Páginas

domingo, 22 de abril de 2018

De zagueiro a volante? Benevenuto tenta se adaptar ao meio de campo no Botafogo


Após perder espaço na defesa com a volta de Carli, joia alvinegra vem sendo testada por Valentim em nova função durante os treinos e pode virar opção para esquema tático que usa trinca de marcação






Com moral internamente, Benevenuto pode voltar ao time em outra função (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)



Quando perdeu Lindoso, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, para a final do Campeonato Carioca, Alberto Valentim anunciou que tinha quatro opções para a vaga aberta no meio de campo. O técnico do Botafogo não revelou nomes e acabou indo na bola de segurança, escalando Matheus Fernandes. Mas uma de suas opções era a improvisação de um zagueiro como volante.


Marcelo alterou o nome, pediu para ser chamado pelo sobrenome Benevenuto a partir da chegada do xará volante, ex-Vitória, e perdeu a titularidade para Carli. Mas internamente, nada mudou: o zagueiro de 22 anos, tratado como joia desde as categorias de base, continua com muito prestígio. A ponto de se pensar em utilizá-lo em outras posições para poder voltar ao time.



Valentim tem conversado muito com o zagueiro nessa tentativa de improvisação (Foto: Thiago Lima)


Valentim vem testando o zagueiro como volante nos treinos. Por ser um jogador rápido e de explosão, o técnico enxerga nele características compatíveis para exercer a função. E a formação atual, com a trinca de marcadores, naturalmente oferece mais espaço para jogar. Sem contar que outros da posição estão machucados, como por exemplo o xará Marcelo e João Paulo.


Mas a adaptação de um defensor no meio de campo não é algo fácil. O mais comum é ver justamente o caminho inverso: volantes, de boa estatura geralmente, que recuaram para a zaga e conseguiram se firmar. Aconteceu com Piazza, do Cruzeiro, na Copa de 70; com Edmilson, que foi convocado como zagueiro para a Seleção em 2002; com Galeano, ex-Palmeiras, no fim da carreira; com Marlon, ainda na base do Fluminense, antes de ir para o Barcelona; David Luiz do Chelsea etc.



Benevenuto chegou a barrar Carli e vinha sendo titular com Igor Rabello (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


O zagueiro, que já jogou de lateral-direito com Jair Ventura e correspondeu, aceitou o desafio e vem se esforçando para tentar se adaptar ao meio de campo. Por saber que não se trata de uma improvisação simples, Valentim mostra paciência e tem sido visto conversando com o jovem nos treinos. Se a ideia será colocada em prática ainda não se sabe.


Nesta segunda-feira, contra o Sport na Ilha do Retiro, pela segunda rodada do Brasileiro, a tendência é que Marcelo Benevenuto fique no banco. Titular nos últimos jogos, Matheus Fernandes torceu o tornozelo direito e é dúvida. Mesmo se for vetado, o favorito à vaga ao lado de Lindoso e Bochecha na trinca é o recém-chegado Jean, que ainda não estreou pelo clube.


Fonte: GE/Por Thiago Lima, Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!