Páginas

domingo, 23 de setembro de 2012

Com Seedorf, Bota segue os passos do Corinthians com Ronaldo




Aumento de receita dos clubes, visibilidade mundial e referência para os mais jovens são algumas das funções que as estrelas tem além de jogar futebol



Seedorf e Ronaldo - (Foto:Alexandre Loureiro)
Seedorf e Ronaldo geraram receita
aos clubes (Foto:Alexandre Loureiro)
 
Quando o Botafogo anunciou a contratação do holandês Clarence Seedorf no último dia 30 de junho, além de dar uma inigualável condição técnica ao time, trouxe, certamente, um astro internacional capaz de levar o nome do Glorioso ao redor do mundo. Globalização esta que, talvez, o clube ainda não tivesse atingido na história devido à eficiência da internet nos dias atuais, uma importante ferramenta aliada.

E o Corinthians, adversário deste domingo, às 16h, no jogo do Engenhão, com transmissão em tempo real do LANCENET!, foi um dos clubes que inspiraram o projeto da chegada de Seedorf ao Glorioso. Mais precisamente, a partir de dezembro de 2008, com a contratação do ex-atacante Ronaldo, notadamente um dos maiores jogadores de todos os tempos, sendo decisivo no projeto de internacionalização da marca “Corinthians”.

A cada gol e a cada bela atuação no Brasileirão, as notícias sobre Seedorf ganham o mundo, algo semelhante ao que aconteceu com Ronaldo, claro, em escala maior, até 2011, já que o então atacante contava também com o peso de ter vestido a camisa da Seleção Brasileira de 1994 a 2006, reconhecidamente no mundo.

Além da exposição da marca “Botafogo”, as conquistas no campo também são as bases da contratação do holandês. E cai nos pés de Seedorf a missão de levar o Glorioso novamente a disputar uma Libertadores – conquistada pela primeira vez pelo Corinthians neste ano –, já que o Botafogo disputou pela última vez a competição em 1996.

– Seedorf e Ronaldo são jogadores habituados a resultados positivos, que trazem muitos valores. O Corinthians teve sucesso e nós estamos começando a degustar o nosso. Os resultados já estão vindo, como pode ser visto com essa nossa disputa por uma vaga na Copa Libertadores. Em breve, virão ainda mais – disse o diretor executivo do Botafogo, Sérgio Landau, aoLANCENET!.

Mais um passo para o projeto dar certo é vencer e se aproximar do G4. E, hoje, apenas um astro jogará.

MUITO MAIS DO QUE SÓ JOGADORES
Seedorf não foi contratado para ser apenas mais um jogador do Botafogo. Assim como fez Ronaldo no Corinthians, o holandês ajuda o Alvinegro a trazer parceiros e divulga a marca do Glorioso na imprensa mundial.

Outro fator que o craque contribui é o aumento no número de torcedores e sócios. O Fenômeno foi usado para ampliar a torcida corintiana e Seedorf tem o mesmo papel no Glorioso. O programa sócio-torcedor do time de General Severiano expandiu consideravelmente. Antes de Seedorf chegar, eram quatro mil integrantes. Agora o número quase triplicou.

– Desde que o Seedorf chegou, a procura aumentou. Hoje já estamos com quase 12 mil associados – disse Sérgio Landau, diretor-executivo do clube.

Os astros mundiais podem gerar receitas astronômicas. Ronaldo ajudou o Corinthians a receber R$ 212 milhões só em 2010, ano do centenário do Timão. O Botafogo também planeja ter um retorno financeiro alto até o fim do contrato de Seedorf, em julho de 2014.

HOLANDÊS É REFERÊNCIA PARA A GAROTADA
Jogador experiente que é, Seedorf serve como uma grande referência para os vários jovens jogadores que compõem o elenco do Botafogo. O camisa 10 procurar sempre conversar e passar instruções para os companheiros mais novos
Durante o período de treinos em Saquarema, Seedorf fez questão de participar de várias conversas com a garotada. Sorridente, o jogador sempre esteve envolvido nas brincadeiras com jogadores como os volantes Gabriel e Jadson, e o zagueiro Dória.

Nas atividades em campo, a orientação aos atletas mais novos, especialmente no que se refere a posicionamento em campo, foi outra constante no comportamento do holandês. A simples presença do veterano meia, de 36 anos, estimula e vai dando alguma experiência aos mais novos, que jogam ao lado do craque e aprendem com ele.

- Bate-BolaSérgio Landau
Diretor-executivo do Botafogo, com exclusividade ao LANCE!
O Botafogo usa a gestão do Corinthians como modelo?
Acho que são modelos muito parecidos. Na atual gestão, o Botafogo fez uma revolução nas suas ações comerciais e de marketing, assim como o Corinthians também fez nos últimos anos. São clubes diferentes, mas com grandes projetos nas mesmas áreas.

O que mais atraiu o clube para contratar o Seedorf?
O Botafogo estava atrás de uma grande referência que pudesse englobar tudo o que pensamos e foi o Seedorf. Foi uma ação semelhante com a do Corinthians com o Ronaldo.

O Botafogo muda de patamar tendo o Seedorf no elenco?
Faz parte do projeto do clube ter um jogador experiente e vencedor no elenco. Em campo, ele dá muita segurança para o time e à torcida também.

O Seedorf pode ajudar na formação de novos talentos?
Além da qualidade técnica do Seedorf, a contratação foi feita também com esse objetivo, que ele ajudaria a garotada. Esse bom rendimento dos jovens e o lançamento deles se deu muito pela presença do Seedorf.

- Com a palavra
Maurício Oliveira
Editor do Núcleo Corinthians no L!
"Ronaldo teve participação preponderante no grande salto que o Corinthians deu entre o fim de 2008 e 2010, quando completou cem anos e atingiu R$ 212 milhões de receita. Mais do que expoente técnico de um time em ascensão, o Fenômeno aumentou a credibilidade do clube no mercado e, principalmente, participou ativamente dos maiores projetos do Corinthians fora de campo: a construção do CT e do estádio, que será palco da abertura da Copa-2014.

Se dentro de campo fracassou nas duas Libertadores que disputou, deixou um legado para um Corinthians muito mais estável. Se o clube hoje tem dificuldade para definir o patrocínio master do uniforme (chegou-se a falar em R$ 50 milhões por ano em janeiro), é porque não tem mais Ronaldo como parceiro direto e ativo. Por essas e outras, o ex-craque é um dos maiores ídolos da história do clube, apesar de ter atuado só de 2009 a início de 2011."

SEEDORF NO FOGÃO
Repercussão mundial - Seedorf colocou o clube em destaque na mídia mundial desde que chegou. Quando faz gols, o clube é lembrado.

Patrocínios pontuais - Clube vendeu espaços na camisa na estreia do astro. Em outros jogos, teve parceiro inédito como patrocinador.

Aumento de sócios - O programa de sócios atualmente tem 11 mil integrantes. Antes de Seedorf, eram quatro mil sócios apenas.

Venda de camisas - Outra fonte de lucro do Alvinegro foi a venda de camisas com o nome do craque, que também aumentou.

Referência para garotos - O craque também participa da formação dos jovens que chegaram há pouco tempo no elenco principal.

RONALDO NO TIMÃO
Captação de recursos - Com Ronaldo, a exposição do Corinthians na mídia foi ainda maior. Só no centenário do clube, em 2010, o clube teve receita de R$ 212 milhões.

CT dos profissionais - A experiência do Fenômeno foi usada para a construção do CT nos moldes de clubes europeus que ele defendeu, principalmente na Itália e na Espanha.

Patrocínio - Alguns parceiros de Ronaldo passaram a estampar as respectivas imagens também na camisa do Corinthians por altos valores.

Estádio - Ronaldo participou da negociação para a construção da Arena Corinthians, inclusive, tendo reuniões com o então presidente da República, Lula, outro elo fundamental.


Tiago Pereira
Vinícius Perazzini 
-Leia mais no LANCENET!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!