Páginas

sábado, 22 de agosto de 2020

Botafogo anuncia saída de Luiz Fernando por empréstimo para o Grêmio até o fim do Brasileirão


Atacante não faz mais parte do grupo alvinegro e está fora do clássico de domingo, contra o Flamengo. Jogador de 23 anos fica em Porto Alegre pelo menos até fevereiro de 2021



O atacante Luiz Fernando, do Botafogo, jogará no Grêmio até o fim do Brasileirão. O clube carioca informou neste sábado que entrou em acordo com os gaúchos pelo empréstimo do atleta até fevereiro de 2021, com opção de compra ao fim do vínculo.


- O Botafogo informa que o atleta Luiz Fernando foi negociado por empréstimo, até o fim desta edição do Campeonato Brasileiro, com o Grêmio. O atacante já não estará à disposição do técnico Paulo Autuori para o clássico deste domingo, contra o Flamengo, no Maracanã - informou o Bota via assessoria de imprensa.



Luiz Fernando com a camisa do Botafogo — Foto: THIAGO RIBEIRO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO


O jogador de 23 anos já foi cortado do elenco alvinegro e está fora do clássico do próximo domingo, contra o Flamengo, no Maracanã, às 11h (de Brasília), pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Recuperado recentemente de lesão, o atacante foi titular do time no jogo anterior, na vitória sobre o Atlético-MG.


No Grêmio, Luiz Fernando chega para reforçar as pontas do ataque, setor que perdeu recentemente Everton Cebolinha, a grande estrela tricolor na última temporada. Nas últimas rodadas, Alisson, Pepê e Diego Souza formaram a trinca ofensiva da equipe.


O atleta deixa o Botafogo depois de 121 jogos e 11 gols marcados. Estava em General Severiano desde 2018, quando foi contratado após ter destaque pelo Atlético-GO. O contrato com o Bota vai até o fim de 2021.



O clube carioca se reforçou recentemente no setor antes de perder o atacante. O reforço mais badalado é Salomon Kalou, que começou a treinar com o elenco nesta semana. Além dele, o clube apostou no jovem Davi Araújo, de 21 anos.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo se surpreende com testes físicos de Kalou e integra reforço "aos poucos" ao elenco


Clube não crava data de estreia, mas comissão avalia que atacante não vai demorar para ganhar condicionamento do restante do grupo. Presença nos treinos acontece "progressivamente"



No quesito condição física, Salomon Kalou está mais que aprovado pelo departamento de preparação física do Botafogo. Depois de passar por avaliações nos últimos dias, o atacante iniciou os treinos com o elenco no Nilton Santos na última quinta-feira. É nessa parte que o jogador de 35 anos precisa evoluir antes de estrear com a camisa alvinegra.



Kalou e Honda em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Antes de viajar ao Rio de Janeiro, Kalou manteve os treinos físicos com um personal trainer em Berlim. Chegou a treinar em dois períodos por dia e, por isso, surpreendeu positivamente o Botafogo: "mostrou que é muito profissional", garantiu um integrante da comissão técnica.


O primeiro treino com o grupo completo aconteceu na última sexta. A comissão técnica vem orientando um trabalho de progressão com bola. A ideia é aumentar aos poucos a carga de treino e de presença do marfinense nas atividades com o elenco. Até que ele tenha condições de acompanhar em volume e a intensidade os outros jogadores.


A avaliação é que Kalou precisa adquirir ritmo nos treinos com bola antes da estreia, que não tem data prevista. Mesmo assim, já demonstrou boas ações com e sem a bola. O último jogo do marfinense foi em 30 de novembro de 2019: correu por 12 minutos na derrota por 2 a 1 do Hertha Berlin para o Borussia Dortmund, pelo Campeonato Alemão.



Kalou teve avaliação física positiva no Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O nome de Salomon Kalou, que assinou contrato com o Botafogo na última terça, ainda não apareceu no BID da CBF. Os documentos já foram enviados, e o registro deve ser publicado na próxima semana.


Apresentado em 8 de fevereiro pelo Botafogo, Keisuke Honda, outro astro internacional do elenco, precisou de mais de um mês de preparação até a estreia contra o Bangu, no dia 15 de março. Além de aprimorar a questão física, o japonês dependia do visto de trabalho. Como já veio com os documentos em mãos, a tendência é que Kalou demore menos para fazer o primeiro jogo.




Fonte: GE/Por Davi Barros, Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Versatilidade faz Guilherme Santos ganhar espaço no Botafogo


Jogador de 32 anos contratado no início da temporada já foi utilizado como zagueiro, ponta e volante e soma pontos com a comissão técnica pela adaptação às necessidades do time




Guilherme já atuou como lateral, ponta e volante em 2020 (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



A vitória sobre o Atlético-MG, na última quarta-feira, deu confiança para o Botafogo para o clássico de domingo, contra o Flamengo e mostrou que o time de Paulo Autuori tem repertório para ser competitivo. A partida com o Galo também voltou a colocar em evidência Guilherme Santos. Lateral-esquerdo de origem, ele já havia sido utilizado como ponta e surpreendeu, mais uma vez, ao exercer a função de volante.

Aos 32 anos, Guilherme chegou ao Glorioso em janeiro, após fazer uma temporada regular pelo Paraná Clube, na Série B. Na apresentação, avisou que agarraria com força a oportunidade de um recomeço em um clube da elite do futebol brasileiro, ao deixar no passado problemas como depressão, envolvimento com drogas e atos de indisciplina. 


Desde então, vem buscando espaço no elenco. O começo como lateral-esquerdo foi regular. Desde a chegada de Danilo Barcelos, passou a disputar posição com o colega. A competição no setor ficou ainda mais acirrada com a contratação de Victor Luis.

Após a pausa imposta pela pandemia, Guilherme ressurgiu como ponta pelo lado esquerdo nos dois amistosos contra o Fluminense e ganhou elogios, mesmo atuando improvisado.

Paulo Autuori já declarou diversas vezes que vezes, desde que assumiu o comando da equipe, que gosta de trabalhar com jogadores versáteis. A entrega de Guilherme e a capacidade de adaptação, ajudam ao jogador a somar pontos com a comissão técnica.

O próximo desafio do Alvinegro é tirar proveito destas características camaleônicas do elenco para encarar o Flamengo. As duas equipes fazem o clássico, no próximo domingo, às 11h, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileirão.




Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Com investimentos opostos, Flamengo e Botafogo fazem uso diferente da base


Enquanto rubro-negros escalaram apenas um jogador criado no clube nesse Brasileirão, alvinegros têm pelos menos quatro atletas da base como titulares no campeonato


Flamengo e Botafogo se enfrentam a partir das 11h (de Brasília) deste domingo no Maracanã pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em campo, a diferença de investimento dos clubes resulta em uma mudança grande no planejamento: enquanto o Fla aposta em jogadores experientes, o Bota usa muitos atletas da base e com menos rodagem.



Carrossel - Flamengo x Botafogo — Foto: Infografia


O clube rubro-negro manteve grande parte do elenco campeão carioca, brasileiro e da Libertadores em 2019 e ainda se reforçou com jogadores de qualidade e que custaram uma boa grana aos cofres: Thiago Maia, Michael, Pedro, Pedro Rocha, Leo Pereira, Gustavo Henrique e Mauricio Isla. O time perdeu o zagueiro Pablo Marí e o lateral-direito Rafinha.


A grande mudança foi a saída do treinador português Jorge Jesus para o Benfica e a chegada do catalão Domènec Torrent, que ainda se adapta ao elenco e ao futebol brasileiro.


Do outro lado, sem poder se arriscar financeiramente, o Botafogo fez mudanças consideráveis no grupo e foi atrás de contratações pontuais e com um perfil: jogadores que chegaram sem custos e com salários baixos. Os astros internacionais Keisuke Honda e Salomon Kalou, inclusive, se encaixam nesses critérios.


O Bota tem a seu favor um técnico que conhece o clube e os jogadores. Desde fevereiro à frente da equipe, Paulo Autuori tem o elenco nas mãos e, com uma proposta de jogo definida, apresentou evolução nas últimas partidas.


Uso da base


As diferenças de investimento apontam, nas primeiras rodadas do Brasileirão, outro desequilíbrio entre os times: o uso de jogadores formados nas categorias de base.



Cesar foi o único jogador da base utilizado pelo Flamengo no Brasileirão — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo


Com um elenco mais cascudo e experiente, o Flamengo só usou um jogador formado no clube nas quatro primeiras rodadas do campeonato: Dome foi "obrigado" a escalar o goleiro César contra Atlético-GO (2º tempo) e Coritiba após expulsão do titular Diego Alves. Fora isso, o Fla relacionou outros cinco atletas da base, mas nenhum foi a campo.


Desde o início da pandemia, o Flamengo decidiu negociar alguns jovens da base para reforçar o caixa e diminuir a folha salarial. O zagueiro Matheus Dantas se transferiu para o Oeste sem custos, mas o clube manteve um percentual, mesmos casos do volante Matheus Alves e do atacante Wendel, que foram para o Leixões (Portugal), e do atacante Lucas Silva, negociado com o Paços Ferreira (Portugal)


Outros jogadores da base rubro-negra negociados em 2020 foram o lateral-esquerdo Caio Roque, que saiu para o belga Lommel SK (clube que faz parte do Grupo City, que controla o Manchester City) e o atacante Vitor Gabriel, emprestado ao Braga, de Portugal. O Fla ainda negocia o meia Vinicius Souza com o Grupo City.



Jogadores da base relacionados pelo Flamengo no Brasileirão:

Goleiros César e Gabriel Batista
Zagueiro Thuler
Lateral-direito Matheuzinho
Lateral-esquerdo Ramon
Volante Vinicius Souza


Em General Severiano, a situação é diferente. Paulo Autuori tem jogadores da base como peças fundamentais. Pelo menos quatro formados no clube são considerados titulares: os zagueiros Marcelo Benevenuto e Kanu, o volante Caio Alexandre e o atacante Luis Henrique.



Promessa do Botafogo, Luis Henrique é titular absoluto com Autuori — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Além disso, outros dois "crias" já foram utilizados: o lateral-direito Fernando e o atacante Rhuan. Mais jogador da base e com status de titular está prestes a ficar à disposição: Marcinho fez uma cirurgia no joelho no início do ano e está em fase final de recuperação.


O uso da base é visto pelo Botafogo não só como oportunidade de obter retorno técnico, mas também financeiro. Luis Henrique, que tem multa próxima de 30 milhões de euros, já desperta interesse do futebol europeu.


Em 2019, o clube vendeu os zagueiros Glauber e Lucas Pimenta com clubes dos Emirados Árabes antes de eles estrearem pelo profissional. Esse ano, Gustavo Bochecha foi negociado sem custos com o Juventude, mas o Bota manteve um percentual, o que também aconteceu com Wenderson, que foi para o Mafra, de Portugal. Leandrinho, que assinou com o também português Gil Vicente, saiu após acionar o clube na Justiça por atrasos salariais.



Jogadores da base relacionados pelo Botafogo no Brasileirão:


Goleiro Saulo
Zagueiros Marcelo Benevenuto e Kanu
Lateral-direito Fernando
Atacantes Rhuan, Matheus Nascimento e Rafael Navarro




Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro