Páginas

domingo, 22 de setembro de 2024

Análise: Botafogo mostra espírito de luta em vitória de campeão



Em clássico muito equilibrado, equipe encontra forma de vencer no fim





Fluminense 0 x 1 Botafogo | Melhores momentos | 27ª rodada | Brasileirão 2024



O Botafogo venceu o Fluminense por 1 a 0, gol do atacante Luiz Henrique, em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um triunfo de um time que, mesmo não estando na tarde mais inspirada, encontrou uma forma de vencer.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



A partida no Maracanã marcou a sexta vitória consecutiva sobre o rival, e inclusive foi motivo de provocação nas redes sociais por parte do clube e do americano John Textor, dono da SAF. Um jogo de persistência e também um pouco de sorte.


De olho na partida de volta das quartas de final da Conmebol Libertadores, na próxima quarta-feira, Artur Jorge optou por mudar algumas peças do time considerado titular. Foram para o banco Vitinho, Bastos, Alex Telles, Almada e Igor Jesus. Além de Marlon Freitas, que cumpriu suspensão.


Em um primeiro momento, as mudanças não pareceram ter impacto no time. O Botafogo começou o jogo tentando acelerar pelas pontas e teve sucesso. Foi assim que criou duas boas chances em 20 minutos, uma com Matheus Martins e outra com Savarino.


O rival respondeu e dominou o jogo dali para frente até o intervalo. Foram pelo menos três boas intervenções do goleiro John para manter o 0 a 0 no placar. Especialmente no meio-campo, em que não conseguia gerar a superioridade como normalmente faz.




“Para ser campeão, também tem que ter um pouquinho de sorte”, diz Pedro | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/para-ser-campeao-tambem-tem-que-ter-um-pouquinho-de-sorte-diz-pedro-a-voz-da-torcida-12943900.ghtml)



Parte disso também pela escalação. Matheus Martins, na ponta-esquerda, é um jogador que dá mais profundidade do que faz Almada, que costuma se movimentar para dentro e jogar ao lado de Savarino. Foi por ali que o rival conseguiu pressionar, recuperar bolas e criar boas oportunidades.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Artur Jorge exalta vitória do Botafogo e chama atenção de Luiz Henrique: "Quase o tirei no intervalo"



O começo do segundo tempo foi de maior alternância, mas de poucas oportunidades. Em uma delas, Luiz Henrique saiu cara a cara com Fábio, tentou cavar, mas parou no goleiro tricolor. Do outro lado, John voltou a evitar um gol ao pegar chute de German Cano.


As mudanças de Artur Jorge voltaram a equilibrar o jogo e pouco aconteceu até a reta final. Com a entrada de Igor Jesus, pelo lado alvinegro, e a saída de Marcelo, pelo lado tricolor, os comandados de Artur Jorge voltaram a encontrar oportunidades pelo lado direito com Luiz Henrique.


O jogo esfriou após a contusão de Nonato e parecia caminhar para um empate, quando Gregore apareceu para pressionar Felipe Melo, roubar a bola e servir LH para o gol da vitória.


Em um jogo duro, o Botafogo superou uma tarde sem grande inspiração para encontrar uma forma de vencer e seguir à frente do Brasileirão. Se tem uma coisa em comum aos campeões, é justamente isso. Vencer e somar pontos, mesmo quando não tem os melhores dias.





Luiz Henrique faz o gol do Botafogo contra o Fluminense — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF


O Glorioso chega a 53 pontos somados, abre seis de vantagem e aguarda o resultado de Vasco x Palmeiras para saber o tamanho da vantagem construída. Faltam 11 rodadas e o sonho é cada vez mais vivo.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro