sexta-feira, 22 de julho de 2016

Gepe fica à disposição da Olimpíada, e cariocas não poderão jogar no Rio


PM decide deslocar grupamento para partidas do futebol dos Jogos 2016, e Bota, Flu e Vasco acabam prejudicados pelo calendário. Compromissos podem ser adiados




Arena Botafogo, Edson Passos e São Januário não receberão
 jogos durante a Olimpíada (Foto: EDITORIA DE ARTE)
Botafogo, Fluminense e Vasco terão problemas durante a Olimpíada do Rio. É que, durante todo o mês de agosto, o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios estará totalmente a serviço dos eventos relacionados ao futebol feminino e masculino nos Jogos 2016. Sendo assim, as três equipes não poderão mandar partidas no Estado. A resolução partiu do Comando Geral da PM, e a CBF ainda não se manifestou sobre o caso.

A medida já valeria para o duelo entre Botafogo e Palmeiras, válido pelo Campeonato Brasileiro, e marcado para o dia 1º, cinco dias antes do início da Olimpíada. O clube, porém, pretende antecipar a partida para o dia 31 de julho.No entanto, o Alvinegro descarta levar partidas para fora do Rio de Janeiro durante o período, uma vez que houve um investimento de cerca de R$ 5 milhões no estádio na Ilha do Governador.

- Já sei disso, oficialmente ainda não recebemos nada da CBF. É surpreendente porque o prejuízo para as equipes do Rio de Janeiro é imenso. É uma total falta de planejamento. Nenhuma chance de o Botafogo levar os jogos para fora do Rio. O Botafogo não vai assumir custo nenhum por conta de Jogos Olímpicos. Investimos em um estádio. A CBF, se quiser, que adie as partidas. É uma medida extremamente infeliz. Espero que o Governo do Rio de Janeiro reveja essa decisão - disse o presidente alvinegro Carlos Eduardo Pereira.

O Fluminense, por sua vez, apesar de já estar a par da situação, diz que só vai se manifestar quando for comunicado oficialmente. Em agosto, o Tricolor teria três compromissos em Edson Passos, estádio que adotou como sua casa nesta temporada. No entanto, como a partida contra o Palmeiras foi vendida - ainda sem local definido -, o Flu seria afetado em apenas dois jogos. Embora a diretoria não confirme, a ideia nas Laranjeiras é batalhar para adiar as partidas.

No mesmo período, o Vasco tem dois jogos marcados para São Januário. Terá que deslocar as partidas contra Sampaio Correa e Vila Nova.


Em 2007, porém, o Flamengo conseguiu mudar uma história parecida. Durante o Pan, o Rubro-Negro - que este ano não vai sofrer com os Jogos Olímpicos, já que já costuma mandar seus jogos fora da cidade - conseguiu adiar quatro jogos.

COMUNICADO DA POLÍCIA MILITAR


Através da assessoria de imprensa, a Polícia Militar do Rio de Janeiro confirmou a solicitação da suspensão dos jogos. Confira a íntegra do comunicado:

"A Polícia Militar solicitou a suspensão dos eventos esportivos da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no Estado do Rio de Janeiro durante o período olímpico para não comprometer a capacidade operacional que estará concentrada nos eventos olímpicos, além disso o efetivo do Grupamento de Policiamento de Policiamento em Estádios será empenhado nas modalidades de futebol das Olimpíadas"

JOGOS AFETADOS

Botafogo
01/08 - Palmeiras
07/08 - Grêmio
20/08 - Sport

Fluminense
03/08 - Figueirense
14/08 - América
28/08 - Palmeiras (vendido para fora do Rio)

Vasco
20/08 - Sampaio Correa
30/08 - Vila Nova

Fonte: GE/Por Fred Gomes e Marcelo Baltar/Rio de Janeiro