Páginas

domingo, 15 de setembro de 2024

Análise: Botafogo sufoca o Corinthians com intensidade, tem brilhos individuais e se isola na liderança



Time venceu por 2 a 1 com volume no primeiro tempo, brilho de John e Almada










Botafogo 2 x 1 Corinthians | Melhores momentos | 26ª rodada | Brasileirão 2024



A pausa da Data Fifa fez bem ao líder do Campeonato Brasileiro. O Botafogo bateu o Corinthians por 2 a 1, com gols de Luiz Henrique e Thiago Almada, em atuação pautada de intensidade, que sufocou os paulistas no primeiro tempo. Mesmo com dois pênaltis anotados, um deles defendido por John, o time foi resiliente às investidas do adversário na etapa complementar e garantiu os três pontos que o isolaram na liderança.


O time foi comandando pelo auxiliar técnico Franclim Carvalho, já que Artur Jorge cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo. No entanto, o treinador português foi quem definiu os 11 iniciais e optou por promover a estreia de Vitinho entre os titulares.


Formação inicial do Botafogo:
John; Vitinho, Bastos, Barboza e Marçal; Danilo Barbosa e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Thiago Almada; Igor Jesus.





Botafogo, Corinthians — Foto: Vítor Silva


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Primeiro tempo de muita intensidade e brilho de John


O jogo iniciou com quatro minutos de atraso em função de um desentendimento sobre a cor dos uniformes, que eram parecidas. Quando a bola rolou, a superioridade foi alvinegra, que mostrou que a parada da Data Fifa e duas semanas sem jogar foram determinantes para que o time se ajustasse fisicamente e imprimisse ainda mais intensidade.


A troca de passes rápida e inteligente, passando principalmente pelos pés de Marlon Freitas, dificultou a marcação do meio-campo do Corinthians, que, inevitavelmente, deixou o líder do Brasileirão jogar.


Hugo Souza foi o único responsável para que o Alvinegro não abrisse o placar logo no cedo. O goleiro fez, pelo menos, quatro boas defesas em chutes de Savarino, Danilo Barbosa, Thiago Almada e Luiz Henrique.





Hugo Souza em Botafogo x Corinthians — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF


Mas a vantagem no placar era um questão de tempo porque o Botafogo foi superior na maior parte do primeiro tempo, com 59% de posse de bola efetivas e com jogadas em transições rápidas.


E não deu outra. Com bola da defesa ao ataque, passando por seis jogadores, o Alvinegro chegou ao primeiro gol. Depois de trocar passes na defesa, Thiago Almada recebeu na intermediária ofensiva, driblou lindamente a marcação, deu para Savarino, que cruzou para Luiz Henrique empurrar para as redes.


Três minutos depois, a euforia no estádio deu lugar ao silêncio pelo lamento do pênalti feito por Marçal em Matheuzinho. O alto e baixo anímico nas arquibancadas deu o ar novamente porque o goleiro John pegou a cobrança feita por Romero, marcando um feito inédito: o primeiro pênalti defendido por ele como profissional.




Aos 43 min do 1º tempo - John defende o pênalti para o Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-43-min-do-1o-tempo-john-defende-o-penalti-para-o-botafogo-12922931.ghtml)


Queda no rendimento ofensivo, empate e brilho de Almada



O primeiro tempo desanimador do time paulista fez com que Ramón Díaz mudasse a estratégia. O treinador tirou um zagueiro e um atacante, investindo em um volante (Breno Bidon) e um atacante (Héctor Hernández), na tentativa de mudar a postura e buscar o empate.


E, assim, conseguiu prender a bola na frente, assumiu a posse no início do segundo tempo e obrigou o Botafogo a recuar todas as linhas - até Igor Jesus se posicionou no campo defensivo.


Aos 11 minutos, um lance infantil de Barboza, que empurrou Raniele dentro da área, gerou o pênalti e gol de empate do Corinthians. A irregularidade foi marcada após a revisão no VAR, e Garro converteu.




Aos 14 min do 2º tempo - após revisão no VAR, o pênalti é marcado para o Corinthians (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-14-min-do-2o-tempo-apos-revisao-no-var-o-penalti-e-marcado-para-o-corinthians-12922962.ghtml)



+ Atuações do Botafogo: Thiago Almada é o melhor em vitória; dê suas notas

+ Auxiliar de Artur Jorge analisa vitória do Botafogo: "Nosso líder não nos deixa adormecer"


Diferente do primeiro tempo, a etapa complementar foi equilibrada, mas deu uma demonstração de que o time pouco - ou nada - sente as adversidades. O 1 a 1, e baque de dois pênaltis, não tiraram o ímpeto do time comandando pelo português Franclim.


Quando tinha a bola, trocava passes de forma rápida, alargando o campo, e com um único objetivo: chegar à finalização. E foi assim que, aos 21, Thiago Almada recebeu na entrada da área, limpou praticamente três jogadores com dribles e finalizou. A bola ainda desviou no caminho em Martínez, mas venceu uma das estrelas da noite, Hugo Souza.




Aos 21 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Thiago Almada do Botafogo contra o Corinthians (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-21-min-do-2o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-thiago-almada-do-botafogo-contra-o-corinthians-12922963.ghtml)



O jogo ainda teve mudanças, mas sem mudar a formação tática do time. Nas trocas, destaque para Alex Telles que fez sua estreia com a camisa 13 alvinegra.


Na volta da Data Fifa, o Botafogo mostrou que precisava do descanso e de tempo para lapidar a estratégia agressiva e que pouco dá chances aos adversários. Mesmo com a queda no segundo tempo, o time foi superior no jogo, venceu e se isolou na liderança do Campeonato Brasileiro, agora, com 53 pontos. O próximo desafio será garantir vantagem contra o São Paulo, na próxima quarta-feira, pelas quartas da Conmebol Libertadores.




Confira a coletiva de Franclim Carvalho, auxiliar de Artur Jorge, do Botafogo (https://ge.globo.com/video/confira-a-coletiva-de-franclim-carvalho-auxiliar-de-artur-jorge-do-botafogo-12923046.ghtml)



+ Leia mais notícias do Botafogo



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Auxiliar de Artur Jorge analisa vitória do Botafogo: "Nosso líder não nos deixa adormecer"



Técnico cumpre suspensão contra o Corinthians, e Franclim Carvalho comanda o time, que segue na primeira posição no Brasileirão






Botafogo 2 x 1 Corinthians | Melhores momentos | 26ª rodada | Brasileirão 2024



Sem Artur Jorge, suspenso, o Botafogo foi comandado pelo auxiliar Franclim Carvalho na vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, neste sábado, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado manteve o time na liderança da competição, com 53 pontos.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



- Uma vitória difícil, como são todas. Estávamos preparados para vários cenários, curiosamente o adversário apresentou dois cenários, um no primeiro tempo e outro no segundo. No início do segundo, demoramos um pouco para ajustar, depois ajustamos com as alterações. Faltou um pouco mais de profundidade nessa parte, o adversário estava mais condensado, com muita gente. Nossa bola precisou passar por muita gente e acabamos fazendo o gol num movimento de ataque do Savarino, tínhamos muita gente na área. Faltou fazer mais vezes isso. Na minha opinião, poderíamos estar ganhando por dois ou três a zero. O Igor teve uma de cabeça, o Luiz teve um arremate de fora da área. Fizemos o gol, fizemos o pênalti em seguida. Demoramos a entrar no segundo tempo, outro pênalti, fizemos o gol e controlamos até o final. Seguimos bem, não me lembro de nenhuma outra defesa do John além do pênalti - disse Franclim.


Depois da parada para a Data Fifa, o time manteve sua intensidade característica para dominar a maior parte do jogo. No primeiro tempo, a superioridade foi muito grande sobre o adversário e o placar poderia ter sido maior do que o 1 a 0, o que acabou mantendo o Corinthians vivo no jogo e dificultando a vida do Botafogo no segundo tempo.


- A densidade competitiva é muito grande. Nós nos adaptamos a isso. Vínhamos de uma sequência de jogos e agora começamos da melhor maneira. Os jogadores merecem esse descanso físico e mental, tivemos quatro atletas que foram para a seleção que não tiveram isso. Tivemos cinco dias para preparar esse jogo, fizemos bem isso, integramos bem os três novos jogadores. Foi importante para isso também. O nosso líder não nos deixa adormecer, cobra em todos os treinos, jogos, em todos os momentos. Esses jogadores têm fome de crescer e de trabalhar - comentou.


Almada foi determinante para o resultado. Além de ter marcado o gol da vitória, o seu primeiro com a camisa do Botafogo, ainda fez grandes jogadas, como a do gol de Luiz Henrique, que abriu o placar para o Botafogo.





Auxiliar Franclim Carvalho comanda Botafogo contra o Corinthians — Foto: André Durão



O Botafogo volta a jogar nesta quarta-feira contra o São Paulo, pelo jogo de ida das quartas de final da Conmebol Libertadores, no Estádio Nilton Santos.



Outras respostas


Maior dificuldade

"Quando começamos a caminhar para o final da competição, o ponto começa a ficar mais caro, como costumo dizer. As equipes lutam para somar, não há jogos fáceis. Sabíamos que íamos ter um adversário difícil, que tem muita qualidade individual e coletiva. Vimos os reforços que acabaram de chegar. Nós tentamos de várias formas entrar na defesa do adversário, faltaram mais movimentos de profundidade. Tivemos muitos momentos de posse, mas sem ferir o adversário. Mastigar o jogo é bom para massacrar o adversário mentalmente, mas nós precisamos atacar a baliza. Na primeira parte tivemos alguma dificuldade na direita com o entrosamento do Vitinho, que tem cinco treinos conosco. Mas acabamos entrando algumas vezes. Na segunda parte o adversário já não tem a linha de cinco, sofremos um gol, fizemos outro e controlamos. Deixamos o adversário ter a bola, mas controlamos bem sem a bola".


Jogos em casa


"As viagens aqui são muito desgastantes. Mas nossa estrutura nos dá condições de recuperação. Isso para nós é uma vantagem grande. Obviamente que jogar aqui é uma vantagem, mas não significa que os jogos sejam mais fáceis. Vamos ter uma sequência de cinco jogos, duas competições. Uma delas é eliminatória. Tudo bem, ganhamos, mantivemos o primeiro lugar, agora o nosso foco é o São Paulo."



Prioridade na Data Fifa


"Nós temos uma forma de trabalhar muito bem definida, nos entendemos bem. Há momentos de desacordo, mas o nosso líder é soberano (risos). O que fizemos foi nos preparar para esse jogo. Nosso foco era este jogo, este jogo, este jogo. Aproveitamos que chegaram os atletas novos para integrá-los ao máximo com imagens de vídeo e no campo para entenderem nossa dinâmica. Nosso regresso não foi nada especial, extraordinário. Apenas pensando na nossa forma de treinar e jogar e depois nos preparar para esse jogo. Fomos justos vencedores, na minha opinião".



Ausência de Artur Jorge

"Sobre o Mister estar fora, já aconteceu (risos). Em Portugal. Nós trabalhamos juntos há algum tempo. Os jogadores estão mais habituados do que nós a isso (técnico expulso), aqui é normal que aconteça isso com mais regularidade. Aqui há mais jogos, é normal. Nos ajustamos a isso, trouxemos o plano de jogo, o que o adversário poderia apresentar. E foi isso que fizemos. O Mister fez falta, faz sempre, é o nosso líder, é quem indica o caminho que nós seguimos. E até agora tem nos indicado bem".


+ Leia mais notícias do Botafogo



Estreias de Vitinho e Alex Telles

"Eles acrescentam valor, se não o clube não teria feito esforço para trazê-los. Para além da competitividade, trazem também a qualidade que todo mundo conhece. Avaliando individualmente ou não, eu vou seguir a linha do meu chefe. Ainda assim, o Vitinho saiu com cãibras. O Alex jogou menos tempo. Tivemos coisas muito boas e tivemos coisas que devem e vão melhorar rápido."



"Se jogar assim, não tem para ninguém", declara Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/se-jogar-assim-nao-tem-para-ninguem-declara-pedro-dep-a-voz-da-torcida-12923035.ghtml)


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro