Páginas

domingo, 13 de outubro de 2013

PRÉ-JOGO: Bota x Fla: com times em alto astral, clássico tem quinto ato em 2013


Rivais se enfrentam no Maracanã, às 18h30m (de Brasília) deste domingo, depois de vencerem no meio da semana pelo Brasileiro




Um clássico, normalmente, não precisa de combustível para criar um clima de rivalidade. Mas a disputa intensa pode ganhar contornos ainda maiores dependendo da temporada. Em 2013, por exemplo, Botafogo e Flamengo vão fazer seis jogos. O quinto da lista será neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Maracanã, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os times são adversários também nas quartas de final da Copa do Brasil, que terá o jogo de volta no dia 23 - na ida, 1 a 1. Até o momento, há equilíbrio: cada time venceu uma vez, e houve dois empates.

A vitória sobre o Náutico mudou o clima em General Severiano. Antes em queda livre, o Botafogo conseguiu recuperar a confiança, principalmente depois dos tropeços de Grêmio e Cruzeiro, derrotados em casa por Criciúma e São Paulo, respectivamente. Com o fim da rodada, subiu para a terceira colocação, com 46 pontos, e viu o ambiente melhorar com a boa atuação de Seedorf, que quebrou um jejum de 13 jogos sem fazer gols. A recuperação de Oswaldo, que teve uma arritmia cardíaca e ficou fora do jogo com o Náutico, também serviu de motivação para o grupo.
saiba mais
A tabela do Campeonato Brasileiro
Confira detalhes da venda de ingressos

Do outro lado, a torcida do Flamengo fala e canta pelo sonho de ir à Libertadores. Timidamente, os jogadores abordam o assunto G-4, mas Jayme de Almeida prefere cautela para não deixar que o grupo seja contaminado por uma empolgação exagerada. A vitória sobre o Inter, por 2 a 1, significou um salto de cinco posições na tabela. E mais: o time tem a quarta melhor campanha do returno e o melhor desempenho das últimas cinco rodadas.

O PremiereFC 1 transmite a partida ao vivo para todo o Brasil, através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos exclusivos.




Botafogo: a volta de Oswaldo de Oliveira ao banco de reservas coincidiu com problemas na preparação para o jogo, como o veto do atacante Elias, que sentiu um problema na coxa esquerda e foi substituído no primeiro tempo do jogo contra o Náutico. O time deve entrar em campo com Renan, Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Octávio, Seedorf e Rafael Marques; Henrique.

Flamengo: Jayme de Almeida terá o retorno de Wallace. Desta forma, Frauches, que foi bem contra o Inter, volta a ser opção. No meio-campo, Carlos Eduardo, que passou mal antes do jogo contra o Colorado, pode voltar. Luiz Antonio, que o substituiu, ficaria no banco. Nas demais posições, sem problemas. A provável escalação: Felipe, Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Amaral, Elias, Carlos Eduardo e André Santos. Paulinho e Hernane.



Botafogo: Lucas já treina com bola, mas ainda se recupera de uma cirurgia no tornozelo esquerdo. Cidinho passou pelo mesmo procedimento no joelho direito. Gabriel está com uma lesão na coxa direita, e Elias teve detectada uma lesão na coxa esquerda. Jefferson e Lodeiro estão a serviço das seleções brasileira e uruguaia, respectivamente.

Flamengo: o zagueiro Samir e o volante Diego Silva estão machucados. O chileno González, o paraguaio Cáceres e o boliviano Marcelo Moreno defendem suas respectivas seleções.



Botafogo: Dória, Elias, Gilberto, Henrique, Lucas, Marcelo Mattos, Rafael Marques, Renan e Seedorf.

Flamengo: André Santos, Carlos Eduardo, Chicão, Hernane, João Paulo e Léo Moura.



Grazianni Maciel Rocha (RJ) apita o jogo, auxiliado por Wagner de Almeida Santos (RJ) e Luiz Antônio Muniz de Oliveira (RJ). O árbitro trabalhou em duas partidas neste Brasileiro, inclusive Vasco x Flamengo, pela sétima rodada. Grazianni Maciel aplicou 4,5 cartões amarelos em média e nenhum vermelho. Ainda marcou média de 34 faltas por jogo e não assinalou pênalti. O campeonato tem média de 4,4 cartões amarelos e 0,3 cartão vermelho. São 34,9 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.



Botafogo: é o time que mais errou passes no Campeonato Brasileiro: 973, no total; 36 de média por jogo. Seedorf é quem mais erra (129, ao lado do cruzeirense Egídio), porém, é um dos cinco líderes em número de passes para gols: sete. Outra estatística que chama a atenção é quanto ao poder ofensivo. Até o início desta rodada, o time alvinegro já finalizou 393 vezes, atrás apenas do Cruzeiro (414), e tem o quarto melhor ataque da competição, com 40 gols, superado somente por Cruzeiro (48), Atlético-PR (45) e Portuguesa (40).

Flamengo: O time não perde para o rival em jogos do Brasileirão desde 2000. São 21 jogos, com oito vitórias do Flamengo e 13 empates. Aliás, os seis últimos confrontos pela competição terminaram empatados. No atual campeonato, o Fla é o segundo time que menos cometeu faltas (408), somente uma a mais que o Internacional. Destaques individuais, Hernane já tem 11 gols (quinto na artilharia), e Elias, 58 roubadas de bola (quarto na lista dos que mais desarmam).




No dia 19 de abril de 1981, o Botafogo bateu o Flamengo por 3 a 1 no Maracanã de virada. Zico abriu o placar para o Rubro-Negro, mas Mendonça foi o destaque da partida ao marcar dois gols. Jerson fez o outro tento alvinegro. A partida foi válida pelas quartas de final do Brasileirão daquele ano, e o Glorioso, que jogava pelo empate, avançou à próxima fase. Após a partida, o técnico Paulinho de Almeida acendeu velas no vestiário. Veja a ficha do jogo no Futpédia.



Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!