Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Com goleada, classificação e convocação, Botafogo vive melhor semana de 2024; veja o que rolou



Clube se mantém na liderança no Brasileirão e avança às quartas da Libertadores, o que não acontecia desde 2017



O Botafogo viveu, nestes últimos dias, a melhor semana de 2024. Isso porque goleou o Flamengo por 4 a 1 no Brasileirão, avançou diante do Palmeiras nas oitavas de final da Conmebol Libertadores e viu Luiz Henrique ser convocado para a Seleção, um dos objetivos do atacante em sua volta ao Brasil.


O ge relembra os acontecimentos abaixo:


Goleada sobre o Flamengo, liderança e tabu quebrado


As "boas notícias" começaram no último domingo (18), quando o Alvinegro recebeu o Flamengo em casa no clássico pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo era considerado direto, já que ambos estavam entre os primeiros colocados na tabela. O Botafogo havia perdido o primeiro lugar na rodada para o Fortaleza, mas retomou ao golear o rival por 4 a 1 no Nilton Santos com grande atuação - o placar poderia ter sido ainda mais elástico.


Com a vitória, o Alvinegro também conseguiu o feito inédito de vencer o Rubro-negro nos dois turnos na era dos pontos corridos. Além disso, voltou a triunfar em casa no clássico, o que não acontecia desde 2018.




Festa alvinegra: Botafogo goleia o Flamengo no Nilton Santos (https://ge.globo.com/video/festa-alvinegra-botafogo-goleia-o-flamengo-no-nilton-santos-12835162.ghtml)



Classificação na Libertadores contra rival indigesto: o Palmeiras


Três dias depois, o time de Artur Jorge foi ao Allianz Parque em busca da vaga às quartas de final na Conmebol Libertadores - algo que não acontecia desde 2017. O adversário era o Palmeiras de Abel Ferreira, que ceifou o título brasileiro dos alvinegros em 2023, e que trazia más lembranças com a derrota de virada por 4 a 3 naquele mesmo ano.


Mas a história em 2024 caminhava para um final feliz, já que o Alvinegro havia vencido os dois confrontos: pelo Brasileirão e a ida das oitavas. O filme de terror da virada de 2023 quase se repetiu, mas o Botafogo empatou em 2 a 2, trouxe a vaga para o Rio de Janeiro e "exorcizou" o fantasma do duelo.




Ufa! Botafogo faz dois, leva empate, sofre com VAR e avança (https://ge.globo.com/video/ufa-botafogo-faz-dois-leva-empate-sofre-com-var-e-avanca-12844760.ghtml)



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



Luiz Henrique dá retorno e é premiado com convocação à Seleção

O atacante foi contratado em fevereiro pelo Botafogo com status de contratação mais cara da história do futebol brasileiro. Apesar de um problema muscular logo que chegou, ele prontamente respondeu e tem sido decisivo para o clube no Brasileirão e na Libertadores.


As boas atuações o levaram à ser chamado pelo técnico Dorival Júnior para defender a Seleção dois dias depois de conquistar a classificação na Libertadores com o Alvinegro.



Veja a reação de Luiz Henrique, do Botafogo, ao ser convocado para a Seleção (https://ge.globo.com/video/veja-a-reacao-de-luiz-henrique-do-botafogo-ao-ser-convocado-para-a-selecao-12847644.ghtml)



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Luiz Henrique, do Botafogo, afirma não ter lesão e valoriza volta ao Brasil: "Não penso em Europa"

+ Escalação do Botafogo: por necessidade, Artur Jorge roda elenco após sequência pesada



O próximo compromisso é contra o Bahia, no próximo domingo, às 16h, em Salvador, pela manutenção do primeiro lugar no Brasileirão.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Escalação do Botafogo: por necessidade, Artur Jorge roda elenco após sequência pesada



Time vem de classificação na Libertadores e goleada em clássico, e será obrigado a mudar maior parte da formação inicial



O Botafogo tem problemas para montar o time para enfrentar o Bahia, em duelo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro neste domingo, às 16h. Depois de avançar às quartas de final da Conmebol Libertadores diante do Palmeiras e golear o Flamengo no último domingo, Artur Jorge será obrigado a rodar o elenco em Salvador.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp





Danilo Barbosa e Kauê em disputa no treino desta sexta — Foto: Vitor Silva / Botafogo


Cinco titulares das últimas três partidas, contra Palmeiras e Flamengo, correm risco de não estar à disposição de Artur Jorge. Três deles são desfalques certos, por suspensão: o lateral-direito Mateo Ponte, o zagueiro Alexander Barboza e o atacante Savarino.


O lateral-esquerdo Cuiabano, com uma luxação no ombro direito, e o atacante Luiz Henrique, com dores na panturrilha direita, também podem ser outros dois desfalques. O camisa 7 treinou normalmente nesta sexta.




Veja a reação de Luiz Henrique, do Botafogo, ao ser convocado para a Seleção (https://ge.globo.com/video/veja-a-reacao-de-luiz-henrique-do-botafogo-ao-ser-convocado-para-a-selecao-12847644.ghtml)


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Sequência cobra preço, e Botafogo pode perder meio time para duelo contra o Bahia



Da base dos 11 iniciais que vêm jogando, apenas John, Bastos, Gregore, Marlon Freitas e Igor Jesus devem estar em campo. Sem opções na lateral direita, o volante Tchê Tchê será improvisado - algo que já havia sido testado pelo treinador nos minutos finais do jogo contra o Flamengo.



Escalação provável:
John; Tchê Tchê, Lucas Halter, Bastos e Hugo (Marçal); Gregore (Danilo Barbosa) e Marlon Freitas; Óscar Romero (Tiquinho Soares), Thiago Almada, Matheus Martins e Igor Jesus.



O Alvinegro faz o último treino antes de viajar para Salvador neste sábado pela manhã.





Botafogo 4 x 1 Flamengo | Melhores momentos | 23ª rodada | Brasileirão 2024


O Botafogo lidera o Brasileirão com 46 pontos em 23 jogos. O Tricolor Baiano ocupa a quinta colocação com 38. O duelo será na Arena Fonte Nova, no próximo domingo, às 16h.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro