Páginas

domingo, 1 de setembro de 2024

Botafogo acerta contratação de Adryelson



Zagueiro será emprestado pelo Lyon até o final de 2024




Adryelson é destaque do Botafogo na defesa e no ataque em 2023 (https://ge.globo.com/video/adryelson-e-destaque-do-botafogo-na-defesa-e-no-ataque-em-2023-11809907.ghtml)



O Botafogo acertou a contratação de Adryelson. O zagueiro será emprestado pelo Lyon, da França, até o final de 2024.


+ Vitinho chega ao Rio para se apresentar ao Botafogo





Adryelson em treino no Lyon — Foto: Lyon



Inicialmente, uma reunião entre o Alvinegro e o Lyon seria realizada no domingo para tratar do tema. Porém, John Textor, dono dos dois clubes, mudou a programação. O assunto foi resolvido pelo empresário americano, e o defensor viajou ao Rio de Janeiro. Desembarcou no Aeroporto do Galeão na noite deste sábado e foi ao Nilton Santos, onde o Alvinegro venceu o Fortaleza para retomar a liderança do Brasileirão - o lateral-direito Vitinho, recentemente contratado, também esteve no estádio.





Vitinho foi ao Nilton Santos acompanhar Botafogo x Fortalza — Foto: Jéssica Maldonado


Aos 26 anos, o zagueiro retorna ao Botafogo pouco tempo depois de ter sido negociado com o Lyon. Ele se transferiu no começo do ano, mas teve poucas oportunidades no novo clube. Participou apenas de quatro partidas, totalizando 54 minutos em campo. Em 2023, Adryelson foi um dos destaques da equipe.



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


A janela de transferência termina nesta segunda-feira, e a zaga era o setor que faltava a direção reforçar. É a sétima contratação. Além de Adryelson, Igor Jesus, Allan, Almada, El Arouch, Matheus Martins e Vitinho foram contratados.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo não dá chance para o Fortaleza e é dominante em briga direta pela liderança



Time se impôs desde o início, contou com diferentes estratégias e construiu os 2 a 0 no segundo tempo










Botafogo 2 x 0 Fortaleza | Melhores Momentos | 25ª Rodada | Brasileirão 2024



Em jogo que valia a liderança do Brasileirão, o Botafogo levou a melhor sobre o Fortaleza jogando no Nilton Santos, na noite do último sábado, pela 25ª rodada. O time comandado por Artur Jorge dominou o adversário e venceu por 2 a 0, com dois gols de Igor Jesus no segundo tempo, e reassumiu o primeiro lugar.


Para buscar a retomada do topo, o treinador português colocou em campo o que tinha de melhor. Cuiabano foi a principal novidade, já que se recuperava de uma luxação no ombro.



Time inicial: John; Mateo Ponte, Bastos, Barboza e Cuiabano; Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Thiago Almada; Igor Jesus.





Artur Jorge em Botafogo x Fortaleza — Foto: André Durão


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp




Domínio no primeiro tempo, mas sem efetividade


Mas o Botafogo começou o jogo com uma preocupação logo aos três minutos. Logo o lateral-esquerdo Cuiabano sentiu dores na coxa direita e precisou dar lugar a Marçal.


A mudança estava fora do roteiro, mas não alterou o plano de Artur Jorge, que era atrair o Fortaleza no campo defensivo para apostar em bolas longas na tentativa de abreviar a chegada ao ataque. Mas isso foi por pouco tempo, só até o Alvinegro adquirir a posse e povoar o campo ofensivo.


O time de Vovojda sofreu com a rotatividade dos atacantes botafoguenses e viu a defesa desorganizar. Além de não ficar com a bola, investia na ligação direta para surpreender a zaga. Mas, viu o zagueiro Barboza fazer intervenções firmes e limpas, e ser um dos melhores em campo.


A etapa inicial foi agitada, mas com agressividade maior do Botafogo, que teve as melhores chances com Igor Jesus e Luiz Henrique.


Aos 13 minutos, Gregore achou um bom passe vertical para Luiz, que exagerou no drible e perdeu a grande chance até então. Desperdício também foi de outra estrela da noite, Igor Jesus, que recebeu cruzamento de Savarino, subiu livre na pequena área, mas cabeceou para fora (vídeo abaixo).




Aos 27 min do 1º tempo - cabeceio para fora de Igor Jesus do Botafogo contra o Fortaleza (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-27-min-do-1o-tempo-cabeceio-para-fora-de-igor-jesus-do-botafogo-contra-o-fortaleza-12871592.ghtml)



O Fortaleza respondia nos contra-ataques, se aproveitando da perda da posse do Botafogo, mas todas sem perigo e com facilidade para o goleiro John.


Aos 40 minutos, foi assinalado pênalti em cruzamento de Marlon Freitas, que Sasha desviou de cabeça. O árbitro precisou da revisão no VAR para concluir que o toque do jogador do Fortaleza foi de cabeça, e a penalidade foi bem anulada.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Artur Jorge valoriza vitória do Botafogo e retomada da liderança: "Esse time não cansa de ganhar"

+ Botafogo acerta contratação de Adryelson



Segundo tempo inspirado de Igor Jesus e mais fôlego na reta final




Igor Jesus comemora gol do Botafogo contra o Fortaleza — Foto: André Durão



O time voltou para a etapa complementar sem alteração, e com Luiz Henrique claramente como a principal arma para explorar jogadas individuais e forçar a marcação do lateral Bruno Pacheco. O camisa 7, que não estava bem nos primeiros 45 minutos, quase fez um golaço de fora da área com um minuto do segundo tempo. Aos 4, de novo. Ele puxou para dentro e ajeitou o chute com o pé esquerdo e obrigou João Ricardo a fazer boa defesa.




Aos 1 min do 2º tempo - chute para fora de fora da área de Luiz Henrique do Botafogo contra o Fortaleza (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-1-min-do-2o-tempo-chute-para-fora-de-fora-da-area-de-luiz-henrique-do-botafogo-contra-o-fortaleza-12871639.ghtml)


Dominante antes, o Botafogo voltou ainda mais soberano na etapa complementar. Explorou a saída de bola com três jogadores para, mais uma vez, puxar a marcação do Fortaleza, que tende a posicionar-se mais atrás, e passou a apostar na transição rápida até chegar na área.


Assim, aos 14 minutos, Marçal recebeu pela esquerda, cruzou, e Igor Jesus mandou para a rede, mas o assistente assinalou impedimento do lateral.


O Botafogo dava sinais que abrir o placar era uma questão de tempo. E para agredir ainda mais o adversário pela liderança, Artur Jorge fez outras quatro mudanças. Tchê Tchê (na lateral direita), Tiquinho Soares, Danilo Barbosa e Matheus Martins entraram para dar mais energia.


E não demorou para que o Botafogo fizesse o primeiro gol, de Igor Jesus. O centroavante fez um golaço ao dominar lançamento de Barboza com o peito e finalizar com a bola no alto - foi uma das poucas vezes que a bola chegou nele, mas como um comandante do ataque, ele soube aproveitar.




Aos 27 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Igor Jesus do Botafogo contra o Fortaleza (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-27-min-do-2o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-igor-jesus-do-botafogo-contra-o-fortaleza-12871656.ghtml)



O Alvinegro seguiu em cima, confirmando a tentativa do treinador português de dar ainda mais ímpeto após as modificações. Aos 34, Tchê Tchê aproveitou a sobra na entrada da área e chutou com efeito. A bola passou perto, mas foi pela linha de fundo.


A luta pela retomada da liderança se uniu com a empolgação na arquibancada, com mais de 32 mil torcedores, e embalou o time ao segundo. Já nos acréscimos, Tiquinho Soares explorou erro do meio do Fortaleza, deu passe de calcanhar para Marlon, que viu a defesa exposta e serviu, com passe rasteiro, o companheiro Igor Jesus. O centroavante chutou na saída do goleiro João Ricardo e dá números finais ao placar.




Aos 45 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Igor Jesus do Botafogo contra o Fortaleza (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-45-min-do-2o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-igor-jesus-do-botafogo-contra-o-fortaleza-12871666.ghtml)



Os números provam que a supremacia foi do dono do primeiro lugar, de novo: foram 22 finalizações contra 9 dos adversários, além de maior posse de bola (61%), algo que o Alvinegro abre mão muitas vezes.


Além dos números, a volta do Botafogo à liderança contou com brilho de jogadores como Barboza, impecável na defesa, Marlon Freitas, elo seguro com o ataque, e o oportunista Igor Jesus. Em uma temporada em que o coletivo sempre se sobressai, as individualidades fizeram a diferença para que o o topo fosse novamente preto e branco.




"Novo líder no campeonato! O glorioso Botafogo!", comemora Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/novo-lider-no-campeonato-o-glorioso-botafogo-comemora-pedro-dep-a-voz-da-torcida-12871712.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Artur Jorge valoriza vitória do Botafogo e retomada da liderança: "Esse time não cansa de ganhar"



Alvinegro dormirá na ponta do campeonato durante a Data-Fifa após vencer o Fortaleza no Nilton Santos



O Botafogo está de volta a liderança do Campeonato Brasileiro após vencer o Fortaleza por 2 a 0, neste sábado, no Nilton Santos. Com 50 pontos, o Alvinegro superou o Leão, que agora é o segundo colocado com 48. Vencer um concorrente direto foi algo citado pelo técnico Artur Jorge, que comemorou o resultado após a partida.





