Páginas

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Um dia após homenagem, Zé vê semelhanças com time campeão em 93: "Temos direito de sonhar"


Para o jogo com o Bahia, Jean e Gatito são confirmados como desfalques. Matheus Fernandes e Saulo são os prováveis substitutos, enquanto Pimpão joga no lugar de Erik




Fred Gomes


"Queremos o bi" é o mantra alvinegro para 2018. E jogadores e Zé Ricardo comungam desse desejo da torcida. Fã de futebol e assíduo frequentador de estádios desde garoto, Zé lembra do time que conquistou a América em 1993.


Às vésperas do duelo com o Bahia, válido pelas quartas de final da Sul-Americana e marcado para às 21h45 desta quarta-feira, o treinador viu semelhanças entre o atual Botafogo e o de 25 anos atrás, homenageado na segunda-feira, em General Severiano, pela conquista da Copa Conmebol.


- Muito positiva (a homenagem). Remete a gente a uma grande conquista do Botafogo. Botafogo não era tido como favorito, mas fez por merecer o título, e a gente está no caminho. Talvez não sejamos considerados favoritos, mas estamos na briga. Nesse momento temos o direito de sonhar. Na competição de mata-mata, se as coisas forem acontecendo e derem liga, pode acontecer. Podemos chegar - afirmou o comandante.


Para o duelo com os baianos, além de Erik, não inscrito na Copa Sul-Americana, o Botafogo terá mais um desfalque. Zé confirmou a lesão na coxa esquerda de Jean e que Gatito, fora desde abril, segue fora. Mas nada que tire o otimismo do treinador alvinegro.


Após medir forças e jogar de igual para igual com o São Paulo, um dos candidatos ao título no Campeonato Brasileiro, o Botafogo precisa de uma vitória simples por 1 a 0 para se classificar pelo gol marcado fora de casa na derrota por 2 a 1 na Fonte Nova. E o comandante tem a receita: ter paciência.


– Ponto que a gente precisa trabalhar, nas últimas partidas a gente vem criando as oportunidades, isso é muito bom, mas enfrentaremos uma equipe que tem poderia forte ofensivo. Vamos ter de manter a calma sem ser passivos. A gente tem sempre uma estratégia diferente para cada partida. Contar com o apoio da nossa torcida, que certamente vai nos ajudar bastante. Se tudo correr bem, a gente faz uma boa partida.


Confira outros tópicos

PIMPÃO BEM EM TORNEIOS INTERNACIONAIS

Sem dúvida são lembranças que num momento como esse podem remetê-lo aos bons momentos. Rodrigo é identificado com o clube, bastante competitivo, tem toda nossa confiança. Ele é um titular também da nossa equipe, não perdeu posição. Ele entra no lugar do Erik e espero que ele faça uma boa partida.


JEAN E MATHEUS FERNANDES

Jean tá fora, teve uma lesão. Não sei quanto tempo vai ficar fora. Temos todo o elenco, temos opções, mas o jogador que vem mais adaptado à maneira de jogarmos é o Matheus. (Matheus mais ofensivo?) Lindoso vem de uma sequência longa de jogos. Primeiro tempo estava bastante cansado para que o desgaste fosse menor. Pedi que Matheus pisasse na área, chegou a finalizar. O Gustavo também.


Por característica de plantel, Jean é o único com característica mais defensiva. Já Matheus, Lindoso e Gustavo têm mais características mais para frente, mas é interessante que todos podem jogar de primeiro. Matheus já jogou Libertadores, apareceu muito bem com 18 anos


GATITO E SAULO

Gatito não joga amanhã, ainda não se recuperou 100%. É complicado falar de prazo, mas o que percebo é que a cada dia nos treinamentos ele tem conseguido entender toda a importância dele no momento do clube, como eles fazem parte da engrenagem.


Desafio desses atletas é exatamente esse. Saulo está muito feliz com as oportunidades todas, tem encarado. Um atacante de 19 ou 20 anos que erra dois passes ou gols não pega tanto. O goleiro quando erra fica muito visado. Saulo fez grande partida contra o São Paulo, tem toda confiança nossa. Joga amanhã. Se precisar de o Diego jogar, tem toda a nossa confiança. Daqui a uns quatro anos, tenho certeza que estarão em outra situação


FORÇA DO ADVERSÁRIO

O Bahia é muito forte, na minha opinião poderia estar melhor colocada no Brasileiro porque tem feito jogos iguais com todas as equipes. Se não me engano, é a equipe que mais jogou nesse ano. Ficou envolvida em cinco competições num momento do ano, enfrenta o desgaste, assim como nós enfrentamos. Têm peças de reposição, mesmo com essas ausências continua competitiva.


