Ainda no sábado, empresário fez discurso em tom de cobrança para a delegação citando estilo de jogo ofensivo. No domingo, ele decretou a saída do treinador
Assista também no

Veja a entrevista coletiva de Renato Paiva depois da derrota do Botafogo para o Palmeiras
O primeiro ato de um John Textor "mais focado" no Botafogo — o americano se desligou do comando do Lyon — não foi a demissão de Renato Paiva, anunciada nos primeiros minutos desta segunda no Brasil, noite de domingo nos EUA, onde a delegação alvinegra está hospedada.
+ Textor renuncia ao comando do Lyon, nomeia executivos e decide dar mais atenção ao Botafogo
Ainda no sábado, o americano fez um discurso importante sobre o "Botafogo Way" para toda a delegação presente nos Estados Unidos, horas após a derrota para o Palmeiras e a eliminação na Copa do Mundo de Clubes. Ali começava a queda do treinador português.
Depois que os jogadores deixaram o Lincoln Field, o dono da SAF alvinegra apareceu no hotel durante o almoço de todos os jogadores, comissão técnica e funcionários que estão na Filadélfia. O jogo foi às 12h (horário local), por isso os atletas comeram mais tarde.
Textor pediu a palavra e, na frente de todos, reforçou que deseja ver no Alvinegro um jogo mais ofensivo e propositivo. Ele afirmou que estava orgulhoso pela campanha, principalmente por causa da vitória sobre o PSG, mas decepcionado pela forma como o time se comportou contra o Palmeiras.
John Textor em Palmeiras x Botafogo — Foto: FRANCK FIFE / AFP
O americano enxergou a oportunidade de fazer esse discurso porque toda a delegação estava reunida de uma vez. As palavras foram passadas de formas sérias e diretas. Renato Paiva, claro, era um dos presentes e ouviu tudo.
Nos bastidores, a chateação não foi só de John Textor. Uma parte dos jogadores discordou do modelo de jogo implementado contra o rival paulista. Não houve nenhum tipo de reclamação, mas alguns atletas preferiam outra estratégia diante do Palmeiras.
Quem deve ser o novo técnico do Botafogo? Vote!
No decorrer do domingo, parte do grupo foi a Nova York para um dia de folga. Até a parte da tarde, ainda não era comentada a chance de queda imediata de Paiva. À noite, porém, o incômodo de Textor falou mais alto, e o português foi comunicado da demissão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/p/7/oz5MCSR2izWWTxZuQYQQ/54619544809-e5be29dfc2-k.jpg)
Renato Paiva e Textor antes de Botafogo x Palmeiras — Foto: Vitor Silva / Botafogo
A conversa com o treinador se deu já na parte final do domingo, após Textor expor seus pontos para integrantes da diretoria. O martelo foi batido minutos antes de o comunicado do Botafogo ser publicado nas redes sociais, à 0h25 (de Brasília).
A surpresa foi tamanha que um membro da comissão técnica estava em um avião a caminho de Portugal no momento que a demissão foi oficializada. O profissional vai retornar ao Brasil nos próximos dias para formalizar a rescisão.
+ ✅Clique aqui para seguir o canal ge Botafogo no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Fonte: Por Sergio Santana e Sofia Miranda — Filadélfia, EUA