Botafogo 2 x 0 Fortaleza | Melhores Momentos | 25ª Rodada | Brasileirão 2024


— A parte mais importante é a nossa vitória. Inteiramente justa. Muito merecida. Os rapazes fizeram um primeiro tempo muito bom e foram melhores no segundo. Tivemos um jogo de muito bom nível. Entendemos a estratégia do adversário, que esperou o erro nosso. Não tivemos problema de assumir o controle do jogo. Pedi aos jogaodres que fossemos dominadores, que tomássemos a iniciativa em todos os momentos do jogo. Poder ganhar é importante para nós. Objetivo concluído. O coletivo que se uniu na missão, demonstrou a sua excelência. Ganhamos mais um jogo muito importante. Hoje conseguimos essa vitória muito merecida. Continuar agora esse caminho— declarou.


— Não há outra forma. Queremos continuar a ganhar. Porque esse time não se cansa de ganhar. Jogamos todos os jogos para ganhar — completou.





Artur Jorge em Botafogo x Fortaleza — Foto: André Durão



Confira outras respostas de Artur Jorge:


Venceu quem utilizou melhor as peças? "Não diria só isso, venceu aquele que mais procurou ganhar. Acho que há aqui uma diferença de estratégia. A que nós adotamos claramente foi essa de sermos dominadores termos o controle desde início. Tivemos o mérito de não deixar o adversário criar grandes ocasiões, de estarem muitas vezes perto da nossa área. Fizemos exatamente isso tanto na primeiro como na segunda parte, com uma forte reação à perda da bola, por exemplo. Uma equipe muito pressionante em zonas altas, sólidos defensivamente e com um sentido coletivo para não deixar adversário aproveitar as transições, que era a sua maior intenção para este jogo, com dois jogadores rápidos na frente como o Breno e o Moisés nos corredores. Conseguimos anular isso, fizemos um jogo tático muito bom. E mantivemos a paciência do nosso jogo posicional para não desmontar aquilo que tínhamos definido como plano. E foi um volume grande de jogo ofensivo que criamos, com oportunidade, circulação, muita posse de bola... Por isso com capacidade para finalizar duas das oportunidades que criamos e fechar em 2 a 0"



Cuiabano:

"Queixou-se na coxa, sim, mas não sabemos a gravidade do que possa ser. É muito cedo. Mas vamos ter essa parada (Data Fifa) que vai ser importante e vai ajudá-lo para que possa recuperar"



Tirou Luiz Henrique por reação da torcida? "Por vaiar? 

Não! Não faço substituições por torcida. Nunca fiz nem farei. Luiz Henrique, se calhar, teve um jogo menos inspirado. Já teve outros que foi de tremenda inspiração. Hoje teve algumas dificuldades para encontrar o seu momento, seu espaço. Teve ainda assim oportunidades de finalizar e servir. Não foi dos jogos mais felizes do Luiz, creio que todos estamos de acordo com relação a isso. Mas sua substituição é o que expliquei antes, gente com energia nova, competente e capaz também para manter a equipe em zonas muito altas. Portanto temos que ter o controle das expectativas, não só nós, técnicos, vocês imprensa, a própria torcida. Todos nós damos o nosso melhor, há uns dias melhores que outros. Hoje fizemos um jogo coletivamente muitíssimo bom"



Botafogo sofrendo menos lesões: 

"É curiosa a questão do Cuiabano porque ele sequer jogou o jogo anterior, então não é questão de carga acumulada. É uma questão pontual, vamos avaliar qual a extensão dessa lesão, mas não creio que seja muito grave. Vamos esperar para ver, mas temos tido controle. E quando pergunta o que temos feito, é um trabalho intenso, bom trabalho de prevenção e de recuperação também. Portanto é um trabalho abrangente: muita gente, muitas áreas, muita ciência para termos os jogadores como temos tido. Acho que não há dúvidas, é uma equipe que fisicamente tem estado muito capaz por aquilo que joga os 90 minutos, a intensidade, trocando quem trocar. Condição de excelência, estamos satisfeitos com isso. Muita gente que não aparece no dia a dia, mas que é muito importante"



Data Fifa: 

"Vamos parar alguns dias, já tinha conversado com eles sobre essa possibilidade. Precisamos disso também, faz parte do trabalho o descanso também"



Êxito em sequência difícil: 

"Este foi um mês muito intenso para nós, de fato. Não só em número de jogos, mas de exigência em cada um deles. Tivemos muitos jogos importantes, por exemplo, uma eliminatória de Libertadores, jogar contra equipes que estão nos primeiros lugares... Tivemos um mês que podemos estar satisfeitos com o nosso desempenho, com o que fizemos até agora. E particularmente nesse mês que foi de grande exigência. Na Data Fifa voltaremos a treinar para manter o mesmo nível e poder continuar a ganhar. São 13 jogos que faltam para o campeonato, que começam já com o Corinthians. Temos que desfrutar desta parada, que é pouco comum para todos nós, tirar alguns dias para a cabeça limpar do jogo ou do treino. Mais dois e três dias estaremos virados para o Corinthians"



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