Páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Artur Jorge evita falar de arbitragem e destaca coletivo do Botafogo: "Vitória como equipe"



Técnico concedeu entrevista coletiva após vitória por 2 a 1 sobre o Cuiabá, fora de casa; arbitragem assinalou falta de Lucas Halter dentro da área após empurrão em Pitta




Após a vitória do Botafogo por 2 a 1 sobre o Cuiabá, fora de casa, o técnico Artur Jorge evitou falar do assunto arbitragem; Marlon Freitas e John Textor se queixaram de pênalti marcado contra o time carioca. Em entrevista coletiva na Arena Cuiabá, o treinador alvinegro preferiu direcionar sua análise ao resultado da partida.





Cuiabá 1 x 2 Botafogo | Melhores Momentos | 14ª rodada | Brasileirão 2024



— Vou falar muito mais sobre a partida do que sobre arbitragem, mas fico feliz que sejam vocês (jornalistas) a tocar no assunto. Até eu ter falado na coletiva anterior, nunca tinha se falado sobre isso, pelo menos direcionado ao Botafogo, mas a interpretação que falamos parece que é sempre direcionada ao resultado. Eu não queria que fosse assim. Queria falar de fatos, quando se justifiquem falar sobre eles. Infelizmente tem muito disso aqui (no Brasil), tudo que dizemos parece que é para justificar. Volto a dizer que é um lance que vocês devem olhar com mais cuidado. Hoje tivemos uma intervenção do VAR sobre penalidade sobre nós, não vou falar mais sobre questão da arbitragem, e sim sobre a vitória, que foi muito importante para nós.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


O Botafogo vencia o jogo por 1 a 0. Aos 40 minutos, Lucas Halter empurrou Isidro Pitta antes de um cruzamento de Ramon e a defesa carioca afastou. Inicialmente o jogo seguiu, mas depois o VAR chamou o árbitro Paulo Cesar Zanovelli da Silva para revisar o lance. Após checar a jogada no vídeo, ele assinalou o pênalti. Marlon Freitas chegou a dizer que o Botafogo teria que "lutar contra o sistema".


O técnico também fez uma análise sobre a partida na Arena Pantanal. O Botafogo abriu o placar com menos de cinco minutos, viu o Cuiabá empatar no pênalti convertido por Pitta e garantiu os três pontos já na segunda etapa, com gol de Mateo Ponte.




Confira a coletiva do técnico do Botafogo, Artur Jorge, após a vitória sobre o Cuiabá (https://ge.globo.com/video/confira-a-coletiva-do-tecnico-do-botafogo-artur-jorge-apos-a-vitoria-sobre-o-cuiaba-12730599.ghtml)



- Eu destaco sempre o coletivo, uma vitória como equipe. Uma vitória em um lugar difícil. Temos feito uma boa campanha com bons resultados. Provamos mais uma vez que somos capazes.


— Imaginava que seria um jogo muito difícil, e isso se confirmou, até por termos feito um gol muito cedo. Isso nos fez abrandar um pouco o jogo, tivemos um primeiro tempo controlado, mas lento. Foi preciso falar e corrigir a intensidade no segundo tempo para chegar à vitória. Conseguimos em uma boa jogada. Ficamos satisfeitos pela vitória, sobretudo em um campo muito difícil.
]




Artur Jorge em entrevista coletiva após Cuiabá 1 x 2 Botafogo, no Brasileirão — Foto: Reprodução



+ Leia mais notícias do Botafogo





Cuiabá x Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Outras declarações de Artur Jorge:


Destaques do Botafogo:


— Nós tivemos uma exibição coletiva, que é o que sempre gosto de destacar. Tivemos alguns destaques individuais, outros com nível mais baixo do que geralmente mostram, mas acontece. Em uma forma geral, com uma tentativa muito grande de cumprir a missão. O Cuiabá mudou a forma de jogar, foram com uma linha de cinco esperando a transição e enconstraram mais atrás. Fez com que nós tivéssemos que fazer ajustes porque esperamos uma linha de quatro. Reajustamos dentro do jogo enquanto comportamento.


Reforços:


— É acrescentar valor. Reforçar três, quatro posições é importante para nós naquilo que já é um elenco de qualidade mas precisa de alguns ajustes. São dois jogadores, como Allan e Igor, que já estavam contratados antes da minha chegada, já se apresentaram conosco, vamos aguardar a sua integreção perfeita dentro do grupo. Sobre Thiago Almada, vamos aguardar tê-lo cá primeiro para poder falar.



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Cuiabá

Atuações do Botafogo: Kauê, Eduardo e Ponte são os melhores contra o Cuiabá; dê suas notas



Veja as avaliações da partida da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro






Ranking de Atuação

Ordenar por:




John Victor - GOL
nota ge 7.0
público 8.0


Fez no mínimo duas boas defesas para evitar chutes que resultariam em gols do Cuiabá. Nada pôde fazer para evitar a bola na rede de Isidro Pitta.



Mateo Ponte - LAT
nota ge 7.0
público 7.5


Foi oportunista ao aparecer dentro da área e marcar um gol aproveitando rebote do chute de Júnior Santos. Também roubou a bola no lance que iniciou o primeiro gol do Alvinegro.



Lucas Halter - ZAG
nota ge3.0
público1.8


Cometeu um dos pênaltis mais infantis do futebol brasileiro na temporada: empurrou Isidro Pitta com as duas mãos quando o cruzamento de Ramon nem tinha a direção do atacante. Também perdeu no corpo contra o paraguaio em lance no começo do segundo tempo e por pouco não viu o Dourado marcar.



Bastos - ZAG
nota ge 6.0
público 7.1


Não comprometeu. Fez aparições sólidas quando solicitado, mas não participou tanto da construção e saída de bola como geralmente o faz.



Marçal - LAT
nota ge 6.0
público 5.5


Sólido na marcação, deu poucos espaços para os atacantes do Cuiabá que desceram pelo seu setor. Arriscou alguns passes em profundidade, mas não se entendeu com Júnior Santos, que muitas vezes ficou em posição de impedimento.



Cuiabano - LAT
nota ge 6.0
público 6.6


Ofereceu mais velocidade no setor, sendo um jogador de diferente perfil ao de Marçal. Não comprometeu e tampouco foi espetacular.



Gregore - MEI
nota ge 6.5
público 6.3


Não foi muito participativo com a bola no pé, mas foi importante nos desarmes e combates no meio-campo.



Tiquinho Soares - ATA
nota ge 6.0
público 5.8


Melhorou as opções do Botafogo no ataque por meio do pivô e jogo físico. Foi bem para prender a bola e iniciou a jogada do segundo gol.



Marlon Freitas - MEI
nota ge 6.0
público 6.3


Auxiliou na proteção da defesa mas pouco apareceu no ataque como habitualmente.


10º
Kauê - MEI
nota ge 7.0
público 6.9


Marcou um golaço em chute de consciência de fora da área. Mais do que isso, foi importante para incomodar a saída de bola do Cuiabá e pressionar os jogadores adversários.


11º
Danilo Barbosa - MEI
nota ge 6.0
público 6.2


Não apareceu muito com a bola no pé. Melhorou a marcação do Botafogo contra o ataque do Cuiabá na entrada da área.


12º
Luiz Henrique - ATA
nota ge 4.5
público 3.2


Com exceção de um contra-ataque puxado no primeiro tempo, não fez praticamente nada. Encaixotado na marcação, poucas vezes levou para jogadas de um contra um e levou pouco perigo.


13º
Óscar Romero - MEI
nota ge 5.0
público 5.0


Levou um cartão amarelo com segundos em campo.


14º
Eduardo - MEI
nota ge 7.0
público 7.2


Não foi o Eduardo de outros jogos - aquele que aparece perto do gol, finaliza muito e é agressivo. Apareceu como volante e recompondo mais o meio, com papel tático. Se sacrificou pelo time e teve boa atuação.


15º
Júnior Santos - ATA
nota ge 5.0
público 5.2


Teve dificuldade de posicionar na maior parte do jogo - não à toa, ficou impedido em sete oportunidades. Mas quando a fase é boa... Dos pés dele saiu o chute que resultou no rebote dado por Walter e aproveitado por Ponte para balançar as redes.


16º
Diego Hernández - MEI
nota ge --
público 5.5


Sem nota. Entrou no fim.


17º
Artur Jorge - TEC
nota ge 5.5
público 5.8


O Botafogo não teve uma boa atuação, mas os gols marcados têm o dedo de Artur Jorge pelas escolhas por Kauê (esta por opção) e Mateo Ponte (esta por necessidade, já que Damián Suárez estava suspenso).



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Cuiabá

Com o meio recheado, Allan deve virar curinga no Botafogo e ainda vislumbra volta à Seleção



Volante subiu ao profissional no Vasco com Dorival e, mesmo com 33 anos, garante ter "lenha para queimar" em retorno ao Brasil





Allan recorda infância de torcedor e comenta disputa por vaga no Botafogo (https://ge.globo.com/video/allan-recorda-infancia-de-torcedor-e-comenta-disputa-por-vaga-no-botafogo-12726035.ghtml)



Allan retorna ao Brasil depois de 12 anos e, no Botafogo , terá a concorrência de quatro volantes, considerando os mais utilizados em 2024. Aos 33 anos, ele vai precisar de readaptação, mas garante poder se encaixar em três diferentes funções para atender às necessidades do time no restante da temporada.


No Al-Wahda, seu último clube, Allan vinha atuando como primeiro homem no meio, posição hoje na qual Danilo Barbosa e Gregore revezam no Alvinegro. Apesar dessa ter sido a sua função mais comum, ele costuma participar de ações ofensivas e defensivas (veja na imagem abaixo).




Mapa de calor das atuações do Allan nos Emirados Árabes — Foto: Reprodução Sofascore



Questionado sobre como pode ser aproveitado por Artur Jorge, disse que o futebol moderno exige mais versatilidade. Allan entende que a sua experiência pode o ajudar a se tornar um "curinga".


- Na minha carreira sempre tentei me adaptar às necessidades da equipe e do treinador. Importante é estar sempre dentro de campo, seja de primeiro, de segundo ou de terceiro homem. O importante é saber as exigências do treinador, o que ele gosta. No futebol de hoje você não pode ter uma posição fixa, está muito dinâmico e moderno. É importante dar essas opções e estar disponível - disse.


- Desde que eu assinei eu vinha acompanhando os jogos do Botafogo. O meio-campo é um setor com bastante jogadores de qualidade, uma dor de cabeça boa para o treinador. Eu chego aqui com meu potencial, minha experiência para poder ajudar o grupo. Aqui no Brasil tem muitas competições, então acho que tem espaço para todos. Espero ajudar com boas atuações - completou.




+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp





Allan é marcado por Danilo Barbosa em primeiro treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo



Relação com Dorival e uma possível volta à Seleção


O retorno do Allan ao futebol brasileiro pode colocar o jogador de volta à vitrine para um - quem sabe - retorno à seleção brasileira. O volante foi campeão da Copa América em 2019 e tem um velho conhecido no comando do Brasil atualmente: Dorival Júnior.





Allan na Seleção — Foto: Pedro Martins / MoWA Press



Allan subiu ao time profissional do Vasco no segundo semestre de 2009, durante a disputa da Série B daquele ano, sob o comando do atual comandante da Seleção. O jogador disputou 14 partidas pela competição, teve bom rendimento, ganhou espaço no elenco e foi alçado ao Exterior.


Na Seleção, foram 10 jogos entre 2018 e 2020, e participação no título da Copa América em 2019.


Sobre um futuro retorno, ele disse ter muito o que entregar ainda dentro de campo.


- Com 33 anos acho que ainda tenho muita lenha para queimar, gosto muito de treinar, sou competitivo e gosto de estar sempre em campo jogando. Vou me preparar fisicamente e psicologicamente e tentar estar sempre no meu nível mais alto para ajudar o Botafogo.


- Tive a oportunidade de subir para o profissional com o Dorival. Um cara que conheço bem e desejo toda a sorte do mundo no profissional. Sei que está sendo difícil esse momento de transição, com jogadores saindo e chegando. Estou na torcida para que façam uma grande Copa América.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Escalação: Mateo Ponte ganha nova chance entre titulares, e Tchê Tchê é desfalque

+ Botafogo pede punição aos árbitros do jogo contra o Vasco por lance em Tchê Tchê



Allan está integrado ao elenco do Botafogo desde o dia 1º de julho, mas só pode fazer a estreia depois da abertura da janela de transferências internacional, que é no próximo dia 10. A tendência é que ele faça a estreia contra o Palmeiras, dia 17, pelo Brasileirão.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Cuiabá x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações do jogo da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro; sportv e Premiere transmitem



Cuiabá e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), na Arena Pantanal, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O ge acompanha tudo em Tempo Real (clique aqui para seguir).


+ Veja a tabela do Campeonato Brasileiro



Onde assistir:


Transmissão: sportv e Premiere

Tempo real: o ge acompanha todos os lances em tempo real (clique aqui).





O Cuiabá está invicto há cinco rodadas, mas vem de três empates seguidos. O time estacionou na 14ª posição da tabela e segue próximo da zona de rebaixamento - está a dois pontos do Atlético-GO, que abre o Z-4.


O Botafogo segue na luta pelo título brasileiro. O empate com o Vasco em 1 a 1 na última rodada deixou a equipe na terceira colocação, com 24 pontos, três a menos que o líder Flamengo e dois que o vice-líder Palmeiras.





Arena Pantanal — Foto: Gabriela Troian



Escalações prováveis


Cuiabá - técnico: Petit


Alan Empereur e Clayson cumpriram suspensão no empate com o Bragantino e retornam ao time titular. Por outro lado, Lucas Mineiro, Derik Lacerda, que receberam o terceiro amarelo, e Luciano Giménez, expulso na rodada passada, estão fora. Max segue em recuperação de lesão.


Provável escalação:
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Filipe Augusto, Fernando Sobral e Denilson; Jonathan Cafú, Clayson e Isidro Pitta.




Quem está fora: Lucas Mineiro, Derik Lacerda, Luciano Giménez, suspensos, Max, que se recupera de lesão na panturrilha esquerda, e Deyverson, em recondicionamento físico.

Pendurados: André Luís, Fernando Sobral, Filipe Augusto e Raylan.


+ Veja mais notícias do Cuiabá



Botafogo- técnico: Artur Jorge

Artur Jorge não terá o lateral-direito Damián Suárez, titular da posição. O uruguaio recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática. A tendência é que o compatriota Mateo Ponte ganhe a vaga entre os titulares.


Escalação provável:
John, Mateo Ponte, Lucas Halter, Bastos e Cuiabano (Marçal); Marlon Freitas, Danilo Barbosa, Luiz Henrique e Eduardo; Júnior Santos e Tiquinho Soares.



Desfalques: Rafael, Matheus Nascimento e Jeffinho (lesionados); Damián Suárez (suspenso); Pablo (transição); Savarino (convocado pela Venezuela para a Copa América).

Pendurados: Marlon Freitas, Patrick de Paula, Bastos, Júnior Santos, Jeffinho, Tiquinho Soares, Diego Hernández, Luiz Henrique e Lucas Halter.


+ Veja mais notícias do Botafogo



Arbitragem

Arbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (FIFA-MG)
Arbitro Assistente 1: Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG)
Arbitro Assistente 2: Fernanda Nandrea Gomes Antunes (FIFA-MG)
Quarto Arbitro: Hieger Tulio Cardoso (MG)

VAR: Charly Wendy Straub Deretti (FIFA-SC)



Fonte: Por Redação do ge — Cuiabá