domingo, 25 de outubro de 2015

Botafogo: chance de subir no sábado é inferior a 1%, diz matemático


Tristão Garcia ressalta improvável combinação de outros seis resultados na próxima rodada para equipe celebrar Série A. Probabilidade de título é 88%






Botafogo celebra vitória sobre o Náutico: vaga na
Série A cada vez mais perto da realidade
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
A euforia tomou conta da torcida com a goleada por 4 a 1 sobre o Náutico. A Série A já é quase uma realidade para o Botafogo, que faz uma espécie de contagem regressiva. No entanto, mesmo que vença o Bahia, no próximo sábado, no Estádio Nilton Santos, a equipe ainda não poderá confirmar matematicamente que cumpriu este objetivo. Com o fechamento dos resultados da 32ª rodada, segundo o matemático Tristão Garcia, o Alvinegro precisará de uma complicada combinação de resultados para que isso ocorra, o que representa, segundo ele, uma probabilidade de menos de 1%.


Para garantir a vaga na Série A diante do Bahia, o Botafogo, além de vencer a partida, teria de torcer para que Sampaio Corrêa, Santa Cruz, Paysandu e Náutico percam suas partidas. Além disso, precisaria torcer para Bragantino e Luverdense não vençam.


Isso dificulta que o Botafogo confirme matematicamente o acesso na próxima rodada. Mas, obviamente, terá muito a comemorar se vencer o Bahia, já que, depois deste compromisso, somente uma improvável sequência negativa de resultados e outras combinações possam mantê-lo na Série B em 2016.


- A pontuação que garante um time na última rodada é 64. Obviamente o Botafogo vai superar esse número antes da última rodada, mas para antecipar a classificação, precisa passar muito dos 64. Apenas com muita sorte ele se garantiria na Série A com uma vitória sobre o Bahia. Antecipar com 65 pontos é pouco - observou o matemático Tristão Garcia.


Mas quando os cálculos são feitos em relação à rodada seguinte, a projeção torna-se mais otimista. Ainda de acordo com Tristão Garcia, é de 29% a chance de o Botafogo celebrar a vaga na Série A no dia 7 de novembro, contra o Criciúma, em Santa Catarina. A probabilidade do acesso até a última rodada segue em 99%.


Já quando se fala em chances de título, os números do Botafogo continuam a ser muito favoráveis. De acordo com Tristão Garcia, elas estão em 88%.


Por GloboEsporte.comRio de Janeiro/GE