Páginas

terça-feira, 23 de julho de 2024

Talento precoce e habilidade nas pontas: conheça Matheus Martins, alvo do Botafogo



Acordo com atacante criado no Fluminense está encaminhado









Ge Botafogo fala das novidades do clube na janela de transferências (https://ge.globo.com/video/ge-botafogo-fala-das-novidades-do-clube-na-janela-de-transferencias-12776106.ghtml)



O Botafogo está perto de confirmar a contratação de Matheus Martins, da Udinese. O Alvinegro negocia a compra do atacante de 21 anos por 10 milhões de euros (R$ 60 milhões, na cotação atual). Os debates sobre os bônus - que giram em torno de 2 milhões de euros (R$ 12 milhões) - são o que ainda separam a transação do final feliz.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Revelado pelo Fluminense, Matheus foi adquirido pelo time italiano mas passou as últimas duas temporadas no Watford, que pertence à mesma rede multi-clubes. Foram seis gols e duas assistências em 43 jogos na época de 2023-24.



- No passado, o Watford adquiriu dois atacantes do Fluminense que foram muito bem, João Pedro e Richarlison, mas na época o clube estava na Premier League. Eu sempre senti que Martins seria o próximo a aparecer nessa lista, mas ele chegou em um time de segunda divisão. Não foi a melhor situação para um jogador estar. Watford não foi bem, teve vários diferentes treinadores no período - analisou Adam Leventhal, setorista do Watford no "The Athletic", ao ge.





Matheus Martins no Watford — Foto: Getty Images


Matheus lidou com cinco treinadores durante o período na Inglaterra: Rob Edwards, Slaven Bilic, Chris Wilder, Valérien Ismaël e Tom Cleverley. O brasileiro não teve muito tempo de jogo em 2022, mas foi um dos mais utilizados na última temporada.


+ Vagiannidis entra em acordo com Botafogo, que negocia liberação com Panathinaikos


- Quando ele chegou foi muito animador. Atuando pelo lado direito do ataque, marcou um gol contra o Reading, mas aí perdeu o resto da temporada. Na temporada seguinte (2023-24), começou a jogar no lado esquerdo (do ataque) sempre trazendo para dentro, buscando o pé direito, o que eu acho que é a sua melhor posição. Marcou belos gols contra Coventry e West Brom. Era um jogador que os torcedores sempre queriam ver em campo, mas a minha sensação era que ele tinha a vontade de estar atuando em um nível acima - completou o inglês.


Neste período, o atacante foi convocado de forma regular para a Seleção sub-20. O atacante jogou a Copa do Mundo da categoria em 2023.




Matheus Martins comemora gol do Brasil contra a República Dominicana — Foto: Marcelo Ruiz/EFE


Revelação tricolor

Matheus Martins faz parte da "Geração dos sonhos" do Fluminense, campeão brasileiro sub-17 em 2020. Além dele, nomes como Kayky e Metinho (vendidos ao Grupo City), João Neto (hoje no CRB) e Arthur (ainda no Tricolor) eram os destaques.


Camisa 10 na base, o atacante sempre atuou pelos lados do campo e tem como principais características o drible e mobilidade nos flancos. A estreia no time principal do Tricolor aconteceu em 2021, ainda aos 18 anos.


+ Textor diz que jogadores do Botafogo manipularam uma partida no Brasileirão de 2023


- Talvez seja uma das revelações mais precoces que estrearam pelo Fluminense. Chegou a fazer alguns jogos em 2021, mas só explodiu em 2022 nas mãos de Fernando Diniz. Ele chega com uma pressão grande de substituir o Luiz Henrique, que é vendido para o Real Betis. Matheus foi alçado com uma grande expectativa de assumir o protagonismo que o Luiz tinha. Não foi bem assim. Ele era muito novo, o que gerou algumas críticas e ele ganhou apelidos pejorativos porque não conseguiu substituí-lo. Passa o tempo, ele fica no banco uma época e volta jogando muito bem. Acho que o jogo mais marcante para o torcedor é o clássico contra o Botafogo, ele sofre um pênalti e faz um gol. Nesse jogo ele deslancha, vira importante e aí é vendido. Ele começa mal e deslancha ao ponto de ser querido pelos torcedores. É habilidoso, tem um pouco de problema com a questão de físico, mas ainda é jovem e muito habilidoso - analisou Marcello Neves, setorista do Fluminense no ge.


A partida citada contra o Botafogo foi um empate em 2 a 2 no Maracanã pela 33ª rodada do Brasileiro de 2022. O Alvinegro, então comandado por Luís Castro, abriu dois gols de vantagem. Matheus saiu do banco na etapa final, sofreu um pênalti - posteriormente convertido por Ganso - aos 29 minutos. Seis minutos depois, ele balançou as redes para empatar.





Melhores momentos: Fluminense 2 x 2 Botafogo pela 33ª rodada do Brasileirão 2022


- Ofensivamente, ele é muito habilidoso. Consegue chutar de média distância, é rápido... Ele não é do nível de João Pedro e Richarlison, mas jogou em uma equipe que não tinha um nível que funcionava muito bem, especialmente na última temporada. É difícil para um jogador ter impacto assim. Para o fim da temporada, ele jogou menos e a sensação era de que ele retornaria para a Udinese. No fim, a Udinese teve lucro na transação. Em termos de negócios, foi bom. Acho que o tempo dele no Watford, e não sei qual é a opinião do jogador sobre, foi um pouco difícil. Seria bom para ele ter uma chance de jogar no Campeonato Italiano, mas chegou a boa oferta do Botafogo. Ele ainda é jovem e pode seguir a carreira - finalizou Adam.



+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Sergio Santana — Rio de Janeiro

Eduardo passa por cirurgia na coxa e tendência é que desfalque o Botafogo até o fim da temporada



Clube informa que prazo de recuperação é de até cinco meses, o que coincide com o término do Brasileirão. Retorno ainda em 2024 é improvável



Eduardo está praticamente fora do restante da temporada. O Botafogo informou nesta terça-feira que o meia realizou um procedimento cirúrgico no músculo reto femoral da perna direita e o prazo para tratamento é de até cinco meses. O período coincide com o término do Brasileirão e, salvo uma recuperação surpreendente, o jogador só voltará aos gramados em 2025.






Eduardo perde o pênalti, se machuca e deixa o campo de maca em Vitória x Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/video/eduardo-perde-o-penalti-se-machuca-e-deixa-o-campo-de-maca-em-vitoria-x-botafogo-12751167.ghtml)


A estimativa inicial de um mês para retorno do meia Eduardo foi frustrada. O jogador de 34 anos sofreu a lesão na partida contra o Vitória, em Salvador, há duas cerca de duas semanas, e a gravidade foi além da que se imaginava inicialmente, após realização de exames de imagem.



Confira a nota do Botafogo


O atleta Eduardo realizou na noite de segunda-feira (22/07) uma cirurgia no reto femoral direito. O procedimento foi concluído sem intercorrências. Eduardo agora inicia a recuperação, com prazo de retorno aos treinamentos em até 20 semanas.


Essa é a terceira lesão dele na temporada - que já passou por um problema muscular na mesma coxa em maio e no tornozelo em abril - os dois ocorreram praticamente em sequência e o tiraram de combate por mais de um mês.





Eduardo em Vitória x Botafogo — Foto: Vitor Silva / Botafogo


Mesmo com jogos a menos, Eduardo foi protagonista do Botafogo em algumas partidas ao longo temporada. São 26 jogos, oito gols e quatro assistências.



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro