Páginas

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Análise: cinco desafios do Botafogo para passar pelo Grêmio na Libertadores


De mudança de postura à pressão externa, Alvinegro tem metas a serem batidas para conquistar a vaga para a semifinal da competição dentro da Arena do Grêmio na próxima quarta-feira: confira!






Melhores momentos: Botafogo 0 x 0 Grêmio pelas quartas de final da Libertadores 2017


O placar em branco não foi visto como ruim pelo técnico e jogadores do Botafogo. Mas para muitos torcedores, o desafio de chegar à semifinal da Libertadores ficou mais difícil após o empate por 0 a 0 com o Grêmio no Nilton Santos, na última quarta-feira (veja os lances no vídeo acima).


A ladeira sem dúvidas ficou mais íngrime, mas não interditada. Para poder passar por ela, o Alvinegro precisará se superar. O GloboEsporte.com apontou os cinco desafios que o time de Jair Ventura terá na próxima quarta, às 21h45 (de Brasília), se quiser voltar ao Rio de Janeiro classificado.


Adotar postura menos defensiva



Time apostou na defesa e abdicou do ataque contra o Flamengo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Com o placar em branco no Nilton Santos, foi inevitável a comparação com a semifinal da Copa do Brasil: o Botafogo também ficou no 0 a 0 no jogo de ida, diante do Flamengo, e na volta perdeu por 1 a 0, sendo eliminado da competição. Para não ter o mesmo final na Libertadores, o time precisará adotar uma estratégia diferente.


Contra o maior rival, abdicou de atacar, confiou na sua marcação para levar a disputa para os pênaltis e acabou castigado com o gol sofrido na reta final do segudo tempo. Obviamente, o Botafogo vai ter que priorizar a defesa fora de casa, mas sem deixar de contra-atacar. Um gol na Arena obrigará o Grêmio a ter que fazer dois.


Aumentar o poder de fogo fora



Roger, Pimpão & Cia. têm média menor do que um gol por jogo fora (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)


E para conseguir estufar a rede na Arena do Grêmio, o Botafogo terá que melhorar seus números fora de casa nesta Libertadores. O fato de não ter sido vazado no Nilton Santos foi exaltado por Jair Ventura e seus jogadores, e o gol qualificado parece ser o melhor caminho para a classificação. Mas a eficiência ofensiva como visitante na Libertadores ainda é algo que precisa evoluir.


Embora tenha vencido dois jogos fora de casa (Atlético Nacional-COL e Nacional-URU), o Alvinegro não costuma marcar muitos gols como visitante. Ao longo da campanha, foram cinco em seis partidas, média inferior a um gol por jogo. Os poucos chutes de fora da área agravam a situação. O único gol dessa forma foi de Airton, na estreia em casa, contra o Colo-Colo.




Recuperar o meio de campo


João Paulo jogou recuado demais e abriu meio de campo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafog)


Toda segunda bola foi do Grêmio no Nilton Santos. Jair reconheceu que seu time ficou muito espaçado na quarta-feira, o que enfraqueceu principalmente o seu meio de campo. João Paulo ficou muito recuado, Valencia isolado ao lado de Roger, e Matheus Fernandes e Bruno Silva se viram sozinhos em meio a um povoado meio de campo gremista.


A tendência é que a escalação seja mantida para a partida de volta, só com o retorno do titular Victor Luis para a lateral esquerda. A única dúvida é se Valencia continuará na armação, se João Paulo será adiantado mais uma vez, ou se Guilherme ou Marcos podem entrar na função (o atacante para um esquema mais de contra-ataque).


Anular Luan (& Cia.)


Cotado para voltar, Luan infernizou a defesa em maio (Foto: PEDRO H. TESCH/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO)


Outra comparação inevitável é com o único duelo anterior nesta temporada, em que o adversário teve força máxima. Na estreia do Campeonato Brasileiro, o Botafogo foi dominado pelo Grêmio na Arena e perdeu por 2 a 0, mas podia ter sido bem mais. Luan e companhia colocaram o time de Jair (sem Carli) na roda e ainda perderam um caminhão de gols.


Desfalque no Nilton Santos por conta de lesão, Luan pode já estar recuperado para o jogo da volta. E aí o grande desafio alvinegro será anular o incisivo atacante, que tanto aparece para criar quanto finalizar as jogadas. Além dele, a velocidade de Fernandinho e a presença de área de Barrios são outros perigos a serem marcados por Carli, Igor Rabello e companhia.


Suportar pressão externa


Para quem já calou um Defensores del Chaco lotado, a Arena não assusta (Foto: Marcelo Baltar)


A torcida empurra, e a pressão será grande em Porto Alegre. Em seu estádio, o Grêmio tem 100% de aproveitamento nos quatro jogos disputados nessa Libertadores na Arena. Em casa, os gaúchos costumam ser avassaladores. Foram 13 gols como mandante: média superior a três gols por partida. Po outro lado, o Botafogo já mostrou que sabe lidar bem com pressões externas.


Passou sobre o Colo-Colo-CHI em um acanhado e lotado Monumental; eliminou o Rei de Copas Olimpia-PAR dentro do histórico e abarrotado Defensoes del Chaco; e surpreendeu o atual campeão Atlético Nacional-COL em um Atanasio Girardot cheio. Em seis jogos como visitante, o time de Jair sofreu só quatro gols e duas derrotas (com final feliz, sem atrapalhar a classificação).


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima, Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!