É muito bem formatada pelo Enderson. Tiveram problema com a expulsão do Léo, eles não têm um imediato substituto, devem improvisar, mas não perder a característica de ser um time rápido. Vamos tentar ser cirúrgicos e ofertar o menos de oportunidades para eles. Zé Rafael, Vinícius, Elber e o menino Ramires são meninos que merecem muito cuidado.


MATA-MATA

É gostoso o mata-mata, a emoção é desde o apito do primeiro jogo ao último minuto do jogo final. Vibramos com o gol do Pimpão, como a gente brigou para empatar. O jogo de amanhã é diferente. O Bahia vai poder esperar o Botafogo e utilizando o que eles têm de melhor, que é um ataque muito rápido. Entendo que amanhã será um espetáculo gostoso. Espero que seja um jogo aberto, um jogo franco. Precisa de alegria. Existem estratégias e estratégias. Espero que lote amanhã


CLÁSSICO COM O VASCO

Também com o fato de jogar só na terça teremos tempo de recuperar a equipe. Por jogarmos só terça, temos que concentrar tudo nesse jogo e arrancar a classificação.


ANO DE 2018

Queremos manter a regularidade. Nossa situação no Brasileiro é complicada, temos a possibilidade de real de chegar a uma conquista na Sul-Americana.


BOTAFOGO COM ESTILO AGUERRIDO


A identidade do Botafogo está diretamente ligada à doação, à entrega, ao correr do início até o final. Aí sim, junto com a organização do jogo, a gente mostra o perfil da nossa equipe. Não se reconhece só pelo posicionamento ou pela forma que a equipe ataca ou defende, passa por uma identidade de comunicação, de como se porta. A torcida vem e embala a gente para tentarmos chegar às quartas de final.


DOIS ANOS COMO TÉCNICO

Tantas emoções talvez eu não queria estar passando, são momentos da vida, foram anos intensos, mas é gostoso. Quando o jogo passa, a gente percebe que ganha experiência e visão mais ampla. Fico mais preparado para a vida. É assim com as atletas e conosco também.


Por mais que eu tenha mais de 20 anos de base, o profissional é diferente. Estou satisfeito com que a gente vem apresentando e com o crescimento. Lógico que vislumbro coisas maiores e em navegar por águas mais calmas no Brasileiro.


PRESSÃO COM "DOR"
Atleta de alto nível que não tem dor provavelmente não vai ser de alto nível, ele convive com a dor. Temos que trabalhar com essa pressão, que é a nossa dor. A equipe entende que se não for no limite, não vamos conseguir


TIME MAIS EQUILIBRADO
O hoje no futebol tudo muda muito rápido, tanto para cima quanto para baixo. Nosso papel é tentar partir de uma visão mais ampla para saber o que está bom e o que realmente precisa melhorar. A gente precisa melhorar, acho que evoluímos nesse aspecto. Entendo que nosso elenco é muito jovem, a média é de 28 anos muito por conta do Jefferson e do Dudu (ambos têm 35 anos). Senão, nossa média cairia para menos de 25 anos.


Muitos meninos têm sido potencializados para jogar, isso é natural. Paciência vem com o tempo. Acho que isso é fundamental para o crescimento deles para a sequência da temporada tanto no Brasileiro quanto na Sul-Americana


HOMENAGEM AOS CAMPEÕES DE 93

Muito positiva (a homenagem) e rever jogadores como Sinval, Nelson. Remete a gente a uma grande conquista do Botafogo. Botafogo não era tido como favorito, mas fez por merecer o título, e a gente está no caminho. Talvez não sejamos considerados favoritos, mas estamos na briga. Mas nesse momento temos o direito de sonhar. Na competição de mata-mata, se as coisas forem acontecendo e as coisas derem liga, pode acontecer. Podemos chegar.


A cada etapa que passa, vai ficando mais difícil. A gente precisa deixar o sarrafo mais alto para depois pensar me pegar o vencedor de Atlético-PR e Caracas. Aí sim sonhar com esse título de bicampeão, mas o momento é de focar no Bahia. Agora é tentar tornar isso realidade.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!