Páginas

domingo, 13 de maio de 2012

Atuações de Botafogo 0 x 1 Flu: Thiago Neves se destaca na final



Meia é o melhor em campo em nova vitória do Tricolor. Loco Abreu é o pior


info notas bota x flu 06 (Foto: infoesporte)

 Por Rafael Cavalieri e Thales SoaresRio de Janeiro

Flu vence o Botafogo de novo e garante o 31º título carioca



Depois de golear na primeira partida da decisão por 4 a 1, Tricolor derrota rival por 1 a 0 e levanta o troféu no Engenhão


HOME Comemoração do Fluminense (Foto: Cléber Mendes)
Fluminense ergue seu 31º troféu do Campeonato Carioca (Foto: Cléber Mendes)


O que era esperado aconteceu. O Fluminense é o campeão carioca de 2012! Depois de vencer a primeira partida da decisão por 4 a 1, o Tricolor freou o ímpeto do Botafogo e garantiu mais um troféu para a galeria das Laranjeiras após vencer o segundo jogo por 1 a 0, neste domingo, no Engenhão, com gol de Rafael Moura.


Este é o 31º título estadual do Flu, que não conquistava o torneio desde 2005, também com Abel Braga no comando. Agora o clube está apenas um atrás do Flamengo, maior vencedor do Carioca.
Terminado o Estadual, o Flu irá voltar as suas atenções para a Copa Santander Libertadores. Na próxima quinta-feira, o time enfrenta o Boca Juniors, no mítico estádio da Bombonera. Já o Botafogo estreia no Campeonato Brasileiro no dia 20, contra o São Paulo, no Engenhão.

PRESSÃO ALVINEGRA NO INÍCIO

O Clássico Vovô começou do jeito que se anunciava. O Botafogo foi para cima e o Fluminense se postou bem na defesa, esperando o momento de dar o bote. Com menos de cinco minutos no relógio, o Glorioso já havia mostrado as suas armas e chegado com perigo por duas vezes, ambas pela característica mais marcante do time: em jogadas aéreas com cabeceios de Elkeson e Fábio Ferreira.
Seguindo na mesma toada, o Botafogo teve sua principal oportunidade desperdiçada logo por quem deve definir, aos seis minutos de jogo. Após ótima trama entre os três armadores, Maicosuel achou Loco Abreu livre, mas ele chutou com o pé direito nas mãos do goleiro Diego Cavalieri.
E o jogo não parava. Logo no lance seguinte, Anderson avançou aos trancos e barrancos e achou Rafael Moura livre, mas o He-Man chutou mal e Jefferson fez ótima defesa.
O jogo deu uma esfriada, mas o nervosismo ainda imperava. O Fluminense mantinha a cautela e o Botafogo se lançava ao ataque e mostrava muita disposição, diferentemente do jogo da última quarta-feira, quando foi eliminado da Copa do Brasil pelo Vitória, em pleno Engenhão.
O lance mais polêmico do primeiro tempo veio aos 22 minutos. Rafael Sobis invadiu a área pelo lado esquerdo, trombou com Gabriel e caiu dentro da área. Apesar dos pedidos dos jogadores do Flu, o árbitro Marcelo de Lima Henrique mandou seguir.
E logo após, mais polêmica. O lateral-direito Bruno escorregou na entrada da área e agarrou Fellype Gabriel. Os alvinegros pediram cartão vermelho para o camisa 2, pois Fellype iria ficar cara a cara com o gol. Porém, o juiz amenizou e deu apenas o amarelo para Bruno. Na cobrança, Elkeson bateu com violência e efeito, mas a bola saiu - com perigo - tirando tinta da trave esquerda de Cavalieri.
No fim da primeira etapa, o apoiador Deco saiu de campo acusando dores no músculo posterior da coxa direita após levar uma pancada de Renato no meio de campo. Wágner entrou em seu lugar.

HE-MAN JOGA UM BALDE DE ÁGUA FRIA

   
 
Rafael Moura marcou o único gol da partida (Foto: Cleber Mendes)
O time do Fluminense voltou ao campo mais atento no segundo tempo. Porém, o Botafogo seguia melhor na partida. Depois de um início bastante disputado, o Glorioso quase chegou ao gol aos sete minutos, quando Loco Abreu cobrou uma falta rápida e achou Márcio Azevedo livre na esquerda. O lateral-esquerdo chutou forte, só que a bola explodiu na trave direita de Cavalieri.
Apesar da pressão do Botafogo, o Fluminense versão 2012 é um time que cresce nas partidas decisivas. E aos 17, Carlinhos avançou pela esquerda e cruzou para o meio da área, onde estavam Thiago Neves e Rafael Moura. O meia chutou, a bola bateu no centroavante e entrou. Foi o gol que acabou com qualquer pretensão do time comandado por Oswaldo de Oliveira.
O resto do jogo foi uma mera formalidade. Com a torcida tricolor - que lotou o seus setores no estádio - gritando "É campeão!" a partir dos 25 minutos, o Botafogo acusou o golpe e foi à lona. O Glorioso até atacou, mas sempre esbarrou no seguro Diego Cavalieri.
Os tricolores ainda ficaram perto de aumentar a contagem para 2 a 0. O volante Jean fez fila na zaga rival, mas chutou fraco nas mãos de Jefferson. Com o grito de "olé" ecoando pelo Engenhão, Maicosuel ainda perdeu a cabeça e fez falta dura em Rafael Moura. O Mago recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0 X 1 FLUMINENSE
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 13/05/2012 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço dos Santos
Renda e público: R$ 738.185,00/20.544 pagantes
Cartões amarelos: Maicosuel, Loco Abreu e Gabriel (BOT); Bruno, Diego Cavalieri e Anderson (FLU)
Cartões vermelhos: Maicosuel (BOT)
Gols: Rafael Moura 17'/2ºT (0-1)
BOTAFOGO: Jefferson; Gabriel (Caio 20'/2ºT), Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Elkeson (Herrera - intervalo), Fellype Gabriel e Maicosuel; Loco Abreu (Vitinho 26'/2ºT) - Técnico: Oswaldo de Oliveira.
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno (Fábio 28'/2ºT), Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Jean e Deco (Wágner 39'/1ºT); Thiago Neves, Rafael Sobis (Marcos Júnior 32'/2ºT) e Rafael Moura - Técnico: Abel Braga.


Leia mais no LANCENET!
 

É para se preocupar



Balanço do semestre deu negativo



Loco Abreu e Renato - Botafogo x Fluminense (Foto: Paulo Sérgio)Não deu. Era só ter olhado para o semblante do Oswaldo para perceber isso. 


O time do Botafogo não mostrou esquema de jogo, maturidade e nem estratégia para encarar seus últimos três jogos, todos decisivos. Foram três derrotas com raros momentos de lucidez, em meio a um desencontro total com os objetivos. 


Muitos dos jogadores de quem se esperava algo diferente nessas decisões, fracassaram. Foi o caso do Loco Abreu, Elkeson e Maicosuel. Até mesmo o experiente Renato, que nada conseguiu.


Não temos banco (elenco) pra enfrentar o que vem por ai. 
A situação é preocupante e juntar os cacos, é o que nos resta pra remontar esse mosaico. 


Espera-se, para o bem de todos, que Oswaldo de Oliveira tenha a percepção exata do que deu errado no trabalho desse semestre e que tenha a humildade de reconhecer as falhas que ele próprio cometeu. O Professor está na berlinda. 


É tempo de balanço e o resultado não é nada bom. É preciso agilidade e astúcia dos dirigentes para encontrar os meios necessárias de tirar o time do círculo vicioso de derrotas em finais de competição no qual se meteu e que volta a incomodar, como ocorreu no final do Brasileirão 2011. 


Fluminense levou pra casa o que lhe pertencia...nosso time provou isso nas duas partidas, com sua costumeira apatia.




Felip@odf/Botafogo de Primeira