Páginas

domingo, 12 de agosto de 2012

Portuguesa recebe o Botafogo em clima de nostalgia à milanesa


Companheiros por dez anos no Milan, Dida e Seedorf são os destaques do jogo deste domingo, no Canindé, pela 16ª rodada do Brasileiro

Cercado de nostalgia, com jogadores que deixaram sua marca no futebol mundial em campo, Portuguesa e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Canindé, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O goleiro Dida, de 38 anos, e o meia holandês Seedorf, de 36, foram companheiros por dez anos no Milan, conquistando duas vezes a Liga dos Campeões e uma o Mundial de Clubes.

Dida fez sua estreia pela Portuguesa na sexta rodada do Campeonato Brasileiro e ajudou a reerguer o time, que vem de uma sequência de cinco jogos de invencibilidade, com duas vitórias e três empates, tendo sofrido apenas dois gols nesse período. Com os resultados, chegou aos 17 pontos, assumindo a 13ª posição, deixando para trás a zona de rebaixamento.
O Botafogo vive um momento de instabilidade, apesar de estar numa colocação superior. Em sétimo, com 23 pontos, vem de mais uma derrota como mandante (2 a 1 para o Palmeiras), a quarta em oito jogos no Brasileiro. No entanto, como alento, carrega um bom desempenho fora de casa, com aproveitamento de 61,9% - contando, inclusive, com o primeiro gol de Seedorf para esse retrospecto positivo, marcado na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO.
O jogo será transmitido ao vivo pelo Premiere. GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
header as escalações 2
Portuguesa: Geninho tem apenas uma dúvida para escalar a equipe. No meio-campo, o treinador se divide entre manter Boquita, titular contra o Bahia, e escalar Héverton, que retornou bem ao clube e agradou à torcida. Léo Silva e Ferdinando se mantêm como a dupla de volantes. Assim, a Lusa deve ir a campo com Dida, Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Moisés e Boquita (Héverton); Ananias e Bruno Mineiro.
Botafogo: o time vive a expectativa pela utilização de dois novos reforços. No entanto, apenas o volante Amaral, ex-Cruzeiro, deve começar o jogo como titular. Lodeiro deve ficar no banco. O técnico Oswaldo de Oliveira ficou satisfeito em poder contar com seus dois laterais titulares. Com isso, o time entrará em campo com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Amaral, Renato, Seedorf, Andrezinho e Fellype Gabriel; Elkeson.


quem esta fora (Foto: arte esporte)
Portuguesa: os desfalques são os mesmos do confronto com o Bahia na quarta-feira: o zagueiro Lima continua recuperando-se de uma pubalgia, e o volante Guilherme, resolvendo seu futuro no clube, também não joga. Leandro Silva foi submetido a uma cirurgia no pé direito e continua afastado até o início da próxima temporada.
Botafogo: Oswaldo de Oliveira ainda não pode contar com os volantes Marcelo Mattos, submetido a uma cirurgia no púbis, e Lucas Zen, que rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Portuguesa: Ananias, Héverton, Lima e Valdomiro
Botafogo: Amaral, Andrezinho, Fábio Ferreira, Lennon, Lucas, Márcio Azevedo e Vítor Júnior
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Heber Roberto Lopes (Fifa/PR) apita a partida, auxiliado por Carlos Berkenbrock (Fifa/SC) e Roberto Braatz (Fifa/PR). Heber Roberto arbitrou oito jogos no Brasileirão, marcou 324 faltas (média de 40,5 por jogo), aplicou 30 amarelos (média de 3,8 por jogo), dois vermelhos (média de 0,2 por jogo) e um pênalti (média de 0,1 por jogo). O campeonato tem média de 4,5 amarelos, 0,2 vermelho, 36,4 faltas e 0,2 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos paulistas e dois dos cariocas na Série A deste ano: Portuguesa 0 x 1 Vasco, pela segunda rodada, Náutico 3 x 2 Botafogo, pela quarta rodada, e Corinthians 1 x 3 Botafogo, pela oitava rodada.


header fique de olho 2
Portuguesa:
o volante Léo Silva vem sendo um dos principais jogadores na recuperação da equipe no Campeonato Brasileiro. Versátil, sabe alternar bem as investidas no ataque e o reforço no campo de defesa. Na última rodada, contra o Bahia, dificultou a ligação do meio-campo adversário.
Botafogo: artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, com cinco gols, Andrezinho vive um bom momento em meio à fase irregular do time. O jogador tem atuado mais avançado, quase como um segundo atacante, ao lado de Elkeson.


header o que eles disseram

Geninho, técnico da Portuguesa: "O time está fazendo boas partidas. Sei que posso contar com os jogadores para conquistar mais vitórias. O elenco está bem comprometido em aumentar as chances da Lusa no campeonato, todos estão treinando com o maior empenho e estão dando o melhor de si. Isso faz com que eu fique mais tranquilo e confiante"
Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "O Botafogo vai jogar da mesma maneira em que atuou em todos os jogos. Não mudaremos nossa forma de atuar, sempre no ataque. Na totalidade dos jogos, tivemos o predomínio, finalizamos mais e vamos jogar assim. A Portuguesa é uma boa equipe, com um ataque rápido, que inspira muitos cuidados".
header números e curiosidades* Quem tem vantagem?

* Há 15 anos (ou sete jogos) não acontece um empate entre Portuguesa e Botafogo pelo Campeonato Brasileiro da Série A. O último foi em 1997, quando o placar apontou 3 a 3 no Maracanã. Desde então, houve cinco vitórias da Lusa e duas do Bota. Em 2003, Botafogo e Portuguesa empataram sem gols, porém, em partida válida pela Série B.
* A Portuguesa venceu os últimos quatro jogos que fez contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro da Série A. Em 2001, venceu por 2 a 1 em Jundiaí; em 2002 por 2 a 0 no Canindé; e em 2008, venceu por 1 a 0 no Rio e 3 a 1 em São Paulo.

header último confronto v2

Na última vez que se enfrentaram, no dia 21 de setembro de 2008, a Portuguesa levou a melhor sobre o Botafogo: 3 a 1 no Canindé. Na ocasião, 4.634 torcedores acompanharam o duelo, que teve dois gols de Edno e um do agora alvinegro Fellype Gabriel. Wellington Paulista foi o autor do gol do Botafogo, que saiu na frente. A Lusa do técnico Estevam Soares entrou em campo com André Luis, Patrício, Bruno Rodrigo, Ediglê e Athirson; Erick (Aderaldo), Carlos Alberto (Fellype Gabriel), Preto e Rai; Edno e Washington (Vaguinho). Já o Bota do técnico Ney Franco atuou com: Castillo (Renan), Thiaguinho (Alessandro), Renato Silva, Édson e Triguinho; Diguinho (Zé Carlos), Túlio, Lucio Flavio e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Wellington Paulista.

Por GLOBOESPORTE.COM Goiânia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!