Páginas

domingo, 8 de outubro de 2017

FAQs: perguntas e respostas sobre a cirurgia renal de Roger, do Botafogo


GloboEsporte.com entra em contato com especialista e pessoas que acompanham situação para tirar dúvidas sobre o tratamento do tumor no rim. Jogador será operado neste domingo: saiba os detalhes








Chegou a hora de começar o tratamento. Uma semana depois de descobrir um tumor em seu rim direito e sensibilizar o Brasil, Roger será operado neste domingo. O atacante, de 32 anos, principal artilheiro do time em 2017 com 17 gols em 49 partidas, não joga mais na temporada. O foco é cuidar da saúde e conseguir continuar a carreira no ano que vem. Mas como será a cirurgia?


O GloboEsporte.com entrou em contato com o Doutor Henrique Rodrigues, membro do Departamento de Uro-Oncologia da Sociedade Brasileira de Urologia e especialista no assunto, além de conversar com pessoas que acompanham a situação do jogador, para responder as principais perguntas que os torcedores do Botafogo se fazem:



Hashtag #forçaRoger foi compartilhada por vários clubes e jogadores do Brasil (Foto: Divulgação)


Quando e onde vai ser a cirurgia?

O procedimento será realizado na manhã deste domingo, em um hospital na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.


Quem é o médico que vai operá-lo?

O procedimento será conduzido pelo Dr. Raphael Rocha, graduado em medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrado em cirurgia robótica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Ele é médico do departamento de Oncologia Urológica e Cirurgia Reconstrutora do Hospital Federal dos Servidores do Estado, além de responsável pela Urologia Oncológica do Centro de Oncologia COI / Américas Medical City. É ainda membro da Sociedade Brasileira de Urologia e da American Urological Association (AUA).


Como funciona a cirurgia laparoscópica por robô?
Trata-se de uma cirurgia por vídeo em que o médico guia à distância os braços mecânicos através do computador. São duas unidades operatórias: o doutor fica em uma, onde tem a visão da câmera, e o paciente na outra, onde o robô reproduz os movimento dos braços do cirurgião. Operações laparoscópicas assistidas por robô tornam o procedimento mais preciso, com menor perda de sangue e melhor recuperação.


Fica só um médico na sala ou tem uma equipe?

O cirurgião fica na sala, mas à distância, enquanto ao lado do paciente um auxiliar ajuda nos demais movimentos necessários, como se fosse uma cirurgia sem robô.


Qual o tamanho e localização do tumor no rim?


O tumor tem diâmetro de 3 a 4 cm e está localizado no polo inferior do órgão. Sua localização próximo da extremidade facilita a sua retirada.




Cirurgia para retirada de tumor renal geralmente é feita em três etapas (Foto: Divulgação)


Vai retirar o rim todo ou só uma parte?


Uma pessoa normal pode viver só com um rim, mas para um atleta de alto nível não é recomendável. Por isso, quanto mais se preservar do órgão para ele continuar em funcionamento, melhor. Um rim tem aproximadamente de 11 a 13 cm de comprimento, de 5 a 7,5 cm de largura e de 2,5 a 3 cm de espessura. O tumor mede entre 3 e 4 cm, mas será preciso ver se não ficará resquícios no tecido ao seu redor.


Quanto tempo dura esse tipo de cirurgia?


Normalmente entre duas e três horas.


Quando é realizada a biópsia para saber se o tumor é benigno ou maligno?


Geralmente uma biópsia é feita na hora, mas só para ter uma ideia, não tem tanto valor elucidativo. O patologista vê na cirurgia se o tumor saiu inteiro e o leva para o laboratório. O diagnóstico definitivo sai alguns dias depois.


Vai ser preciso quimioterapia ou radioterapia?


A princípio não. Como o tumor está em fase inicial, a expectativa é que a cirurgia o retire inteiro. O jogador terá só que fazer depois exames regularmente para acompanhar se não terá outro.


Em quanto tempo o paciente recebe alta?


Normalmente em dois dias.


O Roger ou os médicos vão se pronunciar?

O jogador e sua família tem preferido a discrição e por isso não deram entrevistas por enquanto. Mas após a cirurgia ele pretende realizar uma coletiva junto com o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!