Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Com força total


Botafogo entra na reta final da Taça Guanabara com todo o elenco à disposição


Gabriel e Andrezinho participam de conversa:
 eles voltam ao time domingo (AGIF / BFR)
Recuperados e 100% fisicamente, Gabriel e Andrezinho voltam ao time titular do Botafogo neste domingo, contra o Boavista, no Stadium Rio. Renato e Lucas Zen já participam de coletivos, Gilberto e Marcelo Mattos já treinam em alta intensidade... Na reta final da Taça Guanabara, o clube tem à disposição todos os jogadores do elenco para atividades no campo. O fato só é possível devido ao planejamento traçado pela comissão técnica e pela área médica.

A utilização dos jogadores nas partidas depende, é claro, de Oswaldo de Oliveira. Até porque ainda há atletas voltando de lesões e recuperando o melhor condicionamento físico e o ritmo, como Marcelo Mattos, Renato, Gilberto e Lucas Zen. Mas, por trás do trabalho do treinador, nos bastidores, há todo um processo desenvolvido para que o time possa ter força máxima durante todo o ano. O coordenador médico Gustavo Magliocca detalhou os planos, até para esclarecer a situação para a torcida alvinegra.

- Qual foi o planejamento realizado para o Botafogo ter força máxima na reta final?

Gustavo Magliocca: "É importante ressaltar que o time é líder do seu grupo, mesmo com o rodízio estratégico de atletas. Houve a liberdade do treinador em permitir que o departamento trabalhasse primeiro o componente físico e a saúde dos atletas, abordando histórico de dois, três anos de lesão. Hoje, o time entra na semifinal com o melhor de suas forças, banco, time titular e identificação do potencial dos atletas. O Botafogo adotou estratégia audaciosa de querer abordar lesões e pontos frágeis de atletas, segurar mais um tempo a recuperação, visando performance. O quadro é que o Botafogo é líder e entra nos jogos decisivos com força máxima".

- O jogador, então, retorna apenas quanto estiver completamente recuperado, certo?

Gustavo Magliocca: "Se for interpretar, a lesão em si tem um tempo e o condicionamento físico outro. Estamos dando maior importancia ao condicionamento físico, à plenitude física do atleta. O tempo de recuperação de lesão fica menor. Se a lesão é de três semanas e o condicionamento pleno de seis semanas, nossa prioridade são essas seis semanas. A estratégia é audaciosa, pode gerar certa ansiedade na torcida, principalmente no início, mas seria uma irresponsabilidade colocar um padrão, os mesmos 11 jogadores e cansá-los em um calendário de jogos a cada 3,8 dias. Nossa estratégia foi trabalhar em cima dos pontos fracos e ressaltar as virtudes. Conquistando a classificação, o Botafogo chega para a semifinal com ótima perspectiva. Hoje, no coletivo, além de dois times, havia nove jogadores no banco. Todos os jogadores de elenco estão treinando em campo".

- Qual foi a importância do trabalho específico realizado com Andrezinho?

Gustavo Magliocca: "O convencimento do André de que precisava complementar trabalho de força, físico, antes de se expor em uma sequência de jogos, ter essa confiança no departamento, foi o mais importante. Perdeu três jogos, como a maioria interpreta, mas ganhou condicionamento físico para todo o ano".

- Os volantes Marcelo Mattos também já voltaram a treinar bem...

Gustavo Magliocca: "Quem pôde ver o treino desta sexta viu Marcelo Mattos e Renato fazendo um trabalho de alta intensidade, extremamente extenuante, comparável ao de pré-temporada. Mattos há duas semanas teve uma entorse grave, hoje já está correndo na plenitude. Estamos bem contentes com o trabalho, temos que ressaltar o departamento. Pode gerar uma certa ansiedade nos torcedores por segurarmos atletas que querem ver em campo, mas nosso projeto é anual, bem forte em cima de títulos. Não podemos nos preocupar em tapar o sol com a peneira e deixar jogador com queixas físicas atuando".

- Qual é a avaliação do início no Botafogo?

Gustavo Magliocca: "Sabemos a seriedade do nosso trabalho, há um planejamento à risca, equipe integrada e comprometimento dos atletas, tratando em até três períodos por dia, fazendo exame de imagem 22h, por acreditarem no projeto. A torcida precisa saber como estão as coisas aqui dentro. O ambiente interno é muito bom, nosso grupo de trabalho também e os jogadores compraram o nosso planejamento".

Confira as melhores imagens da AGIF do treino desta sexta-feira!



Danilo Santos/BotafogoOficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!