Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2019

Análise: após primeiro tempo desastroso, Botafogo acorda e vence com gols trabalhados


Time roda muito a bola na etapa inicial, mas não sai do zero; no segundo tempo, jogadores são mais objetivos e, com simplicidade, conseguem os gols



Melhores momentos: Botafogo 4 x 1 Portuguesa pelo Campeonato Carioca



Terminado o empate por 1 a 1 entre Cabofriense e Volta Redonda, o Botafogo entrava em campo ainda com remotas chances de classificação para pegar a Portuguesa. Mas pareceu ter iniciado na condição de eliminado. Fez um primeiro tempo desastroso, algo reconhecido por jogadores e treinador. Voltou do intervalo melhor e, sem muito esforço, goleou por 4 a 1, no Nilton Santos, nesta quinta-feira.



Botafogo vence a Portuguesa por 4 a 1 — Foto: Reprodução/Twitter


Primeiro tempo de irritar o torcedor


O Botafogo foi pouquíssimo objetivo no primeiro tempo. Teve 72% de posse de bola, mas não foi perigoso em nenhum momento. Até começou bem, com Diego Souza perdendo chance no minuto inicial, mas posteriormente a Portuguesa foi muito mais incisiva.


O time da Ilha do Governador finalizou mais (9 a 6) na etapa, contra-atacou com perigo e colocou bola no travessão de Diego Cavalieri.


Principais nomes do elenco alvinegro, Erik e Diego Souza erraram bastante no primeiro tempo. Após o jogo, Zé Ricardo admitiu que os 45 minutos iniciais do Botafogo foram péssimos (clique aqui e leia).



Time acorda e consegue goleada

Na etapa final, o time manteve o controle da posse de bola, porém foi mais incisivo e os gols passaram a sair com naturalidade.


O Botafogo não passou a jogar um futebol vistoso, mas, fazendo o simples, construiu sua goleada. Um gol de oportunismo, o de Diego Souza, e os outros três em jogadas trabalhadas. No segundo, belo lançamento. No terceiro, paciência para trocar passes. E, no derradeiro, a individualidade de Rodrigo Pimpão.


Sem tirar o mérito do Botafogo e de Zé Ricardo pelo placar elástico construído, mas a Portuguesa voltou muito mal do intervalo e com uma marcação bem menos eficaz.


No gol de Ferrareis, tanto o lançador - Cícero - quanto o artilheiro tiveram muita liberdade. No de Alex Santana, o volante teve muita tranquilidade até bater de pé esquerdo. No contra, feito por Marcão, Pimpão fez o que quis pelo lado direito.


Para tentar o milagre no domingo, contra o Americano, em Bacaxá, às 16h, o Botafogo precisa ter a organização e a concentração apresentadas no segundo tempo. E não se pode nem pensar em repetir o que fez na primeira etapa.


- Em crescimento: embora Diego Souza não tenha feito uma grande partida, foi importante por diversas vezes, porque não se limita a ficar enfiado no meio dos zagueiros rivais. Troca de posição com Erik constantemente, prende a bola no ataque e, por diversas vezes, volta para buscar e armar o jogo.


- Ótimo momento: em 11 jogos como alvinegro, Alex Santana já soma os mesmos quatro gols que marcou em 2018, com a camisa do Paraná. Ótima indicação de Zé Ricardo à diretoria alvinegra.


- Apagado: Erik, melhor jogador do Botafogo desde que chegou ao clube, em agosto passado, fez uma partida discreta. Seu melhor momento foi no minuto inicial, quando deixou Diego Souza livre para marcar. O centroavante, porém, dominou errado e perdeu.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Participe com suas opiniões!