Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Zé Ricardo lamenta tragédias recentes e fala sobre momento do Botafogo: "Continuar evoluindo"


Treinador fala de Cícero, que não viaja para a partida contra o Campinense, pela Copa do Brasil, e afirma que João Paulo tem boas chances de fazer parte da relação


Fred Gomes


Técnico do Botafogo, Zé Ricardo concedeu entrevista nesta segunda-feira, no Estádio Nilton Santos. Treinador da base do Flamengo por longo período, abriu a coletiva lamentando a tragédia no Ninho do Urubu, e lembrando também das tragédias recentes no país, como o rompimento da barragem em Brumadinho, as chuvas no Rio de Janeiro e a morte do jornalista Ricardo Boechat, em queda de helicóptero.


- Não imaginava que começaria a coletiva com esse assunto. Primeiros dias de 2019 têm sido difíceis para o Brasil. Primeiro Brumadinho, depois a tragédia no Rio de Janeiro, depois o Ninho do Urubu, hoje a perda de um grande jornalista como o Ricardo Boechat. Gostaria que a gente pudesse falar só de futebol, mas nesse momento, eu, que trabalhei tanto com categoria de base, sempre tive muita facilidade para falar. E também para escrever algumas coisas, mas nesse momento tenho poucas palavras. Só muita dor e muita tristeza com tantas perdas - declarou.


Na sequência, falou sobre o atual momento do Botafogo. Fora das semifinais da Taça Guanabara, Zé Ricardo analisou as duas vitórias seguidas da equipe, contra o Boavista, pelo Carioca, e contra o Defensa y Justica, pela Sul-Americana:


- Estamos em busca de regularidade, identidade e de uma forma de jogar. Em algumas derrotas, alguma coisa apareceu, mas resultados não vieram, e a pressão era muito grande. Não são essas duas vitórias que vão tirar a gente da nossa concentração e sabedoria. Precisamos continuar evoluindo. Temos um adversário difícil, que venceu o seu dérbi dentro de casa, é líder da sua chave no Campeonato Paraibano. Certamente vai trazer muita torcida, e o Botafogo precisa estar muito forte e entender esse jogo.


Sobre a partida desta quarta-feira contra o Campinense, na Paraíba, às 21h30 (de Brasília) pela primeira fase da Copa do Brasil, Zé Ricardo disse esperar uma partida "tensa" e lembra da eliminação precoce do Alvinegro no torneio no ano passado:


- Acredito que será uma partida muito tensa, mas o Botafogo tem o aprendizado do ano passado, mas são situações diferentes. Se aproveitarmos bem as oportunidades, poderemos conseguir a classificação.


Zé Ricardo deve contar com o retorno de João Paulo, recuperado de lesão na coxa direita. Cícero, que começou a treinar nesta segunda-feira, está fora da relação que viaja para Campina Grande.



Confira mais declarações de Zé Ricardo


Retorno de João Paulo

De diferente da relação em ao último jogo é a possível presença do João Paulo. Depende do treino de hoje (para definir se João volta). Marcos Vinicius, Valencia e Cícero não têm condições ainda.


Previsão para estreia de Cícero

Tive conversa rápida com ele ontem, o último jogo dele pelo Grêmio foi em 2 de dezembro. Tá há 50 e poucos dias se mantendo de uma forma que não é ideal, no trabalho pessoal. Estar dentro do campo é um pouquinho diferente. Deixei ele bem à vontade, mas logicamente esperamos tê-lo o quanto antes. Mas teremos a mesma tranquilidade que tivemos com Carli e Valencia para que um atleta de 34 anos possa nos ajudar como ajudou ao Grêmio. Acredito que, só para não deixar sem resposta, que em 15 ou 20 dias ele esteja disponível.


Mais de Cícero

Fora a experiência, que ele tem muita, para trazer a um grupo muito jovem. É um atleta vencedor. Aonde passou, conquistou títulos. Pedi para ele que exercesse a liderança no tempo dele. Principalmente aos mais jovens no vestiário. Vejo Cícero jogando em qualquer posição no meio e também podendo fazer o comando de ataque numa função mais flexível, mais solto. Ajuda muito na bola parada e certamente estando bem fisicamente vai nos ajudar nessa temporada.


Como falei, não disse que estaria descartado. Está muito bem fisicamente, não parece fora do peso. Vai ser colocado no grupo a partir de sexta-feira. Está fazendo os trabalhos mais indoor. Se sexta até segunda, quando viajamos para a Argentina, mostrar condição, pode ser que viaje. Não queremos pressionar um jogador que pode ser muito importante para a gente para a temporada


Copa do Brasil

Não gosto dessa fórmula da Copa do Brasil, a maneira como é feita dificilmente teremos Criciúma, Paulista, Santo André ou Juventude podendo chegar numa final ou num título. O que sempre deixou a Copa do Brasil muito emocionante, com um sentimento de que todos poderiam brigar pelo título.



Dificuldades de alguns grandes na Copa do Brasil


Fora essa minha opinião, tanto Vasco quanto Corinthians tiveram dificuldades. Corinthians conseguiu levar o jogo para Londrina, acho que o Vasco teve mais dificuldade, principalmente em relação ao gramado. Pegaram equipes muito mobilizadas e bem montadas. A gente acredita que também teremos muita dificuldades. O Campinense é muito mobilizado e vem jogando o campeonato estadual muito bem.


Aprendizado com 2018
Principal aprendizado. Tomamos um gol bem no final da partida. A gente tem que entrar superligado no jogo, buscando vencer a partida. Não aceitando, pelo menos para início de jogo, a questão do regulamento, que dá o empate ao visitante. Temos que buscar a vitória o tempo todo.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!