Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

CRB e Botafogo se enfrentaram seis vezes em competições nacionais


Glorioso tem cinco vitórias e uma derrota no retrospecto contra o Galo


CRB e Botafogo iniciam o mata-mata da segunda fase da Copa do Brasil na próxima quinta-feira, às 19h30, no Estádio Rei Pelé. Na semana do confronto, o retrospecto pede passagem e dá uma ampla vantagem aos cariocas em competições nacionais.

Os times já se enfrentaram seis vezes no Campeonato Brasileiro, com o Glorioso vencendo cinco jogos e perdendo apenas um. Os artilheiros do confronto são Ferreti e Silva (Botafogo), e Edson (CRB), que marcaram duas vezes cada. O time carioca balançou a rede dos regatianos 13 vezes e sofreu oito gols, saldo de cinco.

Ídolos do CRB, Joãozinho Paulista e Silva já marcaram contra o Botafogo (Foto: Arquivo/Museu dos Esportes)
O primeiro

Apesar da desvantagem no retrospecto, o CRB venceu o primeiro jogo pelo Campeonato Brasileiro. Em 8 de outubro de 1972, o Galo derrotou o time carioca por 3 a 2 no Estádio Rei Pelé, em Maceió, com dois gols de Edson e um de Silva Cão. Ferreti marcou duas vezes para o Botafogo.

O CRB era treinado por Danilo Alvin e atuou diante de sua torcida com: Vermelho; Gato Preto, Djalma Sales, Major e Ademir; Mano, Alves (Válter) e Roberto Menezes; Silva, Rubem Salim e Edson.

O Botafogo era comandado pelo técnico Sebastião Leônidas e jogou com: Wendell; Edmilson (Valtencir), Brito, Osmar Guarnelli e Marinho Chagas; Marco Aurélio, Carlos Roberto, Ademir (Luisinho) e Dorinho; Ferreti e Fischer.

O troco em Maceió

Marinho já enfrentou o CRB (Foto: Divulgação)
Os times voltaram a se enfrentar pelo Brasileirão no dia 31 de outubro de 1973, no Estádio Rei Pelé, e o Botafogo venceu o duelo por 2 a 0, gols marcados por Carlos Roberto e Tuca.

Bicampeão estadual, o CRB tinha a mesma base do ano anterior e foi escalado pelo técnico Wilson Santos com: Vermelho; Tadeu, Bibiu, Major e Altair; Roberto Menezes e Gilmar (Ademir); Orlandinho, Silva, Sarão e Reinaldo (Mica).

O Glorioso era comandado em 73 pelo técnico Paraguaio e venceu a partida em Alagoas com: Wendell; Miranda, Levir Culpi, Nílson Andrade e Marinho Chagas; Dirceu (Valtencir), Nei Conceição, Carlos Roberto; Jorge Luís (Puruca), Tuca e Zequinha.

Três jogos seguidos no Rio

Os outros três confrontos pelo Brasileirão foram disputados no Rio de Janeiro. Em 18 de setembro de 1976, o Botafogo venceu o CRB por 2 a 1, no Maracanã. Rubens Nicola e Mazinho marcaram para os donos da casa, com Joãozinho Paulista descontando para o Galo.

O Botafogo foi escalado por Paulo Amaral com: Ubirajara; Miranda, Osmar Guarnelli, Nílson Andrade e Luizinho; Carbone (Rubens Paraná) e Rubens Nicola; Manfrini, Ademir (Ricardo Silva), Mazinho e Nílson Dias.

O CRB, então comandado por Jorge Vasconcelos, atuou com: César; Valdir Espinosa; Pires, Fifi e Flávio;Ditinho, Deco, Alberto (Joãozinho Gaúcho), Joãozinho Paulista, Gilmar e Silva (Paulinho).

Zagallo e o time de seu pai

Zagallo comandava o Botafogo em 1978
(Foto: Arquivo)
Os times se enfrentaram mais uma vez pelo Campeonato Brasileiro no dia 10 de maio de 1978 e o Botafogo venceu o jogo por 1 a 0, gol de Dé, no Maracanã. Essa partida marcou o encontro do alagoano Mário Jorge Lobo Zagallo, então treinador do Glorioso, com o time de seu pai, Haroldo Zagallo.

O Velho Lobo escalou a equipe alvinegra para a partida com: Zé Carlos; Perivaldo, Osmar Guarnelli, Fred (Geraldo) e Luisinho; Mendoça e Dé; Cremílson (João Paulo), Paulo César Lima e Nílson Dias.

O CRB foi escalado pelo então técnico Jalber Carvalho para o duelo no Rio de Janeiro com: César; Flávio, Sidclei, Deco e Carlos Alberto Rocha; Roberval Davino, Ivan e Dirceu; Jairo Mendonça (Éneas), Silva e Mundinho (Ésio).

Duelo no estádio do Botafogo

O penúltimo confronto no Nacional entre CRB e Botafogo foi disputado em Marechal Hermes no dia 5 de março de 1980. O Glorioso venceu a partida por 3 a 1, com gols de Mendonça e Silva (duas vezes); Enéas marcou para o Galo.

Sob o comando de Paulo Amaral, o time alvinegro atuou com: Paulo Sérgio; Perivaldo, Miltão, Luís Cláudio e Carlos Alberto Batata; Wecsley (Luisinho Rangel), Mendonça (Zé Carlos) e Marcelo Oliveira; Edson, Gil e Silva.

O técnico Jorge Vasconcelos escalou o CRB com: César; Cícero Besouro, Osmar Barão, Flávio (Tinteiro) e Carlinhos; Batista (Élcio), Enéas e Deco; Joãozinho Paulista, Betinho e Américo.

Último jogo vai completar dez anos

Valdo era um dos destaques do Bota em 2003
(Foto: Diego Rodrigues / Globoesporte.com)
O último duelo entre Botafogo e CRB foi disputado no dia 10 de maio de 2003. Pela Série B do Brasileiro, o time carioca derrotou o Galo por 3 a 0, no Estádio Rei Pelé, e arrancou rumo à Primeira Divisão nacional. Os gols da partida foram marcados no segundo tempo por Leandrão, Edivaldo e Dill.

O técnico do CRB era Arnaldo Lira e o time atuou com: Santos, Saulo (Leonardo), Márcio Pereira, Selmo Lima (Claudinho) e Kel; Ânderson, Lico, Cacá e Marcelinho (Rogério); Wagner Wersley e Marquinhos.

O Botafogo era comandado pelo treinador Levir Culpi e jogou com: Max, Márcio Gomes, Edgar, Sandro e Daniel; Túlio, Fernando, Almir (Camacho) e Valdo; Dill (Fábio) e Leandrão (Edivaldo).

Por Victor Mélo Maceió-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!