Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Artur Jorge celebra classificação antecipada do Botafogo: "Histórica e extraordinária"



Treinador admite que partida contra o Universitario em Lima foi sofrida, mas valoriza capacidade do time de sofrer pouco e criar chances até o gol marcado por Jeffinho



Sofrido, histórico e extraordinário. Artur Jorge não poupou adjetivos para comemorar a classificação do Botafogo às oitavas de final da Taça Libertadores da América. Depois de perder os dois primeiros jogos do Grupo D, o Glorioso emendou três vitórias e carimbou a vaga no mata-mata com o 1 a 0 sobre o Universitario, nesta quinta-feira, no Monumental de Lima.




Universitário 0 x 1 Botafogo | Melhores momentos | 5ª rodada | CONMEBOL Libertadores


O treinador português admitiu que a partida não foi das melhores tecnicamente, mas elogiou a capacidade de seus comandados de evitar sustos na defesa e criar boas chances no ataque. Em avaliação da partida, Artur Jorge se alongou ao falar também da capacidade de recuperação do Botafogo e vibrar com a vaga antecipada.


- Nós temos um contexto mais alargado para analisar. O jogo em si não foi muito bem jogado pelo Botafogo. Foi um jogo mais sofrido do que bem jogado, mas foi um jogo onde a vitória nos assenta muito bem porque não permitimos oportunidades ao adversário e tivemos oportunidades claras para fazer gol. É um rival muito forte porque ainda não tinha perdido em casa em 2024, e nós conseguimos fazê-los.


"Este Botafogo não escolhe adversário ou local para se impor. Tivemos mérito. Conseguimos classificação histórica, tendo que num grupo que se disputa 18 pontos nós tínhamos zero (após 2 jogos). Foi uma recuperação extraordinária e isso é mérito dos jogadores. Muito satisfeito por isso e por ter ganho"




Artur Jorge em Universitario x Botafogo — Foto: Daniel Apuy/Getty Images



Com nove pontos, o Botafogo é o segundo colocado da chave, atrás somente do Junior Barranquilla, que leva a melhor no saldo de gols: 3 a 1. No próximo dia 28, a equipe visita os colombianos no estádio Metropolitano em duelo que vale a liderança da chave.


Antes, porém, o Glorioso vai até Salvador encarar o Vitória, quarta-feira, às 19h (de Brasília), no Barradão. Com o 1 a o no jogo de ida, o time de Artur Jorge pode até empatar para se garantir nas oitavas também da Copa do Brasil.



Confira outros trechos da coletiva


Treinadores portugueses no Brasil


- Aquilo que nós avaliamos enquanto técnicos é a competência, não a nacionalidade. Venho de um país que vem tendo sucesso mundo afora e eu espero ser mais um a ter sucesso aqui.


Time do Universitario

- É justo falar sobre o que o Universitario fez em campo. Nos trouxe dificuldade, obrigou os rapazes a defender, procurarem ter um resultado diferente, mas por grande mérito do grande compromisso não demos oportunidades. As situações de grande perigo ocorreram em cruzamentos, onde sempre defendemos bem. Acho que as oportunidades claras de gol foram do Botafogo.


Comemorar a vitória

- Minha preocupação é desfrutar dessa vitória e dar folga aos rapazes porque merecem descansar. É uma ideia que já está clara sobre o que queremos, temos que acrescentar mais intensidade e dinâmica. Teremos todo o elenco disponível. É uma vitória que nos traz a classificação, mas queremos mais vitória porque essa é a atitude que queremos enquanto Botafogo.


Fonte: Por Redação do Ge — Lima, Peru

Atuações do Botafogo: Bastos e Jeffinho se destacam contra o Universitario; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal na classificação do Alvinegro na Conmebol Libertadores




Ranking de Atuação





Ordenar por:




John Victor - GOL

nota ge 6.0
público 7.3

Seguro. Não foi obrigado a fazer nenhuma grande defesa e foi bem nas saídas para os cruzamentos.



Damián Suárez - LAT

nota ge 5.5
público 7.1

Foi sólido defensivamente, mas cometeu equívocos em boa parte das descidas que fez ao ataque em cruzamentos e passes longos.



Lucas Halter - ZAG

nota ge 6.5
público 6.5

Não comprometeu e fez uma partida correta no alto e nos desarmes pelo chão.



Bastos - ZAG

nota ge 7.0
público 8.6

Com exceção de um lance no começo do jogo quando perdeu o tempo de uma cabeçada dentro da área, foi praticamente perfeito nas disputas contra os atacantes do Universitario. Um dos melhores do Botafogo no jogo.



Hugo - LAT

nota ge 4.5
público 6.4

Sofreu no primeiro tempo e deixou muitas bolas nas costas. Polo, jogador do Universitario, praticamente criou todas as chances da equipe peruana na etapa com espaços deixados pelo lateral.



Danilo Barbosa - MEI

nota ge 6.5
público 6.9

Ganhou a maior parte dos duelos que teve no meio-campo e foi uma presença qualificada no setor. O ponto negativo foi ter levado um cartão amarelo bobo.



Gregore - MEI

nota ge 6.0
público 7.0

Aumentou a solidez defensiva do Botafogo no momento de pressão do Universitario nos minutos finais da partida.



Marlon Freitas - MEI

nota ge 6.0
público 7.4

Preferiu segurar a bola do que acelerar as jogadas em alguns momentos, sendo até um pouco burocrático. Fez jogo seguro, mas não criou como já fez como outrora.



Tchê Tchê - MEI

nota ge 4.5
público 6.5

Assim como foi na partida contra o Fortaleza, no fim de semana, ficou sem função. Flutuou entre ponta, ala, volante e até meia - mas não contribuiu muito com e sem bola em nenhum dos setores.


10º
Patrick de Paula - MEI

nota ge--
público 5.9

Sem nota. Entrou no fim.


11º
Luiz Henrique - ATA

nota ge 4.0
público 5.0

Noite para esquecer. Não criou muita coisa com bola rolando, foi desarmado com frequência pelos marcadores e perdeu uma chance na cara do gol no segundo tempo.


12º
Jeffinho - ATA

nota ge 7.0
público 8.3

Entrou e resolveu. Mesmo do lado direito, onde costumeiramente não atua, o camisa 47 teve oportunismo para aproveitar falha da defesa e marcar.


13º
Savarino - ATA

nota ge 6.5
público 7.5

Foi inteligente ao dar rápido passe para Jeffinho após erro do zagueiro do Universitario. A assistência se transformou em gol do Botafogo.


14º
Yarlen - ATA

nota ge--
público 7.3

Entrou nos minutos finais e não teve muito tempo para mostrar algo.


15º
Júnior Santos - ATA

nota ge 6.5
público 8.0

É o jogador mais perigoso do Botafogo. Não para de correr e se movimentar entre os marcadores. Criou uma grande chance para Luiz Henrique após passe em profundidade.


16º
Artur Jorge - TEC

nota ge 4.5
público 7.2

Apesar de o gol do Botafogo ter saído de um substituto, o português demorou para mexer. A formação com Tchê Tchê novamente não deu resultados, já que o camisa 6 ficou novamente sem função. O Alvinegro não teve a melhor das atuações, mas se sobressaiu.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo volta ao mata-mata da Libertadores após sete anos



Equipe comandada por Artur Jorge garantiu classificação antecipada após vencer o Universitario



Apesar de um começo instável, com duas derrotas seguidas, o Botafogo se recuperou e garantiu classificação às oitavas de final da Conmebol Libertadores com uma rodada de antecedência. O feito foi graças à vitória por 1 a 0 sobre o Universitario, nesta quinta-feira, em Lima. O Alvinegro retorna à fase mata-mata da competição internacional após sete anos.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


- Jogo muito difícil, jogo de primeira e segunda bola, mas a gente conseguiu competir bem. O mais importante foi a vitória e a classificação. Faz muito tempo que o clube não consegue. Pezinhos no chão. Valeu todo o sacrifício e esforço, praticamente uma semana fora de casa, é continuar trabalhando - comemorou Marlon Freitas.


A última vez que o clube carioca havia participado desta fase do torneio fora em 2017, justamente o último ano em que se classificou para a Libertadores.


+ Atuações do Botafogo: Bastos e Jeffinho se destacam contra o Universitario; dê suas notas


Na ocasião, o time comandado por Jair Ventura eliminou o Nacional, do Uruguai, nas oitavas, mas parou no Grêmio, que posteriormente se consagrou campeão, na fase seguinte.





Universitario x Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo



Com 9 pontos conquistados, o Botafogo vai para a última rodada com a missão de tentar garantir o 1º lugar do Grupo D. O Alvinegro está empatado com o Junior Barranquilla, justamente o adversário do duelo do próximo dia 28, uma terça-feira, na Colômbia. Se as equipes terminarem empatadas em pontos, o saldo de gols é o critério de desempate.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Lima, Peru

Universitario x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da partida válida pela Libertadores




O Botafogo tem duelo decisivo contra o Universitario pela Conmebol Libertadores nesta quinta-feira, às 19h, no Estádio Monumental de Lima. Você acompanha todos os lances em tempo real no ge clicando aqui.


+ Os motivos para o Botafogo passar de fase






Voz do Setorista: Botafogo tem decisão no Peru pela Libertadores (https://ge.globo.com/video/voz-do-setorista-botafogo-tem-decisao-no-peru-pela-libertadores-12599161.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


O Universitario chega confiante para a partida. No último fim de semana, venceu o clássico contra o Sporting Cristal por 4 a 1 e assumiu a liderança do torneio apertura do Peru a duas rodadas do fim. No ano do centenário, caminha para mais um título nacional.


Depois de perder a liderança do Brasileiro em derrota para o Bahia, o Glorioso teve bom desempenho mesmo usando reservas no empate contra o Fortaleza e chega em bom momento para a sequência de partidas que tem fora do Rio de Janeiro.




O Botafogo é vice-líder do Grupo D com seis pontos. Se vencer, garante vaga nas oitavas de final. O Universitario é terceiro colocado, com cinco pontos. O líder é o Junior Barranquilla, com nove, que recebe em casa o Botafogo na última rodada. (Clique aqui e veja a tabela)


+ Veja o que o Botafogo precisa para se classificar



Onde assistir

Tempo real: CLIQUE AQUI e acompanhe todos os lances

Transmissão: Paramount +


+ Textor, do Botafogo, cumpre decisão e envia áudios sobre suposta manipulação ao STJD



Prováveis escalações


Botafogo - técnico: Artur Jorge

A novidade pelo lado do Botafogo fica pelo retorno de Eduardo, disponível após duas semanas depois de se recuperar de uma lesão no pé. A tendência, inclusive, é que o camisa 33 inicie a partida como titular.


Escalação provável: John, Damián Suárez, Halter, Bastos e Hugo; Danilo Barbosa (Gregore), Marlon Freitas, Luiz Henrique e Savarino; Eduardo e Júnior Santos



Desfalques: Rafael, Marçal, Tiquinho Soares, Pablo e Matheus Nascimento (lesionados); Óscar Romero e Diego Hernández (afastados).
Pendurados: Ninguém


Universitario - técnico: Fabián Bustos

A tendência é que o treinador Fabián Bustos repita a formação que goleou o Sporting Cristal no último domingo. Andy Polo, que deixou a partida com câimbras, não preocupa e treinou normalmente nos últimos dias.



Escalação provável: Britos; Corzo, Riveros, Di Benedetto; Polo, Martín Pérez Guedes, Ureña, Calcaterra, Portocarrero; Valera, Flores.



Desfalques: Ninguém;
Pendurados: Pérez Guedes e Saravia.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Arbitragem

Árbitro: Cristian Garay (CHI)
Assistente 1: Alejandro Molina (CHI)
Assistente 2: Gabriel Ureta (CHI)

4º árbitro: Andres Merlos (ARG)

VAR: Cristian Ferreyra (URU)
AVAR: Richard Trinidad (URU)


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro