracanã com o 1 a 0 para o Alvinegro.

Aliás, em 20% do estádio, porque os outros 80%, silêncio total. A torcida rubro-negra não podia deixar passar em branco e gritou para os jogadores: “Vergonha, time sem vergonha...”

Por um lado, os rubro-negros tinham razão em protestar. Nos primeiros minutos, parecia que o clássico seria inesquecível e um presente dos melhores à Cidade Maravilhosa. Foi mesmo só impressão. Botafogo e Flamengo até que fizeram uma partida movimentada, mas sem jogadas geniais que o Maracanã estava acostumado a ver nos tempos de Garrincha, Nilton Santos, Zico, Adílio, Júlio César Uri Geller.

Sim, teve momentos de emoção e, no primeiro tempo, quem mandou no jogo foi o Flamengo. Começou a mil por hora, empurrado por quase todo o estádio – torcida do Botafogo ocupou somente parte do setor Sul. O domínio, no entanto, não adiantou de nada. Afinal, o que interessa e faz a galera festejar, ainda mais num dia especial como o dos 450 anos do Rio, é bola na rede.

Sabendo disso, e que o time do Flamengo não era bicho papão, o Botafogo voltou mais animado na etapa complementar. Mesmo em um número abaixo do esperado no estádio, os torcedores alvinegros dobraram os gritos. Duas bolas no travessão e boas chances criadas de gol, fizeram o time partir para cima. Deu certo. Aos 37, gol de Tomas Bastos, e o Botafogo ferveu o Maracanã. Silêncio do outro lado. Mas ganha o Rio, assumindo a liderança isolada, coloridndo a competição de preto e branco.


Leia mais no LANCENET! 

Melhores ataques, Bota e Fla duelam após semana de provocações


Bill e Marcelo Cirino trocaram farpas durante a semana, e confronto entre as equipes dos artilheiros promete ser quente, nos 450 anos do Rio de Janeiro





TR: Botafogo x Flamengo - Bill e Cirino
Bill e Cirino terão duelo pela frente (Divulgação / LANCE!)

Chegou a hora. Depois de uma semana de muita expectativa e algumas provocações, Botafogo e Flamengo duelam neste domingo, às 16h, no Maracanã, pela sétima rodada do Campeonato Carioca. A partida, que terá transmissão em tempo real pelo LANCE!Net, marca o duelo entre os melhores ataques da competição – as duas equipes fizeram 15 gols em seis jogos.

No Glorioso, Bill e Jobson estão em ótima fase, com muitos gols e assistências, mas o Alvinegro pode ter o desfalque do centroavante. No treino de ontem, ele sentiu dores na coxa direita e teve de sair de campo amparado pelos companheiros. O jogador será reavaliado neste domingo para saber se tem condições de atuar. Caso ele não possa jogar o Clássico da Rivalidade, o técnico René Simões deve optar por Tássio, Henrique ou Sassá.

Pelo lado rubro-negro, Vanderlei Luxemburgo optou por três atacantes: Eduardo da Silva, Nixon e Marcelo Cirino. Este último é o artilheiro do Mais Querido no Estadual, com quatro gols.

O zagueiro rubro-negro Wallace elogiou o poder ofensivo do rival e citou o bom momento de Jobson. Ele evitou fazer novas provocações e usou um ditado popular.

– Jobson vem jogando muito bem. É um time qualificado, tanto que estão com muitos gols, como a nossa equipe. Nem entro no mérito da provocação de quem vai fazer gol no outro. Quem chora menos, pode mais – disse o defensor.

Apesar do bom momento do ataque adversário, o meia Diego Jardel acredita que o Botafogo não deve mudar o seu estilo de jogo.

– Não vamos mudar nossa maneira de jogar porque é o Flamengo. Vamos fazer as mesmas coisas que fizemos. É como o Jefferson falou: com a bola vamos jogar como time grande e sem a bola vamos defender como time pequeno – disse. 


David Nascimento e Paulo Victor Reis  LANCENET! 

Festa e rivalidade: Bota e Fla disputam ponta do Carioca nos 450 anos do Rio


Palco do clássico, Maracanã terá banda, ídolos do passado, entre outras atrações. Em campo, equipes vão em busca da liderança, momentaneamente com o Vasco




Montagem do GE
A data é festiva, mas a partida entre Botafogo e Flamengo vale muito. No dia em que o Rio de Janeiro completa 450 anos, o Maracanã será palco de grande evento comemorativo. E nada mais apropriado que um clássico para a cidade que tem o futebol em suas entranhas. Além da preliminar sub-20, o pré-jogo deste domingo terá a banda Bangalafumenga tocando "Cidade Maravilhosa", e os dois clubes levarão ídolos do passado ao estádio, entre outras atrações. Logo depois, Bota e Fla entrarão em campo para ir em busca da liderança do Campeonato Carioca, que está nas mãos do Vasco após a vitória sobre o Bangu no sábado. Com segurança reforçada no Maior do Mundo, os portões abrem às 13h, a preliminar começa às 13h45, e o esperado duelo pela ponta do estadual tem início previsto para as 16h (de Brasília). Até a noite de sábado, 27.705 ingressos tinham sido vendidos.

A partida é encarada do lado alvinegro como verdadeiro teste para as pretensões da equipe não só no estadual, como ao longo da temporada. Após o difícil ano de 2014, o Botafogo remontou seu time, que ainda não tem o entrosamento, por exemplo, do rival de logo mais. Porém, os bons resultados iniciais têm animado a equipe de René Simões, que chegou à liderança da competição após vencer o Nova Iguaçu por 2 a 1 na última rodada. O treinador, no entanto, deixou o treinamento de sábado preocupado com a situação do atacante Bill, artilheiro do time com quatro gols, que é dúvida para o clássico.

Para retomar a liderança do Carioca, o Flamengo precisa vencer e torcer para que o Volta Redonda não aplique uma goleada histórica sobre o Boavista fora de casa. O clube que tem a maior torcida do Rio preparou uma homenagem à cidade: deve estrear no clássico a nova terceira camisa, que contém a inscrição "Rio de Janeiro 450 anos". O uniforme, por sinal, remete ao papagaio-de-vintém, o primeiro usado pelo Rubro-Negro. Em campo, Luxemburgo não terá o machucado Everton. Em compensação, contará com a boa fase de Marcelo Cirino, que tem quatro gols na competição e foi até desafiado por Bill, do Botafogo. Os dois mais Hugo, do Volta Redonda, estão empatados como vice-artilheiros, atrás de Fred, do Fluminense, que tem cinco. E será ainda o último jogo de campeonato de Léo Moura pelo Flamengo. O lateral-direito terá um amistoso de despedida na próxima quarta, contra o Nacional-URU, antes de ir para o Fort Lauderdale Strikers-EUA. Contra o Glorioso, deve ser titular.

Péricles Bassols apita o jogo auxiliado por Dibert Pedrosa e Rodrigo Figueiredo Corrêa. A TV Globo transmite a partida para os estados do RJ, ES, TO, SE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e o Distrito Federal com narração de Luis Roberto e comentários de Júnior, Juninho Pernambucano e Arnaldo Cézar Coelho. O Premiere também mostra, com narração de Luiz Carlos Júnior e comentários de Roger Flores e Lédio Carmona. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos. Após a partida, participe da cobertura comentando a atuação das equipes alvinegra e rubro-negra na página do seu clube de coração.




Botafogo: Com dores na coxa, Bill abandonou o treinamento de sábado e é dúvida. René Simões não deu pistas em que poderá ocupar o setor, caso o centroavante não jogue. O time conta com o retorno de Diego Jardel. A provável escalação: Jefferson, Gilberto, Roger Carvalho, Renan Fonseca e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Diego Jardel e Tomas; Jobson e Bill (Sassá).

Flamengo: a grande dúvida é em relação ao substituto de Everton, que está tratando um edema na coxa esquerda. O mais cotado é Eduardo da Silva, mas Vanderlei Luxemburgo pode optar por Alecsandro, deslocando o absoluto Marcelo Cirino do centro para a ponta. Gabriel e Nixon disputam a outra vaga no ataque, com vantagem para o segundo. O capitão Léo Moura deve ser titular na lateral direita, com Pará na esquerda, em sua última partida de campeonato pelo clube. O time titular, portanto, deve ter Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, Samir e Pará; Márcio Araújo, Canteros e Arthur Maia; Eduardo da Silva, Nixon e Marcelo Cirino.




Botafogo: Rodrigo Pimpão segue entregue ao departamento médico. Lucas Zen, Dankler e Cidinho fazem trabalho de recondicionamento físico.

Flamengo: o meia-atacante Everton está com um edema na coxa esquerda, o volante Cáceres sofreu um trauma no pescoço no último jogo, o lateral-esquerdo Anderson Pico se recupera de uma lesão no menisco externo do joelho direito, e o atacante Paulinho passou por cirurgia delicada no joelho direito no ano passado e só deve voltar a atuar em março.



Botafogo: Sassá e Roger Carvalho estão com dois cartões amarelos.

Flamengo: Arthur Maia será suspenso se receber mais um cartão amarelo.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE