Páginas

sábado, 18 de janeiro de 2025

Sampaio Corrêa-RJ x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da partida da 3ª rodada do Campeonato Carioca; TV Globo, Premiere e sportv transmitem ao vivo, e ge acompanha em Tempo Real




Sampaio Corrêa-RJ e Botafogo abrem a terceira rodada do Campeonato Carioca às 16h30 deste sábado, no Lourivaldão, em Saquarema (RJ). A partida terá transmissão da TV Globo, do sportv 2 e do Premiere. O ge acompanha lances em tempo real (clique aqui para acompanhar).




Onde assistir

  • Transmissão: TV Globo, sportv 2 e Premiere
  • Tempo Real: o ge acompanha todos os lances da partida a partir de 16h (clique aqui)


+ Contratações do Botafogo para 2025: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

+ Vai e vem do mercado: acompanhe as últimas movimentações dos clubes


O Sampaio Corrêa-RJ divide a décima colocação do Campeonato Carioca com o Fluminense, com um ponto somado. Na última rodada, o clube de Saquarema perdeu para o Nova Iguaçu por 1 a 0.


O Botafogo ainda disputa o Carioca com reservas, visto que o time principal se reapresentou apenas na última terça-feira. Quarto colocado da Taça Guanabara, o Alvinegro vem de vitória sobre a Portuguesa por 2 a 0, com gols de Kauê Rodrigues e Kayke Queiroz.



Escalações prováveis


Botafogo - Técnico: Carlos Leiria


Enquanto faz uso dos reservas e dos jovens da base, o Alvinegro pode repetir duas improvisações que deram certo na última rodada do Carioca: o volante Newton e o atacante Rafael Lobato escalados nas laterais.


Provável time: Raul; Newton, Kawan, Serafim, Rafael Lobato; Kauê, Patrick de Paula, Vitinho (Kauan Lindes); Yarlen, Matheus Nascimento, Kayke.



+ Leia mais notícias do Botafogo


Sampaio Corrêa-RJ - técnico: Alfredo Sampaio


Tendo o goleiro Zé Carlos e o lateral-esquerdo Guilherme como principais destaques no Carioca até aqui, o Sampaio Corrêa tem apenas um ponto, somado em empate com o Fluminense. Para o duelo contra o Botafogo, o técnico Alfredo Sampaio deve fazer mudanças em relação ao time que perdeu para o Nova Iguaçu.


Provável time: Zé Carlos; Lucas Carvalho, Lucas Marreta, Eduardo Thuram e Guilherme; Rodrigo Dantas, Gabriel Agu e Luan Gama; Pernão, Max e Iacovelli (Elias).


Arbitragem

  • Árbitro: Lucas Neves Borja de Almeida
  • Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Júlio César Souza Gaudêncio
  • 4º árbitro: Raphael Soares da Silva
  • VAR: Grazianni Maciel Rocha



Fote: Por Redação do ge — Saquarema, RJ

Entenda como Vasco Matos, alvo do Botafogo, virou um dos treinadores mais promissores de Portugal



Comandante do Santa Clara é um dos favoritos da SAF Alvinegra para entrar no lugar de Artur Jorge


Assista também no


Lyon anuncia a contratação de Thiago Almada, do Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/video/lyon-anuncia-a-contratacao-de-thiago-almada-do-botafogo-13260019.ghtml)



Vasco Matos é um dos treinadores em ascensão no futebol português. Um dos nomes cotados para assumir o Botafogo, o ex-atacante de carreira tímida como jogador já dá sinais que vai dar passos mais longos na área técnica aos 44 anos.


O português é um dos favoritos do Alvinegro para assumir o lugar de Artur Jorge. Ainda não há proposta oficial, mas um membro da direção da SAF já o entrevistou e gostou do retorno. A tendência é que John Textor, dono do clube, tenha uma conversa direta com Vasco nos próximos dias para oficializar uma proposta. No Santa Clara, já há temor pela possível perda do profissional.


+ Zenit se aproxima da contratação de Luiz Henrique, do Botafogo


O comandante pendurou as chuteiras em 2016 e imediatamente foi se profissionalizar em cursos de treinadores da Uefa. No mesmo ano, assumiu um papel de auxiliar técnico no Leixões, que estava na segunda divisão portuguesa.


O primeiro trabalho como técnico veio em 2017, no Vilafranquense, que só comandou por duas partidas. A passagem de destaque foi no Alverca em 2019, onde Vasco apareceu no cenário nacional pela primeira vez: mesmo comandando um clube de segunda divisão, eliminou o Sporting da Taça de Portugal com uma vitória por 2 a 0.


Apesar do momento de brilho, Vasco resolveu dar, na teoria, um passo atrás. O português aceitou ser auxiliar do Casa Pia no ano seguinte. Em três anos fazendo parte da comissão de Filipe Martins, Matos ajudou a equipe a subir para a primeira divisão e terminar em 10º no ano inicial na elite portuguesa.


Santa Clara

A oportunidade de voltar a ser treinador apareceu em 2023, quando Vasco foi chamado para ser o responsável por liderar a reconstrução do Santa Clara. O clube acabara de cair para a segunda divisão e estava com um novo dono: Bruno Vicintin, ex-VP do Cruzeiro.


Com o treinador, o Santa Clara foi campeão da segunda divisão e atualmente ocupa a 5ª posição do Campeonato Português. Mesmo com um time de orçamento modesto e recheado de jogadores que até foram dispensados de clubes brasileiros, a equipe do Açores se supera e briga por uma classificação para a próxima Liga Europa.


+ Botafogo negocia a contratação do atacante Anderson Lopes



Estilo de jogo


Um dos motivos que justifica a rápida ascensão de Vasco Matos é o seu jeito de ser. Talvez por ter sido jogador, gosta de ter um vestiário de linha direta e honesta. A liderança é na base de palavras fortes ao invés de uma liderança no lado mais "conciliador". Mesmo assim, ele teve boa relação com todos os jogadores por onde passou.



Vasco Matos — Foto: Gualter Fatia/Getty Images



Vasco Matos gosta do jogo. No ano passado, o Southampton, da Inglaterra, sondou a situação do português, mas não avançou por uma proposta formal.


- Focamo-nos muito no trabalho. É no jogo. É desafiar os jogadores a serem melhores», explicou, lembrando que o foco é garantir a manutenção, mas sempre com a preocupação de melhorar a cada jogo. Gosto muito de ganhar. Não vim para aqui fazer amigos. Vim para ganhar - afirmou antes do jogo contra o Farense, em 4 de janeiro.


+ Contratações do Botafogo para 2025: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

+ Vai e vem do mercado: acompanhe as últimas movimentações dos clubes


Taticamente, gosta de escalar os times em 3-4-3 - uma formação diferente da que o Botafogo tem desde que virou SAF, geralmente escalado no 4-2-3-1. A parte defensiva é um dos destaques desde que assumiu: o Santa Clara subiu levando apenas 19 gols em toda a segunda divisão. Na atual temporada, foi vazado apenas 16 vezes - só Benfica, Porto e Sporting têm números melhores.


Na parte ofensiva, o Santa Clara é mais tímido. A equipe geralmente se comporta em bloco baixo, colocando vários jogadores para se defender perto da próprio área, e ataca em transição. São 18 gols marcados em 17 partidas no Campeonato Português.





Gabriel Batista brilha na vitória do Santa Clara sobre o Sporting — Foto: Getty Images


Alguns jogadores do time do Santa Clara

  • Gabriel Batista - Goleiro deixou o Flamengo de graça em 2022 e hoje é um dos destaques do Santa Clara
  • MT - Jogador criado no Vasco é titular como ala-esquerdo no esquema do treinador
  • Vinícius Lopes - Atacante que só fez 20 jogos pelo Botafogo e saiu sem custos tem seis gols e duas assistências na atual temporada
  • Gabriel Silva - Adquirido por pouco mais de R$ 5 milhões junto ao Palmeiras em 2023


- Já não somos a sensação, mas uma afirmação - afirmou Vasco Matos em entrevista à "Record", ao falar sobre o primeiro turno do Santa Clara.


- Estamos em janeiro e a equipe tem dado resposta atrás de resposta. É uma afirmação daquilo que é o nosso trabalho, daquilo que é o valor dos nossos jogadores e da nossa equipe. É um trabalho de muita gente - completou.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp

🗞️ Leia m
ais notícias do Botafogo

🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Bárbara Mendonça e Sergio Santana — Rio de Janeiro